sábado, 1 de fevereiro de 2014

COMUNGAMOS


QUANDO DEUS FALA PELA BOCA DE SEUS PEQUENINOS...

O Papa Paulo VI disse um dia que “às vezes Deus fala até pela boca dos ateus”. Ora, Deus é a Verdade e o Amor. Então, toda verdade, ainda que dita pela boca de um ateu ou mesmo de um demônio, sua fonte é Deus. Na verdade há muitos que se dizem ateus, mas que no fundo acreditam no Criador de tudo. Houve até um que distraído disse: “Graças a Deus não acredito em Deus!”

O grande Santo Antão, o primeiro eremita do Egito, do século III, que partiu para o deserto bem jovem, ali viveu quase cem anos, e tinha embates terríveis com o demônio. Um dia este lhe disse: “Antão, você está ficando orgulhoso porque é o monge mais antigo de todos aqui no deserto”. E Antão lhe respondeu: “Embora você seja o pai da mentira, agora disse uma verdade, vou tomar cuidado”. O grande Santo Atanásio escreveu a vida de Santo Antão.

Um dia desses, conversava com uma querida amiga, a Dinha, irmã da Luzia Santiago, co-fundadora da Canção Nova. Dinha é uma mulher de Deus, meiga, muito simples, amável, cheia de bondade. Despretensiosamente ela contou-me algo muito simples, mas muito profundo, que me tocou. Contou-me que seu pai era um pequeno agricultor lá nas Minas Gerais, e que plantava marmelo em Cristina. Eu já sabia que ele lutou com muitas dificuldades, com a sua querida Anita, para criar as suas seis filhas e um filho; a Luzia já tinha me contado isso.

Então, a Dinha disse-me que cada vez que seu pai abria um saco de açúcar ou de arroz, feijão ou outra coisa qualquer, dizia: “Louvado seja Nosso Senhor Jesus Cristo!”. Fiquei muito feliz em ouvir aquela lição de um grande homem que já foi para Deus. Que sentido profundo de gratidão para com Deus! Ele sabia como era duro ganhar aquele saco de arroz, ou feijão, para saciar seus filhos... Então, agradecia a Deus de todo coração, que beleza! Ele sabia que era Deus mesmo que punha aquela comida na sua casa, então tinha de agradecer a cada dádiva de Deus.

Eu aprendi a lição. Agora, sempre que me lembro, seja um copo de água que eu beba, um pão que eu coma... eu quero dizer “Glória ao Pai, ao Filho e a Espírito Santo!”, pois, como diz a oração eucarística: “Tudo o que criastes proclama o vosso louvor!”. O céu e a terra proclamam a glória do Senhor.

Oh, Deus, obrigado, como o Senhor fala pela boca de seus pequeninos! Este ensinamento caiu no fundo de minha alma.

Professor Felipe Aquino

É PRECISO TER A CORAGEM DE VENCER OS RESSENTIMENTOS

A palavra “ressentimento” quer dizer: sentir de novo aquilo que já havíamos sentido [re+sentir]. Se continuarmos guardando mágoas e ressentimentos, as veias do nosso coração ficarão todas fechadas. Não vai demorar para que ele esteja todo fechado. 

Não temos o direito de ficar magoados com as pessoas que nos ofenderam e nos feriram... Não podemos ficar ressentidos e querer o mal delas, porque fizeram algo de errado. Se agirmos assim, estaremos nos matando. 
O ressentimento mata! Mata a alma e o corpo, pois, à medida que acumulamos ressentimento e decepção, vamos perdendo a alegria. 

É preciso ter a coragem de vencer os ressentimentos, as mágoas, os rancores, a raiva. É necessário romper com todos esses sentimentos negativos. Eles geram doenças, geram morte. O Senhor quer lhe dar a salvação. É preciso que você se abra. Procure, pela inspiração do Espírito Santo, relembrar as pessoas ou as situações que você precisa perdoar e faça gestos concretos de perdão e amor. 

