sábado, 28 de dezembro de 2013

Que hoje tenhamos a coragem de acreditar. Nosso inimigo tenta nos intimidar, fazer com que tenhamos medo de acreditar e de avançar. Mas o nosso Deus quer que sejamos corajosos e ousemos na fé: "Não recebestes um Espirito de timidez, de medo, mas de coragem, de ousadia, de intrepidez". O ano está quase terminando, ainda dá tempo de retomarmos nossa confiança total no Senhor. Terminar 2013 em fé, e começar 2014 com mais fé ainda. Bom dia!!!

Que hoje tenhamos a coragem de acreditar. Nosso inimigo tenta nos intimidar, fazer com que tenhamos medo de acreditar e de avançar. Mas o nosso Deus quer que sejamos corajosos e ousemos na fé: "Não recebestes um Espirito de timidez, de medo, mas de coragem, de ousadia, de intrepidez". O ano está quase terminando, ainda dá tempo de retomarmos nossa confiança total no Senhor. Terminar 2013 em fé, e começar 2014 com mais fé ainda.

OS SANTOS INOCENTES

A festa de hoje, instituída pelo Papa São Pio V, ajuda-nos a viver com profundidade este tempo da Oitava do Natal. Esta festa encontra o seu fundamento nas Sagradas Escrituras. Quando os Magos chegaram a Belém, guiados por uma estrela misteriosa, “encontraram o Menino com Maria e, prostrando-se, adoraram-No e, abrindo os seus tesouros, ofereceram-Lhe presentes – ouro, incenso e mirra. E, tendo recebido aviso em sonhos para não tornarem a Herodes, voltaram por outro caminho para a sua terra. Tendo eles partido, eis que um anjo do Senhor apareceu em sonhos a José e disse-lhe: ‘Levanta-te, toma o Menino e sua mãe e foge para o Egito, e fica lá até que eu te avise, porque Herodes vai procurar o Menino para o matar’. E ele, levantando-se de noite, tomou o Menino e sua mãe, e retirou-se para o Egito. E lá esteve até à morte de Herodes, cumprindo-se deste modo o que tinha sido dito pelo Senhor por meio do profeta, que disse: ‘Do Egito chamarei o meu filho’. Então Herodes, vendo que tinha sido enganado pelos Magos, irou-se em extremo e mandou matar todos os meninos que havia em Belém e arredores, de dois anos para baixo, segundo a data que tinha averiguado dos Magos. Então se cumpriu o que estava predito pelo profeta Jeremias: ‘Uma voz se ouviu em Ramá, grandes prantos e lamentações: Raquel chorando os seus filhos, sem admitir consolação, porque já não existem’” (Mt 2,11-20) Quanto ao número de assassinados, os Gregos e o jesuíta Salmerón (1612) diziam ter sido 14.000; os Sírios 64.000; o martirológio de Haguenau (Baixo Reno) 144.000. Calcula-se hoje que terão sido cerca de vinte ao todo. Foram muitas as Igrejas que pretenderam possuir relíquias deles.
Na Idade Média, nos bispados que possuíam escola de meninos de coro, a festa dos Inocentes ficou sendo a destes. Começava nas vésperas de 27 de dezembro e acabava no dia seguinte. Tendo escolhido entre si um “bispo”, estes cantorzinhos apoderavam-se das estolas dos cônegos e cantavam em vez deles. A este bispo improvisado competia presidir aos ofícios, entoar o Inviatório e o Te Deum e desempenhar outras funções que a liturgia reserva aos prelados maiores. Só lhes era retirado o báculo pastoral ao entoar-se o versículo do Magnificat:Derrubou os poderosos do trono, no fim das segundas vésperas. Depois, o “derrubado” oferecia um banquete aos colegas, a expensas do cabido, e voltava com eles para os seus bancos. Esta extravagante cerimônia também esteve em uso em Portugal, principalmente nas comunidades religiosas.
A festa de hoje também é um convite a refletirmos sobre a situação atual desses milhões de “pequenos inocentes”: crianças vítimas do descaso, do aborto, da fome e da violência. Rezemos neste dia por elas e pelas nossas autoridades, para que se empenhem cada vez mais no cuidado e no amor às nossas crianças, pois delas é o Reino dos Céus. Por estes pequeninos, sobretudo, é que nós cristãos aspiramos a um mundo mais justo e solidário.
Santos Inocentes, rogai por nós!

