sábado, 8 de junho de 2013


A CONSAGRAÇÃO AO SAGRADO CORAÇÃO DE JESUS E AO IMACULADO CORAÇÃO DE MARIA


A consagração ao Sagrado Coração de Jesus e ao Imaculado Coração de Maria.
A devoção e a consagração ao Sagrado Coração de Jesus e Imaculado Coração de MariaNeste dia, no qual celebramos a Solenidade do Sagrado Coração de Jesus, véspera da memória do Imaculado Coração de Maria, é muito oportuno falar da íntima relação que há entre estas festas da Igreja. Pois, compreender qual é esta ligação nos permitirá comemorar melhor essas e viver essas devoções com maior profundidade. Há muito tempo, nós católicos temos uma especial devoção pela Virgem Maria. Desde a era apostólica, os primeiros cristãos, que ainda nem eram chamados assim, tinham Nossa Senhora como Mãe, que intercede e confirma seus filhos na fé.
Porque nos consagrar ao Sagrado Coração de Jesus e ao Imaculado Coração e Maria?
Não estou negando a necessidade de nos confiar ao Sagrado Coração de Jesus, devoção também dos primórdios da Igreja, oceano infinito da misericórdia de Deus. Precisamos nos consagrar totalmente ao Coração do Senhor. Isso é muitíssimo recomendado, mas essa consagração não exclui a consagração ao Imaculado Coração de Maria.
Muitas pessoas deixam de confiar-se a Maria dizendo que confiam em Jesus e que se consagram somente ao Seu Sagrado Coração. Mas, não receber Maria por Mãe e não consagrar-se ao seu Imaculado Coração é negar um pedido do próprio Cristo, que nos entregou Nossa Senhora: “Eis a tua mãe!” (Jo 19, 27). Um fato recente comprova este desejo de Jesus. Em diálogo com a Irmã Lúcia, no ano de 1936, Jesus pede que a devoção ao Imaculado Coração de Maria seja colocada ao lado da devoção ao Seu Sagrado Coração. O fato está documentado em uma carta, de 18 de Maio de 1936, ao seu diretor espiritual.
Em resposta a este pedido, em 31 de Outubro de 1942, o Papa Pio XII, através de radiomensagem aos portugueses, consagra a Igreja e todo o gênero humano ao Imaculado Coração de Maria: “a Vós, ao vosso Coração Imaculado, nesta hora trágica da história humana (Segunda Guerra Mundial), confiamos, entregamos, consagramos não só a Santa Igreja, corpo místico de vosso Jesus, que pena e sangra em tantas partes e por tantos modos atribulada, mas também todo o mundo, dilacerado por exiciais discórdias, abrasado em incêndios de ódio, vítima de sua próprias iniquidades”.
Pio XII diz que, da mesma forma que a Igreja e toda a humanidade foram consagradas ao Coração de Jesus, sejam também perpetuamente consagrados a Maria e ao seu Coração Imaculado. Sejam consagrados ao Imaculado Coração de Maria para que o amor e o patrocínio da Virgem apresse o triunfo do Reino de Deus, e todas as gerações a proclamem bem-aventurada. Com a Virgem Maria, todos os homens entoem o “eterno Magnificat de glória, amor, reconhecimento ao Coração de Jesus, onde só podem encontrar a Verdade, a Vida e a Paz”.
O Papa João Paulo II, em Fátima, no dia 13 de Maio de 1982, fez uma oração renovando esta consagração feita por Pio XII, com estas palavras: “Este mundo dos homens e das nações também eu o tenho diante dos olhos, hoje, no momento em que desejo renovar a entrega e a consagração feita pelo meu Predecessor na Sé de Pedro: o mundo do Segundo Milênio que está prestes a terminar, o mundo contemporâneo, o nosso mundo de hoje!”

ORAÇÃO DE CONSAGRAÇÃO DO IMACULADO DE MARIA


Hoje é dia de renovar a consagração ao Imaculado Coração de Maria, rezemos juntos:

Oração de Consagração ao Imaculado Coração de Maria

“Doce e Imaculado Coração de Maria, eu me consagro a vós. Guardai-me de todo mal, de todo pecado e restabelecei em mim a paz e a harmonia interior. Fazei de mim, minha Mãe, verdadeiro (a) devoto (a) do vosso Imaculado Coração e daí-me, por esta santa devoção, a graça da pureza e da santidade.
Que a vosso exemplo, o meu coração possa também guardar todas as palavras de vosso Filho Jesus. Rogai por mim, ó Mãe Santíssima, Para que eu seja digno (a) de vosso amor e das promessas de Jesus. Amém.”

