quarta-feira, 1 de janeiro de 2014



SOLENIDADE SANTA MARIA MÃE DE DEUS

Oitavas de Natal de Nosso Senhor Jesus Cristo. Que graça para nós começarmos o primeiro dia do ano contemplando este mistério da encarnação que fez da Virgem Maria a Mãe de Deus!
Este título traz em si um dogma que dependeu de dois Concílios, em 325 o Concílio de Nicéia, e em 381 o de Constantinopla. Estes dois concílios trataram de responder a respeito desse mistério da consubstancialidade de Deus uno e trino, Jesus Cristo verdadeiro Deus e verdadeiro homem.
No mesmo século, século IV, já ensinava o bispo Santo Atanásio: “A natureza que Jesus Cristo recebeu de Maria era uma natureza humana. Segundo a divina escritura, o corpo do Senhor era um corpo verdadeiro, porque era um corpo idêntico ao nosso”. Maria é, portanto, nossa irmã, pois todos somos descendentes de Adão. Fazendo a relação deste mistério da encarnação, no qual o Verbo assumiu a condição da nossa humanidade com a realidade de que nada mudou na Trindade Santa, mesmo tendo o Verbo tomado um corpo no seio de Maria, a Trindade continua sendo a mesma; sem aumento, sem diminuição; é sempre perfeita. Nela, reconhecemos uma só divindade. Assim, a Igreja proclama um único Deus no Pai e no Verbo, por isso, a Santíssima Virgem é a Mãe de Deus.
No terceiro Concílio Ecumênico em 431, foi declarado Santa Maria a Mãe de Deus. Muitos não compreendiam, até pessoas de igreja como Nestório, patriarca de Constantinopla, ensinava de maneira errada que no mistério de Cristo existiam duas pessoas: uma divina e uma humana; mas não é isso que testemunha a Sagrada Escritura. porque Jesus Cristo é verdadeiro Deus em duas naturezas e não duas pessoas, uma natureza humana e outra divina; e a Santíssima Virgem é Mãe de Deus.

INICIEMOS 2014 REZANDO PELA PAZ NO MUNDO

Hoje, 1º de janeiro de 2014, celebramos o Dia Mundial da Paz. Vamos iniciar este novo ano refletindo com a mensagem do Papa Francisco para que promovamos e rezemos pela união e a paz entre os povos e as nações.

Papa Francisco

O tema central da primeira mensagem do Santo Padre para essa data é: ”Fraternidade, fundamento e caminho para a paz”. Convidamos padre Anderson Marçal, missionário da Comunidade Canção Nova, para falar sobre a mensagem do Sumo Pontífice, preparada com uma linguagem familiar e de fácil compreensão, cujo objetivo é despertar em nós a consciência de sermos fraternos uns com outros para a construção de um mundo mais justo, pacífico e solidário.

“Ele aborda o tema da fraternidade fazendo-nos algumas perguntas como: ‘Onde está o teu irmão?’ Tendo o irmão como o ponto de referência, pois, a partir do momento em que o Papa Francisco trata o tema da fraternidade com essa pergunta, ele também já coloca Deus como Pai de todos [...]. O Pontífice vai tratar de assuntos não só relacionados à paz, mas àquilo que nos tira a paz, como, por exemplo, as guerras ou a economia desenfreada, as crises geradas pela ganância. E cita, como fundamento para o caminho para paz, a fraternidade”, explicou o sacerdote.

Nesta mensagem Papa Francisco nos orienta, como tem feito desde o início do seu pontificado, a vivermos a humildade, a caridade e a fraternidade para que paz reine em nossa sociedade.

“Assim como o Santo Padre gosta de fazer em suas homilias, ele traz para nós três características para que esta paz aconteça: o dever de solidariedade, ou seja, cada um de nós, que tem Deus como único Pai, e todos nós somos irmãos, temos o compromisso de ser solidários e de ir ao encontro do outro [...]. O dever da justiça social, pois há tantas injustiças que nós vemos no mundo de hoje e diante de tantas desigualdades, o Papa recomenda, como dever nosso, que a justiça seja igual para todos. A justiça social precisa ser igual para todos [...]. E o terceiro ponto é o dever da caridade universal, pois o ser humano só se realiza a partir do momento em que ele é caridoso, uma vez que somos criados à imagem e semelhança de Deus nós somos criados à semelhança do amor, ou seja, nos só vamos nos realizar quando nos tornamos caridade para o outro. A caridade precisa ser vivida e exercitada da nossa parte para todos e não somente para aqueles que escolhemos”, recordou o sacerdote da Canção Nova.

A grande reflexão deixada pelo Papa Francisco para todos nós é que saiamos de nós mesmos e comecemos a ir ao encontro do próximo, pois como cristãos devemos ser praticantes da fraternidade, da bondade e do amor.

