quinta-feira, 26 de janeiro de 2012

SÃO TIMOTEO



São TimóteoSua vida foi marcada pela evangelização, pela santidade de São Paulo e também de São João Evangelista. A respeito dele, certa vez, São Paulo escreveu em uma de suas cartas: "A Timóteo, filho caríssimo: graça, misericórdia, paz, da parte de Deus Pai e de Jesus Cristo, Nosso Senhor!" (II Timóteo 1,2).
Nesta carta, vamos percebendo que ele foi fruto de uma evangelização que atingiu não somente a ele, mas também sua família: “Quando me vêm ao pensamento as tuas lágrimas, sinto grande desejo de te ver para me encher de alegria. Confesso a lembrança daquela tua fé tão sincera que foi primeiro a de tua avó Lóide e de tua mãe, Eunice e, não tenho a menor dúvida, habita em ti também”. (II Timóteo 1,4-5) Por isso, São Paulo foi marcado pelo testemunho de São Timóteo, que se deixou influenciar também por São Paulo. Tornou-se, mais tarde, além de um apóstolo, um companheiro de São Paulo em muitas viagens.
Primeiro bispo de Éfeso, foi neste contexto que ele conheceu e foi discípulo de Nosso Senhor seguindo as pegadas do Evangelista João.
Conta-nos a tradição que, no ano de 95, o santo havia sido atingido por pagãos resistentes à Boa Nova do Senhor e, por isso, martirizado. São Timóteo, homem de oração, um apóstolo de entrega total a Jesus Cristo. Viveu a fé em família, mas também propagou a fé para que todos conhecessem Deus que é paz.Peçamos a intercessão desse grande santo para que sejamos apóstolos nos tempos de hoje.
São Timóteo, rogai por nós!

FUJA DAS INQUIETAÇÕES DO CORAÇÃO

Se perdermos a paz do coração, deveremos fazer tudo para recuperá-la.
É importante sabermos que, por disposição do nosso Pai e Criador, nenhum acontecimento deste mundo é razão para que percamos ou turbemos a paz do nosso coração.
Sabendo que Deus Pai está conosco, atravessemos todas as tribulações com paz no coração e suportemos, com a alma tranquila, todas as amarguras e contrariedades desta vida, oferecendo-as para a nossa conversão e a do mundo inteiro.
Por isso, quando percebermos que alguma coisa começa a nos inquietar e a tirar a nossa paz, não demoremos em tomar a arma da oração para nossa defesa. Uma garantia que temos contra as inquietações do coração é manter sempre a mente elevada às coisas de Deus, às coisas do Alto, adorando-O, participando da Celebração Eucarística e praticando o bem.
Peçamos, hoje, a Jesus, que nos conceda a graça de sermos homens e mulheres de paz e cheios de Seu Santo Espírito.
Jesus, eu confio em Vós!
Luzia Santiago

A FÉ EM DEUS É ARMA DA VITÓRIA

Quem tem Deus tem tudo. Na vida, nós vencemos todas as batalhas com a força de Deus. “Não é pela espada nem pela lança que o Senhor concede a vitória” (I Sm 17,47), mas quando depositamos toda a nossa confiança no poder do Altíssimo.
Aprendamos a confiar em Deus Pai e a contar com Ele em todos os momentos porque é do Senhor que vem o que nós esperamos e necessitamos.
“O Senhor é meu amor, meu refúgio, libertador, fortaleza e abrigo; é meu escudo: é nele que espero, ele submete as nações a meus pés” (Sl 143).
Obrigada, Senhor, porque és a nossa força e estás sempre ao nosso lado nos protegendo, do nascer ao pôr do sol!
Jesus, eu confio em Vós!    Luzia Santiago