segunda-feira, 23 de junho de 2014


A INTIMIDADE MISERICORDIOSA DE DEUS



Dou-vos um novo mandamento: Amai-vos uns aos outros. Como eu vos tenho amado, assim também vós deveis amar-vos uns aos outros. Nisto todos conhecerão que sois meus discípulos, se vos amardes uns aos outros” (João 13, 34-35). 

Há muitos anos, quando eu ainda era seminarista, fiz a minha primeira pregação num Acampamento do Sagrado Coração, no antigo Rincão do Meu Senhor. Hoje não pertenço mais parte à Congregação do Sagrado Coração de Jesus, mas sou herdeiro de tudo o que vivi nestes bons anos. 

Nesta pregação, falarei sobre o Coração de Deus; percebi que o coração, que mais se assemelha ao Coração de Jesus, é o da mulher, principalmente o da mãe. Eu conheci o Coração de Jesus por intermédio do colo da minha mãe. Foi lá que experimentei, de forma até rudimentar, a ter uma vida em Deus. 

Não tenho medo de colocar à prova a verdade; nada poderá me apartar da certeza de que Deus me ama. Não porque li nos livros ou aprendi na faculdade, mas porque vivo essa certeza. Nada pode me apartar desta experiência em meu dia a dia, isso faz parte do meu ministério. Cada vez mais tenho convicção de que, para alcançar essa graça, temos de adentrar no território da intimidade com Deus e com os irmãos. Os meus amigos são aqueles que me fazem ser amigo de Jesus.

A experiência religiosa que nos transforma é a experiência de intimidade. Você sabe muito bem o que é ser íntimo de alguém. “A misericórdia de Deus não comporta pudor”, foi o que nos ensinou o padre Joãozinho em sua pregação. Mas o que é o pudor? É a experiência de reter o que nos é íntimo e não o expor totalmente para todos. 

O pudor é positivo para nos preservarmos e não nos expormos demais. Em muitas situações da nossa vida o pudor nos impede de chegar às pessoas e de fazermos o que não devemos. Por vezes, ele nos faz reavaliar nossos atos por medo do que as pessoas vão pensar de nós. Mas o pudor também pode nos impedir de agir com misericórdia. Por que não temos coragem de ir até os mais necessitados e excluídos da sociedade? Muitas vezes temos medo de andar ao lado de pessoas diferentes de nós, como os drogados, os ladrões e as prostitutas. Muitas vezes, nós também erramos e pecamos, mas somos muito orgulhosos para assumir o erro e pedir perdão ao outro. Quanto mais nós julgamos e humilhamos o outro, tanto mais nós nos escondemos de nossas fraquezas.

O Evangelho de hoje parte de uma revelação do amor de Deus por nós. É pelo amor de um para com o outro que testemunharemos o amor de Deus por nós. Você entende isso? Amados, amar significa sair da própria “tenda” para entrar na “tenda” do outro. 

Quando percebemos que o outro entendeu e se preocupa com o que estamos vivendo, somos confortados, não é mesmo? Nós nos apaixonamos por quem entra em nossa “tenda”, em nossa intimidade. Jesus sabe que a única forma de seguimento que contagiará o mundo é pela capacidade de amar. Quem não entra na “tenda” do outro não aprende a amá-lo verdadeiramente. Só sabemos que existe amor de verdade quando há a disposição de entrar na “tenda” do outro. O seguimento que nos diferencia uns dos outros é o tanto que nós nos amamos. Qual foi a grande missão de Jesus no mundo? A de nos resgatar do pecado, certo? Sim. Mas, antes de tudo isso, o Senhor se dispôs a nos amar. 

Em razão do pecado original, nós sempre vamos querer saber da intimidade de quem amamos e admiramos; contudo, nem sempre vamos saber lidar bem com isso. O que deveria nos impressionar não é a intimidade do outro, mas quem realmente ele é. Irmãos, não podemos ser “cristãos de quinta categoria”! Devemos mover dentro de nós uma mudança de vida. O que deve nos interessar na vida do outro não é aquilo que todos veem, mas aquilo que aquela pessoa é por dentro, em seu ser.

Devemos conhecer o Coração de Deus cada vez mais, e isso só vai acontecer quando nós entrarmos, com a ajuda do Espírito Santo, na Tenda do Seu Sagrado Coração. Jesus não é teoria, mas uma verdade. 

Fico impressionado ao refletir sobre a atitude dos amigos de Jesus, na Última Noite do Senhor, que dormem diante no momento mais importante. Mas, quando olhamos para esses cinco amigos, nós também percebemos que temos chance de nos salvar, não é mesmo? Somos assim, vivemos de forma banal e perdemos tempo com as banalidades do mundo e nos privamos de entrar na intimidade com o Pai. Precisamos adentrar no Coração de Jesus para conseguirmos mudar de vida.
Quando vivemos de forma superficial a nossa religião podemos fazer com o que o contexto cristão permaneça adormecido dentro de nós. O Cristianismo nunca será uma religião supérflua. Aqueles que banalizam o Cristianismo pecam contra o Evangelho! Fique de olho em seu discipulado porque ele pode estar sendo banalizado. Cuidado com sua maneira de ser católico! Cuidado por insistir naquilo que não nos salva! Mergulhe no Coração de Jesus para fugir das banalidades da vida!

