quarta-feira, 17 de agosto de 2011

DEUS NOS TREINA A PARTIR DO NECESSARIO



Nosso Deus, que é Pai, nos dá só o necessário; “o pão nosso de cada dia”. Quando ensinou o pai-nosso aos apóstolos, Jesus falou numa linguagem própria dos judeus. Ele estava falando de coisas concretas. O “pão nosso de cada dia” quer dizer, de fato, a porção necessária para cada dia. O problema é que estamos mal-acostumados e queremos abundância. Só nos sentimos seguros quando temos de sobra. É o que o sistema deste mundo faz conosco. Por isso, é muito difícil nos acostumar só com o necessário para cada dia.
Porém, Deus insiste: “Meus filhos, vocês precisam aprender a viver de minha Providência”.
Nossa grande preocupação de pais são os filhos. Mas nossos filhos, principalmente as crianças, irão suportar tudo isso. Para eles será muito mais fácil. Nós, adultos, é que vamos sofrer. As crianças têm seus costumes e preferências, mas, facilmente, vão superar as dificuldades justamente por ser crianças e não ter se acostumado com o sistema deste mundo. Nós é que vamos ter dificuldades porque estamos viciados nesse sistema. Especialmente aqueles que foram pobres, que passaram necessidades e hoje têm certo conforto – experimentam pobreza, mas também abundância –, precisam adaptar-se porque podem facilmente ceder diante do sistema.
Chegará um tempo em que só terá acesso à economia, à saúde, à educação e ao trabalho quem se cadastrar; quem receber a marca na mão ou na testa, como está no livro do Apocalipse. O risco é ter os filhos como desculpa e ceder. O segredo é adaptar-se agora ao sistema de nosso Pai.
Hoje existe na Europa uma moeda única. O que parecia uma coisa distante já é uma realidade. A moeda única será rapidamente uma realidade e o mundo todo será regido por ela, com todas as suas consequências.
Por isso é que o Pai está nos alertando. Ele não quer que soframos mais do que o necessário. Se não treinarmos agora, quando a situação piorar vamos sofrer demais.
Este é o Sistema de Deus: ter o necessário, só o necessário e nada mais. É este o treinamento que Deus quer nos dar; é nisso que Ele quer nos adestrar.
Monsenhor Jonas Abib

NÃO PODEMOS DESANIMAR


O importante é treinar. E nosso treinamento é este: temos o alimento e o vestuário, devemos nos contentar com isso e basta.
Relembremos um pouquinho tudo o que já passamos em nossas vidas: dificuldades, problemas de saúde... Podemos afirmar que foi Deus quem cuidou de nós.
Não podemos desanimar! Queremos nos apoiar em Deus, em Seu sistema, que é a Providência Divina.
Não devemos temer, porque o Senhor providenciará tudo. Se não tivermos acesso ao comércio, iremos comer o pão com o suor do nosso rosto, plantando e colhendo; usaremos remédios naturais para diversos fins. Teremos qualidade de vida. Não a projetada pelos homens, mas pelo nosso Pai. Para Deus, todos nós, sem exceção, temos qualidade. Temos valor.
Este é o nosso Deus; é n'Ele e na Sua Providência que temos que confiar.
Monsenhor Jonas Abib