quinta-feira, 29 de agosto de 2013


MARTÍRIO DE SÃO JOÃO BATISTA

Com satisfação lembramos a santidade de São João Batista que, pela sua vida e missão, foi consagrado por Jesus como o último e maior dos profetas: “Em verdade eu vos digo, dentre os que nasceram de mulher, não surgiu ninguém maior que João, o Batista…De fato , todos os profetas, bem como a lei, profetizaram até João. Se quiserdes compreender-me, ele é o Elias que deve voltar.” (Mt 11,11-14)
Filho de Zacarias e Isabel, João era primo de Jesus Cristo, a quem “precedeu” como um mensageiro de vida austera, segundo as regras dos nazarenos.
São João Batista, de altas virtudes e rigorosas penitências, anunciou o advento do Cristo e ao denunciar os vícios e injustiças deixou Deus conduzí-lo ao cumprimento da profecia do Anjo a seu respeito: “Pois ele será grande perante o Senhor; não beberá nem vinho, nem bebida fermentada, e será repleto do Espírito Santo desde o seio de sua mãe. Ele reconduzirá muitos dos filhos de Israel ao Senhor seu Deus: e ele mesmo caminhará à sua frente…” ( Lc 1, 15)
São João Batista desejava que todos estivessem prontos para acolher o Mais Forte por isso, impelido pela missão profética, denunciou o pecado do governador da Galileia: Herodes, que escandalosamente tinha raptado Herodíades – sua cunhada – e com ela vivia como esposo.
Preso por Herodes Antipas em Maqueronte, na margem oriental do Mar Morto, aconteceu que a filha de Herodíades (Salomé) encantou o rei e recebeu o direito de pedir o que desejasse, sendo assim, proporcionou o martírio do santo, pois realizou a vontade de sua vingativa mãe: “Quero que me dês imediatamente num prato, a cabeça de João, o Batista” (Mc 6,25)
Desta forma, através do martírio, o Santo Precursor deu sua vida e recebeu em recompensa a Vida Eterna reservada àqueles que vivem com amor e fidelidade os mandamentos de Deus.
São João Batista, rogai por nós!

QUARDE OS PRECEITOS DE DEUS

Meu filho e minha filha, não se esqueçam da Palavra de Deus que foi colocada em seu coração, na Santa Missa, pela Sagrada Escritura. Não se esqueçam daquela Palavra que veio a vocês como uma resposta nem dos mandamentos que vocês aprenderam desde criança. “Não se esqueçam da minha instrução e o seu coração guarde os meus preceitos, pois são eles que trarão a você dias duradouros e muitos anos de vida e de paz.”

Quando você se torna sensível à Palavra de Deus e à moção do Espírito, guarda no coração as Suas vontades e passa a amá-las. O próprio Senhor, por meio da Sua inspiração, faz você querer o que Ele quer, isso preserva a sua vida e assegura a sua felicidade.

Tudo o que Deus quer para nós é bom. A vontade d’Ele é a melhor coisa que pode acontecer na nossa vida. E, quando um preceito d’Ele chega até nós, é para preservar a nossa vida e nos fazer feliz.

Na vontade do Senhor não existe maldade ou indiferença. É na ausência d’Ele que a maldade se manifesta. Por isso, a Palavra diz: “Que o amor e a fidelidade não o abandonem”. Abra o coração para a bondade e seja fiel a Deus, quem é do Senhor faz sempre o bem, a começar com os seus.

A pessoa bondosa é gentil, carinhosa, paciente, participativa, ajuda o outro nos seus afazeres, tem disposição para perdoar, para cuidar de quem precisa. Ela mostra nos pequenos gestos que o seu coração está tomado por uma força divina que verdadeiramente transforma.

Essa bondade precisa ser tão sentida quanto realizada. Por isso, a Palavra diz: “Que o amor e a fidelidade não abandonem você. Amarre-os ao redor do seu pescoço e escreva-os na tábua do seu coração”. Amarrar a bondade no pescoço significa deixar-se conduzir por ela por onde você for e deixá-la repousar sobre o coração.

