sábado, 28 de setembro de 2013


É PRECISO QUE O SENHOR SEJA O SENHOR NA NOSSA CASA


“Comece fazendo o que é necessário, depois o que é possível e, de repente, você estará fazendo o impossível" (São Francisco de Assis).

Volto a repetir: Para nós católicos está sendo uma vergonha como estamos vivendo os domingos e os feriados santos, pois para muitos de nós esses dias são sinônimos de festas, viagens e descanso. Estamos os vivendo de qualquer jeito, mas também há aqueles que os vivem adequadamente, mas Cristo não é o Senhor em suas casas; de forma que estão vivendo uma farsa, esquecendo-se de que a vinda do Senhor está cada vez mais próxima... São como os sepulcros caiados de que falam os Evangelhos.

Precisamos reverter tudo e colocar o Senhor como o primeiro em nossas vidas, proclamando: Jesus Cristo é o meu Senhor!

É preciso que o Senhor seja o Senhor da sua família, do seu trabalho, do seu namoro, matrimônio. De tudo! É necessário "arregaçarmos as mangas". Nós precisamos mudar enquanto há tempo, por isso, peçamos que o Espírito Santo nos ajude.



Monsenhor Jonas Abib
Fundador da Comunidade Canção Nova

SAIBA ACOLHER JESUS NA PESSOA DOS POBRES

Os pobres são nossos irmãos. Saibamos acolher Jesus na pessoa dos pobres que estão ao nosso lado.
Nós, hoje, lembramos São Vicente de Paulo, o grande apóstolo da caridade, que viveu nas ruas de Paris sendo a voz dos mais pobres, a voz que cuidou dos doentes, dos sofredores.
Temos, no mundo inteiro, as chamadas Conferências Vicentinas, fundada por São Frederico Ozanam, mas tendo como patrono São Vicente de Paulo, tendo o exemplo dele no cuidado com os pobres e com os mais necessitados.
Queremos lembrar, no dia de hoje, que a obrigação de cuidar dos pobres, de voltar os olhares para os mais sofridos e para os mais necessitados não é apenas dos vicentinos. A coisa mais dura que se vê em uma paróquia é quando aparece alguém nesse estado e o mandam para os vicentinos. É óbvio que nossos irmãos fazem isso com todo amor do coração, mas não se excluam, não joguem a responsabilidade só sobre eles. Cabe a todos nós também, a exemplo do Mestre Jesus, cuidarmos dos mais pobres, dos mais sofridos e necessitados.
Esse pode não ser o nosso apostolado principal, mas não pode ser excludente da nossa vida, porque as obras de misericórdia fazem parte da condição de salvação para todos nós.
“Eu tive fome tu me destes o que comer; eu tive sede tu me destes o que beber; eu estava nu e me vestistes” (cf. Mt 25,35-36).
No dia do julgamento, meus irmãos, nós não seremos cobrados pela quantidade de terços que rezamos, não seremos cobrados pela quantidade de Missas que frequentamos; o Senhor se lembrará de nós pelas vezes que cuidamos dos pobres, daqueles que não têm o que comer, aqueles que não têm o que vestir. Se os pobres existem, se eles estão em nossas redondezas, em nossas cidades é para que cuidemos deles. Não para julgá-los, nem simplesmente desprezá-los ou dizer que são isso e aquilo.
Eles são nossos irmãos, como diz o nosso querido Papa Francisco: “A carne do pobre é o corpo de Cristo, é a carne de Cristo”. Assim como comungamos o Senhor na Eucaristia, comunguemos também o Senhor, no gosto da carne sofrida do pobre. Essa carne parece ser mais rejeitável, não boa ao nosso paladar, ao nosso olhar. Mas se queremos, saibamos acolher Jesus na pessoa dos pobres que estão ao nosso lado.
Padre Roger de Araújo

COMO SER FIEL A CRISTO ?

