domingo, 19 de dezembro de 2010

DEUS QUER QUE VIVAMOS O AMOR ÁGAPE

Ágape é um amor incondicional, amor sem medidas, amor que não cobra. O amor ágape preenche, o ágape é divino.

No grego existem três palavras e no português existe apenas uma para a palavra "amor", palavra que acabou se tornando, muitas vezes, vulgar. Há o amor eros, o filia e o amor ágape no grego; é no amor ágape que o Senhor quer que vivamos.

Quando Jesus escolhe Pedro para ser a rocha da Igreja, Ele pergunta: "Pedro, tu me amas?" Refere-se ao amor ágape. E Pedro responde de coração: "Sim Senhor, Tu sabes que te amo", que é o amor filia. Uma segunda vez o Senhor lhe faz essa pergunta, e novamente ele responde e, com certeza, na terceira vez (aqui São João nos dá uma lição) Jesus perguntou: "Pedro, tu me amas?" amor ágape. E Pedro se entristece e fala do coração: "Tu sabes tudo. Tu sabes que te amo". Ágape

RECONHECER SEU PECADO É EXPERIMENTAR A ALEGRIA DA RECONCILIAÇÃO

Reconhecer seu pecado é experimentar a alegria da reconciliação

O que, muitas vezes, falta na nossa casa é a reconciliação. Quem tem o maior amor dá o maior passo na reconciliação, e ninguém tem maior amor do que Deus.

“Podem os montes recuar e as colinas abalar-se, mas minha misericórdia não se apartará de ti, nada fará mudar a aliança de minha paz, diz o teu misericordioso Senhor" (Isaías 54,10). Nada vai abalar a aliança entre Deus e o povo. Não é como muitos casamentos que, por qualquer coisa, o compromisso da aliança já fica abalado. Qual casamento não fica abalado? Mas não é no abandono do outro que vamos encontrar a solução dos problemas.

Na Palavra de hoje (Isaías 54,1-10), vemos que o esposo perfeito deu o primeiro passo para a reconciliação.

Meu filho, Deus virá e você precisa estar reconciliado. É por isso que João Batista fala do batismo de conversão, que precisa de condições para ser recebido, para se reconhecer pecador e saber que, nessa aliança com Deus, você foi infiel, um cristão adúltero.

Saber-se pecador é fácil, porque todos o somos. Mas falo da consciência de se saber pecador e não se acostumar com essa condição. Para alcançar essa graça precisamos buscar a graça de Deus. Quando João Batista anuncia o batismo de conversão, acontece algo diferente: há uma divisão entre o povo, entre aqueles que vivem uma conversão verdadeira e aqueles que fingem ser convertidos. Houve uma divisão entre os que confessaram e receberam o batismo e aqueles que se negaram a recebê-lo. Até alguns publicanos se reconheceram pecadores! Não existe, então, alguém tão pecador que não possa fazer a experiência da conversão.

Os mestres da lei não aceitaram o batismo. No entanto, ao recusá-lo, tornaram inútil para si mesmos o projeto de Deus. Da mesma forma, você pode ser livre para recusar o batismo, mas vai tornar inútil, para si mesmo, o plano do Senhor para a sua vida.

Você já pensou sobre isso? Em recusar o projeto de Deus para você?

Se você deixar o seu coração só no “pisca-pisca” do Natal, ele não vai estar preparado para o batismo. E sabe qual é a grande dificuldade das pessoas hoje? Reconhecerem-se pecadoras. Os tempos mudaram, muitos valores estão invertidos! Muitas vezes, nós padres gastamos mais tempo na confissão, porque precisamos ensinar aos cristãos o que é pecado.

Se não experimentarmos o reconhecimento dos pecados, não vamos experimentar a alegria da conversão. Precisamos olhar para dentro de nós e reconhecer os nossos pecados. Assim, teremos um Natal mais feliz! Se você reconhece a tristeza de ter pecado, vai experimentar a alegria de ter se reconciliado!
Padre Fabricio

QUANTO MAIS EU ORAR, MELHOR


Vida no Espírito é vida de oração. É o que Nossa Senhora nos diz, insistindo em nossos ouvidos como mãe. Começou há muito tempo, em La Salete, em Lourdes, em Fátima, e agora em suas aparições em Medjugorje. É a mãe insistindo para que oremos. A situação do mundo e a da Igreja exige muita oração.

O grande derramamento do Espírito Santo, esse grande sopro do Espírito Santo, na Igreja e no mundo, só pode germinar, florescer e frutificar se houver calor, isto é, o calor da oração. Diga a si mesmo:

Quanto mais eu orar, melhor: nunca será demais. Eu preciso fazer da minha vida uma oração. Eu preciso de momentos fortes de oração, para que toda a minha vida se torne oração. É a minha necesside

Monsenhor Jonas Abib
Fundador da Comunidade Canção Nova