sexta-feira, 2 de setembro de 2011

LANÇAR FORA O MEDO

Já no início do texto bíblico há uma ordem de Jesus Nazareno aos discípulos: "Entrem na barca e vão para o outro lado do mar". Os discípulos foram. Meditando um pouco sobre esse trecho do texto: Qual a ordem de Jesus para o nosso ministério? Com certeza, não estamos desempenhando um papel na Igreja sem sentido, ou estamos lá simplesmente por estar, existe um querer de Jesus, uma ordem para nós. No texto sagrado, não está escrito por que o Senhor mandou os discípulos para o outro lado do mar, mas eles foram. Um detalhe no texto é que Jesus diz que fossem adiante d'Ele, ou seja, eles iriam encontrá-Lo mais tarde, isso era certo.
Precisamos saber: O que Jesus quer de nós no nosso ministério e para onde Ele nos envia. Que tipo de trabalho precisamos desempenhar na Igreja, na comunidade. Isso é matéria-prima para nossa oração, tanto pessoal como comunitária. Continuando, o texto sagrado também narra que: "O barco já longe da terra era atormentado por ondas, pois o vento era contrário".
É muito interessante essa parte do texto, pois quando descobrimos a resposta, sabemos e até temos certeza do que Jesus quer de nós; no entanto, muitas coisas acontecem para nos desestruturar e nos fazer temer. É aí que muitos desistem, pois começam as tribulações, parece que as dificuldades aumentam e tudo começa a dar errado. Não é hora de desistir. Ficar assustado com tudo isso é até normal, mas é hora de intensificar a oração. Você sabe o que o Senhor quer para você e para seu ministério; então vá em frente.
Jesus, ao ver a aflição dos amigos, vai ao encontro deles e não vai de qualquer maneira, mas vai milagrosamente andando por cima das águas; e Pedro, de forma impetuosa, pede ao Mestre para andar sobre as águas também e Ele lhe diz: "Vem". E o apóstolo caminha sobre as águas corajosamente, mas tem medo e afunda.
O Senhor nunca nos deixará sozinhos em nosso ministério. Ele sempre vem ao nosso encontro dizendo-nos: "Coragem, não tenhais medo!" O Senhor nos permite andar com Ele sobre os problemas que enfrentamos, sobre nossos relacionamentos conturbados, sobre nosso orgulho, sobre as dificuldades pelas quais passamos. Nessas horas começamos até com coragem, mas, quando nos vemos vivenciando o milagre, ficamos com medo e voltamos atrás. Temos medo do futuro, medo da entrega, medo de não conseguir conciliar tudo, medo de abrir o profundo do coração para Jesus transformar. Dessa forma, infelizmente, tudo se perde e afundamos.
O Senhor Jesus não nos deixa, mas nós precisaremos voltar à "barca" e renovar a fé.

QUE TAL COMEÇAR TUDO PELA PALAVRA DE DEUS ?

Imagem de Destaque 
A Palavra de Deus rege todas as coisas




Jesus é o motivo de todas as coisas existirem. “Tudo foi feito por ele, e sem ele nada foi feito” (Jo 1, 3). Cristo é o Senhor, e tudo Lhe está submetido, tanto o mundo material quanto o angélico, "para que, ao nome de Jesus, se dobre todo joelho no céu, na terra e nos infernos" (Fl 2, 10), também toda matéria e forma, viva ou inanimada, estão sob Seu olhar.
“Nenhuma criatura lhe é invisível. Tudo é nu e descoberto aos olhos daquele a quem havemos de prestar contas” (Hb 4, 12-13). Jesus veio revelar também ser Ele o Verbo Encarnado do Pai, a Palavra criadora (cf. Jo 1, 14). Palavra que quis se colocar em meio a nós, perpassando e agindo em nossas realidades: “a palavra que minha boca profere: não volta sem ter produzido seu efeito, sem ter executado minha vontade e cumprido sua missão” (Is 55, 11).


