segunda-feira, 24 de junho de 2013


SOLENIDADE DO NASCIMENTO DE JOÃO BATISTA




Com muita alegria, a Igreja, solenemente, celebra o nascimento de São João Batista. Santo que, juntamente com a Santíssima Virgem Maria, é o único a ter o aniversário natalício recordado pela liturgia.
São João Batista nasceu seis meses antes de Jesus Cristo, seu primo, e foi um anjo quem revelou o seu nome ao seu pai, Zacarias, que há muitos anos rezava com sua esposa para terem um filho.
Estudiosos mostram que possivelmente depois de idade adequada, João teria participado da vida monástica de uma comunidade rigorista, na qual, à beira do Rio Jordão ou Mar Morto, vivia em profunda penitência e oração. Pode-se chegar a essa conclusão a partir do texto de Mateus: “João usava um traje de pêlo de camelo, com um cinto de couro à volta dos rins; alimentava-se de gafanhotos e mel silvestre”.
O que o tornou tão importante para a história do Cristianismo é que, além de ser o último profeta a anunciar o Messias, foi ele quem preparou o caminho do Senhor com pregações conclamando os fiéis à mudança de vida e ao batismo de penitência (por isso “Batista”). Como nos ensinam as Sagradas Escrirturas: “Eu vos batizo na água, em vista da conversão; mas aquele que vem depois de mim é mais forte do que eu: eu não sou digno de tirar-lhe as sandálias; ele vos batizará no Espírito Santo” (Mateus 3,11).
Os Evangelhos nos revelam a inauguração da missão salvífica de Jesus a partir do batismo recebido pelas mãos do precursor João e da manifestação da Trindade Santa.
São João, ao reconhecer e apresentar Jesus como o Cristo, continuou sua missão em sentido descendente, a fim de que somente o Messias aparecesse. Grande anunciador do Reino e denunciador dos pecados, ele foi preso por não concordar com as atitudes pecaminosas de Herodes, acabando decapitado devido ao ódio de Herodíades, que fora esposa do irmão deste [Herodes], com a qual este vivia pecaminosamente.
O grande santo morreu na santidade e reconhecido pelo próprio Cristo: “Em verdade eu vos digo, dentre os que nasceram de mulher, não surgiu ninguém maior que João , o Batista” (Mateus 11,11).
São João Batista, rogai por nós!

A BÍBLIA AREVELAÇÃO DE DEUS

A Bíblia é a revelação de Deus aos homens, portanto, é bom que saibamos que ela não é a visão que o homem tem de Deus e sim a visão que Deus tem do homem. Deste modo a Bíblia tem o projeto de mundo e de vida que Deus propõe a todos nós.

Quando aceitamos o que Deus nos fala em sua Palavra descobrimos que nela aprendemos quem somos, para que existimos e também o que fazer para encontrar a felicidade.

Veja, ninguém nos conhece tanto quanto Deus. E este conhecimento do homem da parte de Deus atinge seu ponto culminante na pessoa de Jesus Cristo. Lemos em João 1,1-2: “No princípio era o Verbo, e o Verbo estava junto de Deus e o Verbo era Deus, Ele estava no principio junto de Deus”.

É o próprio Deus, na pessoa de Jesus Cristo, que assume a nossa natureza para participar da nossa vida. Portanto, tudo o que lemos na Sagrada Escritura, deve nos servir de exemplo do que agrada a Deus, de como devemos nos portar e como podemos alcançar as graças que tanto almejamos. Devemos buscar na fonte da Palavra de Deus, sabedoria e discernimento para caminhar nos passos do Pai.

