domingo, 12 de janeiro de 2014

A CIVILIZAÇÃO DO AMOR

"Você está disposto a dar sua vida para a causa do Senhor?", pergunta monsenhor aos jovens
Quero inciar esta pregação com o refrão desta música:“Vem com Teu amor, vem com Teu poder, vem me vencer, pois não quero mais lutar contra Ti. Quero perder, perder pra ganhar, pobre me entregar, pois só preso a Ti eu serei livre para amar.”

E a partir deste refrão tomaremos a Palavra de Deus que está na primeira carta de são João 2, 13-14 “13.Pais, eu vos escrevo, porque conheceis aquele que existe desde o princípio. Jovens, eu vos escrevo, porque vencestes o Maligno. 14. Crianças, eu vos escrevo, porque conheceis o Pai. Pais, eu vos escrevi, porque conheceis aquele que existe desde o princípio. Jovens, eu vos escrevi, porque sois fortes e a palavra de Deus permanece em vós, e vencestes o Maligno.”

Enfrentamos várias coisas para estar aqui, e a última pregação do encontro vem com um título que diz que precisamos ser civilização do amor, porque, a partir daqui, não só vamos vestir uma camisa, mas vamos declarar com a vida que não estamos mais presos, mas que somos livres para amar.

Qual maligno você venceu nestes dias? Uns a maconha, outros a pornografia, outros uma vida desregrada... Quero lhe dizer: Você já é um vencedor! Sabe como você venceu? Não vencemos só com nossas forças, como diz a Palavra de Deus, mas porque a Palavra permanece em nós. E você tomou posse que você é forte. E assim se dá porque a Palavra de Deus permanece em nós.

Cada um que passou por aqui disse da Palavra de Deus, se ela [Palavra] permanecer em você, você vai traduzi-la em gestos. Mesmo quando seus amigos e a sua família não mudarem, se a Palavra permanecer em seu interior, vocês vão se tornar a Palavra de Deus "ambulante". As pessoas vão ler o Evangelho na sua vida.

Quero dizer meu testemunho neste Acampamento "Revolução Jesus", o quanto precisei perder para ganhar, o quanto precisei entender que não preciso só pregar a Palavra, mas ela precisa permanecer em minha vida.

Quando estávamos para acertar tudo para a vinda de Jason Evert para cá, encontramos algumas dificuldades com  o visto dele, que não era liberado. Passavam-se os dias, a data do acampamento se aproximava, tudo já estava divulgado, mas ele ainda não poderia vir para o Brasil. Fiquei muito preocupado, pela educação que recebi de meus pais, para mim é muito importante que um homem honre sua palavra. O que eu faria depois de tudo divulgado, se Jason Evert não estivesse aqui? Então, com minha namorada, Letícia, em um momento de oração na capela, eu disse ao Senhor: "Até aqui nós fomos, agora é Contigo, Senhor!" Então, a Letícia me disse assim: "Se o Jason não vier, a derrota não será sua, porque você fez tudo que poderia fazer. Mas se ele vier, a vitória também não será sua, e sim de Deus". E aí percebi a pessoa maravilhosa que Deus colocou em minha vida. Letícia é uma mulher de muita oração, uma mulher de Deus. Pouco tempo antes da primeira Missa do encontro, recebi um recado de que o visto dele havia saído, e Jason viria pregar no Acampamento "Revolução Jesus". Aproveito e deixo aqui meu muito obrigado a Jason por sua presença aqui no encontro.

Nós vivemos assim o acampamento, na certeza de que o céu estava vencendo por nós. E lhe digo: A partir deste fim de semana quem decide na sua vida é o Céu!
Adriano Gonçalves 
Consagrado da Comunidade Canção Nova

DOM ORANI ESTÁ ENTRE OS NOVOS CARDEAIS NOMEADOS PELO PAPA

Dom Orani Tempesta, novo cardeal
O arcebispo do Rio de Janeiro, Dom Orani Tempesta, é um dos novos cardeais que serão criados em consistório no próximo dia 22 de fevereiro. O próprio Papa Francisco fez o anúncio após o Angelus neste domingo, 12.

