sábado, 1 de março de 2014


O CARNAVAL NOS FAZ FELIZ ?

Tudo acaba na quarta-feira
Carnaval: Real ou Fantasia? Tudo se acaba na quarta-feira... “Atrás do trio elétrico só não vai quem já morreu...” O ritmo efervescente entre a Cabrocha que ensaiou o ano inteiro esperando o Carnaval chegar para desfilar e o trançado das pernas, que só mesmo a dança do frevo, é capaz de inspirar os foliões a fazerem do carnaval a festa mais popular do nosso país. 

Espalhado por todo o Brasil, em uma mistura de ritmos e de gente, o chão da praça esquenta com os movimentos frenéticos dos foliões. E essa fantasia, desejada por todos que lá estão que seja eterna, termina na quarta-feira, dia em que tudo acaba em Cinzas. Já cantava Netinho em cima do Trio Elétrico, na Bahia: ““Eu queria que essa fantasia fosse eterna...” ” e pedia muito mais, que “um dia a paz vencesse a guerra “ e que “viver seria só festejar”. 

Atenta e também tentada a dar os meus pulos, eu ficava ali imaginando como seria se de fato aquela fantasia fosse eterna. Ou, se era possível viver festejando nem que saiba naquele Carnaval. Quanta ingenuidade, não? A paz vencer a guerra. Num ambiente de guerra, paz, por mais que seja convidada, não encontrará espaço para cumprir o seu papel. Falta-lhe parceiros, o número dos que querem não é suficiente. Mas, eu não precisaria estar me exigindo com tantas reflexões, porque, afinal, o cantor já classificou o carnaval como a festa da fantasia. Porém hoje, eu tenho me questionado se de fato é uma fantasia ou uma realidade? Às vezes as pessoas se escondem em sua própria vida e nas oportunidades se liberam. A própria festa autoriza os foliões a serem o que queriam ser. Aí está o perigo dessa época carnavalesca. Existe uma motivação explícita para que as normas do bem comum sejam quebradas. Quem nunca ouviu as expressões: no carnaval vou soltar a franga? Ou, no carnaval a minha mulher me deu um vale-nith? Ou, eu quero mais é beijar na boca? Longe de qualquer julgamento, o que muitos foliões gostariam de viver fora dessa época e não vivem? Ou que vivem, mas ninguém vê? Será a fantasia uma oportunidade para fugir do real? 

Para o distanciamento da realidade ou para sua aproximação? Não acredito que quem não tem tendência a se desfigurar no Carnaval, vá assumir uma conduta que o leve a uma ressaca moral. 

Portanto, o comportamento do folião deveria ser um meio para levar e trazer para si alegria, encontro com os amigos e familiares, enfim, à diversão. Ao contrário de épocas atrás, o pierrô e a colombina foram substituídos pela exploração sexual de menores, tráfico de drogas, manipulação da mídia favorecendo ao governo e fazendo dos próprios participantes uma propaganda para atrair turistas, além da prostituição, adultério, violência, roubo, e interesses financeiros... Consequências de um ano, intensificadas nesse período. O espírito carnavalesco quando incorporado sem medir resultados traz danos muitas vezes irreparáveis.

A letra de Tom Jobim nos ajudará a enriquecer essa reflexão: “"a felicidade do pobre parece a grande ilusão do carnaval". A gente trabalha o ano inteiro por um momento de sonho, pra fazer a fantasia de Rei ou de Pirata, de Jardineiro e tudo se acaba na quarta-feira”. Mas não podemos negar que apesar de tudo algo motiva os foliões a estarem ali onde já estive por tantos anos, na Micareta da minha cidade. Essa festa era e ainda é um carnaval fora de época. Não se tinha abadá, mas todos vestiam mortalha, alguns se fantasiavam de careta e os pais, levavam seus filhos ao clube, sempre as meninas de baianas ou bailarinas, os meninos de pirata ou de super-heróis.

Arriscarei aqui a dar alguns palpites sobre os motivos que devem estimular a muitos a gastar o dinheiro do ano inteiro para estar lá. Talvez seja a necessidade de ser feliz, extravasar dores, tristezas, mágoas, apertos financeiros... Real ou de fantasia, não sei mais, o que sei é que tudo acaba na quarta-feira, em que se inicia a Quaresma, tempo de jejum e oração para os católicos. 

