domingo, 19 de maio de 2013

ESPÍRITO SANTO


Espírito Santo infundi em mim ,o dom do Temor de Deus,para que amando a Deus verdadeiramente eu não permita  me levar pelo pecado"
"Espírito Santo, derrama sobre a minha inteligência o Dom do Entendimento de forma abundante e profunda"
"Espírito Santo, derrama sobre mim o Dom da Ciência para que eu possa julgar corretamente o valor das coisas criadas"."Divino Espírito Santo, infunde-me o Dom do Conselho e torna-me dócil às inspirações de Deus"
'Infundi em mim o dom da Piedade para que ame e adore a Deus,com um coração cheio de confiança nele"
Dai-me ainda a Sabedoria para saborear em minha vida a Bondade do Senhor,e amar a sua Igreja e seguir o seu caminho"
Dai-me ainda o Dom da Fortaleza,que traz junto a perseverança no bem,e que a força de Deus me ajude a servi-lo cada dia com fidelidade e justiça!
Espírito Santo infundi em mim ,o dom do Temor de Deus,para que amando a Deus verdadeiramente eu não permita me levar pelo pecado"
"Espírito Santo, derrama sobre a minha inteligência o Dom do Entendimento de forma abundante e profunda"
"Espírito Santo, derrama sobre mim o Dom da Ciência para que eu possa julgar corretamente o valor das coisas criadas"."Divino Espírito Santo, infunde-me o Dom do Conselho e torna-me dócil às inspirações de Deus"
'Infundi em mim o dom da Piedade para que ame e adore a Deus,com um coração cheio de confiança nele"
Dai-me ainda a Sabedoria para saborear em minha vida a Bondade do Senhor,e amar a sua Igreja e seguir o seu caminho"
Dai-me ainda o Dom da Fortaleza,que traz junto a perseverança no bem,e que a força de Deus me ajude a servi-lo cada dia com fidelidade e justiça!

RENOVADOS PELO FOGO DE PENTECOSTES

Nós sabemos que a nossa vida não se limita a esse tempo, no qual muitos buscam apenas momentos de felicidade e prazer. Vivemos rumo a uma terra nova e céus novos. Portanto, tudo isso é luta, mas, ainda em meio às dificuldades, somos felizes. Parece contraditório, mas é a beleza que o cristão encontrou! É importante que, a cada dia, encontremos o verdadeiro sentido da nossa vida.

Nós precisamos não apenas conhecer Jesus Cristo de maneira intelectual, mas viver com Ele uma experiência nova, pois o Senhor é manso e humilde de coração.

Frequentemente, nós não somos em nada humildes. O pecado nos faz prepotentes, orgulhosos; queremos mostrar e impor a nossa altivez. Mas não é assim que Deus quer que vivamos. Esse não é o caminho da felicidade, embora muitas pessoas que vivem dessa forma parecem ser felizes. 
Agora, é o momento de assumir uma mudança!
Monsenhor Jonas Abib
Fundador da Comunidade Canção Nova

DONS CARISMÁTICOS


Dom da fé
 : A fé é o dom que recebemos no batismo. Ele cresce em nós a ponto de tornar-se uma fé operativa, não a fé intelectual: "Eu acredito que Jesus pode curar". Não! De tal maneira, estou convencido do poder curador do Senhor, que minha fé me leva a ser instrumento d'Ele. Tudo isso depende de estarmos no Espírito Santo e permanecermos n'Ele.

Dom de interpretação: 
Normalmente, nem aquele que fala em línguas nem os outros entendem o que se enuncia. Mas o Senhor, muitas vezes, quer que aquela oração seja de edificação para a comunidade; quer usar o veículo das línguas para falar à comunidade. Então, o Senhor dá, para a mesma pessoa ou a outra, o dom da interpretação. É, portanto, outro dom: o de interpretar - não se trata de tradução.


Dom da profecia: 
No dom de línguas, estamos falando a Deus, não aos homens. Mas estes precisam que a mensagem lhes seja anunciada. Daí a importância do que São Paulo diz no trecho acima. Quando Deus nos dá uma palavra de profecia, a assembleia inteira é edificada. Às vezes, temos uma noção equivocada a respeito da profecia ao pensarmos que se trata de adivinhar o futuro. Nada disso: profeta é aquele que fala em nome de Deus, ou melhor, é um instrumento de que Deus precisa.

Dom da cura:
 Geralmente, pensamos que a cura é uma coisa extraordinária. Não! Para o povo cristão, a cura que vem por meio de Jesus, é algo normal, ordinário. O problema é que a nossa fé foi se esfriando. Se o Senhor não tem operado curas, milagres, prodígios e sinais, no meio do Seu povo, é porque este não tem acreditado n'Ele.

Dom de línguas: 
Quando nós somos batizados no Espírito Santo, a primeira coisa da qual nos enchemos é de oração. E por que isso? Porque o Espírito Santo é a ligação entre o Pai e o Filho. A oração é a comunicação entre o Pai e o Filho; o Filho que fala ao Pai e o Pai que fala ao Filho. A beleza da intimidade, que acontece dentro da Trindade, é feita pelo Espírito Santo. O Espírito Santo é oração. Além disso, Ele é a ligação entre Deus e nós. A oração que vai e a oração que volta.

Dom de milagres: 
Ligado à cura está o dom dos milagres. Certas curas são verdadeiros milagres: acontecem imediatamente de maneira extraordinária. O processo de cura é demorado, mas o milagre é imediato. Além dos milagres no campo da cura, há muitos milagres que o Senhor faz em muitos outros campos da nossa vida. 
 

