segunda-feira, 27 de janeiro de 2014


PRECISAMOS APRENDER A PERDER E A GANHAR

Um exercício que sempre podemos e devemos fazer é não querer ter a primeira, a segunda nem a última palavra. Precisamos aprender a respeitar a opinião do irmão, porque não somos donos da verdade. Isso nos faz tomar consciência de que é preferível perder a discussão a perder o irmão.
O amor nos faz recuar e nos faz avançar por causa do bem dos nossos irmãos; por isso, deixemo-nos sempre guiar pelo amor, porque “a caridade é bondosa” (ICor 13,4).
Jesus, ensina-nos a respeitar e a amar os nossos irmãos em todas as circunstâncias.
Jesus, eu confio em Vós!
Luzia Santiago

DEPOSITE SUA CONFIANÇA EM DEUS

Olhem os pássaros do céu: eles não semeiam, não colhem, nem ajuntam em armazéns. No entanto, o Pai que está no céu os alimenta. Será que vocês não valem mais do que os pássaros? Quem de vocês pode crescer um só centímetro, à custa de se preocupar com isso? E por que vocês ficam preocupados com a roupa? Olhem como crescem os lírios do campo: eles não trabalham nem fiam. Eu, porém, lhes digo: nem o rei Salomão, em toda a sua glória, jamais se vestiu como um deles. Ora, se Deus assim veste a erva do campo, que hoje existe e amanhã é queimada no forno, muito mais ele fará por vocês, gente de pouca fé!”
Deus é o Pai que cuida de nós dia após dia. Essa Palavra nos mostra que, no Senhor, podemos confiar e depositar a nossa fé, assim como um pássaro que voa, voa, voa; e a santa providência encarrega-se de lhes trazer o alimento. Em Deus nós podemos nos abandonar!”

E nos aconselha a refletirmos por um momento e nos perguntarmos em que áreas da nossa vida temos nos abandonado no Senhor e colocado a nossa inteira confiança n’Ele.

“Analise agora a sua história. Você, que é pai e está passando por alguma dificuldade, já depositou sua confiança no Pai? Ou você, que espera o cumprimento de uma promessa do Senhor na sua vida, mas vê que nada acontece, será que já parou para pensar que, nessa espera, você está sendo treinado e purificado em Deus? A Palavra de hoje vem para lhe ensinar isso”.

A missionária nos questiona se nossa confiança não está jogada em um canto qualquer, para percebermos que nós precisamos depositá-la somente em Deus. E nos convida a reorganizarmos o nosso interior e a retirarmos dele tudo o que não nos constrói. "Veja o que você precisa retirar da sua vida, para confiar no Senhor e se abandonar somente n'Ele".

“Por isso, quero pedir a graça do Espírito Santo sobre nós, para que Ele ilumine a nossa vida e nos revele o que precisamos retirar de nós, para que a nossa confiança em Deus cresça. Nós não queremos ser como essas pessoas da Palavra, fracas e sem fé. Então, Senhor, aumenta a nossa fé; aumenta também a fé daqueles que esqueceram a forma de rezar. Vem renovar a nossa esperança e nos transformar.”

Aline termina esse momento de fé agradecendo ao Senhor por este trecho bíblico e citando o versículo 33 deste capítulo, afirmando que um coração inserido em Deus, ao buscar em primeiro lugar o Reino dos Céus, receberá todo o restante por acréscimo.
Obrigado por estar sempre conosco, por ouvir a Palavra de Deus, que quer realizar uma obra nova em você!
Aline Cassola