A Palavra de Deus rege todas as coisas. Se, então, a Palavra pode trazer essa eficácia, por que nos privamos de nos orientar por ela quando vamos empreender algo?
Queira ser um agente que propaga a Sagrada Escritura. A força e a sabedoria ali contidas provêm da boca do Senhor e não de nós. Deus não a deixará cair no descrédito. É do interesse divino que a Bíblia transmita Seus efeitos onde quer que ela seja colocada em prática e proferida, ainda que seja por nosso intermédio, servos fracos e sujeitos ao pecado.
Podemos contar sempre com os efeitos da vontade de Jesus em nossas iniciativas. Leve sempre a Bíblia aonde você for.


Comece tudo o que for fazer com a oração de um trecho bíblico, como um salmo por exemplo. Ao acordar, antes de pegar o trânsito, antes de iniciar um trabalho ou ministério, leia um versículo, busque uma passagem relacionada com a situação que você está vivendo. Com certeza, Deus lhe falará, pois Ele quer participar de sua vida. Destaque textos da Sagrada Escritura e os cole em lugares por onde for passar, na cabeceira da cama, no interior do carro, na porta da geladeira, nos cadernos e nos aparelhos de seu trabalho. Se, por vezes, enfeitamos nossos pertences com diversos dizeres, frases de efeito, figurinhas e personagens, por que não fixar também neles um versículo bíblico? Aproveite para lê-los e rezar todas as vezes em que visualizá-los.


Não se trata de separar textos que mais nos agradam e vivê-los isoladamente. Queira, com essa prática, aprender a amar a Palavra de Deus para ser Evangelho vivo, comungando-O na sua totalidade. Essa sugestão é uma maneira de memorizar trechos ou inspirar-se num lema para vida ou tempo presente.


Viver conforme a Palavra de Deus configura-nos segundo a Pessoa de Jesus, Verbo Eterno, de forma a permitirmos que Sua voz tenha poder sobre todo o nosso ser: "Porque a palavra de Deus é viva, eficaz, mais penetrante do que uma espada de dois gumes e atinge até a divisão da alma e do corpo, das juntas e medulas, e discerne os pensamentos e intenções do coração" (Hb 4, 12). Assim, também será com nossas ações e sobre o que elas desencadeiam, suas consequências e resultados.


Estas passarão a ter eficiência, tal como o coração de Deus quer imprimir nas situações em que colocamos a Palavra de Deus em prática, segundo os desígnios divinos e não somente para o alcance que imaginamos num primeiro momento.
Todas as realidades contidas na Pessoa da Palavra serão favoráveis em nossa vida, mesmo quando não entendermos o porquê de um fato acontecer daquela maneira. No final, testemunharemos que tudo concorrerá para um bem maior, pois o Altíssimo quer sempre o melhor para nós, como afirma a Bíblia: "Tudo contribui para o bem dos que amam a Deus" (Rm 8, 28).
Começar pela Palavra também é colocar Jesus em primeiro lugar.


"Antes de qualquer tarefa, vem a palavra verdadeira" (Eclo 37, 20).


Sandro Aparecido Arquejada-Missionário Canção Nova

COMO AGIR DIANTE DE CADA NOVO DESAFIO ?

novo_diag1
Comecemos este novo dia sem reservas no coração, para que o vivamos intensamente, conduzidos pelo Espírito Santo de Deus. Tenhamos em mente que cada instante deste dia é oportuno para respondermos às circunstâncias da vida de maneira diferente. Seguramente, gostaríamos que hoje muitas situações fossem diferentes na nossa família, no nosso trabalho, em muitos dos nossos relacionamentos, mas certamente elas continuam do mesmo jeito. A sabedoria diante delas consiste em termos novas atitudes, porque: “Se não podemos mudar uma situação, mudar a nós mesmos se torna o desafio” (Viktor Frankl).
Diante de cada novo desafio, peçamos a Deus a sabedoria para agirmos sempre de acordo com a vontade d’Ele.
“Sede uma rocha protetora para mim, um abrigo bem seguro que me salve! Porque sois a minha força e meu amparo, o meu refúgio, proteção e segurança! (Sl 70).
Senhor Jesus, dá-nos a sabedoria do Espírito Santo de Deus para que em tudo testemunhemos a Tua graça.
Jesus, eu confio em Vós!
Luzia Santiago