A VIRGEM MARIA NA MINHA VIDA

A presença de Nossa Senhora é real e concreta
“Todos devemos aprender sempre da nossa Mãe celeste: a sua fé exorta-nos a olhar para além das aparências e a acreditar firmemente que as dificuldades cotidianas preparam uma primavera que já teve início em Cristo ressuscitado”. Com estas palavras do nosso Papa Emérito Bento XVI, inicio este breve testemunho de como tenho recebido, no cotidiano da vida, a visita de Nossa Senhora.

Ao falar dela, é impossível não expressar como me relaciono com ela à luz do meu carisma Canção Nova. Aprendi com meu pai e fundador, monsenhor Jonas Abib, que “Maria é presença discreta, mas muito real em nossa vida de operários de Deus”. 

Ela é mãe e, como toda boa mãe, cuida dos filhos! E isso é uma afirmação, mesmo que você não tenho vivido esta realidade com sua mãe ou conheça histórias doloridas daquilo que não significa ser mãe. Por isso, vamos rezar um pouco? Com fé, repita comigo: “Nossa Senhora, mãe de Deus e minha mãe, com tuas mãos imaculadas cuida das feridas do meu coração. Que por tua intercessão meu coração seja livre e curado! Amém”. 
A presença de Nossa Senhora é real e concreta. É característica dela não fazer questão de aparecer. Ela sabe qual é o seu lugar, pois é o exemplo de alguém que assumiu e cumpriu o que Deus lhe pediu.
Quem escreve, neste artigo, não é uma pessoa que está pronta no testemunho de como ser Nossa Senhora. Na verdade, encontro-me bem longe, mas não posso deixar de testemunhar a você que, todos os dias, escolho olhar para ela para aprender o que significa ser mulher segundo o desígnio de Deus. Uma decisão renovada a cada dia! Mas que belo perceber, a cada dia, que tenho uma Mãe, uma amiga que me assumiu, cuida de mim e chora comigo, sorri quando venço um pecado ou quando consigo amar um irmão.

Ter Nossa Senhora caminhando comigo é ouvir uma voz que me diz diariamente: “Filha, ame Jesus acima de tudo”. Tê-la caminhando comigo é olhar para a cruz de cada dia e, com ela, aprender o que significa permanecer de pé. Caminhar com Maria é aprender a ser mulher na sua doçura, ternura e feminilidade. Ela é a educadora! “Ela é a referência e a intercessora da novidade” (Dom Alberto Taveira).

Com ela converso, todos os dias, pedindo ajuda. Conto para ela os meus segredos, pergunto como devo e o que devo fazer, pergunto se estou na vontade de Deus, se estou obediente à Palavra. Com Maria, muitas vezes, fiz exames de consciência. A ela peço para que me ensine amar Jesus e a fazer a vontade do seu Filho por amor.

Hoje, minha maior oração com Nossa Senhora tem sido a graça da santidade. Não basta somente que eu me decida a não pecar, preciso dar um passo além, preciso ser santa. “Ou santos ou santos”, assim meu pai e fundador me chama a viver como missionária Canção Nova, e assim quero ser pelas mãos de Maria.

Com você rezo como o meu pai e fundador monsenhor Jonas Abib reza por cada filho seu no carisma: “Que ela nos conduza à plena realização da missão para o qual Deus nos criou Canção Nova”.

Querido irmão, que, pelas mãos da Virgem Doce Mãe de Deus, sejamos conduzidos à plena realização para a qual Deus nos designou.

Avance e decida-se a avançar com Maria.