A SANTA MISSA MELHOR PRESENTE DE DEUS


Na Santa Missa, o próprio Jesus Cristo dá-se a nós. É uma verdade de fé que o Verbo Encarnado se obrigou a obedecer ao sacerdote, quando este pronuncia as palavras da consagração e a vir às suas mãos sob as espécies do pão e do vinho. Fica-se estupefato por Deus ter obedecido outrora a Josué e mandado ao sol que parasse, quando ele disse: Sol, não te movas de Gabaon, e tu, ó lira, do vale de Ajalon (Jos 10, 12). Entretanto, muito mais admirável é que Deus mesmo desce ao altar ou a qualquer outro lugar a que o Padre o chama com umas poucas palavras, e isso tantas vezes quantas é chamado pelo sacerdote, mesmo que este seja seu inimigo. E, tendo vindo, se põe o Senhor à inteira disposição do sacerdote; este o leva, à vontade, de um lugar para o outro, coloca-o sobre o altar, fecha-o no tabernáculo, tira-o da igreja, toma-o na Santa Comunhão, e o dá em alimento a outros. São Boaventura diz que o Senhor, em cada Missa, faz ao mundo um benefício igual àquele que lhe fez outrora pela encarnação (cfr. De inst. Novit., p. 1, c. 11). Se Jesus Cristo não tivesse vindo ao mundo, o sacerdote, pronunciando as palavras da consagração, o introduziria nele. “Ó dignidade sublime a do sacerdote”, exclama por isso Santo Agostinho (Mol. lnstr. Sach., t. 1, c. 5), “em cujas mãos o Filho de Deus se reveste de carne, como no seio da Virgem Mãe”.

Numa palavra, a Santa Missa, conforme a predição do profeta (Zac 9, 17), é a coisa mais preciosa e bela que possui a Igreja. São Boaventura (De inst. Nov., 1. c.) diz que a Santa Missa nos põe diante dos olhos todo o amor que Deus nos dedicou e que é, de certo modo, um compêndio de todos os benefícios que ele nos fez.

DESEJE SER CURADO PELAS MÃOS DE DEUS

Nós precisamos ser profundamente insistentes naquilo que necessitamos para ver as graças de Deus no meio de nós!
”Jesus, cheio de compaixão, estendeu a mão, tocou nele, e disse: ‘Eu quero: fica curado!”’ (Mc 1, 41).
Este leproso, que se aproxima de Jesus, pede com toda a insistência do seu coração, e implora ao Mestre: ”Senhor, se Tu queres, Tu tens o poder de curar-me!” O Senhor tem o poder de me lavar, me purificar, de renovar-me, Senhor, o Senhor pode, por isso estou Te implorando: faça isso por mim, Senhor! Jesus foi tomado de toda compaixão, por isso realizou o pedido desse homem.
Meus irmãos, a cura, o perdão e a restauração de Deus em nossa vida só serão sentidas por nós, na profundidade, quando nós também tivermos profundidade em buscar essas graças e em implorá-las ao Senhor. Nós, muitas vezes, não sentimos o efeito do perdão de Deus, porque não tomamos consciência do peso do pecado. Nós não sentimos a mão de Deus nos lavando, porque não temos consciência da sujeira que está em nós. Nós não sentimos a misericórdia de Deus na Sua profundidade, porque não tocamos no fundo da nossa miséria. E, muitas vezes, nós permitimos que a ação de Deus em nós seja muito ”superficial”. E não é porque Deus seja superficial ou aja de forma superficial, nós é que não vamos, com profundidade, em busca de Deus, em busca da ação de Deus dentro de nós.
Esse leproso sabia do que Jesus poderia fazer por ele, esse leproso sabia que Jesus poderia limpá-lo por dentro e por fora, e ele mesmo proclama: ”Senhor, se Tu queres, o Senhor tem poder para fazer isso”.
Nós precisamos, com a mesma veemência e insistência desse homem, clamar ao coração de Deus: ”Senhor, se Tu queres, o Senhor pode!”. Olhe para a minha miséria, para a minha aflição, venha em meu socorro, Senhor! Não me deixe mais preso, escravo deste mal, não me deixe mais cativo, Senhor, da ação do maligno! Eu creio que o Senhor pode fazer isso!
Sabem, meus irmãos, muitas vezes, existem pensamentos ou sentimentos e coisas que se apoderam de nós, como vícios, pecados e comportamentos que se impregnam à nossa natureza, costumamos agir assim e, desta forma, vamos fazendo isso ou aquilo, às vezes na forma de falar, de agir… Quando nós determinamos que não queremos mais ser assim, quando determinamos que não queremos mais fumar, não queremos mais beber, não queremos mais depender disso ou daquilo, e clamamos, com insistência ao coração de Jesus, podemos ter a certeza de que a mão d’Ele poderosa quer nos curar.
O que nós precisamos é ser profundamente insistentes naquilo que necessitamos para ver as graças de Deus no meio de nós. O Senhor deseja nos curar e libertar, mas é preciso que nos também o queiramos, que também desejemos ser curados e ser libertos!
Padre Roger Araújo

