quarta-feira, 10 de julho de 2013

COMBATENTES NO PERDÃO

Combatentes no perdão Todo combatente é treinado. Misericórdia e perdão são o treinamento pelo qual o Senhor faz passar constantemente os seus valentes guerreiros.
'Com efeito, se perdoardes aos homens as suas faltas, vosso Pai celeste também vos perdoará; mas se não perdoardes aos homens, também vosso Pai não vos perdoará vossas faltas' (Mt 6,14).
Todos nós pecamos e precisamos do perdão de Deus. Ele quer tocar o nosso coração para nos abrirmos à graça do perdão. Porque, se não perdoarmos, não seremos perdoados.
'Sede misericordiosos como vosso Pai é misericordioso. Não vos arvoreis em juizes, e não sereis julgados; não condeneis, e não sereis condenados; absolvei, e sereis absolvidos, dai e vos será dado. É uma boa medida, socada, sacudida, transbordante, que derramarão nas dobras da vossa veste, pois a medida de que vos servis, servirá também de medida para vós' (Lc 6, 36-38).
Se perdoamos, seremos perdoados; se condenamos, seremos condenados; se julgamos, seremos julgados.
Quando não perdoamos, fechamos o coração, e acabamos nos fechando a tudo: nos fechamos ao amor e ao perdão.
Tanto quanto Deus é amor, é também perdão. Deus quer sempre perdoar. Se não conseguimos enxergar isto, é porque estamos com o coração fechado.

Mesmo decepcionados com situações ou pessoas, rancorosos e vingativos, estamos sendo envolvidos pelo perdão do Pai. Mas Ele não pode nos atingir: nosso coração está fechado. Preciso repetir: mesmo quando estamos ressentidos, cheios de raiva e vingança, o Pai continua a nos amar e a nos envolver com Seu amor. Mas, nós é que não somos atingidos, porque estamos fechados.
"O ressentimento mata! Mata a alma e o corpo", ensina monsenhor Jonas.
O perdão só não acontece, porque não estamos dispostos a perdoar: conseqüentemente, não estamos dispostos a receber o perdão.
Se jogarmos um cantil fechado no mar, depois de um mês, ou até depois de cem anos, ele estará vazio: não entra nenhum pouquinho de água. Com toda a água do oceano ao seu redor, durante todo este tempo, o cantil poderia se encher, transbordar; mas isso não acontece, porque ele está fechado. Se o cantil estivesse aberto, em questão de segundos, estaria cheio de água.

A medida que usarmos para os outros, será a mesma usada para nós. É isso que o Evangelho nos diz: 'se perdoarmos, seremos perdoados; mas se não perdoarmos, não alcançaremos o perdão. A medida com que medimos aos outros, seremos nós também medidos: com a mesma medida!'(cf Lc 6,37-38)
A palavra ressentimento quer dizer: sentir de novo aquilo que já havíamos sentido [re+sentir]. Se continuarmos guardando mágoas e ressentimentos, as veias do nosso coração ficarão todas fechadas. Não vai demorar para o nosso coração estar todo fechado.
Não temos o direito de ficar magoados com as pessoas que nos ofenderam, nos feriram... Não podemos ficar ressentidos e querer mal à pessoa, porque fez algo errado. Se agirmos assim, estaremos nos matando.
Quando você não perdoa, está se asfixiando. Não se trata de ter direito de não perdoar, porque foi a pessoa que errou. O direito que você tem é o de viver, não o de morrer. O ressentimento mata! Mata a alma e o corpo.

Na medida em que acumulamos ressentimento e decepção, vamos perdendo a alegria. No começo parece gostoso cultivar aquele sentimento de autopiedade, porque fomos ofendidos. Mas depois, vamos nos envenenando. Poderemos chegar à morte. Repito: chegar à morte da alma do corpo. E quantos morrem assim...
Precisamos estar com o coração totalmente aberto para que o perdão flua abundantemente. É preciso ter a coragem de vencer os ressentimentos, as mágoas, os rancores, a raiva. É necessário romper com todos esses sentimentos negativos. Eles geram doenças, geram morte.
O Senhor quer lhe dar a salvação. É preciso que você se abra.
Procure, pela inspiração do Espírito Santo, relembrar as pessoas e as situações que você precisa perdoar e faça gestos concretos de perdão.