Não pode haver uma devoção ao Sagrado Coração sem a ação da misericórdia para com o outro. Amar não é brincadeira; requer um esforço constante para que não reduzamos nem banalizemos o amor. Você não será reconhecido pelo bem que você fizer no silêncio da sua vida, mas você verá que a salvação não é gerada em momento públicos, mas sim quando os holofotes estão apagados. Talvez você nem seja citado no fim da história. O amor pode ser cruel, mas é salvífico. 

Se você quiser conhecer a intimidade com o Senhor ouse conhecer a sua própria intimidade. Investigue em seu próprio coração aquilo que é capaz de o converter. Só se pode conhecer o Coração de Jesus por intermédio da humildade!
Padre Fábio de Melo

DEUS PROVE DEUS PROVERÁ


Os segredos da intimidade com Deus e os mistérios do Coração de Deus. São mistérios que a própria razão desconhece. O Pai das Misericórdias tem cinco faces principais, como falei pela manhã.

Agora no Evangelho, vemos que a face da solidariedade, de um Deus que se aproxima, caminha ao nosso lado. O Senhor Jesus foi carpinteiro, trabalhou como nós. Este Coração solidário é providente. Vemos no Evangelho da Divina Providência que “a cada dia basta o seu cuidado”. Deus é providente e cuida das ervas do campo e de tudo o que há no mundo. Como não cuidaria de nós? 

“Deus provê, Deus proverá!” Eu sempre achei estranha esta frase, mas entendi que a Providência de Deus é a manifestação da Misericórdia do Pai. O Pai das Misericórdias é providente, Ele provê e proverá. 

O que seria providência? Dar um jeitinho na hora do aperto ou realizar um milagre? A Divina Providência vem do olhar, ou seja, da “viência”. Se nós não nos atentarmos para a nossa cara, já dizia o Papa Francisco, teremos sempre uma cara triste. Não! O nosso olhar deve transmitir alegria. Eu não consigo, por exemplo, imaginar Jesus com um cara emburrada; nem Nossa Senhora acordando de mau humor. 

Pelo olhar ficamos, por vezes, presos às aparências, mas pela escuta vamos direto ao coração! 

Nunca se esqueça da Providência de Deus! Felicidade é santidade e santidade é felicidade. Se santidade leva à felicidade, tudo isso transborda na Misericórdia de Deus. 

A Divina Misericórdia significa “um Deus pobre com os pobres”. Bem-aventurados somos nós que buscamos viver em solidariedade aos irmãos que estão necessitados. Por isso o cristão deve ter nas mãos, além da Bíblia, um jornal, pois devemos rezar por nossa sociedade e por tudo o que vivemos. 
Não nos preocupemos com o dia de amanhã. Isso não significa que nós não devemos nos preparar. Quem não se prepara se preocupa. Podemos correr o risco de viver o futuro já no presente, ou seja, antecipar algum acontecimento se não fizermos isso, ou seja, nos prepararmos. Quando nós não cuidamos da vida, ela se perde e estraga. Deus trata todas as coisas com cuidado e nós somos chamados, nas diversas realidades, a também cuidarmos das coisas d'Ele

Muitas vezes, nós pregadores somos colocados por Deus em algumas situações em que Ele mesmo nos ajuda a nos ultrapassarmos, ou seja, uma graça de Deus. Em nossos próprios limites, Ele nos ajuda a nos superarmos. Houve uma vez em que me preparei bem para uma pregação e falei tudo o que havia preparado, pensei que tinha me saído muito bem, mas não deu muito certo. Outra vez, não me preparei muito para outra pregação por estar muito cansado, mas mesmo assim dei tudo de mim. Ao final pensei que esta tinha sido a minha pior pregação, no entanto, colhi muitos testemunhos. 

Carpe diem significa "viva o dia saborosamente"! Todos os momentos que vivemos são únicos. Você só tem o momento presente para saborear, por isso, viva-o bem! Mesmo que seja um desafio, busque vivê-lo bem, pois podemos perder, pela ansiedade, pessoas ou boas situações por não saboreá-las. Amados, o costume mata! A capacidade de nos extasiarmos diante da criação de Deus e da vida é o princípio da sabedoria.
Padre Joãozinho 
Sacerdote do Sagrado Coração de Jesus

ONDE O AMOR DE DEUS ENTRA A REALIDADE SE TRANSFORMA

Talvez você esteja vivendo muitas lutas e dificuldades, por isso deve se perguntar: “Por que eu?” Como sacerdote, também estou unido a você, pois todos nós temos questionamentos, mas nem sempre temos as respostas para nossas perguntas. Ter fé é isso! Primeiro, colocamos o pé; depois, Deus põe o chão”.Pode ser que você esteja aflito, com problemas na sua vida, na sua família, mas precisa dar um passo à frente, precisa colocar o pé no chão. 