A testa marcada com as cinzas caracterizando a Paixão de Cristo. O Cristo que sem julgamento, recebe o folião que pulou até o último dia para continuar mostrando que aquela fantasia não é eterna e que eterno é o que não acaba na quarta-feira, mas inicia. 

Quarta-feira de Cinzas , que vem acompanhada da Sexta-Feira da Paixão, dias que a tradição não aconselha comer carne, nem satisfazê-la. Portanto, chegou a hora de decidirmos por um Carnaval que não precise acabar na quarta-feira... Meus amigos, então não é o Carnaval que dará sentido ao que buscamos, mas justamente Aquele que é Eterno. "Atrás do trio elétrico só não vai quem já morreu..." O ritmo efervescente da Cabrocha que ensaiou, o ano inteiro, esperando o carnaval chegar para desfilar, e o trançado das pernas, que só mesmo a dança do frevo é capaz de inspirar os foliões, faz do carnaval a festa mais popular do nosso país.
Judinara Braz 

AMOR E FIDELIDADE

No meu fraco entender, as duas palavras perderam muito naquilo que as identificam. Que tipo de amor e de fidelidade são projetados hoje? Sabemos que, sendo bem assumidos, constituem toda a justiça e a harmonia da sociedade. Essas palavras são fonte de paz, serenidade, segurança, respeito e valor pela pessoa do próximo. São dons que devem ser conquistados.A fidelidade, ao ser exercitada, confirma o verdadeiro amor. Não é um fato apenas de ação externa, superficial, mas de compromisso que vem de dentro da pessoa, que envolve a razão e o coração. Isto é impossível para quem tem uma mente poluída de maldades, de consumismo e de descompromisso para com as realidades de seu cotidiano.
O crescimento da violência acontece como um efeito cascata. Como já diz o ditado popular: “violência gera violência”. Isso mostra a incapacidade na qual a sociedade está vivendo de se deixar penetrar pela sabedoria do Evangelho, que é “misteriosa e oculta” (I Cor 2,7). Com isso, perdemos o sentido sagrado da pessoa humana e passamos a nos agredir uns aos outros sem temor.
Quem não participa da justiça como proposta de vida comunitária tem dificuldade para ajudar na construção do bem. Aliás, não basta “não matar”, é preciso também superar as atitudes de desamor, de vingança, de ressentimento, de ódio etc. Amor e fidelidade conjugam-se com a palavra “perdão” ou com a capacidade de se despir da arrogância e da maldade do coração.
Na cultura do medo, perdemos muito na qualidade de nossa vida humana. Estando o amor e a fidelidade “no fundo do poço”, questionamos o tipo de felicidade que as pessoas conseguem viver. Não estamos fazendo as escolhas certas, mesmo sendo dado ao ser humano o dom do livre-arbítrio e a capacidade de escolha. A liberdade tem se transformado em libertinagem.

É importante cultivar a sabedoria que vem de Deus, pois ela supõe despojamento e amor ao extremo, foge da lógica propagada pelo mundo. Sabedoria que constrói liberdade e não é escravizadora. Somente no exercício da liberdade autêntica o ser humano poderá ser realmente feliz.

Dom Paulo Mendes Peixoto

Arcebispo de Uberaba (MG

SER HUMILDE É TAMBÉM TER A CABEÇA ERGUIDA

Ser humilde é também ter a cabeça erguida e atenta a todas as coisas do mundo e da religião, conquistando a sabedoria que é a maior das virtudes de Deus para discernir todas as coisas.

Não é correto avaliar um homem pela sua aparência nem desprezar uma pessoa pelo seu aspecto. Muitas vezes, aquela pessoa a quem damos menos valor é quem vai nos ajudar em nosso momento de aflição e solidão.

Em Colossenses 3,12 lemos: “Portanto, como eleitos de Deus, santos e queridos, revesti-vos de entranhada misericórdia, de bondade, humildade, doçura, paciência.”

É importante que tenhamos em nossa mente e coração que devemos fazer a nossa parte sem esperar recompensa de pessoas, não julgar e não censurar, inclusive escutando o que o outro tenha para dizer.

