quarta-feira, 22 de janeiro de 2014

ORAÇÃO – MARIA, PASSA NA FRENTE


Maria passa na frente e vai abrindo estradas e caminhos.
Abrindo portas e portões.
Abrindo casas e corações.
A Mãe vai à frente e os filhos protegidos seguem seus passos.
Maria, passa na frente e resolve tudo aquilo que somos incapazes de resolver.
Mãe cuida de tudo o que não está ao nosso alcance.
Tu tens poder para isso!
Mãe,vai acalmando, serenando e tranquilizando os corações.
Termina com o ódio, os rancores, as mágoas e as maldições.
Tira teus filhos da perdição!
Maria, tu és Mãe e também a porteira.
Vai abrindo o coração das pessoas e as portas pelo caminho.
Maria, eu te peço: PASSA NA FRENTE!
Vai conduzindo, ajudando e curando os filhos que necessitam de ti.
Ninguém foi decepcionado por ti depois de ter te invocado e pedido a tua proteção.
Só tu, com o poder de teu Filho, podes resolver as coisas difíceis e impossíveis.

Amém!

PEQUENOS GASTOS COMPROMETEM SEU ORÇAMENTO

Providência significa fazer bom uso daquilo que 
No artigo 'Orçamento Familiar', falei um pouco sobre os passos necessários para observarmos melhor nosso orçamento, como envolver a família, saber o que precisa ser pago, eliminar as dívidas, fazer uma poupança, cuidar do dinheiro gasto sem controle e não encarar esta nova educação financeira como um sofrimento, mas, sim, como um alívio de muitas tensões.

As despesas “ocultas” revelam gastos que, somados, podem representar, por exemplo, o valor da entrada na compra de um imóvel, a economia para um curso, a poupança para o futuro, dentre outras coisas que gostaríamos de realizar.

Segundo estudos do Serviço de Proteção ao Crédito (SPC), o carro é a “terceira maior fonte de despesas de um brasileiro”. Somados combustível, seguro, pedágio, IPVA e outros impostos, lava-rápido e estacionamento, uma pessoa pode gastar cerca de 17 mil reais ao ano. Claro que um automóvel facilita nossa vida, mas se estamos numa condição financeira difícil, adquiri-lo é algo que precisa ser pensado, uma vez que ele é um bem que mais rápido se desvaloriza.

Outro “ralo” para nosso dinheiro são as despesas com lanches na rua, como aquele cafezinho fora de hora. Ao comprar lanches, cafés, sanduíches, salgados e outros petiscos, fora do horário, podemos gastar, facilmente, cerca de 5 mil reais por ano. Parece assustador, mas aqueles 5 reais, por dia, podem nos levar a este assustador gasto.

São cálculos simples, mas que, se forem colocados no papel, podem representar uma economia de 150 reais por mês, ou seja, em 30 anos, teríamos cerca de 200 mil reais de reserva financeira para a aposentadoria, por exemplo. Tudo isso é uma questão de hábito e de prática. Às vezes, basta restringir os gastos com a aquisição de bens supérfluos ou deixar de fazer um gosto do filho, mas, claro, sempre de forma planejada. Dessa forma, muita coisa pode ser feita, e, certamente, sem o estresse do acúmulo de dívidas.

Outro dia, lendo alguns artigos, vi um desafio que achei bastante interessante e o deixo aqui como uma opção para você. Gostaria de economizar 1.378 reais até o fim deste ano, começando com 1 real? Que tal? Poderia ser um dinheiro para a viagem, para as despesas de fim de ano, para um curso que deseja fazer ou tantas outras possibilidades.

Vamos lá! Em 52 duas semanas, você vai poupar, começando por 1 real:

- na 1ª semana – 1 real
- na 2ª semana – 2 reais
- na 3ª semana – 3 reais
- na 51ª semana – 51 reais...

Anote tudo num caderno, numa planilha ou em qualquer outro lugar. Vá depositando esse dinheiro com fidelidade. Às vezes, guardar muito é complicado, mas guardá-lo aos poucos se torna mais viável.

Viver a Providência também significa fazer bom uso daquilo que recebemos como fruto do nosso trabalho e do nosso empenho diário.
Elaine Ribeiro

PRECISAMOS ACOLHER O NOVO DEUS !