Momentos antes do anúncio e de rezar a oração mariana, o Santo Padre refletia sobre o caminho de fé e caridade  traçado pelo Batismo. Ele destacou a necessidade de um suplemento de partilha fraterna, de amor e caridade nos tempos de hoje. 

“Peçamos à Virgem Santa para nos apoiar com a sua intercessão no nosso empenho de seguir Cristo no caminho da fé e da caridade, o caminho traçado pelo nosso Batismo”, concluiu. 

Mais cedo, na Capela Sistina, o Pontífice havia celebrado a Santa Missa na festa do Batismo do Senhor, celebrada pela Igreja hoje. Em uma breve homilia, Francisco destacou a necessidade dos pais serem transmissores de fé para seus filhos. Segundo ele, essa (a fé) é a herança mais bela que se pode deixar para uma criança.

Todos os detalhes sobre o Angelus deste domingo você confere no especial papa.cancaonova.com

PAPA , DESTACA CAMINHO DE FÉ E CARIDADE TRAÇADO PELO BATISMO

Francisco destacou necessidade de um “suplemento” de caridade e amor fraterno
Papa destaca caminho de fé e caridade traçado pelo BatismoNo Angelus deste domingo, 12, Papa Francisco pediu a intercessão de Maria para que cada um possa seguir o caminho da fé e da caridade, um percurso traçado pelo Batismo. Trata-se de se deixar invadir pelo amor de Deus para ver “céus abertos”, uma invocação muito presente no tempo do Advento.
“Se os céus permanecem fechados, o nosso horizonte nesta vida terrena é escuro, sem esperança. Em vez disso, celebrando o Natal, a fé mais uma vez nos deu a certeza de que os céus se rasgaram com a vinda de Jesus”, disse.
A partir do Evangelho do dia, Francisco afirmou que, com o nascimento de Jesus, os céus se abrem e Deus dá em Cristo a garantia de um amor indestrutível. E como o Verbo se fez carne, é possível ver os céus abertos. Cada um dos homens pode fazer isso se se deixar invadir pelo amor de Deus, que é doado pela primeira vez no Batismo.
O Papa lembrou ainda que, quando Jesus recebeu o Batismo, Deus fez ouvir a sua voz, que reconhecia Cristo como o Seu Filho, enviado para partilhar a condição humana. Isso porque partilhar é o verdadeiro modo de amar.
“Não parece que no nosso tempo nos seja necessário um suplemento de partilha fraterna e de amor? Não parece que todos temos necessidade de um suplemento de caridade?”, questionou o Papa, dizendo que não se trata de uma ajuda sem envolvimento, mas de uma caridade que partilha, que cuida do sofrimento do irmão.
“Peçamos à Virgem Santa para nos apoiar com a sua intercessão no nosso empenho de seguir Cristo no caminho da fé e da caridade, o caminho traçado pelo nosso Batismo”

BATISMO DE JESUS

“Tu és o meu Filho amado; em ti está o meu agrado.”
À partir deste estudo do evangelho de São Marcos vamos procurar oportunamente comparar este evangelho com os outros de Lucas, Mateus e João, pois por vezes estes tem detalhes ou até mesmo narrativas diferentes que enriquecem o nosso conhecimento e compreensão da palavra. São Marcos narra de maneira bem curta este acontecimento do Batismos de Jesus, mas nós sabemos que no Evangelho de São João, já estudado, encontramos mais detalhes: É João quem testemunha Jesus Cristo. Ele testemunha ter visto o Espírito em forma de pomba descer sobre Jesus e ter sido avisado que este seria o sinal do Messias. É João quem declara sem medo de errar: Eis o cordeiro de Deus! Contudo, é no Evangelho de São Marcos que vemos pela primeira vez o que os outros evangelistas, Mateus e Lucas, testemunharem é a voz do Pai. Em uns, esta voz é dirigida a Jesus, em outros aos que testemunham, mas todos escutam e este testemunho do Espírito e do Pai bastam para autenticar o inicio da vida pública de Jesus.
Mc 1, 9-11
Princípios Eternos
Mc 1, 11
“E do céu veio uma vóz: Tu és o meu filho amado; em ti está o meu agrado”
Qual é a mensagem de Deus para mim hoje?
Há muitos sinas dados por Deus para que se reconheça a sua presença e sua ação. O homem de Deus está atento e capacitado para identifica-los e testemunhar diante dos homens esta verdade como Fez João Batista.
Como posso pôr isso em prática?
Permanecer em Deus é fundamental e a mais importante atitude de fidelidade. Na adoração diária, no estudo da palavra, na oração do terço e na prática da caridade, encontro alguns meios de permanecer sempre perto de Jesus.