É preciso ter bom censo, aquilo que não nos diz respeito não devemos indagar e devemos agir com serenidade para não julgarmos o próximo, não caindo assim nas ciladas do pecado.
revestir-se de bondade, doçura e paciência parece difícil, mas a prática destas ações tornará a sua vida e de quem está ao seu redor mais alegre e feliz.

Senhor dá-nos um coração generoso e
inclinado a ajudar o nosso semelhante.
Afasta de nós o egoísmo e faze-nos solidários.
Amém!

Padre Alberto Gambarini

A MÚSICA VAI ALÉM DAQUILO QUE OUVIMOS

A influência da música no processo de desenvolvimento infantil
A música está presente em todas as culturas e pode ser utilizada como fator determinante em vários aspectos como o desenvolvimento motor, o linguístico, o afetivo e o aspecto cognitivo de todos os indivíduos, estabelecendo também vínculos afetivos que permanecerão para sempre. Em condições normais, os órgãos responsáveis pela audição do ser humano começam a se desenvolver no período de gestação, por isso a estimulação auditiva na infância tem papel fundamental. 
Sabe-se que os bebês reagem a sons ainda no útero materno, e sabe-se também que a música, desde que bem escolhida, pode acalmar os recém-nascidos, gerando um aprendizado intrauterino. É muito importante que a criança, desde pequena, seja habituada a se expressar musicalmente, pois esta não é apenas uma boa influência na vida dela, representa também uma fonte de equilíbrio, facilidade e aprendizado para ela. Inúmeras pesquisas, desenvolvidas em diferentes países e em diferentes épocas, confirmam que a influência da música, no desenvolvimento da criança, é incontestável; algumas delas demonstram que o bebê, ainda no útero materno, desenvolve reações a estímulos sonoros. 
A família é a primeira instituição de iniciação musical do indivíduo. Vale salientar que os hábitos familiares determinarão os hábitos das crianças, já que estas são formadas cognitivamente em um processo que envolve a imitação da atitude daqueles que estão a seu redor. Dar maior ou menor importância a determinadas práticas culturais, assistir a determinados programas televisivos, escutar alguns repertórios musicais específicos serão, por conseguinte, atitudes reproduzidas pelos seus filhos.
A musicalização é um processo de construção do conhecimento, favorecendo o desenvolvimento da sensibilidade, da criatividade, do senso rítmico, do prazer de ouvir música, da imaginação, da memória, da concentração, da atenção, do respeito ao próximo, da socialização e da afetividade, também contribuindo para uma efetiva consciência corporal.
Essa musicalização possibilita várias aquisições, pois, além de transformar as crianças em indivíduos que usam os sons musicais, promovem o desenvolvimento infantil de forma saudável e prazerosa. Contribui também para o desenvolvimento das habilidades musicais, pode auxiliar no desenvolvimento do cérebro infantil e no aprimoramento de habilidades motoras e da linguagem, bem como colabora com os aspectos culturais e sociais, no desenvolvimento e aperfeiçoamento da socialização, no processo de alfabetização.A música favorece o aspecto cognitivo, a capacidade inventiva, a expressividade, a coordenação motora fina; assim como a percepção sonora, a percepção espacial, o raciocínio lógico e matemático, a estética e muito mais.
O aprendizado musical não tem idade. Se todas as crianças tivessem a oportunidade de ter o contato com a música, seria algo extraordinário! Sabemos que existem muitos conteúdos e materiais didáticos para que os pequenos se desenvolvam musicalmente, a questão é como aplicá-los de forma eficaz, pois é uma fase crítica, em que etapas não podem ser queimadas, mas devem ser respeitadas.
Vale ressaltar a importância não apenas da música tocada em um aparelho, mas também o contato estabelecido entre a mãe/pai e a criança. Assim, cantar, murmurar ou assoviar fornecem elementos sonoros e também afetivos, através da intensidade do som, inflexão da voz, entonação, contato de olho e contato corporal, que serão importantes para a evolução da criança no sentido auditivo, linguístico, emocional e cognitivo.
A música também apresenta influência negativa na vida da criança. Somos bombardeados, atualmente, com a massificação dos ritmos e a proliferação de letras que vulgarizam mulheres e homens, expressam, de forma subliminar ou explícita, o apelo sexual. Isso tem sido uma preocupação constante e atual no que diz respeito à influência negativa de algumas músicas no desenvolvimento de crianças e adolescentes.
Vale ressaltar que criança precisa ser criança, viver essa etapa; portanto, a música infantil deve estar inserida no contexto e na vivência dela de forma positiva, estimulada por pais e também professores nas escolas, principalmente até os 6 anos de idade. Muitas vezes, a criança não tem noção do sentido da letra musical, mas a reproduz pela imitação; por isso os pais precisam estar atentos ao que ela está ouvindo. 
Vale pontualizar alguns tópicos relevantes que podem ser transmitidos implicitamente e de forma negativa, os quais estão bem enraizados em algumas músicas como: malícia, perda da inocência, erotização, apelo sexual e agressividade. Isso ratifica a banalização ocorrida no mundo moderno e nos faz identificar uma perda de valores,  os quais devem ser resgatados urgentemente, por isso, pais, fiquem atentos. Uma vez que a criança absorve esses estímulos, acaba imitando-os e grava, em seus órgãos físicos, o comportamento transmitido implicita ou explicitamente por determinadas músicas. Uma vez que nossas crianças vivenciem essas experiências e o cérebro delas entenda que isso é normal, que é praticável, vão imitar, vão fazer igual e vão repetir um comportamento transmitido por tais músicas. 
Enfim, a música é um instrumento facilitador no processo de ensino aprendizagem. Portanto, deve ser possibilitado e incentivado o seu uso em casa, nas escolas e em ambientes sociais, mas de forma sadia e equilibrada, sempre com a supervisão dos pais. 
Ouvir música não deve ser uma atividade imposta, mas realizada com prazer, pois somente assim os benefícios serão obtidos de forma natural, como sempre deve ocorrer na relação entre pais/filhos ou aluno/professor.
Edvoneide Andraide
Missionária da Comunidade Canção Nova