Monsenhor Jonas Abib
Fundador da Comunidade Canção Nova

TODO BATIZADO É CHAMADO A SER UMA BENÇÃO E ABENÇOAR

Temos um grande ensinamento com a primeira leitura.
Veja a citação de Gn 32,26-27: Vendo que não podia vencê-lo, este tocou-lhe o nervo da coxa e logo o tendão da coxa de Jacó se deslocou, enquanto lutava com ele. O homem disse a Jacó: “Larga-me, pois já surge a aurora”. Mas Jacó respondeu: “Não te largarei, se não me abençoares”. 

O grande problema é que nós não temos feito como Jacó e recorrido ao Senhor.

É aquela bela história da caixa todas as bençãos de Deus. São Pedro no céu recebe o cidadão e ele afoito vai entrando no céu e encontra uma caixa com o seu nome. Quando ele abre e pergunta a São Pedro o que estava naquela caixa, São Pedro reponde que eram todas as bençãos que Deus tinha para ele. Ele não recebeu porque não pediu.
 .

Se nós não pedirmos as bençãos Deus não pode fazer muito.

Nós precisamos aproveitar daquilo que o Senhor tem reservado. Volte a dar significado às bençãos que Deus derrama sobre você.

Não temos a dimensão do que estamos pedindo, e do que estamos recebendo quando pedimos a benção a um sacerdote.
 
Não é pouca coisa pedir a benção! Peça a benção aos seus pais todos os dias. Peça a benção para Deus e Ele lhe abençoará.

Se somos abençoados precisamos nos tornar para o outro também uma benção. Cuidado com aquilo que você fala. Há poder em nossas palavras. Se falamos mal tudo vai mal.

Eu não posso reclamar do sol, da vida, do frio. Cuidado para você não deixar passar a oportunidade de louvar. Não podemos cair na tentação de ter o hábito de reclamar.

Nas missas da missão em que morei em Campos dos Goytacazes inúmeras vezes eu exortei os campistas a falarem bem da sua cidade. Porque se você proclama as palavras negativas, as bençãos não vem.

Vamos evitar comentários negativos pois eles não atraem a benção. Exemplos: Não adianta! Não vai dar certo! Esse tipo de comentário só atrai a maldição e não a benção.

Tudo posso naquele que me fortalece.

Se as coisas estão indo mais ou menos, então está faltando a palavra da benção! Lance palavras de bençãos sobre você mesmo! Palavras de bençãos, de louvor de ação de graças vai atrair a benção de Deus sobre você e todos ao seu redor.

Se você fala que a sua casa é uma confusão, você não tem abençoado a sua casa! Proclame palavras de benção sobre a sua casa! Não perca tempo.

Você veio buscar a benção? Então leve a benção com você! Em Jesus você está abençoado! A tendência natural em nós é proclamarmos palavras negativas.

Estou agora tentando entrar numa pedagogia nova. É um exercício abençoar! Quando alguém der uma rata não xingue a pessoa, mas abençoe. Comece abençoando quem está ao seu lado. Você pode fazer uma grande diferença em sua comunidade. Minha comunidade é um benção!!!

Todo batizado é chamado a ser uma benção e a abençoar.
Padre Edimilson Lopes

VOCÊ CRÊ ?



É fácil responder a essa pergunta sem analisar o que realmente estamos dizendo. Muitos têm fé, mas neles mesmos. Outros têm fé nas coisas que possuem, outros acreditam duvidando.