SANTÍSSIMO SACRAMENTO

Santo Antônio pregava sobre o Santíssimo Sacramento no ano 1227. No meio da pregação um senhor se levantou e o desafiou, dizendo que a presença de Cristo na Hóstia Consagrada era uma mentira.

Ele falou: - O Senhor pode discursar durante horas, mas a verdade é que os fatos reais estão contra seus argumentos. É impossível que Cristo esteja presente na Hóstia Consagrada.

Santo Antônio lhe respondeu: - Que problema há no corpo de Cristo estar velado pelas aparências do pão e do Vinho. Conforme suas próprias palavras.

E senhor incrédulo o desafia: - Não, não há problema. Contudo se Cristo está presente nesta Hóstia, sua presença deveria ser sentida por todas as criaturas viventes. Então pegarei minha mula, e na próxima missa estaremos aqui diante da Hóstia e se a mula a respeitar, acreditarei no senhor e na sua fé. Santo Antônio, após ouvir uma inspiração divina, resolve concordar com o desafio.

Passou-se três dias, e uma multidão se aglomerou na praça, muitos pela missa e outros tantos para conferir o resultado do desafio do homem infiel. Enquanto Santo Antônio caminhava com o Santíssimo Sacramento e todos os católicos se colocavam de joelhos rezando. O senhor infiel chega conduzindo sua mula, a qual maliciosamente foi privada de alimento durante os últimos dias. Faminto, o animal estava tão violento que nem o próprio dono obedecia. Contudo, ao se aproximar do Santíssimo, a mula se acalmou, e diante de todos ali presentes, milagrosamente a mula se ajoelhou perante a Hóstia Consagrada ostentada por Santo Antônio.

O Milagre gerou gritos e admiração por todos, os católicos entoaram cânticos emocionados. Muitos incrédulos que ali estavam por curiosidade se converteram, assim como o senhor dono da mula que reconheceu imediatamente a presença de Cristo, se ajoelhou também se convertendo ao catolicismo após ter pedido perdão por ter sido tão sem fé.

Papa Francisco

A ORAÇÃO MOVE O CÉU

Ainda não rezamos o suficiente, por isso, não atingimos ainda toda a dimensão de oração que precisamos atingir. Nâo demos ainda a essa terra a qualidade de oração de que a humanidade necessita para que os céus se abalem e a graça de Deus venha; para que o triunfo de Jesus se realize e a evangelização atinja as pessoas de modo que tenham os corações transformados.

Não chegamos àquela dimensão de oração sobrenatural em que não somos somente nós que oramos: damos nossa voz, nosso coração, nossa mente, entregamos alma e espírito na oração, porém, esta é acrescida pelo poder do Espírito Santo, da presença dos anjos que oram juntos conosco, unidos à intercessão da Santíssima Virgem Maria: uma oração de poder! Assim, ela [oração] sobe ao céu com o poder do próprio Deus, para que a graça, a bênção e o Espírito Santo venham e a face da terra se renove, para que a Igreja retome sua posição de Igreja e Jesus triunfe.

O Senhor quer que atinjamos essa qualidade de oração!

Monsenhor Jonas Abib