sábado, 24 de agosto de 2013



SÃO BARTOLOMEU

Neste dia, festejamos a santidade de vida de São Bartolomeu, apóstolo de Nosso Senhor Jesus Cristo, que na Bíblia é citado com o nome deNatanael (que significa dom de Deus). Os três Evangelhos sinópticos chamam-lhe sempre Bartolomeu ou Bar-Talmay (filho de Talmay em aramaico). Nasceu em Caná da Galiléia, naquela pequena aldeia onde Jesus transformou a água em vinho.
Bartolomeu é modelo para quem quer se deixar conduzir pelo Senhor, pois, assim encontramos no Evangelho de São João: “Filipe vai ter com Natanael e lhe diz: ‘É Jesus, o filho de José de Nazaré’”. Depois de externar sua sinceridade e aproximar-se do Cristo, Bartolomeu ouviu dos lábios do Mestre a sua principal característica: “Eis um verdadeiro israelita no qual não há fingimento” (Jo 1,47).
Pertencente ao número dos doze, São Bartolomeu conviveu com Jesus no tempo da vida pública e pôde contemplar no dia-a-dia o conteúdo de sua própria profissão de fé: “Rabi, tu és o Filho de Deus, tu és o rei de Israel”. Depois da Paixão, glorificação do Verbo e grande derramamento do Espírito Santo em Pentecostes, conta-nos a Tradição que o apóstolo Bartolomeu teria evangelizado na Índia, passado para a Armênia e, neste local conseguido a conversão do rei Polímio, da esposa e de muitas outras pessoas, isto até deparar-se com invejosos sacerdotes pagãos, os quais martirizaram o santo apóstolo, após o arrancarem a pele, mas não o Céu, pois perseverou até o fim.
São Bartolomeu, rogai por nós!

SALVE-SE QUEM PUDER ?

Deus vem ao encontro dos anseios humanos
Está inscrito na natureza humana o anseio pela felicidade, a busca da plena realização de todas as suas potencialidades. Ainda bem! É altamente consolador ter a clareza de que não fomos feitos para nivelar pelo rodapé da existência nossos sonhos, mas buscar o que é melhor, mirar as coisas do alto, acolher o chamado de Deus a sermos perfeitos. Entra aqui um dado importante, pois não se trata apenas de construção pessoal, mas resposta, a modo de um diálogo iniciado desde toda a eternidade. Fomos pensados e amados por alguém. Não somos obra do acaso nem estamos perdidos, sem rumo.

Entretanto, a luta renhida do cotidiano pode levar as pessoas a se engajarem numa competição, tantas vezes desigual, pelos melhores lugares na sociedade, oportunidades de trabalho e reconhecimento, num "salve-se quem puder" semelhante à correria que se segue a tragédias, como incêndios ou revoltas populares. Cada um quer receber o seu naco de proveito e, infelizmente, tantas vezes à custa do pescoço do outro a ser pisado. Todas as diversas manifestações que pululam hoje pelo mundo e pelo nosso país têm como pano de fundo o desejo profundo de realização e a busca do espaço de liberdade para a qual fomos feitos. Só que muitos entram de roldão nas ondas de protestos, criando-se um estado de insatisfação em que se perde o sentido do respeito às pessoas e os justos limites da liberdade de cada homem e cada mulher. Também as situações pessoais e os dramas familiares nos deixam estarrecidos, de modo a suscitar um "até quando?" que inquieta a todos pela multiplicação de fatos inusitados. E que dizer da absurda eliminação da vida das pessoas e a violência que se espalha? Podemos até destruir justamente o que mais nos atrai, o sonho de felicidade e dignidade!

Deus vem ao encontro dos anseios humanos; antes, criou a todos com uma sede de eternidade e de felicidade. Ele quer que todos se realizem, mas há uma interrogação, cuja atualidade se revela perene, diante das perspectivas que se abrem para a humanidade de cada tempo: "Jesus atravessava cidades e povoados, ensinando e prosseguindo o caminho para Jerusalém. Alguém lhe perguntou: 'Senhor, é verdade que são poucos os que se salvam?' Ele respondeu: 'Esforçai-vos por entrar pela porta estreita. Pois eu vos digo que muitos tentarão entrar e não conseguirão'" (Lc 13,22-14). Ao invés de oferecer respostas prontas e aparentemente fáceis de serem absorvidas, Jesus envolve as pessoas numa verdadeira aventura de engajamento na estrada da salvação e da liberdade. De fato, Deus quer o bem de todos e a vida em abundância (Cf. Jo 10,10).
Ninguém se sinta excluído de Seu projeto! No entanto, faz-se necessário, justamente pela liberdade com que as pessoas foram criadas, arriscar-se pela porta estreita do amor ao próprio Deus e ao próximo. Não fomos feitos para ficar assentados, esperando a grande sorte na loteria da vida ou reduzindo a sonhos de consumo o sentido da existência. As soluções aparentemente mágicas não são plenamente humanas. Humano é sair de si para amar e servir! Humano é tecer relações novas entre pessoas e grupos, superar a desconfiança, exercitar a criatividade, inventar soluções novas, acreditar nos pequenos passos.