VALORIZE O QUE ESTA PERTO


Pensando mais intimamente, ninguém gosta de perder, seja uma competição, um amor ou até um lápis qualquer.

Mas às vezes o velho ditado entra em ação e só começamos a dar valor àquilo que se perde. Sabendo sempre que os relacionamentos se vive de conquistas.

O problema é que não dá para voltar atrás e ter de volta o que já foi perdido, principalmente quando se trata de uma boa amizade, ou o trabalho, ou clientes, ou a pessoa amada que se foram e não voltarão mais...

É preciso dar importância às pessoas a nossa volta enquanto ainda fazem parte das nossas vidas. O fato de a vida terminar a qualquer momento muitas vezes é completamente esquecido, passando a ser lembrado no dia do acontecido.

É preciso ter sempre em mente que tudo que passa fica pra trás e nunca mais voltará da mesma forma, portanto aproveitar o presente da melhor maneira possível é a o melhor jeito de mais na frente não ficar arrependido, o segredo é dar importância e saber valorizar.

Se quiser abraçar, abrace. Se der vontade conversar, converse. Pois pode ser a última oportunidade viver algum sentimento e certamente não gostaria de mais tarde dá-lo como perdido.

Valorize seus amigos, seu trabalho, os colegas de trabalhos, seus vizinhos, os amigos de oração, de Igreja, a turma do lazer

Por fim não esqueça de ti valorizar, e saber que você é importante para os outros, todos gostam de uma boa companhia....

