domingo, 11 de setembro de 2011

A ORAÇÃO É COMBUSTÍVEL PARA NOSSA VIDA

A Igreja que nos leva a refletir a presença da oração e da ação na nossa vida. A oração é a nosso dialogo com Deus, é o meio de nos abastecer .Quanto mais sincera for nossa oração, mais ela é revestida de sabedoria.
Posso dizer que a oração é o combustível e o carro em movimento é ação. Todo mundo nasceu para cuidar e ser cuidado  Se a oração não nos leva a ação, tem algo errado.
No livro do Gêneses Deus pergunta a Adão: Onde você está? Deus sabe de tudo, e ao fazer essa pergunta ele queria que Adão se questiona-se onde estava a sua mente o seu coração. Deus pergunta hoje a nós: Onde estás? Quais são as escolhas que você tem feito? Onde está o seu coração?
"Não erramos porque queremos errar, erramos porque não pensamos antes." diz São Tomás de Aquino. Quantas coisas seriam diferente se parássemos para pensar antes de agir.
As vezes estamos tão preocupados com nós mesmo. E somos egoísta que não conseguimos vê o irmão do lado. Estou tão preocupado comigo mesmo que não sou capaz de ver o problema do outro

Gabriel Chalita

QUANDO NÃO OUVIMOS A DEUS FAZEMOS BOBAGENS !


Quando nós, na humildade, na oração, aprendermos a ouvir a palavra de Deus, a voz do Espírito Santo dentro de nós, e não a voz das nossas emoções, das nossas empolgações, começaremos a acertar com o projeto de Deus.
Não será exatamente pelo fato de até agora você ter feito as coisas pela sua cabeça, sem perguntar ao Senhor, sem escutá-Lo no fundo de sua consciência, não será por isso que as coisas vão tão mal na sua casa? Será que a conversão daquela pessoa da sua família ainda não aconteceu exatamente porque você continua atrás dos seus projetos, em vez de buscar o projeto de Deus? Será que não é justamente porque nem eu, nem você, ouvimos a voz do Nosso Senhor na nossa consciência que temos feito tanta bobagem?
Tenha a certeza de que Deus poderia ter feito muito mais por nós se em vez de ficarmos buscando nossos projetos, guiados por nossas empolgações, tivéssemos paciência, humildade para escutar a voz d'Ele em nossa consciência.
Monsenhor Jonas Abib
Fundador da Comunidade Canção Nova

SEPARAR DO PECADO O PECADOR

 
Não podemos fazer do pecado um projeto de vida 
Na Carta Encíclica “Spe Salvi”, o Papa Bento XVI diz que o juízo de Deus é para nós fonte de esperança. Como coisas tão trágicas – como o inferno e o juízo de Deus – podem trazer esperança? Existem pregadores que não querem falar do inferno e dizem que Deus é amor, misericórdia, por isso como poderia existir o inferno. Isso é artimanha do diabo: transformar a confiança em Deus em presunção, ou seja, a pessoa não leva a sério suas responsabilidades porque tem a presunção de que será perdoada!
Nunca pregamos tanto a misericórdia de Deus e estivemos tão atolados em pecados como agora, tudo isso por causa da presunção. E assim muitos pensam: “Se o inferno não existe, o que tem se eu roubar esse dinheiro?” Se não acreditamos mais na existência do inferno nos transformamos em pessoas para além do bem e do mal. O pecado é aquilo que me destrói, me faz uma pessoa pior, e eu não posso agora usar a misericórdia de Deus para justificar minha destruição.
A mãe ama seu filho, mas odeia o pecado que o destrói. Nós que somos seguidores do Deus, que é Amor, temos de alimentar em nosso coração um amor infinito pelos pecadores e ódio supremo pelo pecado. Temos de ser capazes de dividir essas duas realidades.
A grande diferença entre o cristão e o não cristão, no campo moral, é que o cristão peca e odeia o seu pecado, e o não cristão peca e faz do pecado um projeto de vida, um jeito de viver.
Nós precisamos usar essa espada que divide pecado e pecador. Nós amamos nossos irmãos pecadores, mas odiamos o [pecados] que eles fazem. O sacerdote atende os fiéis em confissão, sentado, porque ali ele age como um juiz, para absolver o pecador.
Santo Isaac de Nínive dizia o seguinte: “O homem que chora os próprios pecados é maior que este que ressuscita os mortos”. Por quê? Quando você chora os próprios pecados o Reino de Deus está acontecendo em você. Existem pessoas com o coração fechado, fechadas para Deus e para a bondade. Pessoas assim, soberbas, duras, não se dobram ao Senhor. E também há pessoas como nós, que temos esse coração medíocre, somos honestos, mas de vez em quando mentimos; nós rezamos, mas de vez em quando perseguimos quem reza; perdoamos, mas também guardamos mágoa. Imagine se vamos entrar no céu com um coração assim? Não pode ser!
De nada nos adianta dizermos que amamos a Deus Pai se não odiarmos os nossos pecados para sermos d'Ele. Se você se arrepende dos pecados, o Todo-poderoso precipita o pecado no inferno e salva o pecador. Nós precisamos chegar no céu com o coração transformado, e isso é misericórdia de Deus para nós.
O inferno existe não porque Deus não é misericórdia, mas porque somos livres para voltarmos nossas costas para o Senhor. Então leve a sério a sua vida, tenha medo de perder Deus! Ao mesmo tempo, devemos ter infinita confiança n'Ele, confiança de que Ele não morreu inutilmente e de que Ele fará de tudo para nos salvar.
Por isso, ninguém está autorizado a parar de pregar sobre a existência do inferno. O julgamento de Deus Pai nos fins dos tempos é para nós fonte de grande esperança. Nosso Senhor quer nos salvar. Se você vê que na sua família há pessoas fazendo do pecado um projeto de vida, ajude-as a sair desse mal.
 Padre Paulo Ricardo