domingo, 1 de dezembro de 2013

O MELHOR CAMINHO É ESTARMOS ATENTOS E VIGILANTES

Não sabemos nem o dia nem a hora que o Senhor virá, nem quando nós iremos ao encontro d’Ele. Como não sabemos, o melhor caminho é estarmos atentos e vigilantes.
“Portanto, ficai atentos, porque não sabeis em que dia virá o Senhor” (Mt 24,42). 
Meus queridos irmãos e irmãs em nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo, nós, hoje, começamos o tempo da graça chamado “Advento”. É o tempo que nos prepara para o Senhor que vem. Eu sei que em nossa cabeça, em nosso imaginário, muitos estão acostumados a pensar que o tempo do Advento é somente para o Natal de Jesus. É também um aspecto do Advento nos fazer recordar a primeira vinda do Senhor nessa data. Quando Ele veio a primeira vez, veio na fragilidade humana. Ele nasceu pequeno, uma criança frágil como qualquer um de nós, nasceu no relento, em meio ao sofrimento, no frio. 
O Nosso Salvador se fez carne e habitou no meio de nós. A primeira vinda do Senhor, na fragilidade humana, nos aponta em direção à segunda vinda gloriosa do Senhor. Por isso, não se assuste porque as leituras destes dias, destes tempos, nos falam muito sobre essa segunda vinda do Senhor, para que nós, Igreja, e, para a Igreja, que é a esposa d’Ele, estejamos sempre preparados, pois o seu Noivo está às portas, o Noivo está por vir e a Igreja se prepara para esperar o Sacerdote.
Nós devemos esperar de que forma? Atentos, vigilantes, porque não sabemos nem o dia nem a hora que o Senhor virá, nem quando nós iremos ao encontro d’Ele. 
Como não sabemos, o melhor caminho é estarmos atentos, o melhor caminho é estarmos vigilantes, o melhor caminho é não “dormirmos no ponto”. É não vivermos a vida de qualquer jeito, como se não tivéssemos que prestar contas a Deus ou irmos ao encontro do Senhor, nem Ele vir ao nosso encontro. 
Esse tempo do Advento, que se inicia hoje, chama a atenção de toda a Igreja, chama a atenção de todos nós, para que vivamos a espiritualidade da vigilância. Vigiar nossos atos, nossas atitudes, a nossa postura. As pessoas estão se preparando para o Natal, árvores, presentes, decorações, tudo isso é o sentido externo; o Advento nos prepara para aquele Natal que acontece todos os dias em nossa vida, no coração puro, purificado, vigilante para receber o Senhor que está sempre vindo ao nosso encontro. 
Nós teremos, um dia, que ir ao encontro definitivo com o Senhor. É por isso que a casa tem de estar preparada, é por isso que o nosso coração, com a ajuda da vigilância e da oração, tem de estar em constante espera do Senhor que virá ao nosso encontro.