Na verdade, fé é confiar em Deus e depositar nele toda sua vida. A Bíblia nos fala que devemos viver pela fé. Isto significa buscar a cada dia comunhão com Deus, vivendo conforme a Sua vontade, tendo em Deus sua satisfação pessoal.

Existe uma frase muito conhecida que diz: “só acredito vendo”. Tomé disse isto quando alguns dos discípulos falaram que Jesus havia ressuscitado. Jesus então apareceu e lhe disse, como lemos em João 20,29 : “Creste, porque me viste. Felizes aqueles que crêem sem ter visto”!

Ter fé é mesmo não tendo nunca visto Jesus, acreditar que ele veio a este mundo para nos salvar. É acreditar que Deus existe e nos ama. Ter fé é acreditar na sua promessa de que um dia viveremos com Ele.

É impossível agradar a Deus quando dizemos que confiamos Nele, mas na verdade confiamos em nós mesmos. Isso acontece quando nossas decisões são baseadas no que queremos, quando a auto confiança é maior que a nossa dependência de Deus pela fé.

Quem tem fé vive contente em todas as circunstâncias. Isso acontece porque a satisfação para a vida está em Deus e não nas coisas que possui.

Quero convidar você a se entregar inteiramente a Deus na certeza de que quanto mais cremos, mais enxergamos a presença Dele em nossa vida. Hoje celebramos São Tomé, peçamos a Deus para aumentar cada dia mais nossa fé!

Senhor de bondade,
nós cremos em vós, mas aumentai a nossa fé.
Cuidai de nós e afastai-nos para longe das preocupações.
Nós cremos em ti e queremos conhecer-te
e amar-te cada vez mais.
Nós confiamos em ti e sabemos que só
Tu tens palavras de vida eterna. Amém! 
Padre Alberto Gambarini

A PRIMEIRA VITÓRIA DE UM HOMEM É NASCER

O homem tem o valor que dá a si próprio
Havia, na Índia, um sábio que era assiduamente procurado. Certa vez, um jovem ousado quis testar a sabedoria do velho sábio. Pegou um passarinho vivo, escondeu-o atrás do corpo e apresentou-se diante do homem de cabelos brancos.
- O senhor é sábio mesmo?
- Dizem que eu sou.
- Então, me responda: o que eu tenho em minhas mãos?
- Deve ser um pássaro; jovens como você gostam muito de caçar os pássaros.
- É verdade, o senhor acertou, parece que é sábio mesmo. Mas me diga: o pássaro está vivo ou está morto?
O sábio agora estava numa situação difícil. Se ele dissesse que o passarinho estava morto, o jovem o soltaria a voar; se dissesse que estava vivo, o jovem o mataria em suas mãos sem que o sábio o notasse. Uma cilada de mestre!
- Então, senhor sábio, o passarinho está vivo ou está morto? Responda-me. O senhor não é sábio?

O velho abaixou a cabeça e pensou um pouco. Depois, respondeu ao jovem:

- Depende de você!

Pensativo e cabisbaixo, o jovem foi se afastando e, ao longe, olhando para o velho, soltou o passarinho.

Cada um de nós tem esse passarinho dentro de si. Podemos matá-lo ou deixá-lo viver, depende de nós e de ninguém mais, pois recebemos o dom mais precioso deste mundo que é a liberdade.

Esse pássaro de ouro, que é sua vida, criada à imagem e semelhança de Deus, está em nossas mãos.

A vida é sua e de mais ninguém. É o único dom que, de fato, é inteiramente seu. O resto é seu, mas está fora de você.

A primeira vitória de um homem foi ter nascido. Cada pessoa é uma palavra de Deus que não se repete. A verdadeira medida do homem está não no que ele possui, mas no que ele é.

Tagore, prêmio Nobel de literatura em 1913, disse que “cada criança, ao nascer, nos traz a mensagem de que Deus não perdeu ainda a esperança nos homens”.

O homem tem o valor que dá a si próprio.
Felipe Aquino