Padre Wagner Baia

QUE DEUS AFASTE DO NOSSO CORAÇÃO TODA DISCRIMINAÇÃO PELOS POBRES

Porque o pobre, o indigente, o faminto, o necessitado, este, sim, é que tem lugar de honra no coração de Deus!
”Meus queridos irmãos, escutai: não escolheu Deus os pobres deste mundo para serem ricos na fé e herdeiros do Reino que prometeu aos que o amam? Mas vós desprezais o pobre!” (Tg 2,5-6)
Meus queridos irmãos e irmãs em Nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo, a Palavra de Deus hoje nos chama à atenção para uma dureza nas comunidades cristãs desde os seus primórdios: a distinção de pessoas, a discriminação que, muitas vezes, há entre pobres e ricos. Porque a Palavra de Deus, inclusive, de uma forma muito explícita, clara, mostra que se chega um rico, uma pessoa de posição social elevada, uma pessoa importante, ela tem lugar de destaque, ela tem lugar reservado no banco da igreja e, muitas vezes, nos primeiros lugares. Mas se chega um pobre coitado, já olham com desprezo, olham de outro jeito e assim por diante.
Nossa cabeça, muitas vezes, olha o ser humano pela aparência, a nossa cabeça, ou seja, o nosso coração ainda não convertido a Deus, porque o Senhor não vê a aparência e sim o coração! Mas nós, infelizmente, gostamos demais das aparências e é óbvio que damos muito mais atenção a quem está bem vestido, a quem tem mais e a quem pode fazer mais por nós. Sim, isso acontece em nossas igrejas, em nossas comunidades, isso acontece no meio de nós, e é tão duro ver isso!
Nós estamos em um ano eleitoral e, muitas vezes, políticos que nunca aparecem na igreja, no dia em que aparecem têm o primeiro banco e fazem a leitura da Missa. Enquanto que aqueles que estão ali, muitas vezes, participando o ano inteiro da comunidade, nunca são vistos.
Nós, muitas vezes, gostamos mesmo de valorizar e de receber vantagens; mas só recebe vantagem, só recebe bênção aos olhos de Deus e, sobretudo, a bem-aventurança eterna, aquele que olha para o pobre, o sofredor, aquele que não tem ”voz nem vez”. E mesmo que apareça um pobre e tire a atenção da comunidade, ninguém pode desprezá-lo, ninguém pode tratá-lo com desdenho, ninguém pode ignorá-lo. Porque o pobre, o indigente, o faminto, o necessitado, este, sim, é que tem lugar de honra no coração de Deus!
Que Jesus não precise nos repreender como hoje repreendeu a Pedro, dizendo-lhe: ”Vai para longe de mim satanás, você não pensa como Deus, mas como os homens”, porque o apóstolo não quis saber dos sofrimentos pelos quais Cristo iria passar; ele só queria saber dos milagres de Jesus. Assim como muitos de nós também gostamos de ser de Deus, de seguir a Deus quando experimentamos os milagres, as graças, as bênçãos; mas quando estamos nas provações, no sofrimento, na penúria, nós dizemos: ”Não, isso não é de Deus!”.
Que Deus afaste este pensamento maligno da sua cabeça e do seu coração, que Deus afaste do seu pensamento e do seu coração toda e qualquer tentação de julgar, desprezar e discriminar os mais pobres!
Padre Roger Araújo

ROTINA É COISA DE CRIANÇA ?

A rotina norteia, gera vida e saúde
"Segunda-feira, terça-feira, quarta-feira... E não tem hora pra parar." Mas é preciso parar.

Como estariam nossas crianças se elas não tivessem uma rotina? Como seria uma família sem hábitos cotidianos ou um local de trabalho sem regras? Mas a que rotina estamos nos referindo? Àquela que norteia, gera vida e saúde! 

A rotina é muito importante na vida de todos, é por meio dela que podemos planejar os nossos afazeres, enfrentar as demandas diárias com organização, precisão e autonomia. Ela é importante na vida de todos, em especial para as crianças. Para tanto, é necessário que todos os adultos, que fazem parte do ambiente em que uma criança está inserida, também vivam uma vida equilibrada, possível de promover a convivência, o lazer, o estudo, o trabalho e o descanso para os pequenos. Os filhos, quando têm uma rotina organizada em sua casa são beneficiados em sua estrutura psíquica e física. 
A elaboração do tempo para uma criança entre a primeira e segunda infância (3 a 7 anos) é uma aprendizagem um tanto quanto complexa. A criança se encontra em um período do desenvolvimento no qual as experiências físicas, que envolvem as percepções, se tornam muito mais reais e interessantes. Assim, compreender o tempo em que tudo acontece torna-se para elas um grande desafio, mas com a colaboração e a mediação dos pais e dos cuidadores, esse instrumento terá uma função importantíssima no dia a dia das crianças. 

Por meio de seus hábitos, as crianças antecipam o que vai acontecer e ajustam o seu comportamento à tarefa que vem pela frente. Elas, que já estão habituadas a seguir uma rotina, conseguem viver em paz, com segurança e organização. Consequentemente, estarão preparadas para atividades que exijam concentração e atenção. Desse modo, às crianças são oferecidas oportunidades para que saibam sobre seus afazeres, deixando de se sentir ansiosas e sempre à espera do outro para dirigir os seus passos. É comum, quando as crianças têm muito clara a sua rotina, que elas saibam, por exemplo, que, ao fim do seu turno da escola, o responsável irá buscá-las ou que, antes do jantar, deverão escovar os dentes para dormir, pedir a bênção aos pais e arrumar a mochila para o dia seguinte. 

