sexta-feira, 13 de setembro de 2013



INICIEMOS ESTE NOVO DIA DANDO GRAÇAS AO SENHOR

Iniciemos este novo dia dando graças ao Senhor, porque estamos vivos e por tudo o que vamos viver hoje. Esta gratidão nos faz enxergar a vida de maneira mais feliz e alegre, porque “a alegria do Senhor é a nossa força” (Ne 8,10c).
Com certeza, não estaremos sós em nenhum momento do nosso dia, porque Jesus está no meio de nós, e com a Sua presença nos sustenta e nos dá força para superarmos todos os obstáculos. Com o coração cheio de gratidão abençoemos cada pessoa, cada momento e cada oportunidade que a Divina Providência apresentar-nos hoje. Seguramente, com o nosso interior cheio de gratidão, louvor e amor atravessaremos este dia com o coração livre, leve e alegre.
Senhor, queremos hoje louvá-Lo pelo incomensurável amor para conosco e por todas as bênçãos que tem derramado sobre nossa vida.
Jesus, eu confio em Vós!
Luzia Santiago

A FÉ EM JESUS QUE NOS DÁ A CURA

Nós chegamos num tempo, no qual somos convidados, pela Igreja, a viver a fé de uma maneira diferente. Não podemos mais nos lembrar da fé apenas quando precisamos resolver um problema ou alcançar uma graça, mas em todos os momentos do nosso dia.

Precisamos compreender que uma fé deve ser vivida nas vitórias e nas derrotas. Mesmo quando tudo conspira contra aquilo que esperamos, precisamos acreditar que estamos sob a vontade de Jesus, pois o mundo precisa enxergar o Deus pelo qual todo joelho deve se dobrar.

O mundo não precisa de reformadores, mas de homens e mulheres de fé. Os primeiros cristãos são exemplos disso para nós, pois evidenciam um verdadeiro amor por Cristo e um ardor missionário que deseja anunciar Jesus para todas as nações.

Infelizmente, muitas pessoas já acreditam que liberdade é fazer tudo o que quisermos sem precisar ter qualquer tipo de responsabilidade ou compromisso. Por isso, o mundo está desacreditado, pois quem já não crê em Deus, perdeu toda a esperança.

A fé em Deus nos permite tem um olhar de esperança diante dos nossos problemas. Quantas vezes colocamos nossa fé em tantas coisas e pessoas que nos decepcionaram? Confiemos no Senhor que sempre nos amou.

É necessário nos reconhecermos como dependentes de Deus, pois Ele é o único que possui todas as respostas.

Não podemos fazer nada com nossas próprias forças, pois até mesmo o desejo do nosso coração vem de Deus e, por isso, somos intimamente dependentes do Pai. 

O próprio Jesus disse que nunca ficaríamos sozinhos, pois Ele estava indo ao Pai, mas deixaria para nós o Espírito Santo, que seria o nosso Consolador em todos os momentos. Por que, então, não recorremos ao Espírito todos os dias?

A força para os que estão fracos é a Palavra. Foi por meio dela que Jesus ordenou que o cego enxergasse e o paralítico andasse. Foi pela mesma Palavra que Deus fez a luz, os mares, o céu e todas as criaturas.
Confiemos nas promessas de Deus para nossa vida, pois elas não são coisas jogadas ao vento, mas sim um reavivar da nossa fé. Quem disse que a cruz é um problema, é porque não tem mais fé, pois é justamente a cruz que nos leva para o céu, e quem rejeita a sua cruz, rejeita o próprio Cristo.

Não estou dizendo que precisamos amar o sofrimento, mas, como diz a Palavra, de tudo Deus tira um grande proveito para o nosso bem. Exatamente por isso, não podemos pensar que a cruz seja sinal de fim ou derrota, porque foi por ela que Jesus ressuscitou para glorificar o Pai.

Não fuja da cruz, porque é justamente ela que nos une a Cristo e nos faz ainda mais semelhante a Ele. Acredite, se hoje o Senhor permite que uma tribulação chegue em nossa vida, é porque Ele deseja levantar um homem e uma mulher ainda mais forte. 