COMBATER ABANDONANDO AS OBRAS DAS TREVAS

“Sabeis em que momento estamos: já é hora de despertardes do sono. Agora, a salvação está mais perto de nós do que quando abraçamos a fé. A noite está quase passando, o dia vem chegando: abandonemos as obras das trevas e vistamos as armas da luz. Procedamos honestamente, como em pleno dia: nada de glutonerias e bebedeiras, nada de orgias e imoralidades, nem de contendas e rivalidades. Pelo contrário, revesti-vos do Senhor Jesus Cristo e não atendais aos desejos e paixões da vida carnal.” (Rom 13,11-14)
Nós precisamos abandonar as obras das trevas. Na Eucaristia experimentamos o céu, Paulo diz que se aproxima de nós o dia da salvação. E ele nos apresenta quais são as obras das trevas. Se combate as paixões da carne através no jejum e da oração. Jesus para vencer o diabo, não usou os seus poderes messiânicos, mas primeiro usou a arma do Jejum e depois a Palavra. Você também pode vencer o diabo assim.
O Senhor nos exorta a abandonarmos as obras da terra e a nos revestirmos das armas da luz. Luz e trevas não se misturam, assim como água e óleo não se misturam. Não podemos achar que nós que queremos ser da luz podemos nos misturar com aquilo que o mundo nos oferece. Para ser aprovado por Deus é preciso nos privar por muitas coisas. As obras das trevas minam o cumprimento da vontade de Deus na nossa vida.
“O que ouviste de mim na presença de numerosas testemunhas, transmite-o a pessoas de confiança, que sejam capazes de ensinar a outros. Como bom soldado do Cristo Jesus, assume a tua parte de sofrimento. Ninguém que esteja engajado no serviço das armas se embaraça nos negócios da vida civil, se deseja agradar a quem o alistou.” (2 Tm2,1-4)
Seu combate, não é um combate que você luta sozinho, você tem miríades de anjos lutando com você. Aquele que se alistou no exército do Senhor, não se embaraça nos negócios da vida civil. Tendo a teologia moral não posso dizer que beber uma “cervejinha” é pecado, mas Paulo diz das bebedeiras. 'As obras da carne: imoralidade sexual, impureza, contenda, ciúmes, iras, intrigas, discórdias, facções, invejas, bebedeiras, orgias e outras coisas semelhantes. Eu vos previno, como aliás já o fiz: os que praticam essas coisas não herdarão o reino de Deus'. (Gl 5, 19-21)
Você quer ser agradável a Deus? Faça a opção de se revestir das armas da luz e não das trevas. Se você se engajou no serviço ao Senhor é com as armas da Luz que você precisa estar revestido. Trevas e luz não se misturam, ou você é cristão de verdade ou não é. A quem você quer servir a Deus ou a baal? O único evangelho que precisa ter na sua casa é o de Jesus Cristo. Você não pode ler horóscopo, isso é uma vergonha para Deus.
nele que se alista tem que estar disposto a viver o sofrimento, se Deus não me curar, serei fiel a Ele doente, mas não me dobrarei a outras seitas. Jesus Cristo denunciou as obras das trevas, Ele veio destruir as obras do diabo e não para se unir a elas.
Estão querendo calar a nossa voz e o diabo está avançando e roubando os que são de Deus. Porque ninguém mais fala a verdade por medo. Ou nós somos profetas ou passaremos para o lado dos falsos profetas, que só pregam a autoajuda. Trevas não se misturam com Luz.
Jovens não tenham medo de ser de Deus, não tenham medo de não se misturar com as coisas das trevas, sejam radicais. Não tem como ser combatente misturado com as obras das trevas, vivendo uma vida dupla: “Na igreja sou uma coisa e fora dela vivo como se ela não existisse.”
Deus quer revestir você com as armas da luz e fazer da sua vida um grande testemunhos para todos aqueles que não O conheceram. E vendo você revestido das armas da luz, com a Palavra de Deus no coração, cheio do Espírito Santo, essas pessoas se tornarem cristãos também e muito mais ser atraído pelo amor que você vive com os irmãos. Coragem, combatente! Sim,Sim! Não, Não! Eu sou ou eu não sou.
O mentiroso quer que você seja morno, mas o nosso Deus quer que você seja incendiado do Espírito Santo e testemunhe Seu amor.
Estamos num tempo da profecia do avivamento, em que Deus precisa levantar pessoas que não tenham medo de pregar contra o pecado. Deus suscitou o profeta Elias com um intuito, levar a conversão ao povo de Israel. Precisamos levantar altares de adoração ao Senhor em todo o mundo. Não somos chamados a fazer show, somos chamados a fazer altares de adoração ao Senhor. Nós fazemos adoração e é a Deus que devemos adorar. Se você cantar e não levar a pessoa a conversão, feche a boca e não cante mais. Pois nossas ministrações precisa ser fonte do batismo no Espírito Santo. Senão acontecer o batismo no Espírito Santo nos show não estamos fazendo a vontade de Deus. O desejo do coração de Elias é que Israel conhecesse a Deus. O desejo do padre Roger é que o Brasil conheça a nosso Senhor Jesus Cristo. Eu tenho um medo que as pessoas me sigam e não sigam a Jesus Cristo. Os homens tem uma tendência muito grande de seguir outros homens. Não siga aos homens, siga a Jesus Cristo. É o Senhor que é Deus
Padre Roger