A recompensa por ser bondoso é a alegria em praticar o bem. Mas o Espírito Santo lhe garante mais. Ele garante que se você praticar o bem, alcançará a graça e o bom sucesso diante de Deus e dos outros.

Aquele que age com fidelidade e bondade será favorecido por Deus e pelas pessoas à sua volta. Por praticar o bem, a pessoa desperta no outro a vontade de retribuir esse bem e receber do Senhor ajuda e proteção.

Às vezes, você usa tantos artifícios para afastar-se do mal, mas o que realmente afasta o mal de você é o temor do Senhor. Temor é respeito, disposição para obedecer ao que Deus coloca no seu coração.

Se você estiver com Deus, o Espírito Santo vai lhe dar capacidade de depositar toda confiança no Senhor. Mesmo que você não confie em si mesmo, confie em Deus, pois Ele confia em você e sabe a capacidade que tem para experimentar esse amor que vem pela bondade.

Pense no Senhor em todos os seus caminhos e Ele conduzirá seus passos. Com Deus é mais fácil e tudo se torna possível. Nada traz mais saúde para o corpo do que aceitar viver a vida com amor, ser bom e fazer o bem.

É sobre os seus ossos que recaem o peso do dia a dia, mas a Palavra garante que o Espírito Santo vai tirar de cima de você essa sobrecarga, colocando, no seu coração, os preceitos e a instrução de Deus, guiando seus passos no caminho da verdade. A recompensa será consequência da bondade e da fidelidade ao Senhor. Bendito seja Deus por essa Palavra.

Márcio Mendes
Membro da Comunidade Canção Nova

RENASCER NO ESPÍRITO


Põe tuas mãos
Em minha vida, Senhor,
Quero estar sempre
Em teus braços de amor.
Porque tu és misericórdia,
Porque tu és um Deus de amor.

Renova a minha vida
No teu espírito, Senhor
E deixa que eu navegue nos teus mares de amor
Renova a minha vida no teu Espírito
Quero renascer para servir-te ó Senhor
Refaz a minha vida Senhor
Olha pra mim
Sem ti nada sou
Restaura a minha vida Senhor
Vê como estou,
Preciso do teu amor

DEUS NOS CHAMA A SER PROFETA

Caímos no erro de pensar que Deus nunca irá nos chamar para servi-Lo, pois Ele só o faz com pessoas especiais. Mas isso não é verdade! Não podemos olhar somente para os chamados específicos: ser padre, ser freira. Hoje, o Senhor tem convocado a muitos que não são padres nem freiras para ser evangelizadores e profetas.
Profeta não é aquele que adivinha o futuro, mas aquele, por meio do qual, Deus quer nos falar. Ele precisa de homens de carne e osso, que sejam a Sua boca, pois Ele quer falar por meio de nós: Ele quer profetizar. A palavra 'servo' significa escravo. Pessoas humildes, pobres, pessoas socialmente desclassificadas, são chamadas por Deus para ser apóstolos. Para serem os profetas de que Ele necessita.

Deus nos chama a ser profetas, pois só assim conseguirá atingir o seu povo. Assim como Jesus se fez homem, para estar no meio de nós, adquiriu a cultura, a linguagem, os modos daquele povo para evangelizá-lo e trazê-lo de volta para Deus, assim somos nós, profetas no meio do povo, hoje. Jesus nunca deixou de ser Deus, mas veio como homem: se encarnou, tomou uma natureza humana, teve um corpo como o nosso, adquiriu a cultura do povo de sua época.