GRATIDÃO ETERNA A JESUS

O Senhorio de Jesus não se deixa acorrentar dentro dos nossos conceitos. Se Deus é o Senhor, Ele não cabe na nossa cabeça, porque é Amor. Para nós, Ele pode nos curar, libertar, livrar-nos do mal, mas devemos nos perguntar o que, realmente, Ele quer fazer em nós. Nós não sabemos o que é melhor para nós, mas Deus sabe!

Como os pais, que amam seus filhos, coloca limite para eles, Deus também é assim conosco. Na organização da família, o pai é a lei da autoridade; já a autoridade da mãe é mais desgastada, porque esta é mais sensível.

Nosso Santo Pai é assim; muitas vezes, fala 'não' e castiga, como nossos pais que precisam colocar disciplina em nós.

Nos pedimos muitas coisas para o Senhor, mas Ele é quem sabe o que é melhor para nós. Por isso, temos de ter a humildade de pedir, em oração, que Ele nos livre de algo ruim. Jesus é bom até quando nos diz 'não'.

Neste tempo da manifestação de Deus, precisamos estar atentos. Muitas vezes, rezamos tanto pedindo a misericórdia, mas quando o Senhor se manifesta, não percebemos. Temos de estar atentos até mesmo quando o Senhor diz 'não' ou nas demoras daquilo que tanto pedimos, porque as demoras do Senhor são fontes de salvação para nós. 

É preciso buscar, primeiramente, o Reino de Deus. Se estamos com os olhos fixos em Jesus Cristo estaremos mais atentos.

Precisamos ver nossa vida com um olhar sobrenatural. Deus quer que tomemos nossa cruz, pois, por meio dela, Ele quer nos ensinar a amar. O Amor Eterno é o mais maravilhoso, Ele se fez Carne, fez-se Homem. Ele morreu de amor na cruz por cada um de nós.
Deixo-lhe uma dica do sobrenatural: Santa Teresinha do Menino Jesus. Ela viu que não dava conta de ser como os grandes santos e, em sua genialidade, falou que devemos amar nas pequenas coisas e demostrar o amor por Jesus Cristo todos os dias. Até na forma de se sentar ela o fazia de um jeito para agradar a Cristo.

Devemos, como Santa Teresinha, transformar tudo em amor e inclinar-se em gratidão eterna, ter gesto de amor a Deus. Não deixemos de fazer as pequenas coisas, a fim de enxergarmos o amor de Cristo em tudo.

Tenhamos a humildade de falar para Cristo em oração 'se queres' e esperar as demoras para nossas respostas, porque tudo é amor.

Os sacramentos são sinais sagrados no qual Jesus transmite o amor. Cristo se oferece ao Pai num ato de amor. Se estamos na Missa e há algo nos incomodando – calor, sede e fome –, temos de ser perseverantes e tentar permanecer nela por amor a Jesus. Isso é um ato de amor!
Padre Paulo Ricardo 
Sacerdote da Arquidiocese de Cuiabá (MT)

PARA SEMPRE FIÉIS

Livres para amar' é o tema de, basicamente, toda a história do povo de Deus no Antigo e no Novo Testamento. Uma história de amor com Deus marcada pela fidelidade d'Ele e pela traição de Seu povo. A expressão “Deus é fiel”, muitas vezes, é interpretada como uma garantia de que Deus vai nos dar tudo o que quisermos. Na realidade, há muito mais por trás da fidelidade divina. Não é uma história mercantilista, de troca de favores; na verdade, é uma história de amor.

