quarta-feira, 31 de agosto de 2011

COLOQUE SUA VIDA A SERVIÇO DE DEUS


Jesus precisa ser levado por pessoas que sejam para Ele como os Seus pés, Suas mãos, Seus braços, Seus olhos, Sua face, e que apresentem a pessoas necessitadas. Em nossos tempos, o Senhor precisa de uma tropa de resgate, de braços capazes de resgatar pessoas de situações concretamente muito ruins, com envolvimento com bebidas alcoólicas, drogas, prostituição, adultério e rebeldia. Vidas sem sentido, depressivas, precisam ser resgatadas.
Jesus quer libertar pessoas do isolamento, do orgulho e da vaidade. Além daquelas que estão na fossa, soterradas, depressivas, existem outras que foram dominadas pelo orgulho e julgam poder ficar sem Deus. Não têm consciência do erro que cometem!
A maior necessidade do ser humano é o amor. As pessoas necessitam ser tocadas e curadas de suas feridas. Jesus é o Bom Samaritano. Ele precisa de alguém que seja para Ele como as Suas mãos. Para tocar as feridas; derramar sobre elas "azeite e vinho".
Muitos precisam ser vistos pelo Senhor, por isso, Ele precisa de pessoas que sejam a Sua face, para acolher e amar. Em Seu imenso amor, o Senhor nos chama. Chama a mim e a você. Muito mais que seu patrimônio e posição, consagre-se ao Senhor. Você é Seu maior patrimônio, Seu maior bem.
Se até hoje você mediu seus valores por aquilo que o mundo lhe oferece, o Senhor não o condena porque esse sempre foi seu padrão de vida: cursos realizados, profissão, cargos, posição, emprego. O que Ele quer é que, agora, sua vida seja colocada a serviço d’Ele.
Não pense que o Senhor o privará de sua realização. Ao contrário, será muito mais gratificante. Você terá alegria e felicidade verdadeiras. Para isso, é preciso que você se entregue totalmente nas mãos do Senhor, pois Ele é o Senhor e você, o servo.
Isso não significa que você tenha de ser padre, religioso ou religiosa. Em primeiro lugar, consagre-se ao Senhor. Depois, Ele mesmo lhe mostrará de que maneira deve servi-lo.
Padre Jonas Abib

VIDA CRISTÃ E VOCAÇÃO

Imagem de Destaque 
O seguimento de Jesus Cristo se faz em Comunidade
Buscamos juntos os caminhos para a presença cristã num mundo pluralista, desafiador e ao mesmo tempo maravilhoso, até porque não o recebemos pronto. Faz parte do amor eterno com que Deus nos criou que cada geração assuma de novo a tarefa de “dominar a terra” (Cf. Gn 1, 26-31). Nossos antepassados deram conta de suas responsabilidades e somos gratos pela contribuição que ofereceram, mas o tempo que temos é o de hoje e nós somos “a bola da vez”.
O Senhor provoca cada pessoa a um compromisso com a edificação do mundo, tecendo a teia de relacionamentos com a natureza, o próximo e com o próprio Deus. Todos nós recebemos uma bateria de dons e capacidades que nos dão condições para marcar com nosso selo pessoal a realidade em que vivemos. Identificar os dons pessoais, acolhê-los e fazê-los frutificar! Este é o primeiro passo.
O Papa Bento XVI afirmou há poucos dias em Madrid que o seguimento de Jesus Cristo se faz em Comunidade de Igreja. Pois bem, as pessoas com as quais vivemos são instrumentos de Deus para que nossos dons se revelem. Quem já sentiu um apelo vindo de sua comunidade, chamando a servir e a promover o bem comum deve ter percebido que esta é uma das fontes mais significativas de realização humana. Tarefas assumidas a partir das necessidades de uma comunidade concreta despertam capacidades impensadas anteriormente. Aprende-se a fazer por causa do chamado de Deus feito pelas pessoas. E muitos descobriram assim seu modo de fazer o bem, especialmente pelos mais pobres. Olhar ao nosso redor e escutar os clamores das pessoas e não fugir da raia, pois há um lugar para cada um de nós.
Há outro e não menos importante espaço para identificar o bem que se pode fazer. É lá dentro de nosso coração, quando entramos em nosso “quarto” interior que Deus fala. Há um trato de “tu a tu”, com o qual Deus olha em nossos olhos e chama. Estranha-me saber que muitos nunca chegaram a entrar nesse quarto interior. Todas as pessoas humanas foram criadas para a intimidade com Deus, sem exceção. Não existe uma categoria inferior de cristãos, à qual não se desse as pérolas do Evangelho.
Dons que o Senhor confiou, apelos das pessoas, inspiração interior. São as fontes para todos os cristãos, independente de idade ou estado de vida haurirem a sabedoria necessária para viverem sua vocação. Sim, existe um olhar especial de Deus para cada pessoa, expressão de seu amor. Se cada cristão se descobrir missionário, teremos uma imensa multidão de homens e mulheres presentes na sociedade e no mundo, conduzidos todos pelo Espírito Santo, transformando nossa realidade, fermentando-a com os valores do Evangelho. Neste final de semana, intensamente vocacional em nossa Igreja de Belém, com a Feira Vocacional e o Show Vocacional, o Senhor nos conceda a resposta generosa de muitas pessoas a trabalharem pelo Evangelho e pela Igreja.
Em Madrid, a Jornada Mundial da Juventude se transformou num grande chamado vocacional. Os jovens ali presentes, de cento e noventa e quatro países, receberam a cruz e o mandato missionário, acolhendo o convite do sucessor de Pedro. Era maravilhoso ver as ruas da capital espanhola, num país de forte tradição católica, quase envergonhado nos últimos tempos de suas raízes cristãs, regado pelo sorriso, a disponibilidade e a coragem da juventude.
Os jovens deram um verdadeiro banho de vida espiritual que se estendeu aos confins da terra. Na Vigília vivida com o Papa, depois de uma tempestade que assustou a todos, era positivamente chocante ver um mar de silêncio que se estendia quando o Santíssimo Sacramento foi exposto. Ninguém precisou dizer àquela juventude maravilhosa para se calar. O rumor das aclamações transformou-se em adoração! Sim, a segurança que encontramos para confiar no futuro está no alto, no céu que se faz presente no Altar. Para lá nossos jovens querem olhar e de Jesus nascerão novos apóstolos para novos tempos. A luz de faz presente!
Dom Alberto Taveira Corrêa