Assim como dizemos que os jovens são os evangelizadores dos jovens, em cada meio é preciso que haja um profeta para evangelizar as pessoas naquela realidade. Se não assumirmos estes ambientes como campo de evangelização, o mundo tomará conta deles. Não se trata de transformar o local em que vivemos e trabalhamos num púlpito de pregação, mas de evangelizar sendo o profissional que devemos ser. Trabalhando naquele meio, sendo de Deus e fazendo ali o que Deus quer. Em tudo aquilo que fizermos, nossas palavras, nosso procedimento, em tudo, estaremos evangelizando nossos companheiros de serviço.

As pessoas não estão muito interessadas em palavras, mas em testemunhos de vida. É a pregação com a vida. A sua vida vai ser uma grande pregação. Depois basta você contar aos outros o que Deus fez com você e com a sua família. Isso vai ser o grande testemunho. Ele será muito mais forte do que muitas palavras.

Talvez nos sintamos confusos, pequenos demais, com medo, diante da missão que nos é confiada, e por isso, ficamos sem saber o que fazer. Na obra de Deus, porém, somos apenas instrumentos pequenos e frágeis nas mãos d’Ele; mas por meio de nós, Ele pode realizar maravilhas. Deus está nos chamando: “Vem falar por mim!”Precisamos responder a esse apelo de Deus.
Monsenhor Jonas Abib
Fundador da Comunidade Canção Nova

DECEPÇÃO

É preciso acreditar sempre!
“Ele enxugará toda lágrima dos seus olhos. A morte não existirá mais, e não haverá mais luto, nem grito, nem dor, porque as coisas anteriores passaram” (Ap 21,4).

Enfrentamos inúmeras situações em nossa história que, com ou sem a nossa autorização, acabam nos trazendo esse terrível sentimento: a decepção. Quem nunca se desencantou com alguém em quem acreditava? Quem já não esperou por realidades que não se concretizaram? Quem já não fez a experiência de não ser correspondido quando amou? A decepção é um sentimento presente na vida humana e nós precisamos aprender a bem administrá-lo.

Em algum momento de nossa história, todos nós nos decepcionamos, todos experimentamos a infelicidade de não nos sentirmos os “prediletos”. Contudo, é preciso compreender que se esse sentimento não for trabalhado e superado, poderá nos marcar com desastrosas consequências.
A decepção é um profundo veneno e, quando faz morada no coração, tende a nos roubar o entusiasmo, a alegria e o ânimo, além de nos fazer desacreditar da vida e das pessoas em geral. Ela nos leva a pensar que nossas lutas são em vão, roubando, assim, o sentido de nossos esforços e crenças. Por isso, precisamos sempre contra-atacar esse sentimento.

Antes de tudo, é preciso destruir definitivamente alguns chavões: “homem é tudo igual, não leva nenhuma mulher a sério”, “meus namoros nunca dão certo”, “eu não paro em nenhum emprego”, “o casamento é ilusão, na prática não funciona” etc. É preciso romper com a mentalidade negativista que a decepção acaba fabricando em nós.

Não é porque uma mulher viveu uma experiência dolorosa com um determinado homem, que todos eles “não prestam”. Há, sim, homens bons. Não é porque o casamento de algum conhecido (até mesmo o seu) não deu certo, que o casar-se tornou-se uma utopia irreal. Não é porque você se decepcionou uma vez, que irá se decepcionar sempre. Nem todas as pessoas são ruins e falsas.

Não temos o direito de desistir de amar pelo fato de termos vivido experiências difíceis. É preciso não se tornar escravo(a) da decepção, acreditar na vida, na família, nas pessoas, em Deus! É preciso tentar de novo, recomeçar.

Amanhã tudo poderá ser melhor, pois, a cada dia que se inicia, Deus nos dá a oportunidade de reescrever nossa história e, com Ele, poderemos dar cor e vida ao que antes era dor e ausência.

Deus é fiel e, diante das desventuras, Ele estará sempre pronto a abrir novos caminhos para que possamos recomeçar. É preciso acreditar e não parar na decepção. É preciso acreditar e não deixar a doçura presente nos dias se amargar. É preciso acreditar sempre!