PAPA FRANCISCO DECLARA 2015 O ANO DA VIDA CONSAGRADA

1_0_751120
O Papa Francisco anunciou , que o ano de 2015 será dedicado à Vida Consagrada. O anúncio foi feito durante a 82ª Assembleia Geral da União dos Superiores Gerais (USG), que está sendo realizada em Roma.
Aos participantes, o Papa afirmou que a radicalidade  é pedida a todos os cristãos, mas os religiosos são chamados a seguir o Senhor de uma forma especial. “Eles são homens e mulheres que podem acordar o mundo . A vida consagrada é uma profecia”.
O encontro ocorreu nesta manhã, na Sala Sínodo, no Vaticano. Em três horas de reunião, o Pontífice respondeu às perguntas dos superiores gerais e tratou de temas referentes a Nova Evangelização.
Interrogado sobre a situação das vocações, o Papa afirmou existir Igrejas jovens que estão dando muitos frutos, e isso deve levar a repensar a inculturação do carisma. “A Igreja deve perdir perdão e olhar com muita vergonha os insucessos apostólicos por causa dos mal-entendidos neste campo, como no caso de Matteo Ricci”.
O diálogo intercultural, segundo Francisco, deve introduzir no governo de institutos religiosos pessoas de várias culturas que expressam diferentes formas de viver o carisma.
Durante o diálogo, Francisco insistiu sobre a formação, que em sua opinião, deve ser baseada em quatro pilares: espiritual, intelectual, comunitária e apostólica. “É essencial evitar todas as formas de hipocrisia e clericalismo através de um diálogo franco e aberto sobre todos os aspectos da vida.
Francisco destacou também que a formação  é uma obra artesanal e não um trabalho de políciamento. “O objetivo é formar religiosos que tenham um coração terno e não ácido como vinagre”, alertou.
Sobre a relação das Igrejas particulares com os religiosos, o Papa disse conhecer bem os problemas e conflitos. “Nós bispos, precisamos entender que as pessoas consagradas não são um material de ajuda, mas são carismas que enriquecem as dioceses”.
Ao falar sobre os desafios da missão dos consagrados, o Pontifice destacou que as prioridades permanecem as realidade de exclusão, a preferência pelos mais pobres.  Destacou também a importância da evangelização no âmbito da educação, como nas escolas e universidades.
“Transmitir conhecimento, transmitir formas de fazer e transmitir valores. Através destes pilares se transmite a fé. O educador deve estar à altura das pessoas que educa, e interrogar-se sobre como anunciar Jesus Cristo à uma geração que está mudando”.
No final do encontro, Francisco agradeceu aos superiores gerais pelo “espírito de fé e serviço” à Igreja. “Obrigado pelo testemunho e também pelas humilhações pelas quais vocês passam”, concluiu o Papa.

ADVENTO

Nunca uma imagem posta por mim tinha alcançado tantos compartilhamentos... Mas o mérito não é meu, é da virgem Maria que apesar de ser desprezada por muitos de seus filhos é amada por muitos outros. Louvado seja Deus!!

ADVENTO

Meditando a chegada de Cristo, devemos buscar o arrependimento dos nossos pecados e preparar o nosso coração
O Ano Litúrgico começa com o Tempo do Advento; um tempo de preparação para a Festa do Natal de Jesus. Este foi o maior acontecimento da História: o Verbo se fez carne e habitou entre nós. Dignou-se a assumir a nossa humanidade, sem deixar de ser Deus. Esse acontecimento precisa ser preparado e celebrado a cada ano. Nessas quatro semanas de preparação, somos convidados a esperar Jesus que vem no Natal e que vem no final dos tempos. Nas duas primeiras semanas do Advento, a liturgia nos convida a vigiar e esperar a vinda gloriosa do Salvador.

Um dia, o Senhor voltará para colocar um fim na História humana, mas o nosso encontro com Ele também está marcado para logo após a morte. Nas duas últimas semanas, lembrando a espera dos profetas e da Virgem Maria, nós nos preparamos mais especialmente para celebrar o nascimento de Jesus em Belém. Os Profetas anunciaram esse acontecimento com riqueza de detalhes: nascerá da tribo de Judá, em Belém, a cidade de Davi; seu Reino não terá fim... A Santíssima Virgem Maria O esperou com zelo materno e O preparou para a missão terrena. Para nos ajudar nesta preparação usa-se a Coroa do Advento, composta por 4 velas nos seus cantos – presas aos ramos formando um círculo. A cada domingo acende-se uma delas. As velas representam as várias etapas da salvação.

Começa-se no 1º Domingo, acendendo apenas uma vela e à medida que vão passando os domingos, vamos acendendo as outras velas, até chegar o 4º Domingo, quando todas devem estar acesas. As velas acesas simbolizam nossa fé e nossa alegria. Elas são acesas em honra do Deus que vem a nós. Deus, a grande Luz, "a Luz que ilumina todo homem que vem a este mundo", está para chegar, então, nós O esperamos com luzes, porque O amamos e também queremos ser, como Ele, Luz. 