Para falar sobre a Santíssima Trindade ninguém melhor que Santo Agostinho. Ele começou a escrever um livro, ainda jovenzinho, mas só o editou quando já estava mais velho. Será que ele tinha dúvidas? Será que Agostinho tinha perguntas sem respostas como nós? Sim, claro que sim! Mas ele entrou no mistério do amor, que é o diálogo, a família e o relacionamento. Depois de 16 anos de estudo, Santo Agostinho entendeu o que nos diz o Evangelho de hoje sobre a Trindade: “Deus amou tanto o mundo que deu a vida por ele”. 

Santo Agostinho entendeu que nem o pecado nem os erros de percurso poderiam separá-lo do amor de Deus; ele descobriu que não adiaata levar as pessoas a rezar sem, antes, levá-las a pensar. A fé não se fixa se não transformar a consciência. 

Muitos dos nossos problemas de hoje estão ligados aos relacionamentos. Muitos pais procuram aconselhamentos não porque têm um salário baixo ou por outras dificuldades, mas porque eles não se dão bem com os filhos. 

O amor só acontece se antes houver respeito e admiração. Deus é abertura, Ele é relacionamento. 

Moisés nos mostra, hoje, a imagem de um Deus invisível; e usa adjetivos para descrevê-Lo como bondoso e compassivo. E qual é o seu adjetivo? Ciumento, brigão? Precisamos nos parecer com Deus. Não tem sentido a vida em Deus se não transformarmos a consciência, se não formos tocados por Deus, pelo amor d'Ele. 

A pessoa que não se sente amada vai secando por dentro, para ela tanto faz viver ou morrer, existir ou não. Quantas pessoas há com feridas profundas de rejeição; somente o amor pode curá-as. A decepção realiza o exercício de nos trancafiar. Pode ser que você esteja assim. Filho e filha, não desanimem! Não permitam que os ácidos da falta de amor destruam vocês por dentro. 

Quando escrevi meu primeiro livro, fiz uma poesia para minha mãe e lá escrevi que nos olhos da minha mãe encontrei força e coragem para me reencontrar na vida. Muitas vezes, chegava em casa bêbado, drogado e minha mãe, esperando-me na sala, me olhava nos olhos, e foi assim que descobri que havia um amor maior que podia me tirar da fossa. 

Não temos consciência do efeito que o amor que dispensamos pode causar na vida do outro. Não desista de amar! Quantas realidades na nossa vida querem nos fazer desistir de amar. Anne Frank afirma que: “A base do amor é a admiração”, talvez você a tenha perdido pelos outros, mas Deus não perdeu a admiração por você.

Deus pode transformar qualquer deserto em um lugar irrigado e fazer um rio correr. Com Deus tudo pode começar outra vez, a cada momento Ele pode criar e recriar a sua história. Deixe-O agir em seu coração, poisonde Deus entra as realidades se transformam.

Não permita que as amarguras do ontem enterrem as possibilidades do hoje e matem o amanhã. Você já conjugou o verbo recomeçar? 

Sabe qual a resposta do homem e da mulher de fé? “Hoje está difícil, mas amanhã vai estar melhor, porque Deus está comigo!” Conjugue o verbo recomeçar quantas vezes for preciso. O que o faz um perdedor não é o cair, mas sim o não ter a coragem de se levantar e recomeçar. 

Padre Adriano Zandoná 
Missionário da Comunidade Canção Nova

Com Deus isso se torna mais simples, sem Ele podemos morrer arrastados pela correnteza da tempestade. É na força do Espírito Santo que conseguimos dançar na chuva, que conquistamos vitória

NADA É IMPOSSÍVEL A DEUS

Nós não podemos dizer: “Nossa esperança acabou, está tudo perdido, minha família não tem mais jeito, este mundo não tem mais jeito". Não é verdade! Nada é impossível para Deus! Deus não nos tem como uma lata de lixo, Ele não nos vê como sucatas. O Senhor nos ama como filhos e filhas, mesmo quando estamos na miséria e no pecado. Mesmo quando estamos perdidos, Deus não tira o olhar de nós, porque somos filhos e o Senhor se condói de nossa situação. 

Às vezes, colocamos em nossa cabeça que o Senhor não nos ama, mas não podemos desanimar, não podemos dizer que está tudo perdido, porque isso não é verdade. Não somos sucatas, não somos lixo. Hoje, o Pai quer nos tirar dessa situação. Mesmo que tenhamos feito muita coisa errada, não podemos desanimar.

Jesus, por obra do Espírito Santo, fez-se homem para nos salvar, mas o príncipe deste mundo insuflou no coração dos chefes do povo para que estes levassem Cristo à morte. Jesus morreu não porque esses homens quiseram, mas para nos salvar. A morte d'Ele na cruz nos deu a vida. 

Se anunciarmos às pessoas que é necessário abrir o coração para Deus, eles também chegarão à salvação, pois nós estamos na época do Espírito, na época da salvação, estamos no tempo da misericórdia. O Senhor está fazendo de tudo para derramar o Seu Espírito em nós, a fim de nos salvar.Quantas pessoas mudaram de vida por causa da oração de alguém, porque foram batizadas no Espírito Santo. 

Monsenhor Jonas Abib
Fundador da Comunidade Canção Nova