Daí nasce o convite e o compromisso cristão na construção de um mundo melhor. Começa no alto, no plano de Deus a nosso respeito. "É do amor de Deus por todos os homens que, desde sempre, a Igreja vai buscar a obrigação e o vigor do seu ardor missionário: 'Porque o amor de Cristo nos impele' (2 Cor 5, 14). Com efeito,'Deus quer que todos os homens sejam salvos e cheguem ao conhecimento da verdade' (1Tm 2,4). Os que obedecem à moção do Espírito da verdade estão já no caminho da salvação. Mas a Igreja, à qual a mesma verdade foi confiada, deve ir ao encontro dos que a procuram. É por acreditar no desígnio universal da salvação que “a Igreja deve ser missionária” (Catecismo da Igreja Católica, 851). O anúncio da "salvação" proclama que a vida tem sentido e que é para a felicidade que Deus nos fez. “Chamado à felicidade, mas ferido pelo pecado, o homem tem necessidade da salvação de Deus. O auxílio divino lhe é dado em Cristo, pela lei que o dirige e na graça que o ampara: 'Trabalhai com temor e tremor na vossa salvação, porque é o Senhor quem opera em vós o querer e o agir, segundo os seus desígnios'” (Fl 2, 12-13 - Catecismo da Igreja Católica 1949).

Consequência é nosso olhar positivo, ao mesmo tempo realista, a respeito da realidade. Fomos feitos para o bem e temos a semente plantada por Deus em nossos corações, com todas as possibilidades de nos realizarmos. No entanto, existe em nós o mistério da iniquidade, pelo que, olhando no espelho da vida, reconhecemos as rugas deixadas pelo pecado. Olhamos também para os outros e os acolhemos, sabendo que neles existe esta desafiadora mistura de boa intenção e pecado. Acreditamos que o amor de Deus é maior do que toda a maldade existente, engajando-nos na luta pelo bem e pela verdade. Consequência é o primeiro passo a ser dado. Cabe a cada um de nós começar, sem aguardar que os outros venham ao nosso encontro. Consequência é a construção de novos relacionamentos, certos da Palavra de Jesus: “Nisto conhecerão todos que sois os meus discípulos: se vos amardes uns aos outros” (Jo 13,35).

Para tanto, só a graça de Deus nos sustenta, por isso pedimos: "Ó Deus, que unis os corações dos vossos fiéis num só desejo, dai ao vosso povo amar o que ordenais e esperar o que prometeis, para que, na instabilidade deste mundo, fixemos os nossos corações onde se encontram as verdadeira alegrias. Amém."
Dom Alberto Taveira Corrêa

GASTE A SUA VIDA PELO REINO DE DEUS

Gaste sua vida por causa do céu. Há uma passagem na Bíblia chamada o "Bom Samaritano" (cf. Lucas 10:25-37), nela está escrito que este homem [bom samaritano] encontrou um doente na estrada, cuidou dele e o levou para a hospedaria e lá ele continuou cuidando do enfermo. Mas houve um momento em que teve de partir. Então, ele deu dois denários para que cuidassem do enfermo, dizendo que se faltasse algo daria ao voltar.

Santo Agostinho diz que este "Bom Samaritano" é Jesus e que o "dono da hospedaria" somos nós, e que o que "gastarmos" com os demais, Ele, o Senhor, nos pagará na vinda d’Ele. Ele lhe pagará a mais, por isso, gaste a sua vida pelo Reino de Deus, pelos próximos. Consuma-se por inteiro! 
Monsenhor Jonas Abib
Fundador da Comunidade Canção Nova

