quinta-feira, 23 de agosto de 2012


SANTA ROSA LIMA



Para todos nós, hoje é dia de grande alegria, pois podemos celebrar a memória da primeira santa da América do Sul, Padroeira do Peru, das Ilhas Filipinas e de toda a América Latina. Santa Rosa nasceu em Lima (Peru) em 1586; filha de pais espanhóis, chamava-se Isabel Flores, até ser apelidada de Rosa por uma empregada índia que a admirava, dizendo-lhe: "Você é bonita como uma rosa!".

Rosa bem sabia dos elogios que a envaideciam, por isso buscava ser cada vez mais penitente e obedecer em tudo aos pais, desta forma, crescia na humildade e na intimidade com o amado Jesus. Quando o pai perdeu toda a fortuna, Rosa não se perturbou ao ter que trabalhar de doméstica, pois tinha esta certeza: "Se os homens soubessem o que é viver em graça, não se assustariam com nenhum sofrimento e padeceriam de bom grado qualquer pena, porque a graça é fruto da paciência".

A mudança oficial do nome de Isabel para Rosa ocorreu quando ela tomou o hábito da Ordem Terceira Dominicana, da mesma família de sua santa e modelo de devoção: Santa Catarina de Sena e, a partir desta consagração, passou a chamar-se Rosa de Santa Maria. Devido à ausência de convento no local em que vivia, Santa Rosa de Lima renunciou às inúmeras propostas de casamento e de vida fácil: "O prazer e a felicidade de que o mundo pode me oferecer são simplesmente uma sombra em comparação ao que sinto".

Começou a viver a vida religiosa no fundo do quintal dos pais e, assim, na oração, penitência, caridade para com todos, principalmente índios e negros, Santa Rosa de Lima cresceu na união com Cristo, tanto quanto no sofrimento, por isso, tempos antes de morrer, aos 31 anos (1617), exclamou: "Senhor, fazei-me sofrer, contanto que aumenteis meu amor para convosco".

Foi canonizada a 12 de abril de 1671 pelo Papa Clemente X.

Santa Rosa de Lima, rogai por nós!

A FELICIDADE É SE APROXIMAR DE DEUS

A pureza de coração é uma bem-aventurança, um caminho seguro para a felicidade. Quanto mais buscamos a purificação do nosso coração, mais nos tornamos amigos íntimos de Deus, como diz o salmista: “Mas, para mim, a felicidade é me aproximar de Deus, é por minha confiança no Senhor” (Sl 73,28ab).
Peçamos, hoje, ao Senhor a graça de fazermos desta bem-aventurança – “Felizes os puros de coração poque verão a Deus” (Mt 5,8) –  um programa de vida e segui-lo fielmente.  Rezemos unidos a todo povo de Deus:
 ”Ó Senhor, criai em mim um coração que seja puro!” (Sl 50,12)
Jesus, eu confio em Vós!