O cristão precisa sempre demonstrar seu amor a Deus
No ano novo as coisas continuarão as mesmas, o que vai mudar é nosso coração. O cristão pode mudar o mundo. O cristão não pode ser triste, ele olha para qualquer situação do mundo e a enfrenta em nome de Deus e diz: “nós vamos mudar essa situação”. Essa é a esperança Cristã, a vida que vence a morte.
Houve uma fase na história da humanidade, quando desabou o império Romano por causa da sua imoralidade e em que os bárbaros dominaram o maior império, e parecia que o mundo iria acabar. São Jerônimo, derramava lágrimas porque era cidadão romamo. Ele teve que parar a tradução do livro de Isaías por causa das suas lágrimas, e dizia o mundo acabou, porque os Bárbaros estavam destruindo tudo. Santo Agostinho escreveu um obra “Cidade de Deus”, dizendo ninguém pode vencer Deus, o mundo vai sobreviver. E o mundo sobreviveu. E a Igreja Católica foi a única instituição que ficou de pé, porque ela tinha grandes santos, tinha os mosteiros que são celeiros de grande santos. E a Igreja converteu os Bárbaros. A fé venceu a desgraça.
Nenhuma fase da história o cristianismo poderá ser vencido. Estamos vendo no mundo muitas blasfêmias, ataques, mas não tenham medo porque Deus sempre venceu e sempre vencerá. Não é o mundo que precisa mudar, somos nós cristãos que precisamos mudar o mundo. A Igreja nunca escolheu a quem ela deve levar o Evangelho. Ela não escolhe quem evangelizar, ela evangeliza quem está na sua frente.
O Reino de Deus se estabelece primeiramente no nosso coração e depois nas nossas famílias. Não esperemos que o ano seja diferente, nós que vamos fazê-lo diferente. Não espere que o ano seja uma vida nova, nós que faremos uma vida nova. O que se fez velho não é o ano, é a nossa vida sem cristo. E a vida nova é a nova vida em Cristo. Você só terá um feliz ano novo, se você tiver uma vida em Cristo.
A pessoa que não conhece Jesus Cristo, não sabe quem ela é. Ela não conhece sua identidade, porque casa, porque não casa, não sabe quem ele é. O homem que não encontrou sua identidade está perdido no escuro, sua vida é um vazio. Só tem uma pessoa que pode dar sentido nessa vida, Jesus Cristo. E Ele veio para esse mundo para dar sentido a sua vida, você é um filho amado de Deus. O Senhor te criou a sua imagem e semelhança. Você não poderia ser criado de uma maneira mais bonita.
Você foi criado a imagem do grande artista. Valorize sua vida. Não diga eu não presto para nada. Porque cristo veio lhe dizer, você é um filho amado de Deus, tanto que Ele deu a vida por você numa cruz. Não jogue no lixo a imagem de Deus que é você. Levanta-te.
“Não esperemos que o ano seja diferente, nós que vamos fazê-lo diferente”
Sejamos luz para o mundo. Somos como a lua, que não tem luz própria, mas ela reflete a luz do sol sobre a terra. Nós somos escuridão, mas quando a luz de Cristo vem sobre nós, nós podemos refletir essa luz de Cristo para as pessoas.
Deus nos fez inteligentes, livres. Mas porque Ele nos fez tão frágeis, um vaso de barro? São Paulo responde, para que saibamos que não é mérito nosso, é graça de Deus. Um vaso de barro precisa ser manuseado com muito cuidado, porque senão eles se quebram. É por isso que muitos filhos de Deus se perdem, não foram tratados com cuidados.
Jesus disse aos discípulos: “Vigiai e orai, porque os espírito é forte, mas a carne é fraca”. Nós fazemos um monte de propósitos, mas muitas vezes não conseguimos porque a carne é fraca, por isso Jesus nos manda orar. E com a oração temos força para vencer o pecado, para ter uma vida em nova em Cristo.
Não adianta você querer ter uma vida nova, se não fizer essas duas coisas: Vigiar e orar. O inimigo de Deus nos domina pelo pecado, São Paulo diz “o salário do pecado é a morte”. Se não fosse o pecado não existiria a morte. Cristo veio tirar o pecado do mundo. João Batista disse: “Eis o cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo” Ele não disse que Ele veio curar. Jesus veio para tirar a causa dos sofrimentos, o pecado do mundo.
A Igreja, que é o corpo do Cristo, existe para tirar o pecado do mundo. Ela continuar a fazer o que Cristo fez, tirar o pecado do mundo.
Não importa se vamos viver um ano com tribulações, porque Deus está conosco. O Cristão sabe que Deus está com Ele a todo instante. O que importa que é o homem interior se renova a cada dia, isso que você precisa levar para o ano novo, mesmo que se desconjunte o homem exterior, o homem interior se renova a cada dia, essa é a nossa esperança.
A revolução que a Igreja fez no mundo, foi a revolução da Cruz. O cristão tem os pés no mundo, mas caminha com o coração no céu. Quando os primeiros cristão compreenderam que a felicidade não está nesse mundo, ninguém mais os segurou. Ficamos com vergonha da nossa fé, diante da fé deles, eles eram entregues à boca dos leões, mas não negavam sua fé em Jesus Cristo. Perpétua e Felicidade, foram presas e condenadas por serem cristãs, mas elas não negaram Jesus Cristo. Só a fé na eternidade pode proporcionar essa coragem. Milhares de pessoas morreram, para não negarem a fé em Cristo.
Se nós não fossemos tão frágeis, não iriamos querer saber do céu. Deus tem algo tão bom para nós que São Paulo não pode descrever, “Nem olhos viram, nem ouvidos ouviram, nem jamais penetrou em coração humano o que Deus tem preparado para aqueles que o amam.” (1 Coríntios 2,9). Era essa esperança que impulsionava os mártires a deixar tudo nessa vida para conseguir o céu. Nossa pátria não é nessa Terra, nossa pátria é no Céu. Somos cidadãos do céu. Se queremos viver um ano novo, uma vida nova, vamos viver em Jesus Cristo.
“Não tenham medo porque Cristo Ressuscitado caminha conosco.”
Beato João Paulo II
Prof. Felipe Aquino