NÃO ACEITE SOLUÇÕES FÁCEIS

Imagem de Destaque

 Há sempre duas maneiras de solucionar um problema

Muitos erros e sofrimentos acontecem porque queremos dar soluções facéis e rápidas para problemas difíceis; o que é um grave erro que causa sérios problemas.
Quanto mais difícil o problema, tanto mais difícil será a sua solução, pois não há solução fácil quando o problema é difícil.
Na vida também é assim, não há solução fácil, cômoda, rápida e barata para os problemas difíceis. Mas, infelizmente, no campo do comportamento estamos cheios de "soluções fáceis", que, em vez de solucionarem os problemas, os tornam ainda mais graves.
Há sempre duas maneiras de solucionar um problema: a primeira será “facíl”: improvisada, rápida, cômoda, sem sacrifícios e, muitas vezes, imoral. A segunda será “dificil”: demorada, planejada, árdua e dispendiosa. A segunda maneira de se resolver um problema será eficaz e duradoura; a primeira, inócua e falsa. Não se arrisque.
É fácil, por exemplo, retirar o pobre da rua e escondê-lo das vistas dos turistas; contudo, é dificil retirar a miséria do pobre e promovê-lo, mas esta é a medida dificil e correta. É fácil limitar o número de nascimentos, é fácil esterilizar homens e mulheres em massa como se fossem animais; assim como é fácil distribuir pílulas... Contudo, é difícil implantar uma eficaz e digna paternidade responsável.
É facíl fazer a guerra; difícil manter a paz. É facil distribuir preservativos e seringas para se evitar a Aids; mas é difícil ensinar as pessoas sobre o emprego moral do sexo e o valor da castidade...
O grande problema do mundo não é resolver os seus problemas, mas “como” resolvê-los. Nunca acredite numa solução fácil e rápida. A sabedoria popular já aprendeu que “o barato sai caro” e que “a pressa é inimiga da perfeição”.
As soluções sérias são eficazes e duradouras; geradas no sofrimento, na oração, na paciência, nas lágrimas, no diálogo, na compreensão, entre outros.
Não há solução fácil para problema difícil. Esta é a pior tendência do homem moderno: querer resolver todos os problemas de maneira rápida, com soluções imediatistas, atropelando o tempo, a moral, os costumes, a fé e o próprio Deus. Por fim ele se dá conta de que correu em vão. Acostumado a lidar com as coisas, a técnica e as máquinas, o homem de hoje se esquece de que ele é dotado de uma alma transcedente e imortal.
O Papa João Paulo II nos ensinou que as soluções propostas por Cristo, para os graves problemas da humanidade, são difíceis, mas jamais decepcionam. Jamais eu vi alguém chorar porque viveu os preceitos do Evangelho, mas eu já vi muita gente chorar porque não quis vivê-los.
O Mestre disse que aquele que não pratica os Seus ensinamentos é como aquele que constrói a casa na areia; e logo esta é destruída pelas tempestades e correntezas.
Todo problema tem uma solução; senão deixa de ser problema. A solução nem sempre é facíl, mas sempre existe.
Felipe Aquino