SENHOR EU CREIO MAS AUMENTAI MINHA FÉ

Creio em um só Deus, Pai todo-poderoso, Criador do céu e da terra,
de todas as coisas visíveis e invisíveis.
Creio em um só Senhor, Jesus Cristo,
Filho Unigênito de Deus,nascido do Pai antes de todos os séculos:
Deus de Deus, luz da luz,
Deus verdadeiro de Deus verdadeiro,
gerado não criado,
consubstancial ao Pai.
Por Ele todas as coisas foram feitas.
E, por nós, homens, e para a nossa salvação,desceu dos céus:
e encarnou pelo Espírito Santo,
no seio da Virgem Maria,e se fez homem.
Também por nós foi crucificado
sob Pôncio Pilatos;
padeceu e foi sepultado.
Ressuscitou ao terceiro dia,
conforme as escrituras;
E subiu aos céus,onde está sentado à direita do Pai.
E de novo há de vir, em sua glória,
para julgar os vivos e os mortos;
e o seu reino não terá fim.
Creio no Espírito Santo,
Senhor que dá a vida,
e procede do Pai;
e com o Pai e o Filho
é adorado e glorificado:
Ele que falou pelos profetas.
Creio na Igreja una, santa,
católica e apostólica.
Professo um só batismo
para remissão dos pecados.
Espero a ressurreição dos mortos;
E a vida do mundo que há de vir. Amém

Papa Francisco

OS PROBLEMAS DE TODA ORDEM SÃO NORMAIS NA VIDA DAS PESSOAS

Os problemas de toda ordem são normais na vida de todas as pessoas. Não existe nenhuma fórmula para evitá-los. Nestas horas o importante é não se deixar envenenar pelo desânimo. Quando isso acontece uma das nossas decisões é a de desistir de Deus.

Neste momento surgem questionamentos como: “Onde está Deus que não vê meu sofrimento?” Deus está sempre no mesmo lugar: junto de nós. Em Jo 3,16 lemos: “E Deus amou tanto o mundo que enviou seu Filho, para que todo o que Nele crer não pereça”. Deus está dentro de você. Não ocupando um espaço, mas, essencialmente em você, fazendo parte do seu ser.

Você é templo vivo de Deus. Portanto, sempre que estiver trabalhando, descansando, passeando, ouvindo sua música, pensando ... Deus está com você, porque ele está no seu ser, como presença viva a acompanhar cada instante da sua vida.

Não existem situações difíceis da nossa vida que não possa ser mudadas pelo amor de Deus. Reaja diante de qualquer problema afirmando a certeza de que você pode enfrentar qualquer situação. E isso é possível para quem mantem acesa a chama da fé.


Meu bom Deus, se estás conosco, quem poderá estar contra nós? Sim, cremos na tua presença e na tua ajuda. Fica conosco. Amém

Padre Alberto Gambarini

AQUILO QUE PARECE AFASTA-NOS DO QUE NÃO PASSA

Todos os anos, vivemos esta passagem, na qual deixamos para trás o ano velho e esperamos o nascimento de um ano novo. Digo para você, hoje, que seu ano novo começou neste instante e que, a partir de agora, você é um homem e uma mulher nova. 

Leia, com atenção, a Palavra de Deus contida no Evangelho de São Mateus 13,31-32 : "Em seguida, propôs-lhes outra parábola: O Reino dos céus é comparado a um grão de mostarda que um homem toma e semeia em seu campo. É esta a menor de todas as sementes, mas, quando cresce, torna-se um arbusto maior que todas as hortaliças, de sorte que os pássaros vêm aninhar-se em seus ramos”.

Nessa parábola, Jesus utiliza-se das coisas mais simples para poder contar sobre as coisas do Céu. Assim, Ele faz a comparação do grão de mostarda, que é uma sementinha menor que um grão de arroz. Eu quis trazer esta passagem, porque estamos num momento de grandes festas, grandes projetos para o próximo ano, cheio de realizações. Devemos começar este novo ano com a coragem de ser pequenos; portanto, temos de parar e pensar em todas as coisas que são grandes, mas que, um dia, já foram pequenas. Por exemplo: as plantas nascem pequenas e, com o tempo, elas tornam-se grandes árvores.

Somos tomados pela ânsia de começarmos um ano grande, mas só que, o tempo do ano novo, é como uma criança que vai aos poucos se desenvolvendo. O Natal nos ensinou que Jesus veio até nós como uma criança para nos demonstrar que precisamos começar pequeno.

A natureza nos dá a receita de que para sermos grandes precisamos ter a coragem de ser pequenos. Todos os anos, deparamo-nos com as promessas de fim de ano, mas nos esquecemos de que, para que estas promessas se realizem, elas precisam de um passo de cada vez.