Meu bom Deus,
gostamos de te ouvir através de tuas santas palavras,
queremos ter sabedoria em nossos relacionamentos e
impregnar de paz todos os ambientes que freqüentarmos.
Que tenhamos palavras sábias capazes de evangelizar a todos.
Que sejamos portadores da tua paz e do teu amor.
Amém!
Padre Alberto Gambarinni

A OCIOSIDADE NOS LEVA AO PECADO


Quando David soube que Betsabé havia ficado grávida dele, mandou chamar o marido dela, Urias, e fez de tudo para que ele dormisse com ela para que pensasse que o filho era dele. Como Urias não foi para a sua casa, David, então, manda colocá-lo na frente da batalha para ser morto pelos inimigos. E assim aconteceu: Urias morreu dando a vida pelo seu rei. Depois disso, David a manda chamar para viver em sua casa. Ele se dispõe a cuidar dela como se fosse um gesto de generosidade. Isso tudo aconteceu porque ele não foi guerrear. Foi nessa ocasião que ele se encantou com a esposa de Urias. Seus soldados foram, mas ele ficou ociosamente no seu palácio. Foi justamente por isso que ele caiu vergonhosamente na tentação. Mas, graças a Deus, ele ainda tinha dentro de si a têmpera de guerreiro e foi despertado por Natan, um profeta enviado por Deus.

Nós, da mesma forma, cometemos erros quando amolecemos e ficamos ociosos. Mas o Senhor nos chama de volta para sermos o que somos: Seus valentes guerreiros. No livro de Joel, o Senhor convoca os guerreiros. Essa é uma convocação para os nossos dias também. O Senhor chama a mim e a você: ''Proclamai isto entre as nações: santificai-vos para a guerra, estimulai os guerreiros; aproximem-se, subam, todos os homens de guerra! (Joel 4, 9ss). 
Deus está nos convocando! E com tudo o que está acontecendo de mau no mundo o Senhor nos chama para sermos homens de guerra: provados, adestrados, fortes, valentes, amadurecidos e ousados. Não podemos decepcionar o Senhor. 


Monsenhor Jonas Abib
Fundador da Comunidade Canção Nova

Há preciosidade maior do que saber que o próprio Deus se preocupa em nos dar coragem e destemor para enfrentar todos os obstáculos que a vida apresenta? Eu te digo que não.

Não há preço que pague o sentimento de amparo e de confiança que toma conta do nosso coração quando tomamos consciência de que somos capacitados por Deus. É o lemos em Filipenses 4, 13: “Tudo posso naquele que me conforta”.

É necessário colocar no coração a convicção profunda de que Deus sempre nos guia, Ele está junto de nós e nos defende. É Deus que nos dá a força e o consolo necessário para enfrentar todos os problemas, o importante é não ceder, não recuar, não se entregar.

Quando experimentamos Deus em nossa vida através da oração sincera, e deixamos que Ele fale ao nosso coração, conseguimos sentir a presença consoladora do seu Santo Espírito, que nos acalenta, nos dá sabedoria, discernimento e forças para fazer as escolhas certas.

Aprenda a apreciar tudo de bom que nosso Deus te proporciona a cada dia e peça ao consolador Espírito Santo que ilumine a sua mente para que você seja mais positivo e corajoso para encarar a vida.

Precisamos perseguir sem medo tudo aquilo que Deus quer para nós, confiantes de que o Seu consolo e fortaleza nos ajudará a conquistar Aquilo que Ele sonhou para cada um de nós.

Meu bom Senhor,
sabemos que só Tu és o nosso consolo e fortaleza.
Que saibamos entender as vossas manifestações e
dai-nos um coração benevolente e um semblante alegre.
Amém!
Padre Alberto Gambarini

QUEM AMA FAZ A DIFERENÇA

Escolha acreditar no amor gratuito e desinteressado
O amor, por sua própria natureza, torna-nos livres e impulsiona-nos a sermos melhores. É por isso que, quando decidimos abrir o coração ao amor, nossa vida muda completamente.
É claro que, quando falamos do amor, logo imaginamos alguém a quem possamos amar e que nos ame para sempre, tirando-nos da solidão. Mas o amor vai além disso, pois ele está em tudo que fazemos, está nas nossas escolhas, desde as mais simples do dia a dia, até as definitivas - como o casamento, por exemplo. Está no “bom dia” que dou, no olhar sincero, na palavra amiga, na mão estendida. O amor é o que nos move para o bem e dá verdadeiro sentido à vida, proporcionando-nos a felicidade tão sonhada.