SEJA ORGANIZADO E PREVIDENTE

Sem organização, perde-se muito tempo e eficácia
Não esperes até que tenhas sede para cavar teu poço.” (Provérbio árabe)

Sem tomar conselho, erra-se muito. Sem organização, perde-se muito tempo e eficácia

Aquele que não arruma bem o seu armário não consegue organizar o seu espírito. O povo diz sabiamente que um homem prevenido vale por dois, porque é um homem organizado. Melhor prevenir do que remediar. Mas a organização só é possível quando somos pacientes e não somos preguiçosos. É a preguiça a mãe da bagunça.
Ninguém faz um edifício sem uma planta arquitetônica, uma planta elétrica, uma planta hidráulica e outra estrutural. Se fizer, está correndo sério risco de ter que refazer muita coisa, a um custo muito maior. Sabemos que Deus projetou cada um de nós detalhadamente em cada uma de nossas células.

Muita gente se atrapalha porque, por preguiça, sempre prorroga as coisas a fazer hoje para amanhã. Quem adia as soluções dos problemas não os quer resolver de fato.

Amanhã é o dia em que os preguiçosos trabalham, os perversos reformam suas vidas e os pecadores se arrependem.

Um problema enfrentado logo, e bem definido, é um problema meio resolvido. As tarefas adiadas com alegria muitas vezes têm de ser feitas depois com lágrimas. Que nos digam aqueles que puderam estudar na juventude, mas não o fizeram, e depois tiveram de estudar já casados!
Diz um provérbio árabe que “tudo o que acontece uma vez pode nunca mais acontecer, mas tudo o que acontece duas vezes, acontecerá certamente uma terceira vez”. Então, é preciso estar prevenido e saber se precaver das coisas que já fizemos errado uma vez. Os fatos não deixam de existir por serem ignorados. Não feche os olhos para os fatos; o pior cego é o que não quer ver.

A desordem é sinal da ausência de autoridade e disciplina. É preciso ordem; onde muitos mandam, pouco se realiza. A chefia é imprescindível; não há uma instituição humana que possa ter bom desempenho se não tiver um chefe: a nação, a família, a empresa, a cidade… O provérbio diz que “dois capitães afundam o navio”.

Ser organizado e eficiente não quer dizer tomas decisões precipitadas; elas são imaturas. Outro provérbio nos ensina que “ninguém experimenta a profundidade de um rio com os dois pés”. Isto pode acontecer pela precipitação.

Para sermos organizados e previdentes, precisamos aprender muito com a vida. Pouco se aprende com uma vitória, mas muito se aprende com uma derrota. Você já notou que são nas pedras pequenas que nós tropeçamos? Porque as grandes nós enxergamos.

Com organização e tempo acha-se o segredo de fazer tudo e de fazê-lo bem feito.

As empresas hoje buscam qualidade, isto é, vender o melhor produto do mercado pelo menor preço. Esta é imbatível e isto exige muita organização, métodos, procedimentos corretos etc.

Os manuais de qualidade de qualquer empresa ensinam que ser otimista é qualidade, ser educado, organizado, prevenido, atencioso, fiel, cumpridor da palavra é qualidade, respeitar a sua saúde, ter paciência e dizer sempre a verdade também são características positivas, assim como amar a família e os amigos. Perceba uma coisa: a qualidade está mais nas pessoas que no produto; este é apenas uma consequência. Um belo conselho que Jesus deixou é que devemos “viver um dia de cada vez”. 

