quinta-feira, 7 de março de 2013



Jesus foi mesmo uma pessoa diferente. Muitas pessoas visam serem importantes e alguns ao longo da história, até se intitulam deuses, Jesus sempre fez questão de ser o Filho de Deus. 
Paulo nos revela isto, na carta aos Filipenses: Esvaziou-se a si mesmo, vindo a ser servo, tornando-se semelhante aos homens.
Mas, quem é Jesus? Esta é sem dúvida uma pergunta fascinante. Ao tentarmos responder a esta pergunta podemos nos lembrar das muitas histórias registradas na bíblia e da qual nós já ouvimos falar sobre Ele. 
Jesus foi humano em tudo, menos no pecado, em todos os seus ensinamentos deixou claro ao mundo que não veio com a finalidade de ser um reformador, mas que o seu propósito maior era produzir novos seres através do amor.
Por isto, Ele sempre pregou a conversão, uma mudança de dentro para fora, um novo nascimento.
O apóstolo Paulo não só entendeu como experimentou essa transformação e registrou isto em 2 Coríntios 5,17: Todo aquele que está em Cristo é uma nova criatura. Passou o que era velho; eis que tudo se fez novo!
Tínhamos e temos muitos pecados, não perdoamos como deveríamos perdoar, não amamos como deveríamos amar, mas nós encontramos a solução para nossas faltas, nos desfazendo do homem e mulher velhos, sendo novas criaturas. Jesus nos ensina ainda com estas palavra: (Jo 15,5b) “Sem mim nada podeis fazer”.
Devemos aproveitar estas palavras do Cristo para mostrar-lhe as nossa dificuldades, pedindo-lhe que nos ajude a eliminá-las, pois Ele nos prometeu ajuda. E Deus é realmente fiel, Ele cumpre o que diz.
Não vamos apenas transferir nossos problemas para Jesus, mas dividi-los com Ele, e com esta ajuda tão magnífica a vitória é certa.
Jesus é mesmo supreendente e sua doutrina é toda voltada para o amor e para o perdão! Por isto devemos ter a firme confiança de que a chave para a verdadeira vida é Jesus, Ele veio e ensinou que só o amor conduz a uma vida plena e feliz.

Meu Jesus amigo,
tu dissestes que sem ti nada podemos fazer.
Estamos sentindo na pele essa verdade.
Conforme prometeste, vem em nosso socorro,
sê-nos favorável e dá-nos forças para a caminhada.

Amém!

ORAÇÃO CONTRA O DESÂNIMO

Meu Deus, a Ti eu clamo: Dentro de mim há trevas,mas em Ti encontro a luz.
Estou sozinho (a), mas Tu não me abandonas.
Estou desanimado (a), mas em Ti encontro auxílio.
Estou inquieto (a),mas em Ti encontro a paz.
Dentro de mim há amarguras,mas em Ti encontro paciência.
Não compreendo teus planos,mas Tu conheces o meu caminho.Amém!
(do Pe.Marcelo Rossi)
ORAÇÃO CONTRA O DESÂNIMO

Meu Deus, a Ti eu clamo: Dentro de mim há trevas,mas em Ti encontro a luz.
Estou sozinho (a), mas Tu não me abandonas.
Estou desanimado (a), mas em Ti encontro auxílio.
Estou inquieto (a),mas em Ti encontro a paz.
Dentro de mim há amarguras,mas em Ti encontro paciência.
Não compreendo teus planos,mas Tu conheces o meu caminho.Amém!
(do Pe.Marcelo Rossi)

QUARESMA : UM TEMPO DE DESAPEGO


O apego às coisas materiais, naturalmente, evidencia os desejos dos homens por posses e domínio sobre os semelhantes, e, consequentemente, prova as imperfeições imprimindo o gosto amargo do egoísmo que passa a tomar conta do coração humano. 
Os apegos ou apetites, como observa o místico São João da Cruz, cansam, atormentam, obscurecem, mancham e enfraquecem a alma.  
Para deixar esta imperfeição e deformidade, o desapego aos bens temporais – proposta pelo santo em questão – que parece-me, num primeiro olhar, algo impossível, de outro mundo, é alternativa interessante para poder alcançar um bem maior: a riqueza de que o homem pode usufruir é a saúde da alma e do espírito, pois estando em Deus está bem, e tendo em conta que – estando bem – propiciará a estabilidade corporal, isto é, a saúde do corpo.
Quando há desprendimento do culto a si mesmo e das coisas, do ativismo da sociedade idólatra, da qual somos parte, da celeridade do mundo, do mercado que visa lucro e vantagens, que alimenta a compulsão por compras e aquisições megalômanas, além do individualismo e do sucesso a qualquer preço, há chances de encontrar a estrada para a paz verdadeira e uma vida plena de sentido, livre das arbitrariedades que os apegos imputam sobre todos, indistintamente. 
Trata-se de uma via estreita e árida – com muitas oscilações – que exige entrega e abandono à tutela do Criador.
Ao iniciar a vereda espiritual em busca da humildade e plenitude da alma, o homem  precisa da graça e da misericórdia do Céu para não desistir de se levantar toda vez que tropeçar na raiz do orgulho – vício dominante na natureza humana.
Para cumprir o exigente percurso, recomenda-se entendimento da essência, das fraquezas a que todos estão sujeitos, e compreensão das consequências provocadas por caprichos – quereres, desejos e vontade – a fim de que os exercícios espirituais durante a Quaresma possam, de fato, pelo esforço e empenho, levar aquele que os pratica a renunciar ao “homem velho”, para revestir-se do Novo.
Que este seja mesmo um período profícuo para as devidas reflexões e restauração da alma, do espírito e do corpo!
Reinaldo César é jornalista e apresentador do telejornal Canção Nova Notícias

APRESENTE O SEU IMPOSSÍVEL A DEUS

Qual é o seu impossível? Uma doença? Uma deficiência física? Algum alcoólatra na família? Desemprego? Seja o que for Jesus se compadece de você. Ele é o primeiro a estar junto do Pai para derramar bênçãos sobre sua vida.

Aproxime-se de Jesus e pela fé apresente o seu impossível a Ele e creia que Ele virá em seu socorro. Creia que Ele fará o melhor acontecer.

“Tudo é possível para quem crê” (Mc 9,23).

Jesus sofreu com aquele leproso, com a situação da sua alma, pois sabia que aquele homem era rejeitado pela sociedade, excluído por representar um "perigo" para ela. Por isso, quando nos apresentamos ao Senhor, como aquele enfermo [leproso], com confiança, o problema não é mais só nosso, é também de Jesus. 

Cristo está comprando o nosso problema, advogando a nossa causa. Creia! Ele é o Deus do impossível! 

Monsenhor Jonas Abib
Fundador da Comunidade Canção Nova