Existem algumas rotinas que todas as crianças deveriam ter a oportunidade de aprender e praticar: hora da refeição, hora de deitar, de estudar, hora de brincar e períodos em família. Uma rotina desorganizada acaba por afetar o ambiente do qual as crianças fazem parte; consequentemente, a vida escolar delas poderá ser atingida também. 

Outro aspecto que precisará receber uma atenção maior é quanto ao número de atividades complementares à escola em que as crianças são submetidas: ballet, inglês, Jiu Jitsu, futsal, apoio pedagógico e outras que ocupam dois a três turnos da semana, além da escola. Tudo isso acaba perdendo a graça, pois tira delas o descanso e o tempo de brincar livremente, como criar e recriar suas brincadeiras, jogar bola com os amigos, andar de bicicleta, brincar de panelinha, bater-papo, assistir à TV e conviver. São momentos que se tornam inesquecíveis na vida dos pequeninos. Portanto, não podemos transformar uma criança em um adulto infantil, com tantas responsabilidades! Assim como será em vão ficar em casa, sem nenhuma atividade extra, mas com a tarde ou a manhã diante dos desenhos animados, sem se relacionar com irmãozinhos e cuidadores. 

Ufa! Quanta responsabilidade quando o assunto é a rotina infantil! Sugiro que os pequenos ouçam explicações sobre a importância das atividades diárias, que os pais planejem o dia a dia dos filhos, permitindo que, em algumas atividades, eles possam opinar quando e como; e reservem, em meio a tanto corre-corre, tempo para falar de sua vida, contar casos e gargalhar.

Pelo fato de ser importante a criança ter acesso à sua rotina e opinar sobre os horários, os pais e os cuidadores devem escrevê-la para os filhos e colocá-la em um lugar que o olhar da criança o alcance ou que, diariamente, os pais conversem sobre esse assunto. Lembrando que toda rotina deverá ser flexível. Portanto, fiquem atentos aos horários para alimentação, estudo, descanso, convivência, para ir à Igreja e tantas outras necessárias. Mas que nenhuma delas tire a paz interior de uma criança. 
Judinara Braz 

SEM DISCIPLINA NÃO HÁ SANTIDADE

Súplica. De Moisés, homem de Deus. Senhor, tu foste o nosso refúgio de geração em geração. Antes que os montes nascessem e a terra e o mundo fossem gerados, desde sempre e para sempre tu és Deus. Tu reduzes o homem ao pó, dizendo: "Voltem, filhos de Adão!" Mil anos são aos teus olhos como o dia de ontem, que passou, uma vigília dentro da noite. Tu os semeias ano por ano, como erva que se renova: de manhã ela germina e brota, de tarde a cortam, e ela seca. Sim, tua ira nos consumiu, e teu furor nos transtornou. Colocaste nossas faltas à tua frente, nossos segredos sob a luz da tua face. Nossos dias passaram sob a tua cólera, e como suspiro nossos anos se acabaram. Setenta anos é o tempo da nossa vida, oitenta anos, se ela for vigorosa. E a maior parte deles é fadiga inútil, pois passam depressa, e nós voamos. Quem conhece a força da tua ira, e quem sentiu o peso do teu furor? Ensina-nos a contar os nossos anos, para que tenhamos coração sensato! Volta-te, Javé! Até quando? Tem compaixão dos teus servos! Sacia-nos com o teu amor pela manhã, e nossa vida será júbilo e alegria. Que os teus servos vejam a tua obra, e os filhos deles o teu esplendor. Que a bondade do Senhor venha sobre nós e confirme a obra de nossas mãos'' (Salmo 90).

Deus, muitas vezes, deve interferir em nossa vida, pois o Pai corrige Seu Filho, porque quer fazer dele um homem bom. Este Salmo é uma meditação sobre o tempo, porque, desde a antiguidade, a Igreja Nossa Mãe sempre falou com o tempo. Nós estamos vivendo dias atuais, estamos vivendo um período absolutamente acelerado, como a água que se esvai pelas nossas mãos. Muitas pessoas tentam disciplinar o tempo, mas o perdem. Se nós não abrirmos os nossos olhos, perderemos esse tempo da graça de Deus. 

