quinta-feira, 19 de setembro de 2013


NOSSA SENHORA SALETE


Nossa Senhora recebeu esse título em função de sua aparição a duas crianças na montanha de Salete, localizada nos Alpes franceses, no ano de 1846. No momento desse acontecimento milagroso, a Mãe de Deus questionou sobre a qualidade dos gestos de fé que nos ligam a Deus, pois estes são a fonte de conversão de todos os homens. E anunciou: "Vinde, meus filhos, não tenhais medo, aqui estou para vos contar uma grande novidade".

O dia 19 de setembro de 1951, data comemorativa dos cinco anos da aparição da Virgem Imaculada aos pequenos franceses, foi incorporado ao calendário católico pelo Papa Pio IX.

Oração a Nossa Senhora da Salette

Lembra-nos, Ó Nossa Senhora da Salette, das lágrimas que derramastes por nós, no Calvário. Lembrai-vos também dos cuidados que, sem cessar, tendes por vosso povo, a fim de que, em nome de Cristo, se deixe reconciliar com Deus. E vede se, depois de tanto terdes feito por vossos filhos, podeis agora abandoná-los.

Reconfortados por vossa ternura, ó Mãe, eis-nos aqui, suplicantes, apesar de nossa infidelidade e ingratidão. Não rejeiteis nossa oração, ó Virgem Reconciliadora, mas volvei nosso coração para vosso, Filho.

Alcançai-nos a graça de amar Jesus acima de tudo, e de vos consolar por uma vida de doação, para a glória de Deus e o amor de nossos irmãos. AMÉM.

PEÇA A DEUS A FORÇA DO ESPIRÍTO


Jesus voltou para Galileia com a força do Espírito Santo. Por isso pregava e Suas palavras eram cheias da graça de Deus.

Foi pelo Espírito que Jesus foi ao deserto, venceu o demônio e voltou para o meio do povo para pregar a Palavra. Todas as curas e milagres que Ele fazia era pelo poder do Paráclito.

Em todos os momentos de Sua vida, Jesus nos amou tanto, que quando instituiu o sacramento do batismo, um sinal evidente da graça de Deus, Ele nos concedeu essa mesma força divina.

O poder que levou Jesus a expulsar o demônio, a curar doentes, libertar oprimidos e levar uma palavra de esperança a quem está perdido, nesse mundo, é o mesmo poder que recebemos quando somos batizados.

Algo diferente acontece quando recebemos o Espírito Santo. Nós começamos a agir pelo bem, com a força divina; e mesmo fazendo a experiência da fraqueza, não nos faltam forças para vencer as dificuldades.

Quando você faz as coisas com a força do Espírito Santo, tudo se torna eficaz. Depois que o Senhor voltou para Galileia e sua fama se espalhou, Ele foi para a sinagoga, como de costume, fazer a leitura. Depois de dizer tudo e anunciar a Boa Nova, todos aprovaram o que Ele disse e ficaram admirados com as palavras cheias de encanto que saíam da boca de Jesus.

Quando uma pessoa está cheia do Espírito, até as palavras dela são diferentes. Até o seu "bom dia" comunica a Palavra de Deus, porque é dito no Espírito Santo.

Deus nos deu uma força divina para alegrarmos quem está triste, para trazermos para o caminho certo quem se desviou, para corrigirmos com eficácia e ternura e consolarmos as lágrimas de quem está abatido.

É o Espírito Santo quem nos faz sentir que somos filhos de Deus. Quando Ele entra no nosso coração, anula todo sentimento ruim e nos dá a certeza de que somos amados pelo Pai.

Quem já viveu a experiência de ser batizado no Espírito sabe o que é, de verdade, dizer “Pai nosso”, sabe o que é ser filho. Jesus enviou o Espírito Santo para que você entendesse que para Deus você é um filho. Ele briga em seu favor e faz tudo para preservar a sua vida.

O Espírito Santo veio de Deus para fazer você dizer, de todo coração: “Jesus é o meu Senhor”. E sabe o que acontece quando você diz isso de coração? Todo o mal perde o poder na sua vida. Se a pessoa não é movida pelo Espírito, ela não consegue proclamar o Senhor como seu Deus. Mas que alegria quando ela reconhece que precisa de Jesus na sua vida!