O milagre de Deus está em nós, basta que tenhamos fé para que Ele se manifeste em nossa vida. O Senhor conhece cada um de nós e nossas necessidades, por isso a graça já foi derramada antes mesmo que a desejássemos. Acreditemos na Palavra de Deus e veremos a manifestação d'Ele em nossa vida.
Ironi Spuldaro 
Membro do Conselho Nacional da RCC/Brasil

PARA NÃO ODIAR CONTEMPLE JESUS SALVADOR

Francisco destacou que a contemplação da Paixão de Cristo e da doçura de Maria são caminhos para o cristão viver aquilo que pede o Senhor
Em Missa celebrada nesta quinta-feira,12, na Casa Santa Marta, Papa Francisco indicou dois pólos de orientação para o cristão a fim de que ele viva aquilo que o Evangelho pede. Trata-se da humanidade sofredora de Jesus e a doçura de Maria.
O Santo Padre destacou que o Evangelho pede com força a capacidade de perdoar, a magnanimidade, o amor pelos inimigos. E o único modo para alcançar isto é contemplar a Paixão, a humanidade de Jesus e imitar o comportamento de sua Mãe. E nesse dia em que a Igreja celebra o santo nome de Maria, o Papa dedicou a ela o início da homilia.
“Precisamos de doçura, hoje, de Nossa Senhora, para entender estas coisas que Jesus nos pede, não? Porque estas não são coisas fáceis de viver. Amar os inimigos, fazer o bem, emprestar sem esperar nada… A quem te bater na face, oferece também a outra, a quem te rasga o manto não reter também a túnica… Mas, coisas fortes, não? Mas tudo isto, a seu modo, foi vivido por Maria: é a graça da mansidão, a graça da brandura”
O convite para estes sentimentos de ternura, de bondade, de humildade aparece também na Carta de São Paulo aos Colossenses, na liturgia diária. E para viver deste modo, Francisco ressaltou que não basta o esforço humano, mas é preciso uma graça, que passa por um caminho preciso: pensar somente em Jesus.
“Se o nosso coração, se a nossa mente está com Jesus, o triunfante, Aquele que venceu a morte, o pecado, o demônio, tudo, podemos fazer isto que nos pede o próprio Jesus e que nos diz o Apóstolo Paulo: a brandura, a humildade, a bondade, a ternura, a mansidão, a magnanimidade. Se não olhamos para Jesus, se não estamos com Jesus não podemos fazer isto. É uma graça: é a graça que vem da contemplação de Jesus”.
Francisco lembrou que a Paixão de Cristo é um aspecto particular que o cristão deve contemplar para levar adiante estas atitudes, estas virtudes que o Senhor pede ao homem. “Para perdoar, contempla Jesus sofredor. Para não odiar o próximo, contempla Jesus sofredor. Para não fofocar contra o próximo, contempla Jesus sofredor. O único”

DEUS USA TRIBULAÇÃO PARA LHE DEVOLVER A VIDA



Desde a nossa infância, Deus nos corrige, consola e anima. É de pequeno que Ele acredita em nós e nos guia para não nos desviarmos do caminho da vida. É por esse motivo que, até hoje, testemunhamos as Suas maravilhas.

"Não nos abandona quando ficarmos mais velhos, Senhor. Está ao nosso lado para anunciarmos Tua bondade e Teu poder, para anunciarmos que está sempre pronto a ajudar a quem recorre a Ti."

Deus, quem se compara ao Senhor? Faz nos passar por numerosas e amargas tribulações para nos tirar dos abismos da terra e trazer-nos de volta à vida.

Ao ler o trecho: “Tu me fizeste passar por angústias profundas e numerosas”, muitos entendem que é o Senhor quem os conduz para as tribulações, mas nem sempre. Algumas pessoas adoram correr perigo e entram sozinhas nessas armadilhas. Por isso, Ele nos faz passar por essas tribulações, para nos tirar do mal que nós mesmos procuramos e trazer-nos de volta à vida.

O Senhor aproveita a situação que estamos vivendo, às vezes por causa das nossas escolhas, outras à custa das atitudes das outras pessoas, para nos podar, tirar os excessos que nos matam e nos trazer de volta à vida.

Ele não age na nossa vida para nos destruir, mas para nos purificar. Há momentos que o nosso coração fica cheio de amargura, culpa, ressentimento, preocupação, remorso, pensamentos de vingança, más intenções; então, quando a provação vem, Ele que nos ama, ao perceber que damos espaço, usa-a para tirar toda essa escória de nós.