Ontem, falávamos de dois casamentos contidos na Bíblia. O casamento de Adão e Eva e o casamento de Deus com a humanidade. Também ontem, aprendemos que nós queremos ser felizes, mas não existe nenhum homem ou mulher que nos fará felizes; apenas Deus.

Deus nos criou para uma felicidade muito maior do que possamos imaginar. Ninguém pode imaginar o que é a felicidade no céu. Muitas pessoas não entendem por que pecam. Nós pecamos, porque queremos ser feliz, mas procuramos a felicidade onde ela não se encontra. 

O Papa João Paulo II elaborou uma frase que traz esta definição de pecado: "Pecado é buscar Deus onde Ele não se encontra". Por que o drogado consome droga? Porque ele quer ser feliz. Mas a felicidade não está na droga. No fundo do coração do pecador mais infiel existe um grito que está clamando por Deus, mas ele não sabe disso. Nós temos de anunciar esta verdade às pessoas.

O homem e a mulher são diferentes até na forma de pecar. O homem é mais cabeça dura. Ele diz: "Eu quero ser feliz". Então, ele busca uma mulher; e quando não consegue ser feliz, acredita que ela é a mulher errada. Ele trocha de mulher e vai "batendo a cabeça" sempre no mesmo erro. Agindo assim, o homem está buscando Deus em uma mulher. Você que se tornou um dependente compulsivo por sexo, você está procurando Deus, mas você O está buscando no lugar errado.

A mulher é diferente, ela é mais criativa. Ela diz para o marido: "Eu quero ser feliz e preciso que você me dê carinho". Quando ela recebe carinho e não se sente plenamente feliz, acha que precisa de um sapato; depois, de uma viagem... E vai buscando, em diferentes coisas, a felicidade. O grande problema não resolvido para Freud é: “O que é que a mulher quer?”. O homem é obcecado sempre pela mesma coisa. A mulher é diferente, nunca sabe o que quer. A Igreja sabe o que a mulher quer, só que ela está buscando no lugar errado.

Estamos buscando respostas desencontradas para nossas ansiedades. Nós queremos o Senhor e estamos nos confundindo. Com o pecado original aconteceu uma tragédia. Adão e Eva viviam felizes no paraíso; viviam nus e esta nudez original do corpo era uma imagem que os conduzia para Deus. Quando Adão olhava para Eva, ela via nela um dom maravilhoso do amor de Deus, o corpo dela era como uma vitrine que o levava a ver o Senhor. E assim também acontecia com Eva, quando ela olhava para Adão. Quando o homem está na santidade, o corpo humano é um ícone, ou seja, o contrário de um ídolo. No grego, ícone e ídolo querem dizer imagem, mas o ídolo é uma imagem do deus falso, já o ícone nos leva ao Deus verdadeiro.

O homem é visual. Se você fizer uma pesquisa, descobrirá que quem mais consome pornografia na internet é ele. A mulher é diferente. Em sua sexualidade, ela tem necessidade de retirar a roupa, mostrar-se, ela quer ser vista. Veja como estamos aprisionados em um mecanismo de idolatria. Ser idólatra é transformar uma imagem, que deveria me levar para Deus, em um deus. O homem dobra-se diante da nudez de uma mulher e a idolatra, por isso não tem mais condições de viver aquela nudez original. Se fossemos santos e víssemos o corpo de uma mulher, cairíamos de joelhos e adoraríamos Deus. Como não estamos na pureza original do paraíso, nós temos de nos vestir de “roupas de figueira”, assim como Adão e Eva. O pecado original faz com que o homem e a mulher se idolatrem mutuamente.

Mesmo quem não tem fé pode perceber o que vou dizer agora. Nós buscamos a felicidade, neste mundo, mas ela não está à nossa disposição. Você consegue ver isso, perfeitamente, dentro de você. Você não precisa nem acreditar na Igreja para perceber isso, pois percebe em você se for sincero. O que você diria se visse uma pessoa batendo a cabeça na parede? Pensaria que ela está louca. Nós somos esta pessoa, porque buscamos a felicidade em lugares nos quais ela não está, e nós insistimos no erro. Quantas vezes você buscou a felicidade no álcool, no adultério, na masturbação e ela não estava lá? Você acumula frustrações e tristezas.