“Se fores aquilo que deveis ser, colocareis fogo no mundo!” (Santa Catarina de Sena).
Aline Casassola – Missionária Canção Nova

COM JESUS A VITÓRIA É CERTA

Não podemos viver como pessoas derrotadas, cabisbaixa, sem esperança em Jesus, que morreu e se entregou por nós.
Hoje, Ele quer revelar-se a mim e a você. Não sejamos indiferentes à Sua ação nos acontecimentos da nossa vida, porque, com o Seu nascimento, “O povo que estava nas trevas viu uma grande luz, para os habitantes da região sombria da morte uma luz surgiu” (Mt 4,16). Este povo somos nós. Precisamos tomar posse da graça de Deus e nos deixar iluminar por esta grande luz que é Jesus.
Peçamos ao Senhor, hoje, a graça de abandonar as trevas e mudar as atitudes para acolher, compreender e viver a presença do Reino de Deus no meio de nós.

Jesus, eu confio em Vós!
Luzia Santiago

DEUS PODE CURAR TODAS AS NOSSAS ENFERMIDADES

Muitas vezes, nós acreditamos que é na nossa força e rapidez, na nossa habilidade e agilidade que está o que há de mais agradável em nós, mas não é verdade, pois, um dia, não seremos mais rápidos assim.

O ser humano é muito frágil, tanto no seu físico quanto nos sentimentos e emoções. Quantas vezes nós sofremos, por que não sabemos lidar com nossos sentimentos diante de uma decepção? É a nossa fragilidade.

É uma ilusão você achar que é amado pelo que faz. Se, hoje, você é conhecido pela sua força e agilidade, isso um dia vai passar, mas mesmo assim, o Senhor vai continuar amando você com o mesmo amor que Ele tem hoje.

O que agrada ao Senhor não são a nossa rapidez e nossa força, mas o amor e o respeito que temos por Ele, o zelo pelas Suas coisas e a espera na Sua bondade.

O que agrada a Deus é você esperar d’Ele coisas boas. Veja o que diz a Palavra: “O Senhor cura os corações despedaçados e cuida dos seus ferimentos.”

Nós devemos esperar do Senhor a cura do nosso corpo e do nosso coração. Ele cura as feridas físicas, emocionais e espirituais. Quando Ele nos cura, o faz na raiz de todo mal e tira de nós o pecado para dar saúde ao nosso corpo e à nossa alma.

Só Deus pode perdoar os pecados de uma pessoa. Então, se ela não buscar n’Ele o perdão, vai ter uma vida cheia de amargura e tristeza. Você só consegue livrar-se desses sentimentos ruins aos pés de Nosso Senhor Jesus Cristo.

Quando você perceber que há pecado em seu coração, deve se afastar dele, pedir socorro e tirá-lo dali o mais rápido possível. Não brinque com o pecado, pois ele mata a alma e destrói sua vida.

Além de curar os pecados, o Senhor também cura as doenças emocionais. O ser humano sofre muito com as doenças do coração: as decepções, as mágoas, a falta de perdão, de amor, os complexos de inferioridade. Quem é que nunca sofreu com a inveja e o ciúme? Tudo isso causa dor no coração. Mas tenho uma notícia maravilhosa para você que concorda com tudo isso que foi dito: Deus cura os corações atribulados pelas enfermidades emocionais e espirituais. Ele pode concertar o coração estragado pela dor e pelo pecado e devolver os sentimentos bons. Ele pode enfaixar feridas do seu corpo, basta você procurá-Lo.

Deus, em Seu amor, nunca deixou de socorrer você. Por meio dessa Palavra, Ele diz: "Se, por causa da sua ferida, você não consegue sair dessa situação, Eu mesmo quero curar o seu coração atormentado e o seu corpo enfraquecido e doente”. Mas Ele lhe pergunta: “Você aceita Aquele que eu enviei para salvá-lo?”.

Para curar nossas feridas e o nosso coração, o Pai mandou um especialista, um médico que não há igual no mundo: Jesus.

Deus caminha ao nosso lado e cura todo nosso ser, desde que nos unamos a Ele aceitando Jesus em nossa vida.

O que você quer apresentar ao Pai nessa manhã? O Senhor ampara os humildes e rebaixa os ímpios até o chão. Quem não confiar n’Ele vai ao chão, mas quem colocar sua confiança em Deus, mesmo que não mereça, por mais humilde que seja não será desamparado.

O que agrada a Deus é o respeito e o amor que você tem por Ele no seu coração. Que você continue esperando d’Ele coisas boas.


Márcio Mendes
Membro da Comunidade Canção Nova