10 CONSELHOS DE FRANCISCO AOS JOVENS

Garimpamos, nos discursos do Papa Francisco, desde o início de seu pontificado, dicas importantes para viver bem a juventude em nossos dias, assim como os desafios reservados para a nossa geração na construção de um mundo mais justo, fraterno e solidário. Os temas não possuem importância hierárquica, trata-se apenas de tópicos que nos ajudam a entender melhor a mensagem de nosso querido pastor aos jovens de todo o mundo.
1) Ter um coração jovem sempre: “Vós tendes uma parte importante na festa da fé! Vós nos trazeis a alegria da fé e nos dizeis que devemos vivê-la com um coração jovem sempre: um coração jovem, mesmo aos setenta, oitenta anos! Coração jovem! Com Cristo o coração não envelhece nunca!” (Homilia de Domingo de Ramos 24/03/2013 – Dia da Juventude)
2) Ir contra a corrente: “Sim, jovens, ouvistes bem: ir contra a corrente. Isso fortalece o coração, já que “ir contra a corrente” requer coragem, e o Senhor nos dá essa coragem. Não há dificuldades, tribulações, incompreensões que possam nos meter medo se permanecermos unidos a Deus como os ramos estão unidos à videira, se não perdermos a amizade d’Ele, se lhe dermos cada vez mais espaço na nossa vida” (Santa Missa dos crismandos em Roma – 28 de abril de 2013)
3) Apostar em grandes ideais: “Não enterrem os talentos! Apostem em grandes ideais, aqueles que alargam o coração, aqueles ideais de serviço que tornam fecundos os vossos talentos. A vida não é dada para que a conservemos para nós mesmos, mas para que a doemos. Queridos jovens, tenham uma grande alma! Não tenham medo de sonhar com coisas grandes!” (Catequese do dia 24/04/2013)
4) Estar com Deus em silêncio: “Aprendam a permanecer em silêncio diante d’Ele, a ler e meditar a Bíblia, especialmente os Evangelhos, a dialogar com Ele, todos os dias, para sentir a Sua presença de amizade e de amor”. (Mensagem aos jovens reunidos para a “Sexta Jornada dos Jovens” da Lituânia 28-30 de junho)
5) Rezar o Rosário: “Gostaria de destacar a beleza de uma oração contemplativa simples, acessível a todos, grandes e pequenos, cultos e pouco instruídos: a oração do Santo Rosário. O Rosário é um instrumento eficaz para nos ajudar a nos abrirmos a Deus, porque nos ajuda a vencer o egoísmo e a levar a paz aos corações, às famílias, à sociedade e ao mundo.” (Mensagem aos jovens reunidos para a “Sexta Jornada dos Jovens” da Lituânia 28-30 de junho)
6) Fazer barulho: “Aqui, no Rio, farão barulho, farão certamente. Mas eu quero que se façam ouvir também, nas dioceses, quero que saiam, quero que a Igreja saia pelas estradas, quero que nos defendamos de tudo o que é mundanismo, imobilismo, nos defendamos do que é comodidade, do que é clericalismo, de tudo aquilo que é viver fechados em nós mesmos” (Discurso aos Jovens argentinos durante a JMJ Rio 2013)
7) Aproximar-se da cruz de Cristo: “Queridos amigos, a Cruz de Cristo nos ensina a sermos como o Cireneu, aquele que ajuda Jesus a levar o madeiro pesado, como Maria e as outras mulheres, que não tiveram medo de acompanhar Jesus até o fim, com amor, com ternura. E você, como é? Como Pilatos, como o Cireneu, como Maria?” (Discurso aos Jovens durante a Via-sacra, em Copacabana, durante a JMJ Rio 2013)
8) Ser protagonista das mudança: “Através de vocês,entra o futuro no mundo. Também a vocês, eu peço para serem protagonistas desta mudança. Peço-lhes para serem construtores do mundo, trabalharem por um mundo melhor. Queridos jovens, por favor, não ‘olhem da sacada’ a vida, entrem nela. Jesus não ficou na sacada, Ele mergulhou… ‘Não olhem da sacada’ a vida, mergulhem nela como fez Jesus”. (Discurso na Vigília de Oração, na praia de Copacabana, durante a JMJ Rio 2013)
9) Servir sem medo: “Não tenham medo de ir e levar Cristo para todos os ambientes, até as periferias existenciais, incluindo quem parece mais distante, mais indiferente. O Senhor procura a todos, quer que todos sintam o calor da Sua misericórdia e do Seu amor”. (Homilia da Missa de encerramento da JMJ Rio 2013)
10) Ser revolucionário: “Na cultura do provisório, do relativo, muitos pregam que o importante é ‘curtir’ o momento, que não vale a pena se comprometer por toda a vida, fazer escolhas definitivas “para sempre”, uma vez que não se sabe o que reserva o amanhã. Nisso peço que se rebelem: que se rebelem contra a cultura do provisório, a qual, no fundo, crê que vocês não são capazes de assumir responsabilidades, que não são capazes de amar de verdade. Eu tenho confiança em vocês, jovens, e rezo por vocês. Tenham a coragem de ‘ir contra a corrente’. E também tenham a coragem de ser felizes!”
- See more at: http://destrave.cancaonova.com/10-conselhos-do-papa-francisco-aos-jovens/#sthash.NRH5sV4K.dpuf