No lº Domingo, há o perdão oferecido a Adão e Eva
. Eles morreram na terra, mas viverão em Deus por Jesus Cristo. Sendo Deus, Jesus fez-se filho de Adão para salvar o seu pai terreno. Meditando sobre a chegada de Cristo, que veio no Natal e que vai voltar no final da História, devemos buscar o arrependimento dos nossos pecados e preparar o nosso coração para o encontro com o Senhor. Para isso, nada melhor que uma confissão bem feita. Até quando adiaremos a nossa profunda e sincera conversão para Deus? 

No 2º Domingo, meditamos a fé dos Patriarcas
. Eles acreditaram no dom da Terra Prometida. Pela fé, superaram todos os obstáculos e tomaram posse das promessas de Deus. É uma oportunidade de meditarmos em nossa fé; nossa opção religiosa por Jesus Cristo; nosso amor e compromisso com a Santa Igreja Católica – instituída por Ele para levar a salvação a todos os homens de todos os tempos. Qual tem sido o meu papel e o meu lugar na Igreja? Tenho sido o missionário que Jesus espera de todo batizado para salvar o mundo? 

No 3º Domingo, meditamos a alegria do rei Davi
. Ele celebrou a aliança e sua perpetuidade. Davi é o rei imagem de Jesus, unificou o povo judeu sob seu reinado, como Cristo unificará o mundo todo sob seu comando. Cristo é Rei e veio para reinar; mas o Seu Reino não é deste mundo; não se confunde com o “Reino do homem”; o Reino de Cristo começa neste mundo, mas se perpetua na eternidade, na qual devemos ter os olhos fixos, sem tirar os pés da terra. 

No 4º Domingo, contemplamos o ensinamento dos Profetas
: Eles anunciaram um Reino de paz e de justiça com a vinda do Messias. O Profeta Isaías apresenta o Senhor como o Deus Forte, o Conselheiro Admirável, o Príncipe da Paz. No Reino d'Ele acabarão a guerra e o sofrimento; o boi comerá palha ao lado do leão; a criança de peito poderá colocar a mão na toca da serpente sem mal algum. É o Reino de Deus que o Menino nascido em Belém vem trazer: Reino de Paz, Verdade, Justiça, Liberdade, Amor e Santidade. A Coroa do Advento é o primeiro anúncio do Natal. Ela é da cor verde, que simboliza a esperança e a vida, enfeitada com uma fita vermelha, simbolizando o amor de Deus que nos envolve e também a manifestação do nosso amor, que espera ansioso o nascimento do Filho de Deus.

O Tempo do Advento deve ser uma boa preparação para o Natal, deve ser marcado pela conversão de vida – algo fundamental para todo cristão. É um processo de vital importância no relacionamento do homem com Deus. O grande inimigo disso é a soberba, pois quem se julga justo e mais sábio do que Deus nunca se converterá. Quem se acha sem pecado, não é capaz de perdoar ao próximo, nem pede perdão a Deus. Deus – ensinam os Profetas – não quer a morte do pecador, mas que este se converta e viva. Jesus quer o mesmo: “Eu vim para que todos tenham a vida e a tenham em abundância” (Jo 10,10). Por isso Ele chamou os pecadores à conversão: “Convertei-vos, porque está próximo o Reino dos Céus” (Mt 4,17); “convertei-vos e crede no Evangelho” ( Mc 1,15). Natal do Senhor, este é o tempo favorável; este é o dia da salvação!
Felipe Aquino

PERDÃO E CONFIANÇA ESTÃO INTIMAMENTE LIGADOS

Perdão e providência estão intimamente ligados. Urge fazer essa experiência e dar a Deus a chance de abrir as válvulas do nosso coração para "derramar" o perdão. Todos nós passamos por situações dolorosas, que nos marcaram muito, por isso, ficamos magoados. São situações que envolvem pessoas, instituições, acontecimentos... Pode ser que até estejamos magoados com Deus.