O QUE SIGNIFICA PENTECOSTES ?

Dom do discernimento
: Para possuir discernimento, o básico é aprender a ouvir o Senhor, suas emoções, inspirações. Muitas vezes, o sentimento dentro de nós movendo-nos - "Faça assim, não diga aquilo" -, mas, em geral, sepultamos isso fazendo até o contrário. O Espírito Santo dá o dom do discernimento àqueles que estão n'Ele, imersos, banhados n'Ele. Àqueles que dão tempo à escuta, à oração, à Palavra. Temos de ser dóceis à condução do Espírito.

Dom de ciência: É como um diagnóstico. Deus nos dá um conhecimento que não poderíamos alcançar por nosso próprio esforço. Essa palavra de ciência vem de nós. Chama-se palavra, porque nos é dada por meio de uma expressão, de uma frase ou de uma imagem. Sua função é indicar algo que Deus quer fazer.

Dom de sabedoria: É a sabedoria que vem do Espírito. Esse dom não nos torna autoridades, não nos habilita a falar grosso, na ponta dos pés. Não! É a coisa mais simples do mundo e beneficia não a nós mesmos, mas aos outros. Somos apenas o fio condutor, não nos esqueçamos disso. Às vezes, nem sabemos que aquilo que dissemos ao outro foi uma palavra de sabedoria, nem percebemos que atingiu alguém, que tocou, transformou, tirou da dúvida, tirou da opressão, da desorientação.

O SENTIDO DO PENTECOSTES


Para entendermos o verdadeiro sentido da Solenidade de Pentecostes, precisamos partir do texto bíblico que nos apresenta na narração: "Quando chegou o dia de Pentecostes, os discípulos estavam todos reunidos no mesmo lugar. De repente, veio do céu um ruído como de um vento forte, que encheu toda a casa em que se encontravam. Então apareceram línguas como de fogo que se repartiram e pousaram sobre cada um deles. Todos ficaram cheios do Espírito Santo e começaram a falar em outras línguas, conforme o Espírito lhes concedia expressar-se. Residiam em Jerusalém judeus devotos, de todas as nações que há debaixo do céu. Quando ouviram o ruído, reuniu-se a multidão, e todos ficaram confusos, pois cada um ouvia os discípulos falar em sua própria língua" (At, 2, 1-6). Essa passagem bíblica apresenta o novo curso da obra de Deus, fundamentada na Ressurreição de Cristo, obra que envolve o homem, a história e o cosmos.

O Catecismo da Igreja Católica diz que: "No dia de Pentecostes (no termo das sete semanas pascais), a Páscoa de Cristo completou-se com a efusão do Espírito Santo, que se manifestou, se deu e se comunicou como Pessoa divina: da Sua plenitude, Cristo Senhor derrama em profusão o Espírito" (CIC, n. 731).

Nessa celebração somos convidados e enviados para professar ao mundo a presença d'Ele [Espírito Santo]. E invocarmos a efusão do Espírito para que renove a face da terra e aja com a mesma intensidade do acontecimento inicial dos Atos dos Apóstolos sobre a Igreja, sobre todos os povos e nações.

Por essa razão, precisamos entender o significado da Terceira Pessoa da Santíssima Trindade: "O termo Espírito traduz o termo hebraico Ruah que, na sua primeira acepção, significa sopro, ar, vento. Jesus utiliza precisamente a imagem sensível do vento para sugerir a Nicodemos a novidade transcendente d'Aquele que é pessoalmente o Sopro de Deus, o Espírito Divino. Por outro lado, Espírito e Santo são atributos divinos comuns às Três Pessoas Divinas. Mas, juntando os dois termos, a Escritura, a Liturgia e a linguagem teológica designam a Pessoa inefável do Espírito Santo, sem equívoco possível com os outros empregos dos termos espírito e santo" (CIC, n. 691).

A Solenidade de Pentecostes é um fato marcante para toda a Igreja, para os povos, pois nela tem início a ação evangelizadora para que todas as nações e línguas tenham acesso ao Evangelho e à salvação mediante o poder do Espírito Santo de Deus.

O Papa Bento XVI fala sobre esse processo de reunificação dos povos a partir de Pentecostes: "Tem início um processo de reunificação entre as partes da família humana, divididas e dispersas; as pessoas, muitas vezes, reduzidas a indivíduos em competição ou em conflito entre si, alcançadas pelo Espírito de Cristo, abrem-se à experiência da comunhão, que pode empenhá-las a ponto de fazer delas um novo organismo, um novo sujeito: a Igreja. Este é o efeito da obra de Deus: a unidade; por isso, a unidade é o sinal de reconhecimento, o 'cartão de visita' da Igreja no curso da sua história universal. Desde o início, do dia do Pentecostes, ela fala todas as línguas. A Igreja universal precede as Igrejas particulares, as quais devem se conformar sempre com ela, segundo um critério de unidade e universalidade. A Igreja nunca permanece prisioneira de confins políticos, raciais ou culturais; não se pode confundir com os Estados, nem sequer com as Federações de Estados, porque a sua unidade é de outro tipo e aspira a atravessar todas as fronteiras humanas" (Bento XVI, Homilia na Solenidade de Pentecostes, 23 de maio 2010).

Temos necessidade do Espírito Santo Paráclito no nosso tempo: Veni, Sancte Spiritus!
Padre Reinaldo