sábado, 17 de agosto de 2013

SEMANA NACIONAL DA FAMILIA

A Transmissão e a Educação da Fé cristã na Família” é o tema, deste ano, para a Semana Nacional da Família, comemorada de 12 a 18 de agosto de 2013.

O tema leva em conta a responsabilidade dos pais e também o Ano da Fé, instituído pelo Papa emérito Bento XVI. Está em consonância também com a Campanha da Fraternidade e a Jornada Mundial da Juventude.

Devemos refletir sobre o papel dos pais, os desafios que se apresentam, os valores que permanecem, a educação pela presença dos pais com fortaleza e docilidade, a iniciação cristã como educação para a felicidade e, por fim, procuremos elaborar um projeto de vida pessoal e familiar.

Os subtemas, elaborados pela CNBB, desejam provocar e desafiar os pais a assumirem, cada vez mais, a missão de primeiros e autênticos transmissores e educadores da fé cristã. 
Atraídos por Jesus Cristo, os pais são convocados por Ele ao anúncio do Evangelho, com um mandato que é sempre novo, uma nova evangelização para descobrir novamente a alegria de crer e reencontrar o entusiasmo de comunicar a fé.

Na descoberta diária do amor, a família ganha força e vigor no compromisso missionário que jamais pode faltar.

A fé na família cresce quando é vivida como experiência de um amor recebido e comunicada como experiência de graça e de alegria.

Programaram-se sete encontros que poderão ser estendidos para ocasiões comemorativas e sugeridas em organizações de celebrações em outros ambientes que vão além da comunidade eclesial, tais como escolas, universidades, fábricas, escritórios etc.

Seria bom que toda família cristã participasse desse momento de evangelização, o qual começa no ambiente paroquial e deve se espalhar por todos os ambientes em que vivemos.

Deus é família: Pai, Filho e Espírito Santo, pessoas que vivem em comunhão. Unidos pela fé, também formamos uma família, a Igreja.

O Senhor nos fez à Sua semelhança e espera que preservemos esses valores. É hora de renovarmos nossa fé, vivendo-a com maior decisão e empenho.

Vamos todos, homens e mulheres cristãs! Que todos e cada um dê a sua colaboração para fazermos com que as famílias cristãs cresçam, como Jesus, em idade, sabedoria e graça diante de Deus!

Dom Eurico dos Santos Veloso
Arcebispo Emérito de Juiz de Fora (MG)

UM NOVO OLHAR

É maravilhoso o despertar de um novo dia! O peso das dificuldades da vida não podem obscurecer a nossa visão, impedindo-nos de contemplar o azul do céu, a beleza das flores, o sorriso das crianças e de todos os que estão ao nosso lado, o olhar dos irmãos, o qual, muitas vezes, pede-nos ajuda, além de tantos pequenos detalhes carregados de significados.
Rezemos como o salmista com confiança e simplicidade de coração, suplicando a Deus: “Que o Senhor me conceda, de dia, Sua graça benigna; de noite, cantando, eu bendigo ao meu Deus, minha vida” (Sl 41,9).
Como nos disse o Papa Francisco, deixemo-nos surpreender por Deus.
Luzia Santiago
Quantas vezes passamos por tribulações e nos afastamos da graça de Deus? Com desculpas de falta de tempo, falta de local ou até mesmo falta de vontade, deixamos de recorrer Àquele que está sempre de braços abertos para nos amparar e conduzir nossos passos.

No Pai está a fonte de todo o Amor que precisamos para trilhar o nosso caminho com paz e felicidade. Quando rezamos, no silêncio do nosso coração, permitimos que Deus se ligue intimamente conosco, cicatrizando as nossas feridas, a fim de realizar em nós o Seu plano de Amor.

Em Mateus 6,6 está escrito: “Quando orardes, entra no teu quarto, fecha a porta e ora ao teu Pai em segredo; e teu Pai, que vê num lugar oculto, te recompensará.”