Hoje, é esse Espírito Santo que Jesus quer lhe dar para que você possa dizer: “O Espírito está sobre mim, porque Ele me ungiu para levar a Boa Nova àqueles que precisam. A notícia de que Deus é um Pai de amor e reina sobre todos.”

“O Espírito do Senhor está sobre mim, porque ele me consagrou com a unção, para anunciar a Boa Notícia aos pobres; enviou-me para proclamar a libertação aos presos e aos cegos a recuperação da vista, para libertar os oprimidos e proclamar um ano de graça do Senhor." Deus o ungiu para você proclamar a Palavra do Senhor que liberta todos que necessitam. Ele quer lhe dar um ano de graças, não só para sua vida, mas para você levá-la por onde for.

Jesus quis que nós contagiássemos uns aos outros por meio do sopro, por isso Ele, em certo momento, entrou onde estavam os discípulos e soprou sobre eles o Espírito, e eles foram revestidos pela força do Alto.

Para você também receber essa forca, você deve fazer duas coisas: a primeira é rezar e pedir a Deus a graça do Espírito. A segunda é querer. Queira que a sua vida seja transformada, aprofunde suas raízes nas vontades do Senhor.

Deus precisa que você queira de coração e que peça com os lábios. Se você quiser de verdade e pedir, nada nesse mundo será capaz de impedir que o céu se derrame na sua casa e que seu coração seja revestido dessa força divina, que é o poder do Espírito Santo. Clame ao Senhor essa graça.

Márcio Mendes
Membro da Comunidade Canção Nova

NÃO PERMITAMOS QUE NAS MENTIRAS DO DIABO

Não permitamos que nas mentiras do diabo (pois ele é o mentiroso por excelência) fique eclipsado aquilo que verdadeiramente somos. 
Você sabe como Deus te vê? Exatamente como Ele te formou, não te vê no que você pelas consequências do mundo, da vida e do pecado, tenha se tornado. Ele te chama pelo seu nome, Ele acredita em você, e todos os dias te dá uma nova chance para que sejas verdadeiramente aquilo que você é, aquilo para o qual Ele te criou - o amor. Você tem uma identidade celestial, não perca-a, ninguém pode roubá-la, nem mesmo o diabo. Somente você pode esquecer quem você realmente é. Quero lembrá-lo em nome de Deus, qual é a sua identidade celestial: FILHO DE DEUS. Isto muda todas as coisas quando assumimos: nossas decisões, nossas opções, a maneira que nos vestimos, aquilo que assistimos e ouvimos, o que bebemos e comemos, e a maneira que nos relacionamos com os irmãos e com Deus. Nunca perca sua identidade: VOCÊ É FILHO DE DEUS!Não perca essa dignidade!
Não permitamos que nas mentiras do diabo (pois ele é o mentiroso por excelência) fique eclipsado aquilo que verdadeiramente somos.
Você sabe como Deus te vê? Exatamente como Ele te formou, não te vê no que você pelas consequências do mundo, da vida e do pecado, tenha se tornado. Ele te chama pelo seu nome, Ele acredita em você, e todos os dias te dá uma nova chance para que sejas verdadeiramente aquilo que você é, aquilo para o qual Ele te criou - o amor. Você tem uma identidade celestial, não perca-a, ninguém pode roubá-la, nem mesmo o diabo. Somente você pode esquecer quem você realmente é. Quero lembrá-lo em nome de Deus, qual é a sua identidade celestial: FILHO DE DEUS. Isto muda todas as coisas quando assumimos: nossas decisões, nossas opções, a maneira que nos vestimos, aquilo que assistimos e ouvimos, o que bebemos e comemos, e a maneira que nos relacionamos com os irmãos e com Deus. Nunca perca sua identidade: VOCÊ É FILHO DE DEUS!Não perca essa dignidade!
Padre Roger Luis