RECONHECER NOSSO PECADO

Reconhecer o nosso pecado é o primeiro passo para o perdão. 

Há necessidade de confessarmos os nossos pecados para sermos perdoados. Confessar significa colocar às claras, dar testemunho, reconhecer as nossas faltas.

O início do processo da confissão dos pecados está no reconhecimento de nossas falhas. Infelizmente, é difícil para nós reconhecer os nossos pecados. Damos muitas desculpas. Outras vezes, ficamos com vergonha, temos medo de contar nossas falhas.

Muitas vezes, ficamos "calejados" por causa da repetição de alguns erros que cometemos e temos dificuldades de reconhecê-los. Por causa disso, não conseguimos declarar nossos pecados diante do Senhor.
A matéria-prima para o perdão dos nossos pecados é o reconhecimento. Deus quer nos perdoar, mas falta o nosso reconhecimento para que o perdão aconteça. Ele é amor, é misericórdia. Quando o Senhor nos perdoa, Sua graça faz com que o nosso pecado seja eliminado. 

Jesus é a misericórdia do Pai personificado. Quando reconhecermos nossos erros e nos arrependermos deles, a misericórdia do Pai nos perdoará. 
Se reconhercemos os nossos pecados, Deus estará conosco! No ato do reconhecimento de nossas falhas, Deus se faz presente. A Sua misericórdia já provoca em nós o arrependimento, o que nos faz assumir: “Senhor, mais uma vez, pequei!”.

O exercício de confessar-se, quantas vezes for necessário, faz com que Deus elimine a nossa iniquidade.
Monsenhor Jonas Abib
Lembrai-Vos, ó purissima Virgem Maria, de que nunca se ouviu dizer que algum daqueles que tivesse recorrido à vossa proteção, implorando a vossa assistência, reclamado o vosso socorro, fosse por Vós desamparado.
Animado eu, pois, de igual confiança, a Vós, Virgem entrere todas singular, como a Mãe recorro; de Vós me valho, gemendo sob o peso dos meus pecados, e me prostro a vossos pés.
Não desprezeis minhas súplicas, ó Mãe do Filho de Deus humanado, mas dignai-Vos de as ouvir propícia e de me alcançar o que Vos rogo.
Amém.
 
Padre Juarez de Castro

JESUS NOSSA MAIOR SEGURANÇA

O cristão é chamado a sempre ver o lado positivo de tudo. O motivo é muito simples: "Se Deus é por nós, quem será contra nós?" (Rm 8,31). 

É importante manter uma atitude alegre dentro das circunstâncias do dia a dia. Isso exige a capacidade de não levar as coisas a ferro e fogo, sempre tendo consciência das qualidades e limitações humanas de todas as pessoas (inclusive nossa). 

Quando as coisas não acontecerem como o planejado, tenha a coragem de dizer: "posso tentar de novo". Esteja atento para não se deixar envenenar por pensamentos, palavras ou pessoas negativas. E por fim, saiba reconhecer o valor das outras pessoas, demonstrando gratidão, gentileza...

Senhor, vós sois o amor,
a misericórdia e o perdão.
Dá-nos sabedoria para nunca vos ofender e
que saibamos recorrer sempre ao
vosso poderoso amparo.
Dai a todos a graça do Teu imenso amor.
Amém!

Padre Alberto Gambarini