sábado, 1 de dezembro de 2012

Meditando a chegada de Cristo, devemos buscar o arrependimento dos nossos pecados e preparar o nosso coração.
- Nas duas primeiras semanas do Advento, a liturgia nos convida a vigiar e esperar a vinda gloriosa do Salvador.
- Nas duas últimas semanas, lembrando a espera dos profetas e de Maria, nós nos preparamos mais especialmente para celebrar o nascimento de Jesus em Belém.

*No lº Domingo, há o perdão oferecido a Adão e Eva.
Até quando adiaremos a nossa profunda e sincera conversão para Deus?

*No 2º Domingo, meditamos a fé dos Patriarcas.
Qual tem sido o meu papel e o meu lugar na Igreja? Tenho sido o missionário que Jesus espera de todo batizado para salvar o mundo?

*No 3º Domingo, meditamos a alegria do rei Davi.

*No 4º Domingo, contemplamos o ensinamento dos Profetas.
É o Reino de Deus que o Menino nascido em Belém vem trazer: Reino de Paz, Verdade, Justiça, Liberdade, Amor e Santidade.

CAUSAS BIOLÓGICAS DA DEPRESSÃO



Esse distúrbio não pode ser diagnosticado por meio de exames de sangue, detectado em chapas de raios-X ou investigado em testes de resistência física. Mas, segundo estimativas da Organização Mundial de Saúde, será em duas décadas, a doença mais comum do mundo. Você faz ideia do que estamos falando?
Quimicamente, a depressão é causada por uma alteração nos neurotransmissores responsáveis pela produção de hormônios, como a serotonina e a adrenalina, que nos dão a sensação de conforto, prazer e bem-estar. A pessoa acometida por esse mal começa a apresentar sintomas como desânimo, tristeza, pensamentos negativos, vontade de morrer, isolamento e falta de energia para atividades simples.
“Vale ressaltar que há depressões e depressões. Algumas não têm a alteração só de neurotransmissores, pode ser pelo rompimento de um relacionamento, da morte de um ente querido, entre outros fatores”, destaca o psiquiatra Dr. Geraldo Arantes.
Pesquisas recentes comprovam a existência da predisposição genética para essa enfermidade. Os indivíduos nascem vulneráveis a essa doença, que, no entanto, não se manifesta em todas as pessoas predispostas. Isso depende de vários fatores, chamados estressores, os quais funcionam como gatilho.
Por exemplo, o estresse psicológico provocado por qualquer adversidade da vida, o estresse físico, certas enfermidades, o consumo de drogas lícitas ou ilícitas e alguns medicamentos de uso contínuo podem precipitar esse quadro. Entre as drogas lícitas destaca-se o álcool e entre as ilícitas, os estimulantes como a cocaína e as anfetaminas.
A ocorrência de depressão num membro da família aumenta muito a possibilidade de um parente próximo ou de primeiro grau ser afetado pela doença. No entanto, deve-se sempre considerar, nesses casos, não só os fatores genéticos como também os fatores ambientais.


Em um estudo sobre os efeitos da raiva e do medo em nossa saúde, realizado nos Estados Unidos, pela Universidade de Nebraska, concluiu que as doenças como infarto, artrite degenerativa, úlcera, asma, bronquite.... estão em em estreita relação com os sentimentos de raiva, medo e culpa. Outros estudos também sustentam que estes três sentimentos controlam o nosso sistema psicológico e emotivo. O que fazer? Primeira atitude esta em aprender com mais tranquilidade. As vezes, levamos a vida a sério demais. Exigimos de nós e dos outros, esquecendo que somos feitos de carne e ossos. É necessário fazer bem tudo, sem contudo perder a ternura. Para dar o primeiro passo é necessário manter viva a nossa ligação com Deus. Quem esta dominado pela raiva, medo ou culpa não esta livre para pedir a graça de Deus. Vão existir momentos em que estes sentimentos virão, mas é necessário enfrentá-los com o amor de Deus.

Senhor, quero aprender a lidar com meus sentimentos negativos. Dai-me a Tua graça, ajuda-me nesta caminhada. Amém.

DEUS ESPERA SUA DECISÃO


Se você está com sede, não basta colocar água na boca e não engolir. Chega um momento em que é necessário engolir. Se não der um gole, você não mata sua sede e será totalmente inútil ter água na boca. Com a decisão é a mesma coisa. Decidir é uma coisa totalmente pessoal. É você quem decide. Decidir amar, decidir perdoar, depende de você. Na hora em que se decide o Senhor lhe dá a graça e a possibilidade. A graça vem de Deus, mas a decisão depende de você. A graça é acionada por sua decisão de amar e de perdoar. Você decide e Deus opera. 