Temos duas alternativas: plano A e plano B. A primeira alternativa é que esta vida é um absurdo e a felicidade não existe. Deus não existe, pois não conseguimos ser feliz. E podemos pensar que tudo termina aqui. A segunda alternativa é que não há problema que eu não esteja sendo plenamente feliz nesta vida, pois ela é apenas uma preparação para a segunda vida no céu. Lá teremos a felicidade perfeita. Para acreditar nesta segunda opção, você precisa ter fé. Para detectar o problema, você não precisa de fé, mas para encontrar a solução é preciso acreditar. Essa conclusão vem dos filósofos existencialistas, os quais chegaram a esta conclusão. Se Deus não existe, essa vida só tem angústia, morte e destruição. Essa foi a constatação dos filósofos.

Todo animal que tem sede de água é porque a água existe em algum lugar. Não é possível que o ser humano seja um animal defeituoso, que tem um desejo em seu coração e que não poderá saciar em nenhum lugar. Nenhum animal pratica o sexo do jeito que o ser humano pratica. Se um macaco tem uma relação sexual, ele fica plenamente satisfeito. O ser humano é capaz de ter várias relações sexuais em uma noite e não estar satisfeito. A felicidade é diferente do prazer, pois a felicidade vem da alma. O ser humano faz sexo e não fica plenamente satisfeito, porque ele foi feito para Deus. A sua insatisfação é a prova de que você foi feito para Deus.

Quais são as consequências disso? Você está neste mundo, mas você não é para este mundo. O que Jesus disse de si mesmo serve para o ser humano: “O filho do homem não tem onde reclinar a cabeça”. Você já viajou de ônibus ou avião durante a noite? Você tenta dormir e busca várias posições; coloca a cabeça e não consegue uma posição boa durante toda a noite. Esta experiência nos mostra o que significa o que disse Jesus. Nossa vida, neste mundo, é uma viagem de ônibus. Você tenta reclinar a cabeça em diversas realidades, mas não encontra nunca a satisfação. Por quê? Porque você foi feito para Deus.

Quer dizer, então, que esta vida é ruim? Não! Esta vida é boa. Mas ela é como um banquete, e, antes dele, lhe oferecem um aperitivo. É uma coisa boa, mas não foi feito para saciar a pessoa. Esta vida é muito boa, mas é apenas um aperitivo. O prato principal é o céu. 

Nós precisamos, a todo momento, de um exercício para colocar os nossos pés no chão. Este exercício se chama vida de oração. O problema é que, muitas vezes, nos sentimos um peixe fora d'água. Muitas pessoas vivem no pecado, e para isso não é preciso muito esforço. Ao contrário, para permanecer na fé é preciso esforço, é preciso oração, penitência e estudo. 

Nossos três inimigos são: o mundo, a carne e o diabo. Eles prometem, mas não cumprem suas promessas. Eles não nos fazem feliz. Nós insistimos no erro de cair em seus enganos, por causa do pecado original, que quer nos fazer achar que a felicidade plena está neste mundo. Imaginem uma noiva que recebeu um presente e fica tão encantada que esquece do noivo. Uma mulher dessas é maluca, não é? Nós somos essa mulher. Deus nos deu esse mundo de presente e nós ficamos tão encantados com o presente e esquecemos de Deus. 

Santo Tomás de Aquino nos ensina que a caridade sobrenatural não pode ser abusada, ao contrário do amor natural. Por exemplo: você ama seu filho, isso é bom. Mas você pode amá-lo tanto a ponto de ficar apegado a ele e isso se tornar uma carência, uma dependência. Já a caridade sobrenatural não tem limites. Qual a diferença entre o amor natural e o sobrenatural? É a razão, o porquê. Eu tenho que amar Deus, por causa d'Ele. Eu tenho que me amar, por causa de Deus, e eu tenho que amar o meu próximo por causa de Deus. E é assim que o amor é sobrenatural.