JESUS DÁ SENTIDO AQUILO QUE PASSAMOS E SOFREMOS

Jesus dá sentido àquilo que passamos e sofremos, pois passamos a entender que tudo aqui é passageiro, tudo é momentâneo.
“Se ressuscitastes com Cristo, esforçai-vos por alcançar as coisas do alto, onde está Cristo, sentado à direita de Deus” (Cl 3,1).
A Palavra do Senhor está nos convidando a olharmos para as coisas do alto, a aspirarmos as coisas do céu, buscarmos as coisas que dão sentido eterno à nossa vida.
Meus irmãos, nós caminhamos preocupados com tantas coisas, parece que estamos construindo a eternidade aqui na Terra. Por mais que sejamos pessoas de fé, de confiança em Deus, por mais que creiamos n’Ele, o nosso coração se encontra preso pelas coisas terrenas. Assim, não voltamos nosso olhar, nossa direção para a eternidade. Quando fazemos isso, qualquer sofrimento, qualquer perda, qualquer situação que passemos aqui nessa terra, assume um outro sentido e um outro significado.
Jesus dá sentido àquilo que passamos e sofremos, pois passamos a entender que tudo aqui é passageiro, tudo é momentâneo, que tudo que vivemos é para esse período longo ou curto de vida na terra, porque nós nascemos para a eternidade, nascemos para sermos de Deus.
As bem-aventuranças proclamadas no Evangelho de Lucas (cf. Lc 6,20-26) chama a atenção para os pobres, para aqueles que têm fome e choram, para aqueles que são odiados pelos homens, porque estes sim serão saciados, consolados, terão em Deus a verdadeira e a única riqueza.
Que não deixemos as nossas ocupações de lado, não deixemos de trabalhar, de cumprir nossos deveres, assumir as nossas responsabilidades, mas façamos bem o nosso trabalho, sem nos esquecer que nós somos do céu e fomos feitos para ele. Que nós tenhamos plena responsabilidade da missão que nos é confiada e busquemos os valores eternos. Que façamos da nossa vida uma condição evangélica de viver.
Não nos esqueçamos, em nenhum momento, daquele que deu a Sua vida por nós, daquele que é o nosso Senhor e Salvador, que é o sentido da nossa vida. Um dia todos nós estaremos com Ele na glória.
Para que isso aconteça, despojemo-nos já do homem velho, corrompido pela mentira, pelo pecado, por todos os desejos que o mundo desperta em nós; e possamos nascer para a vida nova em Cristo.
Padre Roger Araújo

O QUE É A FORNICAÇÃO ?