Quantas vezes perguntamos: "Por que Deus fez isso comigo? Por que Ele me colocou nesta família? Por que levou meu filho? Por que não me deu a graça de ser mãe, de gerar um filho? Por que permitiu essa situação no meu casamento? Por que deixou que meu filho se viciasse em drogas; que minha filha se perdesse? Por que me tirou um ente querido? Por que levou para longe de mim alguém a quem eu tanto amava?” Tantos "por quês"...

São situações que não aceitamos. Não conseguimos entender e, por isso, ficamos magoados com Deus. Talvez até pensemos que o nosso motivo é justo. Mas veja bem: esse "ficar sentido com Deus" é como um coágulo dentro das veias do nosso coração: ele impede a graça de Deus.

Para muitos de nós é difícil perdoar, porque isso implica tocar nas feridas e mexer em situações dolorosas, implica abrir o coração e remexer no "lixão" de nossa vida. Seria mais fácil não tocar em nada disso! Mas, imagine conservar uma lata cheia de lixo um mês dentro da sua casa! Ninguém iria agüentar o mau cheiro. 

Jogar fora o lixo significa colocá-lo aos pés da Cruz de Jesus, para que possa ser queimado. O lugar desse lixo não é o seu coração, é o pé da Cruz de Jesus. Não é o seu coração, é o Coração de Jesus.

Esse convite ao perdão não é uma imposição. Você poderia dizer:"Além de tudo que eu já passei, ainda sou obrigado a perdoar?" Não! Deus quer lhe dar a graça de retirar de seu coração tudo que está estragado. Lembre-se: Deus é amor!Somos Sua imagem e semelhança. Por isso, dentro de nós só podem ficar o amor e o que ajuda a amar. Aquilo que é contrário ao amor é tóxico e venenoso.

Somos feitos para o amor!

Por isso, é preciso viver o amor em plenitude. E, para viver bem essa proposta é preciso ter fé e confiança em Deus.

Monsenhor Jonas Abib
Fundador da Comunidade Canção Nova

FAÇAMOS BEM AS PEQUENAS COISAS


O que Deus nos pede a cada momento da nossa vida? Qual é a vontade d’Ele neste momento? Com certeza, ao conhecermos e nos entregarmos à vontade divina, conheceremos o verdadeiro sentido da nossa vida.
Não se trata da vontade de Deus de um modo geral, mas de cada momento: quando dormimos, quando nos levantamos, quando trabalhamos, brincamos, nos divertimos ou comemos.
Quando realizamos a vontade do Senhor por amor, todos os nossos gestos têm um sentido redentor, sem contar que, pelo modo como vivemos, influenciamos todo o mundo.
FAÇAMOS BEM AS PEQUENAS COISAS POR AMOR AO SENHOR.
JESUS, EU CONFIO EM VÓS!