Tenha coragem de converter-se de pequeno para grande, porque, na nossa conversão, ainda não somos grandes, porque não tivemos a coragem de ser pequenos. Passagem de ano é o momento de plantarmos a sementinha para que possamos colher os frutos que desejamos.

O ano novo imprime em nós a sensação de que vamos passar do dia 31 para o dia 1º maiores, melhores, mas para que isso ocorra é preciso semear. E a Palavra nos ensina que é preciso viver o tempo do crescimento. Irmãos, na vida espiritual e na vida de conversão precisamos vivenciar o tempo do crescimento. Assim como a natureza cresce calada, nosso crescimento espiritual também precisa ser dessa forma, porque precisamos aprender a viver o tempo de maturidade da nossa fé e dos nossos relacionamentos.

Eu quero testemunhar a você sobre um homem que, há oito ou dez meses, ninguém sabia quem era, mas todos o conheceram a partir da renúncia de Bento XVI. Um senhor que ninguém sabia quem era, mas com um sinal demonstrou a coragem de começar seu pontificado pequeno, pedindo a todos que rezassem por ele. Aquele "grãozinho de mostarda", que Deus plantou, tornou-se o Papa Francisco, que nos ensina a nos desfazermos de tudo aquilo que passa, por isso ganhou destaque como personalidade do ano. Digo que o Papa Francisco não se importa com esse título, mas, a exemplo do Santo Padre, precisamos nos fazer pequenos para nos tornarmos grandes.
Há muitos de nós que começam empolgados, mas, depois de um tempo, murcham. Deus quer que comecemos pequenos, assim como uma sementinha que, aos poucos, vai colhendo os frutos.

Juntos, vamos retomar a segunda leitura da Missa de ontem (29), tirada do Livro dos Colossenses 3,12: “Portanto, como eleitos de Deus, santos e queridos, revesti-vos de entranhada misericórdia, de bondade, humildade, doçura, paciência”.
Há muitos de nós que começam empolgados, mas, depois de um tempo, murcham. Deus quer que comecemos pequenos, assim como uma sementinha que, aos poucos, vai colhendo os frutos.

Juntos, vamos retomar a segunda leitura da Missa de ontem (29), tirada do Livro dos Colossenses 3,12: “Portanto, como eleitos de Deus, santos e queridos, revesti-vos de entranhada misericórdia, de bondade, humildade, doçura, paciência”.

.: Antes de dinheiro no bolso, um pai precisa de Deus no coração

Para um ambiente propício, para a experiência de um vida boa em Cristo, é preciso encher-se de paciência, de bondade, humildade e amor. Precisamos ter a coragem de começar pequeno, mas, para isso, é necessário ter, no coração, qualidades para vivermos o tempo de conversão. Deus nos pede que tenhamos a coragem de começar pequeno.

Um dia, nós também fomos bem pequenos. E como fetos fomos crescendo no ventre de nossa mãe; depois, ainda continuamos crescendo na nossa vida de fé e junto com nossos irmãos. Todos temos a escolha de nos fazer pequenos para nos tornamos grandes. Portanto, façamos nossa escolha.

Deus o conhece e sabe da sua vontade de ser feliz em 2014. Ele sabe da sua vontade de seguir sua espiritualidade, logo quer cobri-lo com Suas mãos para que possa crescer na sua vida espiritual. Para buscar as coisas do Alto é preciso fazer a escolha de ser pequeno para ter a coragem de ser grande.

Peçamos ao Pai que as coisas do Alto possam crescer em nossa vida e que cada um possa fazer a experiência do encontro pessoal com Cristo.

O ano novo só vai começar, na nossa vida, quando tivermos a coragem de nos encontrar com Deus e aprender a ser pequenos para que o Senhor possa nos gerar novamente. Nós só não somos maiores, porque não temos a coragem de ser pequenos. Devemos nos desapegar das coisas que passam e projetarmos a nossa vida em Cristo.

Devemos deixar para trás nossos erros a fim de começarmos uma vida nova. Temos de deixar Deus entrar na nossa vida.

Padre Fabrício 
Sacerdote missionário da Comunidade Canção Nova


Não chores pelo que perdeste, luta pelo que tens. Não chores pelo que está morto, luta por aquilo que nasceu em ti. Não chores por quem te abandonou, luta por quem está contigo. Não chores por quem te odeia, luta por quem te quer. Não chores pelo teu passado, luta pelo teu presente. Não chores pelo teu sofrimento, luta pela tua felicidade. Com as coisas que vão nos acontecendo vamos aprendendo que nada é impossível de solucionar, apenas siga adiante" Papa Francisco.