sábado, 10 de março de 2012

A CONVERSÃO É UM PROCESSO DIARIO

A passagem bíblica de hoje nos mostra o que realmente deve ser importante em nossa vida. Quais são as coisas que devem prender nossa atenção e nos ocupar.
Todos temos limitações e pecados, por isso, devemos viver constantemente em busca de conversão. E é exatamente isso que importa para Deus, os filhos que precisam de ajuda, pois não faz sentido se preocupar só com o filho que está no caminho d'Ele, mas também com aquele que se perdeu durante a jornada.
Não há alegria maior para o Pai do que ver aquele filho que há muito estava perdido retornar ao lar. Assim como Deus nunca desistiu de nós, Ele se alegra ao ver que todo esforço e dedicação foram recompensados.
As moedas descritas na passagem meditada hoje representam muitas coisas em nossa vida e não só a nossa conversão; podemos ver nelas o amor, a saúde, a paz, a alegria, entre muitas outras coisas. De forma que, se conseguirmos encontrá-las, com certeza, estaremos muito mais próximos da conversão, alegrando o céu com mais essa conquista.
Deus é fiel a quem é fiel a Ele. O Pai não abandonará jamais um filho necessitado. Por mais que sua salvação pareça impossível, um pai que realmente ama seu filho, assim como Deus nos ama, moverá céus e terras para atingir seu objetivo.
Algumas pessoas se perdem, porque renunciaram à proteção de Deus para seguir seu próprio caminho e saciar sua curiosidade. Mesmo sabendo que essa escolha as levará para mais longe do Senhor.
Fazendo isso, estamos assumindo as consequências de nossos atos. Deixando nossos valores para trás e buscando uma satisfação mundana vazia, que nos dá a falsa impressão de estarmos repletos de alegria e amor.
A falta de diálogo é o principal causador desse afastamento. Hoje, vemos famílias inteiras se perdendo dentro do próprio lar, pois não se comunicam, não se preocupam uns com os outros. E em um lar no qual o diálogo não prevalece, Deus, seguramente, terá mais dificuldades para entrar.
O Senhor tem o poder de prover sua conversão, por isso, não escolha viver um caminho sem Ele. Aceite-O e abra seu coração, pois se essa é sua vontade, acredite, nesse exato momento está acontecendo uma festa no céu em sua homenagem.
Amor não é uma coisa que se merece, ele é um dom gratuito. Mas na busca desmedida e alucinada por ele, muita gente se perde. Contudo, não esqueça: Deus o ama, você só precisa se deixar encontrar.
Márcio Mendes
Missionário da Comunidade Canção Nova

FAÇAMOS AS ESCOLHAS CERTAS

O valor da vida está em servirmos aos nossos irmãos, em pensar antes no outro, em sermos promotores do bem. Em resumo: em fazermos ao outro o que gostaríamos que ele nos fizesse.
Estamos nesta vida peregrinando e, nesta caminhada até o nosso destino final, temos sempre a oportunidade de melhorar a cada dia ou piorar. A escolha certa depende de nós.
“Quem quiser tornar-se grande, torne-se vosso servidor; quem quiser ser o primeiro, seja vosso servo” (Mt 20, 26-27).
Jesus, manso e humilde de coração, fazei o nosso coração semelhante ao vosso.
Jesus, eu confio em Vós!
Luzia Santiago

PACIÊNCIA A TODA PROVA

“Os sinais distintivos do verdadeiro apóstolo se realizaram em nosso meio por intermédio de uma paciência a toda prova, de sinais, prodígios e milagres” (II Cor 12,12).
O primeiro detalhe que distingue quem é apóstolo é a paciência a toda prova. Os sinais, prodígios e milagres que seguem o apóstolo de Cristo são o resultado da paciência colocada à prova.


Toda falta de paciência resulta da falta de amor, pois onde reina o amor, impera a paciência. Da palavra “paciência” podemos tirar duas outras: PAZ e PACIÊNCIA. Paciência é saber esperar com esperança, com paz e com conhecimento de que Deus tudo pode realizar em nós e por nós. O servo músico sofre as demoras de Deus sabendo que o tempo de Deus é melhor que o nosso tempo (cf. Eclo 2,1ss). O ministro de Deus na música tem calma para ensaiar com o povo as canções, e não se irrita com o desacerto dos outros.
(Trecho extraído do livro: "Formação espiritual de evangelizadores na música" de Roberto A. Tannus e Neusa A. de O.Tannus

TRANSMITIMOS O ESPÍRITO SANTO DE DEUS

Imagine um lenço branco, seco, limpinho. Se o mergulharmos no azeite, ele ficará tão encharcado que, ao apertá-lo, sairá óleo por todos os lados. Assim acontece com quem está cheio do Espírito Santo: transmitimos a todos ao redor o Espírito Santo de Deus.

Quando somos batizados no Espírito Santo de Deus, o que passamos para os outros é o próprio Espírito Santo: quando tocamos alguém, é o Espírito quem o toca; quando oramos por alguém, é o Espírito que ora; quando pedimos, o Espírito pede, age e faz. É dessa forma que acontece a ação dos dons do Espírito Santo Paráclito.

Muitos têm receio do orgulho espiritual. É preciso buscar sempre a humildade. Mas a humildade está nesta verdade: não sou eu quem realizo prodígios, mas sim o Espírito do Senhor, que está em mim! E se Ele quer que eu O leve a tantos que precisam, eu devo levá-

Monsenhor Jonas Abib
Fundador da Comunidade Canção Nova