quarta-feira, 14 de setembro de 2011

NOVENA DAS ROSAS



Reza-se durante os nove dias a seguinte oração :

Santíssima Trindade, Pai, Filho, Espírito Santo,
eu vos agradeço todos os favores, todas as
graças com que enriquecestes a alma de
vossa serva Teresa do Menino Jesus,
durante os 24 anos que passou na
terra e pelos méritos de tão querida
Santinhaconcedei-me a graça que
ardentemente vos peço:

(pedir a graça...)

Se for conforme a vossa santíssima vontade
e para salvação de minha alma.

Ajudai minha fé e minha esperança,ó
Santa Teresinha, cumprindo mais uma
vez vossa promessa de que ninguém
vos invocaria em vão, fazendo-me ganhar
uma rosa,sinal de que alcançarei a graça pedida.

Glória ao Pai... (24 vezes)

Santa Teresinha do Menino Jesus, rogai por nós!
Ave-Maria... Pai Nosso...

LIVRE-SE DO SENTIMENTO DE CULPA

201210
Mergulhar no amor de Deus é o segredo para livrar-se do sentimento de culpa. Esse sentimento não vem do Senhor. Tudo o que nos escraviza não vem de Deus Pai.
Muitas pessoas, por falta de conhecimento, acham que fazer a vontade de Deus as torna escravas. Contudo, é bem o contrário disso: quanto mais abrimos mão da nossa vontade, para fazer a vontade do Altíssimo, tanto mais nos tornamos livres, porque o Senhor nos fez livres e para a liberdade.
É claro que o conceito de liberdade de Deus Pai não é o mesmo desta falsa liberdade que está sendo disseminada por aí, em que, de maneira irresponsável, as pessoas realizam ações como bem entendem, o que lhes acarreta sérias consequências o resto da vida.
“Vós, irmãos, fostes chamados à liberdade” (Gl 5,13).
Muitas pessoas carregam um terrível sentimento de culpa e deixam-se destruir por esse mal-estar. Mergulhe no infinito amor de Deus e, imediatamente, todo sentimento de culpa será eliminado e lavado pelo Sangue de Nosso Senhor Jesus Cristo.
Jesus, eu confio em Vós!
Luzia Santiago

EXALTAÇÃO A SANTA CRUZ

Exaltação da Santa Cruz Nos reunimos com todos os santos, neste dia, para exaltar a Santa Cruz, que é fonte de santidade e símbolo revelador da vitória de Jesus sobre o pecado, a morte e o demônio; também na Cruz encontramos o maior sinal do amor de Deus, por isso :
"Nós, porém, pregamos um Messias crucificado, escândalo para os judeus, loucura para os pagãos " (I Cor 1,23)
Esta festividade está ligada à dedicação de duas importantes basílicas construídas em Jerusalém por ordem de Constantino, filho de Santa Helena. Uma, construída sobre o Monte do Gólgota e outra, no lugar em que Cristo Jesus foi sepultado e ressuscitado pelo poder de Deus.
A dedicação destas duas basílicas remonta ao ano 335, quando a Santa Cruz foi exaltada ou apresentada aos fiéis. Encontrada por Santa Helena, foi roubada pelos persas e resgatada pelo imperador Heráclio. Graças a Deus a Cruz está guardada na tradição e no coração de cada verdadeiro cristão, por isso neste dia, a Igreja nos convida a rezarmos: "Do Rei avança o estandarte, fulge o mistério da Cruz, onde por nós suspenso o autor da vida, Jesus. Do lado morto de Cristo, ao golpe que lhe vibravam, para lavar meu pecado o sangue e a água jorravam. Árvore esplêndida bela de rubra púrpura ornada dos santos membros tocar digna só tu foste achada".
"Viva Jesus! Viva a Santa Cruz!"
Santa Cruz, sede a nossa salvação!