A dura luta contra as paixões
Entre os pecados contra a castidade (adultério, pornografia, estupro, masturbação, prática homossexual, etc.) está a fornicação, que é a realização do ato sexual entre um homem e uma mulher que não são casados entre si e nem com outros. É pecado contra o sexto Mandamento da Lei de Deus. O Catecismo da Igreja Católica (CIC) assim explica: “A fornicação é a união carnal fora do casamento entre um homem e uma mulher livres. É gravemente contrária à dignidade das pessoas e da sexualidade humana, naturalmente ordenada para o bem dos esposos, bem como para a geração e a educação dos filhos” (CIC § 2353).
Infelizmente, dentro do relativismo religioso e moral que vai penetrando na Igreja, até mesmo na cabeça de alguns sacerdotes, a fornicação entre namorados e noivos vai se tornando corriqueira e muitos a querem justificar e até aprovar. Não é raro ouvir jovens nos dizerem que um padre disse que não é pecado viver o sexo com o (a) namorado (a) se eles se amam.No entanto, para sermos fiéis a Deus e à Igreja não podemos aceitar essa grave quebra da moral católica. Apresento a seguir algumas passagens bíblicas que mostram como Deus condena a fornicação como pecado grave:
“Guarda-te, meu filho, de toda a fornicação: fora de tua mulher, não te autorizes jamais um comércio criminoso” (Tobias 4,13).
“Envergonhai-vos da fornicação, diante de vosso pai e de vossa mãe; e da mentira, diante do que governa e do poderoso” (Eclesiástico 41,21).
“Mas a respeito dos que creram dentre os gentios, já escrevemos, ordenando que se abstenham do que for sacrificado aos ídolos, do sangue, da carne sufocada e da fornicação” (Atos dos Apóstolos 21,25).
“Mas o corpo não é para a fornicação, e sim para o Senhor, e o Senhor é para o corpo” (I Coríntios 6,13).
“Não sabeis que vossos corpos são membros de Cristo? (id. v.15)
“Fugi da fornicação. Qualquer outro pecado que o homem comete é fora do corpo, mas o impuro peca contra o seu próprio corpo” (id. v. 18).
“Ou não sabeis que o vosso corpo é templo do Espírito Santo, que habita em vós, o qual recebestes de Deus e que, por isso mesmo, já não vos pertenceis? Porque fostes comprados por um grande preço. Glorificai, pois, a Deus no vosso corpo” (id. v. 19-20).
“Receio que à minha chegada entre vós Deus me humilhe ainda a vosso respeito; e tenha de chorar por muitos daqueles que pecaram e não fizeram penitência da impureza, fornicação e dissolução que cometeram” (II Coríntios 12,21).
“Ora, as obras da carne são estas: fornicação, impureza, libertinagem” (Gálatas 5,19).
“Quanto à fornicação, à impureza, sob qualquer forma, ou à avareza, que disto nem se faça menção entre vós, como convém a santos” (Efésios 5,3).
Penso que essas passagens bíblicas falam por si mesmas e não podem ser anuladas. A Palavra da Igreja é para nós a Palavra de Cristo e de Deus Pai: “Quem vos ouve, a mim ouve; e quem vos rejeita, a mim rejeita; e quem me rejeita, rejeita aquele que me enviou” (Lucas 10,16). E a Igreja desde sempre ensinou que a vida sexual só é lícita entre marido e mulher unidos pelo sacramento do matrimônio. Diz o Catecismo da Igreja Católica (CIC):
“A sexualidade, mediante a qual o homem e a mulher se doam um ao outro com os atos próprios e exclusivos dos esposos, não é em absoluto algo puramente biológico, mas diz respeito ao núcleo íntimo da pessoa humana como tal. Ela só se realiza de maneira verdadeiramente humana se for parte integral do amor com o qual homem e mulher se empenham totalmente um para com o outro até a morte” (CIC § 2361).
“Pela união dos esposos realiza-se o duplo fim do matrimônio: o bem dos cônjuges e a transmissão da vida. Esses dois significados ou valores do casamento não podem ser separados sem alterar a vida espiritual do casal e sem comprometer os bens matrimoniais e o futuro da família. Assim, o amor conjugal entre o homem e a mulher atende à dupla exigência da fidelidade e da fecundidade” (CIC §2363)
Hoje é terrível a luta do jovem cristão contra o pecado da carne, porque o mundo – “que jaz no maligno” – se movimenta em torno do prazer do sexo, e calca aos pés a sagrada Lei de Deus. Mas não podemos esquecer o que disse o Apóstolo: “O salário do pecado é a morte” (Rm 6,23). Conheço muitos que sofrem e que sofreram por se entregarem ao pecado da carne, mas não conheço alguém infeliz por ter lutado contra ele. A Carta aos Hebreus diz que devemos “resistir até o sangue na luta contra o pecado” (Hb 12,4).
É certo que para todos é dura a luta contra as paixões da carne, – para os solteiros e para os casados –, mas é preciso dizer que quanto mais árdua for essa luta tanto maior será a vitória e a glória que daremos a Deus em nosso corpo. A Igreja ensina o remédio contra o pecado: jejum, esmola e oração. Jesus disse aos Apóstolos no Horto das Oliveiras: “Vigiai e orai, o espírito é forte, mas a carne é fraca”. Então, temos de fortalecer a vontade com a penitência, a mortificação, a oração sem cessar, e, sobretudo, a vigilância. Tudo o que entra na alma, entra pelos sentidos (olhos, mãos, nariz, boca, ouvidos); então, é preciso vigiá-los contra tudo que leve excitação para a alma.
Mas, os maiores Remédios que a Igreja põe à nossa disposição continuamente são a Confissão e a Eucaristia; a primeira lava o corpo e a alma da fornicação, e a segunda a sustenta para não cair novamente.
Esta é uma luta que muito agrada a Deus, porque a castidade é uma grande virtude.
Prof. Felipe Aquino