Luzia Santiago

PELA GRAÇA DE DEUS, VOCE AGUENTARÁ FIRME ATÉ O FIM

Estando em oração, o Senhor me disse: "Hoje eu que sou o Senhor estou plantando sementes". E Ele me mostrava que quando se semeia sementes não se semeiam muitas, mas um punhado. Nós somos sementes. E esse clima chuvoso é muito propício para uma plantação desabrochar.
Você se recorda daquela passagem onde Jesus compara a Si mesmo com um grão de trigo? (cf. Jo 12,24) Para uma semente, no primeiro momento, é uma "decepção" ser plantada. Colocam-na numa cova. É preciso que ela seja enterrada, umedecida e possa brotar, desabrochar. Se o grão de trigo cair na terra e não morrer fica só e vai ser só um grão de trigo. Mas se ele aceita ser semeado e sepultado, de dentro dele, o germe de vida que já existe vai brotar. E brotando, esse germe de vida vai produzir uma planta e aquela planta vai produzir frutos e aqueles frutos produzirão muitas sementes.
Hoje, o Senhor está dizendo: "Aqui eu estou semeando, estou plantando. Você é a minha semente". Faça como Jesus: aceite, do fundo do seu coração, ser semeado como semente. O Senhor escolheu o melhor dia, o melhor clima, uma chuvinha para isso. Diga que você é este grão que o Senhor está dizendo que quer semear.
Ore comigo: "Uma vez que é vontade tua, Senhor, eu aceito também ser semeado. Aceito morrer em tudo aquilo que tenho de exterior para que essa vida do Espírito possa desabrochar em muitos outros. Dentro de mim existe vida divina, mas Tu não queres que essa vida fique apenas em mim. Eu aceito ser sepultado para que esse germe produza vida em muitas outras pessoas. Eu aceito passar por tudo para que tua vontade se faça, para que essa vida germine em muitas pessoas".
O mundo de hoje está sendo um mundo de escândalos, de corrupção. A Palavra de Deus diz que os ímpios se corromperam, mas os sábios entenderam. Vemos em Daniel 7,13-14: "Olhando sempre a visão noturna, vi um ser, semelhante ao filho do homem, vir sobre as nuvens do céu: dirigiu-se para o lado do ancião, diante de quem foi conduzido. A ele foram dados império, glória e realeza, e todos os povos, todas as nações e os povos de todas as línguas serviram-no. Seu domínio será eterno; nunca cessará e o seu reino jamais será destruído." 
Assim como o mundo inteiro viu o desastre de 11 de setembro pela televisão, nem precisará televisão e o mundo inteiro verá o Filho do Homem vindo sobre as nuvens com poder e glória. Foi isso que Deus mostrou a Daniel.
Foi terrível o que o povo vivia na época de Daniel e Deus fez todas as revelações a ele num momento de tremendo fracasso. Além de mostrar a reconstrução do Templo, Deus mostrou a Daniel o império que viria. Já faz muito tempo que não há um império no mundo – o último foi o império romano. Mas a Bíblia mostrou que viria um império pior que todos os outros anteriores contra os cristãos. 
Imagine eu amarfanhando na mão um bouquê de flores. Foi isso que o império romano fez com o Cristianismo. Foram diversos imperadores se sucedendo e cada um com mais fúria que o outro. Por trás deles estavam Lúcifer e os infernos. Mas os que foram martirizados naquele tempo foram sementes, das quais hoje descendemos. De onde veio o Evangelho, a salvação de Jesus? Da Europa, de Roma. 
Nós estamos sofrendo muito pouco em vista do que virá. Eu entendo seu sofrimento, sua angústia, os problemas que você enfrenta, mas eu preciso lhe dizer que esse sofrimento é muito pouco. 
Haverá um pior império do que o império romano. Somos sementes para esse defronte final. Aguenta firme! E tu, que foste escolhido para isso, vai até fim. 
Vamos ver o comecinho de Daniel 12: "Naquele tempo, surgirá Miguel, o grande chefe, o protetor dos filhos do seu povo. Será uma época de tal desolação, como jamais houve igual desde que as nações existem até aquele momento. Então, entre os filhos de teu povo, serão salvos todos aqueles que se acharem inscritos no livro. Muitos daqueles que dormem no pó da terra despertarão, uns para uma vida eterna, outros para a ignomínia, a infâmia eterna. Os que tiverem sido inteligentes fulgirão como o brilho do firmamento, e os que tiverem introduzido muitos (nos caminhos) da justiça luzirão como as estrelas, com um perpétuo resplendor."
Veja a glória que o Senhor reserva para você. Inteligentes, nesta passagem, sãos que entenderam a Palavra de Deus e deram suas vidas pelo resgate de muitos.
Veja agora Daniel 12,12-13: "Feliz quem esperar e alcançar mil trezentos e trinta e cinco dias! Quanto a ti, vai até o fim. Tu repousarás e te levantarás para (receber) tua parte de herança, no fim dos tempos."
Agora, o Senhor diz a você: "Tu, que eu escolhi como semente para enfrentar este império, vai até o fim”. Agora é tempo de aguentar firme.
Senhor, é só pelo teu Espírito Santo - e só por Ele - que podemos aguentar firmes até o fim. 
O Senhor, hoje, diz a você: "Pela minha graça, pelo meu Espírito você irá até o fim. Vai até o fim! Pelo meu Espírito, você vai. Eu estou dizendo: 'você vai'. Acolhei a minha resistência. Eu pus em vós muito de sentimento. Usareis a emoção para socorrer àqueles que precisam de socorro, para amardes a toda prova, mas não para enfrentar as situações. É com a rigidez do meu Espírito que ireis resistir à tribulação de agora e à tribulação maior que virá. Sede resistentes". 

Monsenhor Jonas Abib
Fundador da Comunidade Canção Nova