Há muita superficialidade em nós! Quanto tempo perdemos com coisas que não valem nada! Por isso, a partir de hoje, fiquemos mais atentos em relação ao que estamos perdendo. Dizem os sábios: ''é justamente na relação de tempo que se sabe o tempo do homem com Deus''.

Hoje é o tempo, a oportunidade que temos para fazer com que Deus entre em nossa casa e nos faça homens e mulheres de fé. Sem disciplina não há santidade. 

Como você se relaciona com o tempo que Deus lhe dá? Nesse seu tempo, há espaço para Ele, para a oração? Aquele que não estabelece um tempo para o Senhor não tem tempo para ninguém! 

Toda relação carece de intimidade, por isso é preciso disciplinar essa relação com Deus. Existe um tempo para cada coisa, mas precisamos estar atentos a ele. Para sermos homens e mulheres, verdadeiramente de Deus, precisamos ordenar o nosso tempo com Ele! Meus irmãos e irmãs, não há como crescer em sabedoria se não tivermos uma organização do nosso tempo
Uma pessoa sem sabedoria vive pouco tempo, vive angustiada e não sabe esperar. Calma! Uma coisa de cada vez, cada coisa em seu tempo. Não fique nesse "frenesi"! O tempo de Deus é uma bênção!

Parabéns para aqueles que tomam a decisão de começar a ordenar o seu tempo para estar com o Senhor. Você está fazendo a coisa certa! Não fique simplesmente cantando o pagodinho: ''Deixa a vida me levar, vida leva eu... '' Não venha reclamar da sorte, muito menos de Deus, pois se você não tem disciplina, domínio do seu tempo, sua vida nunca dará certo. O pagodinho correto para a sua vida é: ''É devagar, é de devagar...'' É devagar que a vida acontece, e não toda de uma vez só. Cada coisa tem seu tempo, tudo é organizado!
Padre Hamilton Nascimento 
Membro da Comunidade Canção Nova, 

JESUS É NOSSA FORÇA


Jesus viu que Maria e os judeus que iam com ela estavam chorando. Então, ele se conteve e ficou comovido.” (João 11,33).
Neste dia, vamos ao encontro de Santíssimo Sacramento, que é a nossa força. O Senhor conhece o nosso coração e sabe de todas as nossas dores, Ele nos vê e não é indiferente a nós.
Conte ao Senhor quais são os seus sofrimentos, pois Ele escuta a sua oração e se faz um com você.
Cristo é nossa esperança! Jesus, eu confio em vós!
Luzia Santiago

UM PROJETO DE FELICIDADE

Deus o ama e preparou um retiro para o seu coração. Durante estes dias de Carnaval, Ele vai devolver todas as suas forças, vai atendê-lo. Se algo tomar conta do seu coração, será uma verdadeira e profunda alegria. O Senhor ouve você, Ele o atende e conhece as suas necessidades. Tenho fé de que Deus está ao seu lado. Dê fé à Palavra de Deus, na sua vida, pois o que Ele prometeu, Ele cumprirá! Avance com essa confiança, pois são palavras do Espírito Santo.

"Bem conheço os desígnios que mantenho para convosco - oráculo do Senhor -, desígnios de prosperidade e não de calamidade, de vos garantir um futuro e uma esperança. Invocar-me-eis e vireis suplicar-me, e eu vos atenderei. Procurar-me-eis e me haveis de encontrar, porque de todo o coração me fostes buscar. Permitirei que me encontreis - oráculo do Senhor; e vos trarei do cativeiro e vos irei buscar em todas as nações e em todos os lugares por onde vos dispersei - oráculo do Senhor - para reintegrar-vos no lugar de onde vos exilei." (Jer 29,11-14)

Esta é uma Palavra de Deus, um projeto de felicidade e de paz para você. O Senhor vai lhe dar um futuro, uma esperança! Quais são os seus planos futuros? No fundo, muitas pessoas não têm certeza se o que vão fazer será bom para elas. Muitas são tristes, porque pensam demais, pensam que Deus não as vê, que Ele as esqueceu. 