Vamos ver isso na prática. Amar Deus por causa de Deus. Santa Terezinha do Menino Jesus aprendeu que deveria amar Jesus por Ele mesmo. Mas muitos fazem assim: adoram Jesus no sacrário, porque querem ir para o céu, ou seja, estão adorando-O não por causa d'Ele mesmo, mas pelo interesse de ir para o céu. O amor sobrenatural não é o de quem ama como um escravo nem como um mercenário. Quem ama como escravo ama a Deus por medo do inferno. Quem O ama como mercenário, o faz, porque busca recompensas. Santa Terezinha dizia: "Eu gostaria de amar Deus sem que Ele soubesse que fui eu quem O amou. Ela O amava por quem Ele era, não em busca de recompensas.

Temos de transformar o nosso amor natural em um amor sobrenatural. Ame seus filhos, seus pais, todas as pessoas por causa de Deus. Como fazer isso? Quando seu filho lhe trouxer muitos sofrimentos e desgostos, e, por causa de Jesus, você permanecer amando-o, sem desistir dele, aí você ama com amor sobrenatural. Quando seus pais, depois de velhos, perdem a lucidez e lhe dão muito trabalho, mas, mesmo assim, você cuida deles, aí está o amor sobrenatural.

O amor de Jesus, o Esposo fiel, pede de nós um caminho de amor sobrenatural, de amar os outros, a mim mesmo e a Deus por causa d'Ele. Aqui, nesta terra, não temos morada definitiva; nosso repouso será o céu. Ele nos espera. Coragem!
Padre Paulo Ricardo 
Sacerdote da Arquidiocese de Cuiabá (MT)

TOTALIDADE DE UM GRANDE AMOR

Nós somos a geração que verá o retorno de Jesus, porque Ele nos escolheu a dedo. Nós estamos em uma guerra, por isso precisamos ser uma geração vigilante, atenta, de prontidão. Muitas vezes, estamos “preparados” para algo, mas, quando acordamos, percebemos que tudo mudou. Foi motivada por isso que eu entrei na Canção Nova e dei o meu 'sim' a Deus, o Amor total.

Nós precisamos estar de prontidão, porque Jesus voltará na hora em que menos esperarmos. Padre Jonas, fundador da Canção Nova, diz: “Nós somos uma geração que verá a volta de Jesus”. E nós, que aguardamos a volta d'Ele, precisamos estar de prontidão.

Esse amor grande e incondicional é o amor que o Senhor quer que nós sintamos, experimentemos. O mundo está nos dizendo: “Você pode ter prazer a qualquer hora". Esse é o amor do mundo, e ele está nos dizendo que ainda não experimentamos tudo o que ele pode nos dar, como o êxtase, a droga, o sexo, a gravidez indesejada, o aborto... O mundo nos ensina que isso vai nos fazer “felizes”. Muitas vezes, achamos que encontramos o amor total, mas, na verdade, estamos vazios, porque o amor do mundo não é capaz de nos realizar. O sexo fora do casamento não é capaz de nos realizar, porque está fora do eixo, não está na vontade de Deus. 
Depois de fazermos tudo o que o mundo nos oferece, ficamos vazios; e queremos misturar o amor do mundo com o amor de Deus. Queremos, depois das drogas, ficar preenchidos, mas o mundo nunca vai conseguir nos oferecer o amor que vem do Pai. O pecado é sujo, não nos permite ser totalmente feliz como o amor de Deus. Muitos cristãos estão assim: metade de Deus, metade do mundo. Que tipo de cristãos estamos sendo? Misturamos as coisas santas com as coisas profanas; assim, não somos cristãos de verdade. O mundo não tem como nos dar aquilo que ele não tem, e ele não tem o amor total que vem de Deus.

O amor total quando um homem e uma mulher se casam, comprometem ser fiéis na sua vida até o fim, porque fizeram um compromisso com Deus. Como o sacerdote que consagra todo seu ser, sua sexualidade a Deus. Mas o mundo diz dê o que você tem de melhor a qualquer hora, a qualquer um, que isso vai te preencher, mas isso é uma mentira
.