Quando Jesus nos ensina que para rezar precisamos nos isolar, está nos dando o caminho para que possamos ouvir em nosso coração tudo aquilo que Ele nos quer falar. É na entrega e no silêncio que nosso coração se abre para entender a vontade de Deus Pai para nós.

Muitas vezes nos sentimos impotentes e pequenos diante de tantas adversidades que a vida nos apresenta. Temos preocupações e no meio deste turbilhão, acabamos esquecendo de entregar todas as situações ao Pai.

A grande diferença entre aqueles que têm a fé inabalável e confiam plenamente em Deus e os que se afastam ou até mesmo querem “ver para crer”, está justamente no modo de absorverem tais experiências. Enquanto o primeiro confia plenamente e tem certeza de que Deus não o abandonará, o outro não crê e acha que a solução está em algo material e palpável e que Deus está distante.

Nada é mais poderoso que a oração, desejo que você possa aprender mais uma vez com o exemplo de Maria que mesmo passando por sérias provações, jamais deixou de entregá-las nas mãos do Pai, para que Ele fizesse a Sua vontade.

Senhor,
vem em nosso socorro,
ilumina o nosso pensamento,
dá-nos equilíbrio e que saibamos organizar
sabiamente a nossa vida de oração.
Amém!

Padre Alberto Gambarini

FAÇAMOS DA SIMPLICIDADE O NOSSO PROJETO DE VIDA

O Papa Francisco encantou o Brasil e o mundo com a sua simplicidade e apontou-nos que é por este caminho que devemos seguir. Pudemos contemplar o belo na simplicidade dele.
Não entendamos simplicidade como ser bobo ou ingênuo. O Próprio Senhor nos diz: “Sede, pois, prudentes como as serpentes e simples como as pombas” (Mt 10,16).
Peçamos a Jesus a graça de sermos homens e mulheres simples e descomplicados, porque Deus é simples.
Luzia Santiago

O SIGNIFICADO PARA NÓS AMAR JESUS ?



Amar Jesus significa trazê-Lo para a nossa realidade, vivendo segundo os Seus ensinamentos, ajudando o próximo, perdoando os nossos inimigos, exercitando a compaixão e a caridade, com espírito de gratuidade.

Não é uma tarefa muito fácil, pois temos natureza pecadora, mas é o nosso dever enquanto cristãos, como lemos em Levítico 19, 18b : “... Amarás o teu próximo como a ti mesmo...”.

É preciso exercitar a prática do amor ao próximo todos os dias. Um coração voltado para Deus reflete o bem para a nossa própria vida e na vida do outro. Lembremos sempre, somos imagem e semelhança de Deus que é amor. O amor de Deus e do próximo constituiem um só amor, que se ilumina e completa um no outro. Amamos a Deus no próximo e amamos o próximo em Deus. O amor não pode ter divisão.

Amar é entregar-se! Confiar nossa vida nas mãos de Deus nos dá a certeza de que não estamos sozinhos para enfrentar todos os desafios que nos são apresentados durante nossa caminhada. Todos que confiam sua vida a Deus traduzem em seu semblante a paz, a alegria e o amor que é próprio de quem não duvida do amor d’Ele por nós.

Passamos a “nos amar” e isso é fundamental. Só sabe amar aquele que se ama e se aceita como pessoa amada de Deus.
Viver e sentir esse amor nos dá a segurança que precisamos para enfrentar doenças, dificuldades financeiras, problemas familiares e todos os obstáculos que enfrentamos no nosso dia a dia. Além disso, quando estamos plenos do verdadeiro amor somos capazes de propagar este amor ao próximo e ser instrumento de evangelização para transformar vidas.

Senhor,
que saibamos reconhecer o Teu amor no nosso irmão,
faz-nos homens e mulheres novos,
dispostos a amar o próximo sem distinção.
Ensina-nos a ter misericórdia e servir com gratuidade e generosidade. Amém
Padre Alberto Gambarini