É por isso que não podemos confundir, por exemplo, o amor com o apego a uma pessoa. O apego nos cega e aprisiona, enquanto o amor nos dá asas e nos faz voar alto, quebrando os muros do individualismo. E vencer o individualismo me parece ser uma das principais batalhas que precisamos travar, em nossos dias, para darmos a vitória ao amor. 
Num relacionamento amoroso, corremos o sério risco de nos agarrarmos uns aos outros como se a pessoa amada fosse uma “boia de segurança” em alto mar, a qual nos salva da solidão que o mundo nos oferece. É preciso atenção! Ninguém pode preencher totalmente o coração humano, só Deus. E quanto mais nos apegamos a uma pessoa, menos chances temos de amá-la verdadeiramente. Além disso, experiências comprovam que, quando tentamos preencher os espaços vazios da nossa alma com a presença de uma pessoa, é fácil nos decepcionarmos com ela e mais vazios nos sentirmos, porque o amor não é egoísta.
Amar é dar sem esperar receber em troca. É viver o desafio de plantar, cultivar e contemplar sem a pretensão de fazer a colheita, muito menos lucrar com ela. É verdade que muitos acham que amar é uma tarefa exigente. E tem toda razão! Na nossa sociedade, canta-se, escreve-se e fala-se muito do amor como o belo ideal pelo qual todos nós ansiamos, mas são poucos os que têm a coragem de amar. Por que será? Acredito que seja porque amar é sair de si mesmo, é doar-se a exemplo de Jesus, é escolher plantar a felicidade no coração e ser feliz só por isso.

Enquanto reflito e escrevo sobre o amor, nesta tarde silenciosa de outono, penso inevitavelmente no meu esposo, na missão e na graça em que o matrimônio nos envolve. Ainda somos aprendizes no amor e acredito que sempre o seremos. Estamos no começo da estrada, casamos a pouco mais de dois anos, mas percebo o quanto Deus tem nos feito crescer neste tempo sob a graça do bendito sacramento do matrimônio.

Muitas vezes, paro e fico contemplando meu esposo no dia a dia, seus traços, seu sorriso e seu jeito próprio de me fazer feliz, os quais falam muito de Deus e do Seu amor incondicional por mim. Fazem-me perceber que o casamento é, acima de tudo, uma vocação. É uma realidade que vai além do humano, é um desígnio de Deus que ultrapassa nosso entendimento e nossos sentimentos.

Duas pessoas tão distintas - e com realidades muitas vezes até opostas - são chamadas em conjunto para cumprir a mesma missão. E o mais bonito: no matrimônio, um homem e uma mulher unem-se por toda a vida não só porque provam um profundo amor recíproco, mas porque acreditam que Deus os ama profundamente e os designou para serem testemunhas vivas desse amor no mundo.

Tenho conversado com muitas pessoas que já não acreditam mais no amor. A dor da decepção parece ter roubado o brilho e a vivacidade da sua vocação primeira. Mas ouso dizer: “Não desista de amar! Você foi criado para isso. Seja qual for seu estado de vida, não espere ser amado, ame primeiro”.
O amor que cura é o amor que você dá e não necessariamente o amor que você recebe. E é só olhar à nossa volta para perceber o quanto existem pessoas sedentas de amor. Acredito que a maior carência da humanidade, hoje, seja mesmo a falta de amor. A inversão de valores tem nos feito buscar status, riqueza, reconhecimento, sucesso profissional e fama, mas tem nos desviado do essencial que é a felicidade verdadeira. E esta só a experimentaremos plenamente se dermos espaço ao amor em nossa vida.

Portanto, façamos a diferença neste mundo tão condicionado às recompensas. Escolha acreditar no amor gratuito e desinteressado. Sorria! Cumprimente as pessoas, observe seus semblantes, vá além das aparências, estenda sua mão a quem precisa, interesse-se pela dor do outro, semeie o que é bom nos corações sem se preocupar com a colheita.

Os frutos virão como consequência, e Deus é o maior interessado em ajudá-lo nessa tarefa.
Dijanira Silva