Na hora da provação, não se desespere nem amaldiçoe o Senhor; pelo contrário, glorifique-O, pois só Ele poderá ajudá-lo.

É normal sentir dor nesse momento, mas tenha fé, Deus é bom e amável. Desde pequeno, o Senhor guia os seus passos e está ao seu lado, Ele vai ampará-lo nas numerosas e amargas tribulações da sua vida e, pelas Suas mãos, você passará por elas e voltará a viver.

De um mal Deus sempre tira um bem. Por isso, Ele será glorificado como Aquele que lhe deu suporte a lhe fez vencer a tribulação.

Nós, que temos fé, precisamos acreditar que, do meio do fogo da provação, virá algo mais para a glória do Senhor e para o nosso bem. A nossa fé precisa ser maior que a tribulação que estamos vivendo para alcançarmos a vitória em Deus.

Se a provação chegar, não se desespere, Deus vai tirar dela aquilo que lhe faz mal, passará com você por esse fogo que queima, mas não destrói, e o libertará.

Deixe o Senhor usar esse momento difícil para libertar você. Coloque sua confiança n'Ele, na certeza de que esse é o verdadeiro triunfo da sua vida. É no momento da prova que você vai vencer.

Fique firme, o triunfo de Jesus foi na humilhação e, possivelmente, o seu também será. Mas Deus lhe garante que, em meio à prova, Ele aumentará a sua grandeza e novamente o consolará. Bendito seja Deus por essa Palavra!

Márcio Mendes
Membro da Comunidade Canção Nova

TODOS NECESSITAM DA MISÉRICORDIA DE DEUS


Padre Alberto Linero
Foto: Wesley Almeida/cancaonova.com
Vamos deixar que a Palavra de Deus nos alimente, este é o alimento espiritual que nos faz seguir em frente. Que neste momento você se liberte de todo o obstáculo e permita ser alimentado por esta Palavra, pois ela é a nossa força.

No Catecismo da Igreja Católica (CIC), nº 393, lê-se: “A variedade dos pecados é grande. Distinguem-se segundo o seu objecto, ou segundo as virtudes ou os mandamentos a que se opõem. Podem ser diretamente contra Deus, contra o próximo e contra nós mesmos. Podemos ainda distinguir entre pecados por pensamentos, por palavras, por ações e por omissões.” Todo aquele que se arrepende recebe de Deus o perdão e a alegria. É necessário o arrependimento, se os anjos caídos não são perdoados, não é Deus que não os perdoa, mas são eles que não se arrependem. Nós estamos aqui para viver um processo de perdão, reconhecendo as nossas falhas. O perdão de Deus é para todos, isto é perfeito.

Neste acampamento, devemos viver um processo de perdão, porque muitos de nossos problemas são consequências de nossos pecados, a medida que peçamos perdão a Deus as coisas se tornam melhores. Convido você a viver um processo de arrependimento, pois o perdão para Deus é uma motivo de festa, como na parábola do Filho Pródigo que regressou depois de passar por várias situações. E o que o seu pai fez quando ele voltou? Uma festa. Regresse! Pois Deus está te esperando de braços abertos! 
No CIC nº 395, vemos: “Comete-se pecado mortal quando, ao mesmo tempo, há matéria grave, plena consciência e deliberado consentimento. Este pecado destrói a caridade, priva-nos da graça santificante e conduz-nos à morte eterna do inferno, se dele não nos arrependermos. É perdoado ordinariamente mediante os sacramentos do Batismo e da Penitência ou Reconciliação.” O poder do demônio é bem menor do que o poder de Deus. O Senhor quer construir o seu Reino em nós! A estratégia de Deus é o perdão, para que possamos entender leiamos Jo 8,1-11: “Dirigiu-se Jesus para o monte das Oliveiras. o romper da manhã, voltou ao templo e todo o povo veio a ele. Assentou-se e começou a ensinar. Os escribas e os fariseus trouxeram-lhe uma mulher que fora apanhada em adultério. Puseram-na no meio da multidão e disseram a Jesus: Mestre, agora mesmo esta mulher foi apanhada em adultério. Moisés mandou-nos na lei que apedrejássemos tais mulheres. Que dizes tu a isso? Perguntavam-lhe isso, a fim de pô-lo à prova e poderem acusá-lo. Jesus, porém, se inclinou para a frente e escrevia com o dedo na terra. Como eles insistissem, ergueu-se e disse-lhes: Quem de vós estiver sem pecado, seja o primeiro a lhe atirar uma pedra. Inclinando-se novamente, escrevia na terra. A essas palavras, sentindo-se acusados pela sua própria consciência, eles se foram retirando um por um, até o último, a começar pelos mais idosos, de sorte que Jesus ficou sozinho, com a mulher diante dele. Então ele se ergueu e vendo ali apenas a mulher, perguntou-lhe: Mulher, onde estão os que te acusavam? Ninguém te condenou? Respondeu ela: Ninguém, Senhor. Disse-lhe então Jesus: Nem eu te condeno. Vai e não tornes a pecar.”