O PROCESSO DE RESSENTIMENTO

Imagem de Destaque 

Não podemos mudar o passado
Ressentimento é o sentimento que surge em nós quando nossas expectativas são frustradas. Quando alguém (até mesmo Deus) faz algo diferente daquilo que esperavámos. Recebemos o fato como se fosse um insulto, uma ofensa, uma violência. É até natural sentir a quebra das expectativas, mas não podemos nos ressintir com ela. Ressintir é maturar o sentimento, e com isso abrimos espaço para a transformação da mágoa em ressentimento.
Todos nós somos limitados e emocionalmente imprevisíveis.
O ressentimento é sempre subjetivo. No princípio é mudo; depois, pela força da lamúria, ele se reproduz rapidamente. Como um vírus, ele se instala por meio da queixa. Quando nos sentimos agredidos, passamos a agredir. O ressentimento reclama sempre da mesma coisa, para as mesmas pessoas. Quanto mais conta, mais sente. O problema maior está na reação, e não no fato.
Assumimos o acontecimento em caráter muito pessoal. “Essa afronta foi pra mim”. Assumimos o acontecimento como uma afronta pessoal. Aluga-se o coração para a decepção. A pessoa ferida coloca-se no centro. Na vida nada tem esse caráter de exclusividade que o ressentimento tanto defende. As coisas acontecem para todos.
A grande maioria das ofensas que recebemos não foi direcionada para nós, ao menos intencionalmente. Em sua maior parte, as pessoas que nos ofenderam o fizeram por indelicadeza, descuido, sem querer. Ou porque também estavam machucadas e acabaram reagindo. O enfoque no caráter pessoal do sofrimento é o primeiro passo para o nascimento da mágoa. Guardamos a mágoa e começamos a incubá-la com o calor das queixas e lamúrias.
Nós nos assumimos com uma vítima – passamos a culpar os outros. É preciso culpar o autor da ofensa, pelo que ele fez, mas também acabamos por culpá-lo pelo modo como estamos nos sentindo. Devemos aprender a olhar para os problemas e para os acontecimentos como um treinamento que estamos recebendo da vida. É como o peso na musculação.
Normalmente a necessidade de culpar alguém, para não se responsabilizar pelos problemas, acaba sendo um passo fundamental para a transformação da mágoa em ressentimento. O triste é que, quando delegamos a causa dos problemas aos culpados que elegemos, estamos também delegando as soluções.
Embora não possamos mudar o passado, você é a única pessoa capaz de construir seu futuro. O que passei me faz melhor. A vida é bela. Podemos perdoar e tocar adiante nossa vida ou vivermos enfocados no passado. Tentar mudar o que não pode ser mudado reduntará em fracasso e causara esgotamento emocional.
 (Texto extraído do livro: 'Gotas de cura interior')
Pe. Leo, SCJ

DESCUBRA DENTRO DE SI A RESPOSTA DO SENHOR

De onde vem esse barulho todo? Da nossa cabeça. Temos de adquirir a habilidade de não nos deixar levar pela nossa cabeça, que tanto diz 'sim' como 'não', tanto traz coisas positivas, como negativas. Temos de aprender a não ir por ela. Há muita gente que vai ao grupo de oração, à igreja, diante do Santíssimo Sacramento e diz:
- ''Senhor, aceito ou não aceito fazer aquela palestra?''
- ''Senhor, estou com vontade de comprar determinada coisa. Compro ou não?''
E a nossa cabeça começa logo a falar, e logo na hora daquela oração ela já começa a falar e a pessoa sai satisfeita: ''Já tive uma resposta''. Já fui ao Santíssimo, perguntei, e já tive a resposta. Resposta de quem? De Deus ou da sua cabeça? Por aí se vê que temos de adquirir a prática da escuta, para não ir pela nossa cabeça. É preciso colher lá dentro de nós a resposta de Deus Pai, que, muitas vezes, não vem naquela hora, vem depois, na hora da oração. Alguns ficam humilhados:
- ''Ah! O Senhor não me respondeu nada. Fiquei meia hora diante do Santíssimo, perguntando, perguntando, e não obtive resposta''.
Tudo bem! Tenha a certeza de que Ele vai respondê-lo na hora em que você menos esperar. Noutra oração, noutra Santa Missa, quando estiver sozinho orando em casa, a resposta virá lá de dentro. Sentimos que ela não vem da cabeça, vem de dentro. Às vezes, nem é na hora da oração: quando se acorda, quando se vai deitar, quando você está trabalhando, no meio de outras coisas, de repente, vem a resposta do Senhor. Precisamos adquirir a prática de não ir pela cabeça. Precisamos aprender a descobrir dentro de nós qual é a resposta de Deus.
Monsenhor Jonas Abib
Fundador da Comunidade Canção Nova