NEM TUDO O QUE PARECE SER BOM É BOM

Nem tudo o que parece ser bom é bom, nem tudo o que fala de Deus é, realmente, d’Ele, nem tudo o que faz milagres, significa que é ação do Senhor.
“Cuidado para não serdes enganados, porque muitos virão em meu nome, dizendo: ‘Sou eu!’” (Lc 21,8a). 
Queridos irmãos e irmãs, ouvindo a Palavra de Deus que vem ao nosso coração, no dia de hoje, vemos como é importante pedirmos a Deus que nos dê sabedoria e discernimento, porque é tão fácil sermos enganados. Quando vivemos na dúvida, na penumbra, nas incertezas da vida, o que mais vemos é engano e ilusão. No mundo religioso, é muito fácil enganar e iludir, é muito fácil persuadir as pessoas para que elas se enveredem pelos caminhos que não levam à vida. 
Nem tudo o que parece ser bom é bom, nem tudo o que fala de Deus é, realmente, d’Ele, nem tudo o que faz milagres, significa que é ação do Senhor. Por isso, meus irmãos, no tempo em que nós vivemos, no qual existem tantas confusões religiosas, peçamos ao Senhor que nos dê sabedoria e discernimento. 
Eu gosto do diálogo ecumênico, trabalho para que isto aconteça, gosto de dialogar, viver coisas boas em outras Igrejas e religiões. Mas me dói o coração ver tantas pessoas de boa vontade serem enganadas, iludidas, persuadidas a irem pelos caminhos errados, por falsas filosofias, falsas religiões, falsos pregadores e falsos profetas. 
Quando você vir uma religião, que fala mais de dinheiro do que de Deus; quando você vir uma Igreja, que prega mais sobre o demônio do que sobre Deus; quando você vir, até no meio de nós, a nossa pregação falar mais em cura do que em Deus, algo está errado! 
O que nós pregamos é Jesus o Senhor. O que devemos pregar é Cristo crucificado, Aquele que é a salvação para a humanidade. Não podemos nos deixar levar por aquilo que vem do falso, da ilusão em nome de Deus, nem nos deixar atemorizar por pregações, filosofias, conceitos que, muitas vezes, só nos enganam e nos desviam do único Senhor de nossas vidas. 
Jesus é o nosso Salvador! Permaneçamos firmes e que Ele nos ajude sempre a andarmos pela estrada certa, porque só Ele é o caminho, a verdade e a vida
Padre Roger Araújo

BOM SENSO



É com muita tristeza que lhe participamos o falecimento de um amigo muito querido que se chamava BOM SENSO…

… e que viveu muitos e muitos anos entre nós.

Mas lembramo-nos muito bem dele, principalmente pelas suas lições de vida

como : «O mundo pertence àqueles que se levantam cedo »

«Não podemos esperar tudo dos outros »

Ou ainda, «O que me acontece pode ser em parte também por minha culpa »

E também …

O BOM SENSO só vivia com regras simples e práticas como :

«Não gastar mais do que se tem »

e de claros princípios educativos como :

«São os pais quem dão a palavra final »’

Acontece que, o BOM SENSO começou a perder o chão, quando os pais passaram a atacar os professores, que acreditavam ter feito bem o seu trabalho querendo que as crianças aprendessem o respeito e as boas maneiras.

Sabendo que um educador foi afastado ao repreender um aluno por comportamento inconveniente na aula, agravou-se o seu estado de saúde.

Deteriorou-se mais ainda, quando as escolas foram obrigadas a ter autorização dos responsáveis, até para um curativo no machucado de um aluno, sequer podiam informar os pais de outros perigos mais graves incorridos pela criança.

Enfim, o BOM SENSO perdeu a vontade de viver quando percebeu que os ladrões e os criminosos tinham melhor tratamento do que as suas vítimas.

Também recebeu fortes golpes morais e físicos, quando a Justiça decidiu que era crime defendermo-nos de algum ladrão na nossa própria casa, enquanto a este último é dada a garantia de poder queixar-se por agressão e atentado à integridade física …

O BOM SENSO perdeu definitivamente toda a confiança e a vontade de viver quando soube que uma mulher, por não perceber que uma xícara de café quente iria queimar-lhe, ao derramá-lo em uma das pernas…

Recebeu por isso, uma colossal indenização do fabricante da cafeteira elétrica.

Certamente você já reconheceu, que a morte do BOM SENSO foi precedida pelo falecimento:

- dos seu pais: Verdade e Confiança;

- da sua mulher Discrição;

- da sua filha Responsabilidade e do

filho Juízo.

Então, o BOM SENSO deixa o seu lugar para três falsos irmãos :

- « Eu conheço os meus direitos e também os adquiridos »

- « A culpa não é minha »

- « Sou uma vítima da sociedade »

Claro que não haverá multidão no seu enterro, porque já não temos muitas pessoas que o conheçam bem, e poucos se darão conta de que ele partiu.

Mas, se você ainda se recorda dele,

caso queira reavivar a sua lembrança,

previna todos os seus amigos do desaparecimento do saudoso BOM SENSO fazendo circular esta comunicação…

Senão, não faça nada… deixe tudo como está!!!

Padre Wagner Baia