Vemos Jesus como o Senhor da misericórdia, que transforma nossas vidas, por isso é importante que você abra o seu coração e deixe que o Senhor lhe perdoe, para que você saia daqui novo e feliz! O Senhor é o Senhor da misericórdia, não importa o seu pecado, se você está arrependido, o Senhor lhe acolhe! Você está aqui para escutar o Senhor, que é o nosso Mestre e quer ensinar como vencer o mal, e como isso acontece? Pedindo perdão.

Neste trecho do evangelho, os escribas e fariseus armaram uma emboscada contra Jesus. Eles conheciam a lei, sabiam que segundo ela era preciso que a apedrejassem, mas mesmo assim questionam Jesus quanto ao que se devem fazer. Eles queriam cumprir a lei, se Jesus fosse contra eles, estaria indo contra a Lei; mas se Ele dissesse que sim, que deveriam apedrejá-la iriam dizer que Jesus não tinha misericórdia. 

Na Lei de Moisés o pecado cometido por aquela mulher era digno de apedrejamento, mas e Jesus o que Ele iria dizer? Muitos de nós, mesmo sabendo que fazemos coisas más, ainda nos arriscamos! Isto é uma armadilha, não permita que o mal lhe pareça bom, cuidado em negociar com o mal!

Muitos de vocês estão nesta mesma situação: entre a espada e a parede, sentindo encurralado pelo mal, mas lembre-se: em nome de Deus podemos sair dessas situações, não permita que o diabo coloque incertezas em seu coração contra o poder de Deus. Não se sinta um derrotado, creia que você não está perdido, pois quem é de Deus sai com a vitória, é Ele quem nos favorece! Você crê? Não se pode acreditar sem forças, porque o mal tem força, mas Deus é maior! Creia.

Como Jesus sairá dessa armadilha? O mal quer que você pensa que não tem saída, mas lembre-se que por mais difícil que seja a situação, em Jesus tudo é possível! Não podemos nos desesperar, porque Jesus não se desesperou. Cuidado com as vezes, que você tem se desesperado! O mal joga com o seu desespero. Jesus é sereno! Precisamos aprender a esperar e a sermos serenos. O tempo de Deus é perfeito, não duvide da sabedoria dele!

Em Jr 17,13, lemos: “Javé, tu és a esperança de Israel! Todos aqueles que te abandonam ficarão envergonhados; aqueles que se afastam de ti terão seus nomes inscritos na poeira, porque abandonaram Javé, a fonte de água viva.” Santo Agostinho dizia que Jesus ao escrever na terra escrevia seus pecados, que eles necessitavam também arrepender dos seus pecados e não poderiam ser acusadores dos pecados dos outros. Todos nós necessitamos de misericórdia, ninguém pode ser um acusador dos seus irmãos! Nenhum de nós já somos santos, precisamos pedir perdão! Se você quer que o Reino cresça ainda mais em você, peça perdão!

Jesus faz com que seus adversários pensem no que iríamos fazer: “Quem de vós estiver sem pecado, seja o primeiro a lhe atirar uma pedra”, e eles desistiram de apedrejar aquela mulher. O pecado quer tirar de nós o senso do que é mal e do que é bem. Acho que o mal que estão fazendo é algo bom! Àqueles escribas haviam perdido o senso de que aquilo era pecado e tomaram a partir das palavras e gesto de Jesus a consciência de que estavam errados. É necessário que você creia que precisa do perdão de Deus!
Padre Alberto Linero