BONS PRÓPOSITOS

Começar um novo dia é ter a coragem de começar uma vida nova. Concretamente, precisamos nos desenvencilhar do passado para vivermos o hoje.
Comecemos pelas coisas mais simples até chegarmos às mais complexas. Inicialmente, se não temos o costume de cumprimentar as pessoas com as quais trabalhamos ou moramos, cumprimenta-las, ainda que timidamente, até vencermos este mau hábito; respondamos com delicadeza, mesmo quando tivermos vontade de dar uma má resposta; evitemos falar mal das pessoas, mesmo que a língua esteja pedindo e que tenhamos reais motivos, mas se não tivermos nada de bom para falar, silenciemos.
Vamos fazer este exercício ao longo deste dia. Se tropeçarmos, retomemos. Com certeza, muitas outras situações surgirão para nos exercitarmos no caminho do bem, por isso, fiquemos atentos às visitas de Deus.
Um princípio que muito vai nos ajudar é este: “Tudo o que quereis que os homens vos façam, fazei-o vós a eles” (Mt 7,12).
Jesus, eu confio em Vós!
Luzia Santiago

O COMBATE INTERIOR

Precisamos compreender que estamos em constante combate, aliás, nossa vida é um constante combate. 

Este primeiro combate que compartilharemos é o combate interior, combate contra o nosso EU. Os padres do deserto diziam que a primeira coisa que devemos inculcar no nosso espirito é que nunca, de modo algum, devemos nos apoiar em nós mesmos. “O Combate que vais enfrentar – diziam os santos padres - é extraordinariamente árduos, e as forças humanas sozinhas são de todas suficiente. Se confias em ti mesmo serás derrubado de imediato e perderás toda a vontade de continuar a lutar. Só Deus pode te dar a vitória”. 

O combatente precisar saber disso, que nossa confiança não está em nós, está em Deus. Paulo dizia aos romanos "Nãos vos considereis sabios aos próprios olhos". 

Nós conhecemos um caso que retrata bem esta queda quando se confia demasiadamente em si mesmo. Está no 2º livro de Samuel, capítulo 11, é a história do rei Davi. 

A palavra vai dizer que um dia Davi estava em seu palácio enquanto todo Israel lutava. Davi viu uma mulher casada – a mulher do itita Urias - tomando banho. Davi encheu-se de paixão, mandou chamar a mulher e deitou-se com ela. Esta mulher veio a ficar grávida e, para esconder o seu pecado, Davi mandou colocar Urias na ponta do combate até que ele fosse morto. Davi, o ungido de Deus cometeu um dos maiores pecados que se relata na bília.

Mas presta atenção irmãos, pois o texto tem detalhes que os combatentes precisam se deter. O texto diz que Davi estava na cama, numa vida folgada, enquanto mandava outros para o campo de batalha. 

Combatente não pode ter vida folgada, pois cabeça vazia é oficina do diabo.

Davi estava no lugar errado, na hora errada. Era para Davi estar combatendo pelo Senhor, porque era o ungido de Deus para vencer as batalhas do Deus de Israel.

Davi pecou, mas não só isso, ele foi alimentando o pecado até chamar a mulher casada e deitar-se com ela. Quando damos uma brecha ao pecado ele logo se multiplica. 
Como Davi, você também foi ungido no seu matrimônio, vocês ministraram, um ao outro, o sacramento e não podem mais dar brecha para o pecado através do adultério. É preciso lutar contra nós mesmos para que o pecado não tome conta de mim. “Se queres ser capaz de resistir às paixões violentas, abate os pequenos desejos”, diziam os santos padres. 

Nós começamos esta pregação cantando 'Quero me esvaziar de tudo o que tenho e sou'. O combatente precisa saber entrar na batalha confiando inteiramente no Senhor. Davi sabia muito bem combater com as armas exteriores, mas não aprendeu a lutar da mesma forma no combate interior. 

Há sobre nós um mundo sobrenatural, há uma batalha constante pelas nossas almas; há formas espirituais já determinadas a nos fazer perder. 

Davi olhou, desejou e consentiu. O Demonio, nos tenta primeiro no Olhar, depois no desejar e por fim no consentir. Abre os olhos meu irmão, porque o pecado tem um alvo: os escolhidos de Deus. Dizia São Jerônimo"O demônio só necessita do nosso começo, da-se por satisfeito se lhe abrirmos a metade da porta, porque ele saberá conquistar a metade da outra" . 

Davi, no entanto soube fazer uma coisa muito bem: voltar para o Senhor seu Deus. Ele tomou consciência de que o seu pecado foi muito grande, de que não soube vigiar e então compôs o salmo 50 "Tende misericórdia Senhor, na imensidão do vosso amor. Lavai-me e ficarei purificado"
Padre Edimilson Lopes 
Padre da Comunidade Canção Nova