Existe muita mente fechada, muita cabeça fechada, muitas pessoas apegadas a tradições antigas, por isso não são  capazes de se abrir para o novo que Deus traz a nós.
Ninguém põe um remendo de pano novo numa roupa velha; porque o remendo novo repuxa o pano velho e o rasgão fica maior ainda” (Mc 2, 21).
Sabem, meus irmãos e minhas irmãs, em Nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo, para o Reino de Deus acontecer, no meio de nós, precisamos de uma mentalidade nova e de um novo coração, porque não adianta uma graça nova, um “vinho” novo, uma roupa nova, se o remendo é velho, se o “recipiente” que recebe o “vinho” novo é velho, pois, dessa forma, aquilo que é novo vai parecer velho também! Porque quem o está recebendo, o está recebendo de uma forma antiga e atrasada.
Muitas pessoas têm dificuldade de entrar na dinâmica de Deus, na ação de Deus, porque o Senhor é sempre novo, porque Ele inova Sua maneira de agir. Deus é aquele que vai fazendo a graça acontecer sempre como uma novidade. Mas sabe, não é uma novidade de ser ”nova por ser nova”, mas uma realidade que sempre renova a nossa forma de ser.
Algumas vezes, não conseguimos caminhar segundo a vontade de Deus, porque somos muito apegados ao nosso jeito de ser, à nossa maneira de ser, e até falamos: ”Mas sempre foi assim, sempre aconteceu assim!” E o novo não acontece, porque nós sempre nos apegamos ao que é velho! Não, nós não desprezamos a nada que é velho, muito pelo contrário, nós valorizamos aquilo que é tradição, aquilo que se passa de pai para filho, aquilo que são os valores, os verdadeiros valores. Mas até os valores que aprendemos dos antigos, para ser aplicados nos dias de hoje, nós precisamos de uma mentalidade nova [para entendê-los]. E mentalidade nova não quer quiser ”ser moderninho ou moderninha”, significa saber viver a graça nos tempos em que nós estamos, nos tempos atuais, se atualizar, deixar que a graça de Deus sopre sobre as coisas para os dias de hoje.
Os homens da época de Jesus tiveram dificuldades,  por isso, não O acolheram; muitos não O acolheram e O desprezaram. Muitos acharam novo demais e revolucionário demais aquilo que Jesus trouxe, por isso muitos O desprezaram.
Muitos hoje têm dificuldade, na Igreja, onde quer que esteja, de se abrir para um espírito novo, que Deus sobra na Sua Igreja. Eu louvo a Deus, e cada um de nós também, porque o Papa Francisco tem sido para nós um referencial para o novo de Deus nos dias de hoje. Existe muita mente fechada, muita cabeça fechada, muitas pessoas apegadas a tradições antigas, por isso não são  capazes de se abrir para o novo que Deus traz a nós.
Não se trata de mudar a doutrina, não se trata de mudar nada, porque Jesus Cristo é o mesmo ontem, hoje e sempre, mas se trata de ter um coração novo para acolher o novo de Deus!
Padre Roger Araújo

QUE NÓS NÃO SEJAMOS INDIFERENTES COM A FOME DO MUNDO

 O pão da nossa mesa deve ser repartido com os pobres, o pão da nossa mesa deve ser repartido com aqueles que nada têm!
”Mas Jesus respondeu: ‘Dai-lhes vós mesmos de comer”’ (Mc 6, 37).
Meus irmãos, uma numerosa multidão está seguindo Jesus, e Ele tem compaixão de Suas ovelhas, que parecem, muitas vezes, perdidas, como se não tivessem pastor. Jesus começa a lhes ensinar muitas coisas, porque este é o primeiro alimento: o ensinamento da Palavra, o pão da Palavra, que vem da boca de Deus. É o primeiro alimento que nos sacia, porque não só de pão vive o homem, mas da Palavra que vem da boca de Deus. Por isso Cristo a ensina para todos.
Todos que querem escutá-la e aprender com o Senhor, Ele a ensina! Mas o mesmo Jesus que ensina, que prega e que anuncia a Palavra de Deus é o mesmo que diz aos Seus discípulos: “Dai-lhes vós mesmos de comer”. E o ”dar de comer”, aqui, não é simplesmente dar de comer um pão celeste, um pão consagrado, não somente o pão da Palavra; mas o dar de comer é para saciar a fome material, a fome física, porque o povo já está cansado, abatido e não tem o que comer.
Sabem, meus irmãos, é missão de todos nós repartirmos o que nós temos com os famintos e sedentos da humanidade! É verdade que a Igreja não vai resolver o problema da pobreza e da desigualdade humana, mas a Igreja é sinal, é mãe, é mestra. Nenhuma mãe vê seus filhos passarem fome e apenas lamenta, nenhuma mãe que vê que seus filhos não têm o que comer diz: ”Que pena, coitadinho, tá com fome!”
Nós temos que não só anunciar a Palavra, mas também temos que colocar o pão na boca dos famintos; esse não é um dever, uma obrigação, só das obras assistenciais da Igreja, diversas congregações, obras maravilhosas de apoio e de superação da fome e da miséria que a Igreja tem em todo o mundo. Esse é dever nosso de discípulos de Jesus, porque a ordem que Jesus deu a Seus discípulos é a mesma que também dá a nós: ”Dai-vos mesmos de comer”.
O pão da nossa mesa é para ser repartido com os pobres, o pão da nossa mesa é para ser repartido com aqueles que nada têm! Que nenhum de nós seja indiferente à fome do mundo, à fome das pessoas! E aqui volto a dizer: não é só fome de Deus, mas é fome do pão de cada dia para comer.
Nós devemos promover a multiplicação e a divisão do pão, porque não fazer isso é mais do que pecado; é um pecado que arrasa o coração de Deus ver qualquer um dos Seus filhos passar e padecer de fome. Que nós levemos o pão que está à nossa mesa para aqueles que não têm o que comer!
Padre Roger Araújo

A ALEGRIA DA ALMA É A VIDA DO SER HUMANO


Não se perturbe o vosso coração. Credes em Deus, crede também em mim" ( João, 14:1a).
A alegria da alma, – a alegria do coração – é a vida do ser humano! Todos nós queremos viver bastante. E que bom que o queremos. 
Nós, brasileiros, somos muito emotivos, e nos deixamos envolver demais pelas emoções, de forma que as preocupações também tomam conta de nós, e, muitas vezes, de forma exagerada. Preocupar-se é "pré ocupar-se de algo”, ou seja, sofrer antes do tempo. Deus não quer nosso coração doente. 
É preciso concentrar as nossas forças para a hora em que precisarmos utilizá-las, como a cobra que se concentra e na hora certa dá o bote. É claro que você não quer ser uma serpente, mas você precisa agir como ela, usando as suas forças e a inteligência na hora certa e na situação que realmente o mereça. 

Padre Jonas Abib
Fundador da Comunidade Canção Nova