O demônio o faz pensar em coisas más, ele lhe pergunta se Deus não vai fazer nada por você. A missão do maligno é tentá-lo, é questioná-lo sobre por que a sua vida parou no tempo, por que você não cumpriu nada do que disse. Muitas vezes, a tentação vai se agregando dentro do seu coração, é por isso que as pessoas o criticam. Mas Deus tem um projeto exclusivo para você, que diz respeito à sua vida. 

O Senhor está sobre você, olhando para os seus anseios, para as suas necessidades. Você até pode ter se esquecido de ser feliz, de fazer planos para a sua felicidade, mas Deus já está preparando um futuro brilhante para você! Não tenha medo do futuro, não tenha medo do dia de amanhã, não tenha medo de adoecer, de perder suas riquezas. Não se preocupe se seu filho precisar se mudar para longe de você nem tenha medo de que seu marido (esposa) a (o) abandone. Não tenha medo de como as coisas vão se resolver, pois Deus sabe das lutas que acontecem dentro de você, Ele sabe como você sofre pelas feridas do seu coração. Muitas vezes, o seu sofrimento é por causa das pessoas que você mais ama na vida. 

Você pode até duvidar que o demônio exista, pode não acreditar nele, mas ele acredita em você. Você, que está com dificuldades, vê-se tentado a perguntar: "Deus, onde você está?". Ele está ao seu lado, ajudando-o e protegendo-o!

Quero lhe dizer algo muito importante: Deus já sabe das suas necessidades, basta que você confie n'Ele. Você só precisa confiar no Senhor e cooperar para o que Ele vai fazer na sua vida. Não é o momento de você andar triste e preocupado, uma vez que quer estar na presença de Deus.

Há um ser que está indignado por você ter escolhido a santificação. O inferno está revoltado por você estar aqui! Você vai ser tentado pelas suas atitudes, então, coloque um pouco de lado o seu tablet, o seu celular e se entregue um pouco mais a Deus, pois alguém pode ligar para você a fim de tentá-lo. Fique em paz, não perca a sua paz por causa do barulho da tentação. Pendure as suas tentações no colo de Cristo, não seja como aqueles que tiraram licença para pecar. Tire essa licença para ser feliz.

Se o seu futuro vai ser entregue por Deus, você precisa se preocupar? Não, porque Ele sabe o que faz.

Feliz de você que veio travado, pois Deus vai fazer você ir para a frente. Foi de todo o coração que você veio buscar o Senhor? Caso tenha sido, eu tenho uma ótima notícia para lhe dar: você vai achar o que veio buscar, basta apenas confiar!

Uma pessoa pode voltar para a casa como veio, porque veio "pela metade". Venha por inteiro! Quando você invocar o Senhor, será atendido. Você quer que o Senhor faça parte da sua vida? Então, coloque-O como o centro dela.

Avance em sua vida, invoque o Senhor! Você está neste Acampamento de Carnaval, porque Aquele que morreu na cruz por você tocou o seu coração.

Você pode pensar que está fazendo um favor a Deus quando faz uma oração, mas isso não é verdade, meu querido! O Senhor é quem faz o favor de repará-lo e convertê-lo. 

Ao confiar e esperar em Deus, você mesmo vai ver o que Ele pode fazer. Por meio de cada promessa, o Senhor lhe aponta algo maior. Ao abrir o seu coração para Ele, você vai ser uma pessoa renovada, porque o Senhor é poderoso, é rico em amor! Nós não rezamos para esperar pela ajuda divina, mas porque sabemos que Deus vai nos ajudar, vai mudar aquilo que está errado em nossa vida. 

A única coisa que Deus espera de você não é que concerte toda a sua vida da noite para o dia, pois a mudança depende d'Ele também. Ele deseja que você abra o seu coração, confie n'Ele, espere n'Ele. Transforme a sua expectativa em esperança, coloque, nas mãos de Deus, aquilo que você espera.

Mesmo que, em meio à confiança, pareça que as coisas demorem para acontecer, confie em Deus, tenha fé, pois Ele já está agindo. O Espírito Santo está abrindo uma nova porta em sua vida. Confie n'Ele, experimente aquilo que, antes, você só conhecia na teoria.
Márcio Mendes