Todas as operações de cada dia se repetem: comer, beber, dormir etc., porque Deus fez a nossa natureza assim. Se você não respeitá-la, não terá saúde e paz. 

Você pode carregar o peso do seu dia de hoje, porque tem forças para isso, mas não pode somar a isto o peso de ontem e o de amanhã. Jesus ensinou isto bem claro: “Não vos preocupeis, pois, com o dia de amanhã: o dia de amanhã terá as suas próprias preocupações. A cada dia basta o seu cuidado.” (Mt 6,34)

Qualquer que seja o medo que você possa ter do futuro: desemprego, cuidados dos filhos, doença… deixe tudo nas mãos de Deus e apenas faça a sua parte hoje. Lembre-se que o Senhor não toma à força o peso das suas preocupações, mas caminha a seu lado, discreto e paciente, esperando que você O chame, entregue-Lhe as preocupações e tribulações do dia. Aquele trabalho difícil a fazer o inquieta? Entregue-o a Deus e você verá que será mais fácil. Se é uma perda irreparável, entregue a Ele o que foi perdido.
Felipe Aquino

DEVEMOS VIVER E DESFRUTAR CADA MOMENTO

Recebemos como um presente especial durante a nossa vida, a possibilidade de realizarmos diversas atividades. Devemos viver e desfrutar cada momento. Mas, diante de tantas ações, é perigoso ficarmos sobrecarregados e darmos prioridade ao que não é importante. Mais do que fazer coisas durante a vida, precisamos de sabedoria para discernir o que devemos fazer e quanto podemos fazer.

Quem deve guiar nossas atividades é o nosso Deus. Em 1 Coríntios 10,31 lemos: “Quer comais, quer bebais ou façais qualquer outra coisa, fazei tudo para a glória de Deus”. Somente em comunhão com Deus teremos a direção para fazer o que deve ser feito.

Diariamente precisamos questionar nossas ações. Fugindo do erro de assumir uma carga muito grande de compromissos e não dar conta de cumpri-los. Devemos nos concentrar nas prioridades.

É muito comum as pessoas fazerem muitas coisas ao mesmo tempo e acabarem não fazendo nada direito. Pode ser hora de voltar a fazer coisas antigas que abandonamos por falta de tempo. Talvez devamos nos preocupar mais em ajudar outras pessoas, fazer o bem. Ações humildes que visam a glória de Deus. Descubra o que você deve fazer. Mas, independente do que estiver realizando, faça-o com alegria e gratidão a Deus, sem murmurações e discussões, dando glória sempre.

É preciso nos dedicar com toda a nossa força àquilo que é a vontade de Deus para a nossa vida.

Senhor Jesus,
razão da nossa esperança,
nosso porto seguro,
vem em nosso auxílio e nos dê palavras amáveis
e sensatas para alcançarmos o vosso amor.
Amém!

Padre Alberto Gambarini 

TUDO QUE FIZERDES FAZEI-O DE BOM CORAÇÃO

Todos temos tarefas diárias que precisam ser cumpridas para o nosso bem estar e de nossa família. A rotina faz parte do dia a dia, mas é importante perguntar sempre, qual é o espírito que nos move quando estamos realizando as nossas tarefas diárias?
Alguns responderão que fazem por obrigação, mas vejamos o que São Paulo em Colossenses 3,23, nos ensina: Tudo o que fizerdes, fazei-o de bom coração, como para o Senhor e não para os homens.

Não importa qual seja a nossa tarefa ou posição no mundo, é necessário entender que quem nos colocou aí foi Deus. Ele nos fez colaboradores na administração de sua obra. Somos seus representantes nos nossos trabalhos diários.
Tal visão nos faz pensar: “Onde estou precisando melhorar? Em meu temperamento? Com os meus familiares, amigos, vizinhos? Coloco o melhor de mim ou faço tudo mecanicamente, sem prestar atenção?”.

Tente responder a estas perguntas e você entenderá a necessidade de se aproximar de Deus, para Ele te capacitar a ser a pessoa que Ele quer que você seja.

Por isto a primeira tarefa e a última do dia tem que ser estar com Deus em oração. Quem reza com o coração leva Deus para o seu dia, experimenta do seu amor e é capaz de praticar o bem.

Meu bom Deus, nós confiamos em ti e esperamos que nos atendas, pois somos carentes de tua ajuda. Não nos permita afastar de ti e dá-nos sempre o vosso amor! Amém


Padre Alberto Gambarini