Decido-me a perdoar: "Vem, Espírito Santo, arranca do meu interior toda a raiz da amargura, da decepção, da tristeza, do abatimento e do desânimo. Quero perdoar minha mãe, meu pai, meus irmãos, minhas irmãs. Quero perdoar meus parentes e amigos. Eu me decido a perdoar. Eu me decido a amar. Derrama, Senhor, sobre mim o Espírito Santo e dá-me a graça da decisão de perdoar, de amar. Quero perdoar a pessoa com quem me casei, apesar de tudo aquilo que fez. Quero perdoar todas as pessoas que agora vêm à minha mente. Aqueles que me prejudicaram, me ofenderam e falavam mal de mim, de minha família... Derrama, Senhor, Teu Espírito Santo, para que meu coração seja profundamente curado e que eu possa dizer com a vida: 'Eu quero amar, eu quero ser aquilo que Deus quer, sozinho eu não posso mais...' Eu me decido a amar. Eu me decido a perdoar". 

Onde há vontade, existe um caminho. Deus espera sua decisão. 

Monsenhor Jonas Abib
Fundador da Comunidade Canção 

FELIZES OS QUE SOFREM EM NOME DO SENHOR


Não se preocupe quando você sofrer alguma perseguição na sua paróquia, no seu trabalho ou em casa, pois a Palavra nos garante que, quando sofremos algum mal por causa de Jesus, seremos recompensados. Mesmo que lhe falem: 'Ah, mas você, que se diz santo, falou isso!' Não se preocupe, porque isso é calúnia. Nessa hora, entregue todos os seus sofrimentos a Deus.”

  A  pedir ao Espírito Santo que Ele venha consolar nossos corações que sofrem por causa das calúnias e perseguições que sofremos em nome de Jesus.

“Espírito Santo, não deixe que todas essas calúnias desanimem os nossos corações. Liberte do desânimo todos aqueles que estão evangelizando nas escolas, no trabalho e em casa, e que estão sendo perseguidos por esse motivo.”

A missionária ainda diz que muitas coisas ruins são ditas sobre a fé cristã, mas não precisamos nos preocupar, porque Deus está sempre conosco.

“Espírito Santo, liberta-nos de todo medo de manifestarmos a nossa fé por conta das calúnias. Dá-nos a Palavra certa, ilumina os nossos pensamentos com o dom da ciência e da sabedoria para que, no meio de toda perseguição, saiamos cheios de esperança em Deus. Vem Espírito Santo e dá-nos a fortaleza e o dom de sermos perseverantes em meio às perseguições por causa de Jesus Cristo. Que possamos ser perseverantes quando falarem o mal contra nós. Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Amém!”
Salete Ferreira

MUITAS PESSOAS NÃO TEM ENTUSIASMO

Muitas pessoas não tem nenhum entusiasmo diante da vida. Estão sempre vivendo em conflitos. Nada parece ter sentido. Sentem um completo vazio. O que fazer? "Necessário vos é nascer de novo."(Jo 3,7). Estas palavras de Jesus revelam a importância de estarmos cheios do Espírito Santo. Não existe uma técnica e nem é obra de nossos méritos. Se queremos a plenitude do Espírito temos que pedir a Jesus. 
O primeiro efeito do poder do Espírito é receber a certeza do amor de Deus. Aí recebemos uma nova força para estar de bem com a vida. Passamos a amar Deus presente nos irmãos e detestamos praticar o mal. E assim nos tornamos testemunhas de Jesus. A Bíblia, oração, Igreja deixam de ser um peso para se tornarem meios de crescimento espiritual.

Senhor, renova-me com o Espírito Santo
e assume a direção de minha vida.
Faz de mim uma testemunha eficaz do amor de Deus.
Cura-me dos meus vazios, liberta-me de meus medos,
dando-me uma fé cheia de entusiasmo. Amém

Padre Alberto Gambarini

QUEM NÃO ERRA DIANTE DA VIDA ?

Quem não erra diante da vida? Todos, sem excessão. A questão esta no modo como enfrentamos este momento. Para alguns é o fim do mundo, chegam até a ver castigo de Deus. Já a Bíblia nos revela que o erro é sinal de que somos frágeis e necessitamos da graça de Deus. Nesta visão entendemos que o erro é uma oportunidade para estar mais proximos de Deus. Ao mesmo tempo, é importante reconhecer o erro p
ara receber o auxílio da graça. Deus não poderá nos ajudar se fingimos que tudo esta bem. Não poderá nos curar se não o invocamos. Não tenha medo de reconhecer o erro, Deus é infinita misericórdia. Ele sempre esta pronto para abraçar quem o busca de coração.

Senhor, ajuda-me a considerar os erros da vida como oportunidade para não mais cometê-los.
Ensina-me a compreender a lição que queres que eu aprenda.
Inunda-me com a Tua graça para reconhecer os meus erros,
jamais escondendo-os, mas sempre pronto a corrigi-los. Amém

O dia somente é completo se alimentamos a fé com a Palavra
Padre Alberto Gambarini