QUANTO MAIS SOU FRACO, MAIS SOU FORTE

E para que a grandeza das revelações não me enchesse de orgulho, foi-me dado um espinho na carne, um anjo de Satanás, para me esbofetear, a fim de que eu não me torne orgulhoso. A esse respeito, roguei três vezes ao Senhor que ficasse longe de mim. Mas o Senhor disse-me: “Basta-te a minha graça; pois é na fraqueza que a força se realiza plenamente”. Por isso, de bom grado, me gloriarei das minhas fraquezas, para que a força de Cristo habite em mim; e me comprazo nas fraquezas, nos insultos, nas dificuldades, nas perseguições e nas angústias por causa de Cristo. Pois, quando estou fraco, então é que sou forte.(At 12,7-10)
Que você não se encha de orgulho, orgulho até por sermos de Deus. Paulo nos dá uma receita maravilhosa precisamos nos gloriar no Senhor, em tudo dar graças. Você precisa aprender a dar graças em qualquer circunstâncias. Não podemos ser um murmurador. Nossa tendência é murmurar, somos fracos, mas é na nossa fraqueza que a força de Deus se manifesta. Paulo era um homem fraco, mas ele reconhecia em si a força de Deus.
Você que quer se fazer combatente, é preciso tomar consciência que o seu ministério, o seu ser combatente não é seu, é dom de Deus. O combatente recebe o dom de Deus como presente. E se é de Deus tem que ser dado a Deus. Por isso é preciso tomar cuidado, o dom de Deus não se cobra. Não se cobra pedaços no céu, não se obtém lucro sobre ele, não se cobra é de Deus. Cuidado você que Deus vai te levantando, vai te dando uma graça especial, um lugar de destaque, te fazendo um orante que tem revelações ordinárias, cuidado porque o orgulho pode tomar conta do seu coração.
Nós combatentes precisamos estar vigilantes para que nada nos encha de orgulho, senão o Senhor enviará um anjo para lhe bater o dia todo. Cuidado para não perder a visão espiritual e ficar somente com uma visão capitalista. Cuidado para não usar a caridade como fonte de lucro. Você combatente e você que quer fazer parte do exército do Senhor nunca queira se sentir “o cara”.
Nossa visão é pobre, mas quando olhamos com os olhos de Deus, tudo passa a ser diferente. Um combatente não pode se deixar levar simplesmente pelo material, o que vamos comer, o que vamos beber? Os que se preocupam com isso, são os pagãos.
Na missão de Campos de Goitacazes não nos preocupamos quanto o encontro lucrou, mas em quantas almas foram salvas. A missão da Canção Nova é salvar almas, as obras são para isso. E eu sou fruto da rádio Canção Nova, a ouvia com muita dificuldade em São Paulo. Eu era um ouvinte assíduo e experimentei a salvação assim. Eu tenho uma gratidão enorme pela Canção Nova, e não porque eu sou membro dessa comunidade, mas por aquilo que Deus realizou em mim através dela.
Eu preciso reconhecer que meu ministério não é mérito meu, mas é graça de Deus. Não devemos nos preocupar com o material. Como Paulo diz: “eu sou o que sou por graça e não por mérito”. Cuidado, ficamos atentos, vigilantes, não podemos nos orgulhar.A Canção Nova é dom de Deus. E sua missão é de ganhar almas para Deus. O Senhor é preocupado comigo que sou combatente. Nunca me fiz pregador, nem acho que eu seja um pregador, faço por obediência. Eu sei que tem pessoas que receberam o dom. Nosso ministério de combatente não tem preço, Jesus já pagou um alto preço por ele.
Combatente, que quer ser combatente, tem que tomar consciência que o nosso ministério já foi pago, não devemos cobrar por ele. Deus é bondoso, ele não nos deixa faltar nada. Ele tem cuidado de mim em tudo, para que eu vou querer explorar alguém? Ele me dá tudo o que eu preciso.
Um combatente se mantém constante em toda prova. Ele não regride! Qquando Paulo foi preso, ele não murmurou, mas começou a dar glórias a Deus. Essa é a identidade do combatente, constância a toda prova.
Que o Senhor nos livre do orgulho espiritual, a Palavra de Deus hoje nos chama a atenção a renunciar a nos mesmo, tomar a nossa cruz e segui-Lo. Que possamos segui-lo a cada dia e fazer a Tua Santa vontade.
Padre Edimilson Lopes