Monsenhor Jonas Abib

BLASFEMAR CONTRA DEUS É NEGAR O ESPIRÍTO SANTO

Todos os pecados serão perdoados ao homem, mas aquele que peca contra o Espírito será culpado de um pecado eterno. Que Deus tire da casa de todos nós, do meio de nós, todo e qualquer espírito de blasfêmia! 
”Mas quem blasfemar contra o Espírito Santo, nunca será perdoado, mas será culpado de um pecado eterno” (Mc 3, 29).
Um tema muito difícil, muitas vezes, de se compreender na leitura do Evangelho de Jesus Cristo é aquilo que nós chamamos de ”pecado contra o Espírito Santo”. Na verdade, nós podemos entender isso de diversas maneiras, mas o mais duro é realmente o que Jesus afirma no final, porque todos os pecados serão perdoados ao homem, mas aquele que peca contra o Espírito será culpado de um pecado eterno.
No que consiste pecar contra o Espírito? A pessoa ter conhecimento da verdade, ter ciência de uma coisa, até a graça de Deus tem lhe mostrado que é desse jeito que as coisas acontecem, a pessoa pode até não aceitar, pode até não aderir a essa verdade, mas o que a pessoa não pode é negá-la, blasfemar contra ela. E aí a blasfêmia se torna uma coisa terrível, maligna, diabólica; de fato, uma coisa realmente satânica, porque ”blasfemar” significa Deus vendo Deus agir, vendo Deus fazer, vendo Deus acontecer.
Vejam que, no Evangelho de hoje, os mestres da Lei viam o que Jesus operava, que Jesus fazia o bem, Ele não fazia o mal; no entanto, queriam atribuir ao que Cristo fazia como se fosse uma coisa do demônio,  um atentado contra a verdade. Os mestres da Lei podiam até não aceitar o Senhor, podiam até ser contrários ao que Ele fazia, podiam até ter resistência à ação de Cristo; mas atribuir o que é de Deus ao demônio é uma blasfêmia, algo gravíssimo, uma sentença definitiva que diz: “Eu não aceito Deus, eu não quero Deus realmente na minha vida!”
Está aí porque Jesus mostra a dureza da Sua mensagem; porque eles viam toda a bondade com que o Senhor fazia tudo, eles viam com que autoridade, com que pureza Ele expulsava os demônios. E como é que pode satanás expulsar satanás; satanás ser contra o próprio satanás. Isso não é possível!
Que Deus tire da casa de todos nós, do meio de nós, todo e qualquer espírito de blasfêmia! Blasfemar contra Deus, ser contra aquilo que nós vemos Deus agir é blasfemar contra o Espírito Santo. É alguém em sã consciência, alguém com plena consciência da verdade, mas querendo simplesmente se abster de Deus, agir contra Deus, negar a ação de Deus no meio de nós.
Que todo o espírito de blasfêmia, todo o espírito negativo que, muitas vezes, está agindo em nosso meio, não se apodere de nenhum de nós, da nossa casa e de nossa família! E que Deus abra nossos olhos, para que possamos reconhecer, de fato, aquilo que é de Deus e o que não é de Deus!
Padre Roger Araújo

EXISTE UMA FORÇA DE CURA MARAVILHOSA ESCONDIDA NUM ABRAÇO AMIGO

Existe uma força de cura maravilhosa escondida num abraço amigo. O abraço puro, sincero e amigo é fonte de revigoramento e libertação. E um ato natural que tem uma força sobrenatural sem igual. Ele combate o stress, revigora as energias e a auto-estima. Afasta os espíritos impuros e sacramenta os laços mais profundos de amizade. Não passe muito tempo sem um abraço sincero, sem um abraço amigo. Aquele abraço que vem do fundo da alma.

Mas, não saia abraçando todo mundo por ai. O abraço é um ritual sagrado, tem toda uma liturgia em torno dele. Não basta entrelaçar braços, o coração tem que ir na frente, seguido dos afetos mais sinceros e retos. Existe muita gente doente e triste porque não se abre para esta fonte maravilhosa de rejuvenescimento e de cura que se chama, abraço amigo e sincero.
(by Roger Araujo)

DEFICIENCIA

Deficiente" é aquele que não consegue modificar a sua vida, não aceitando o amor e conselhos de outras pessoas ou da sociedade em que vive .

"Louco" é quem não procura ser feliz com o que possui.

"Cego" é aquele que não vê seu próximo morrer de frio, de fome, de miséria. E só tem olhos para seus míseros problemas e pequenas dores.

"Surdo" é aquele que não tem tempo de ouvir um desabafo de um amigo, ou o apelo de um irmão. Pois está sempre apressado para o trabalho e quer garantir seus tostões no fim do mês.

"Mudo" é aquele que não consegue falar o que sente e se esconde por trás da máscara da hipocrisia.

"Paralítico" é quem não consegue andar na direção daqueles que precisam de sua ajuda.

"Diabético" é quem não consegue ser doce.

"Anão" é quem não sabe deixar o amor crescer.

E, finalmente, a pior das deficiências é ser miserável, pois "Miseráveis" são todos que não conseguem falar com Deus.
Mário Quintana

REZAR O TERÇO

Rezar o terço é uma das mais queridas devoções a Nossa Senhora e pode ser rezado de forma individual ou coletivamente.

A oração do terço é o melhor presente que você pode dar a Virgem Maria, a cada conta do terço é como se oferecêssemos uma rosa a Nossa Mãezinha do céu!

Aparecendo em Fátima, ela pediu aos pastorzinhos: “Meus filhos, rezem o terço todos os dias”.


Muitas pessoas colocam o terço como enfeite no quarto, outros o trazem no pescoço ou no carro. Mas possuir ou carregar o terço não basta, o importante é rezá-lo! Quanto maior for a sua fé e perseverança na oração, maiores serão as graças que você receberá!

Padre Alberto Gambarini