"No amor não há temor, antes o perfeito amor lança fora o temor; porque o temor tem consigo a pena, e o que teme não é perfeito em amor." (1João 4,18)

No amor não há medo. Por que você está com medo? O amor total traz liberdade; o amor do mundo traz medo. E aquele que está com medo não chegou na perfeição do amor. Quantos de nós estão em relacionamentos, em um "amor" que não lhes dá segurança! É isso que o pecado faz conosco quando não vivemos a castidade, quando não vivemos a amor de Deus. Por isso Deus nos diz para não fazermos sexo antes do casamento, porque vamos nos machucar, nos frustar, pois está fora dos planos de Deus. Um amor total é aquele que vem de Deus e vai até o fim.

Nós estamos no tempo do descartável, nós usamos e jogamos as coisas fora, porque o mundo tem nos ensinado isso. Mas nunca vamos nos sentir preenchidos, porque só conseguimos isso com o amor total, com o amor de Deus. Isso exige têmpera. O amor espera, é paciente, não se envolve com qualquer um nem a qualquer hora.
Magda Ishikawa 
Missionária da Comunidade Canção Nova

ALEGRES NA TRIBULAÇÃO

Se tomarmos consciência de que Deus está no controle de nossa vida, não teremos o que temer. Ao contrário, tudo será motivo de ação de graças. A vontade de Deus, para nós, é a alegria.

Quando estamos unidos a Cristo, é possível sermos alegres, apesar dos sofrimentos, das dores e tribulações.

No sistema capitalista em que vivemos, temos uma falsa liberdade e uma falsa alegria. E assim isso vai tirando Deus de nosso interior. É como uma hemorragia interna em que perdemos sangue sem perceber e, quando percebemos, o estado já pode ser trágico. Deus é a causa de nossa alegria, não o dinheiro.

Abandonar-se à tristeza é deixar-se ir morrendo aos poucos. A alegria é como o oxigênio da nossa vida. Se a perdemos e nos intoxicamos com a tristeza, somos arrastados para a morte.

Tristezas virão, mas não podemos entregar a nossa alma a elas. A fonte da sua alegria é o Espírito Santo. Por isso, “Não entregues tua alma à tristeza...”.

Monsenhor Jonas Abib

O ESPÍRITO SOPRA ONDE

"Deus lhe dá a graça do Espírito renovar sua vida"
Ser batizado no Espírito Santo é tão simples quanto beber um gole de água. Todavia, ninguém poderá fazer isso por você. Antes, é preciso que você queira, que tenha sede de recebê-Lo. Você precisa pedir, pois a iniciativa é sua.

Não é preciso participar de encontros especiais para ser batizado no Espírito Santo. Há 'seminários de vida no Espírito' e muitos outros tipos de encontros que são muito bons, porque ajudam as pessoas a adquirirem mais conhecimentos e se abrirem a essa graça.

Há pessoas que recebem a efusão do Espírito Santo ao ler livros sobre o assunto, outras quando escutam áudios de palestras. Como você pode perceber, há muitas maneiras, mas o importante é querê-Lo de todo o coração.
Quem já é cheio do Espírito Santo pode ser ainda mais. Quanto mais melhor. Quanto mais intimidade com o Senhor melhor. Então, quem já recebeu os dons do Paráclito, deve levá-los a sério, e quem ainda não os recebeu, peça-os e os receberá. Você pode pedir o Espírito de Deus hoje, pode começar a se preparar agora, tomando conhecimento desta realidade. Peça hoje, amanhã e sempre insistentemente. Faça da maneira que lhe parecer melhor, mas faça. Peça, queira e verá o Senhor derramar sobre você o Seu Espírito no momento em que menos esperar.

Você experimentará, na sua vida, duas lindas realidades: Deus lhe dando a graça do batismo no Espírito para renovar sua vida e usando-a por meio dos dons do Espírito Santo.

O Senhor promoverá essa renovação, tenha certeza! “Ora, se vós, que sois maus, sabeis dar coisas boas aos vossos filhos, quanto mais o Pai do céu saberá dar o Espírito Santo aos que lhe pedirem!” (Lc 11,13).

Monsenhor Jonas Abib
Fundador da Comunidade Canção Nova