quarta-feira, 20 de junho de 2012

SEJA FORTE E NÃO TENHA MEDO



Assim como o café com leite, misturados, já não são mais nem leite nem café, o que teremos em breve será “céus novos e uma terra nova”. O céu será diferente porque estará misturado com a terra. A terra será muito diferente, porque estará misturada com o céu. O humano será diferente, porque estará misturado com o divino. E o divino também será diferente, porque estará misturado com o humano.

Como acontece na Pessoa de Nosso Senhor Jesus Cristo: Ele é Deus e homem ao mesmo tempo, sem deixar de ser homem e sem deixar de ser Deus. Teremos uma terra nova, porque divinizada, e céus novos, porque humanizados. Mas até essa realidade chegar, a luta será grande. Quando vier o Reino de Deus, o inimigo de Deus será vencido. Ele sabe que pouco tempo lhe resta:

"Ai de vós, terra e mar, pois o diabo desceu para junto de vós, cheio de grande furor, sabendo que lhe resta pouco tempo" (Ap 12,12b).

Estamos sofrendo por causa disso. Mas o Senhor nos diz para sermos fortes e não temermos.

Monsenhor Jonas Abib
Fundador da Comunidade Canção Nova

VOCE SE SENTE INCAPACITADO ?

Tudo podemos naquele que nos fortalece

Quem já não ouviu a célebre frase: “Deus não escolhe os capacitados, mas capacita os escolhidos”? Por vezes nos sentimos incapazes diante de algumas propostas e responsabilidades. Ainda mais quando é um trabalho missionário, paroquial, enfim, quando é pelo Reino de Deus.
Mas saiba: é você mesmo quem o Senhor chamou!
A Sagrada Escritura está repleta de exemplos em que Deus convoca para Sua messe aqueles que se percebem menos qualificados. Moisés disse ao Altíssimo: “Quem sou eu para ir ter com o faraó e tirar do Egito os israelitas?” (Ex 3, 11). Jeremias: “Ah! Senhor JAVÉ, eu nem sei falar, pois que sou apenas uma criança” (Jr 1,6); Isaías: “Ai de mim, gritava eu. Estou perdido porque sou um homem de lábios impuros” (Is 6, 5).
Simão Pedro, diante de um prodígio que Jesus havia realizado, chega a dizer: “Senhor, afaste-se de mim, pois eu sou um pecador” (cf. Lc 5, 8), tão pequeno sentiu-se.
Mas depois, ao contemplar os feitos desses homens, podemos concluir que o medo de "não darmos conta" nunca foi argumento convincente para Jesus.
A primeira motivação pela qual o Senhor chama os que não se sentem aptos é que estes não depositam sua confiança na própria força, inteligência ou qualquer outra forma de poder de ação.
Gedeão iria enfrentar um exército tão imenso como uma nuvem de gafanhotos ou a areia do mar (cf. Jz 7, 12), então começa a recrutar seus homens, no entanto, Deus lhe diz: “A gente que levas contigo é numerosa demais para que eu entregue Madiã em suas mãos. Israel poderia gloriar-se à minha custa, dizendo: foi a minha mão que me livrou” (Jz 7, 2). E assim, o Senhor foi reduzindo o exército de Israel ao número irrisório de trezentos homens, mas, que, ao final, venceram a batalha.
Toda a eficácia vem do poder do Alto e não de nós. Somos meros canais, instrumentos, por onde a bênção chega ao seu devido resultado. Nenhuma ferramenta age por si, ela precisa da força, precisão e ação do trabalhador, da mesma forma, nós somos as ferramentas de Deus. O outro fator que assegura o sucesso de uma missão é que o discípulo esteja aos pés de Jesus Cristo. Estar aos pés do Senhor é a atitude de quem está em atitude de escuta e executa o que diz seu Mestre.
“Ouve, Israel” (cf. Dt 6,4 – Mc 12, 29). O verbo "ouvir" na Palavra de Deus tem uma íntima relação com obedecer. Obedecer (“ob-audire”) na fé significa submeter-se livremente à palavra ouvida. (cf. Catecismo da Igreja Católica – n. 144). Ouvir para colocar em prática, sem medo!
Marta estava aflita com o serviço, no entanto, Jesus a alertou: “Marta, Marta, andas muito inquieta e te preocupas com muitas coisas; no entanto, uma só coisa é necessária; Maria escolheu a boa parte, que lhe não será tirada” (cf. Lc 10, 41-42). Maria estava aos pés do Senhor (cf. Lc 10, 39).
Não adianta a "pré-ocupação", nossa pretensa antecipação de uma ilusória providência humana, nem o receio se o resultado final será satisfatório conforme a nossa vã consciência de eficácia. A verdadeira capacitação, entendimento e sabedoria vêm do Senhor. Um minuto aos pés do Altíssimo é mais valioso do que anos de aulas, estágios ou trabalhos nos mais renomados institutos do mundo.
Uma vez, Santa Faustina, envolvida em trabalhos simples, mas querendo participar de uma palestra, ouviu de Jesus: “Minha filha, por que fazes tanta questão da instrução e da Palavra dos homens? Eu mesmo quero instruir-te e por isso estou arrumando as circunstâncias de tal forma que não possas participar dessas conferências. Num momento dar-te-ei a conhecer mais do que outros conseguirão labutando por muitos anos” (cf. Diário de Santa Faustina, art. n. 1147). 
Quando o Senhor deseja, Ele pode incutir em nós grandes ideias, o conhecimento, a intuição sobre qualquer coisa. Não podemos desmerecer a ciência humana, mas reconhecer que os caminhos pelos quais Deus nos faz andar possuem uma graça que sobressai ao que é a instrução e a lógica deste mundo.
E, às vezes, não compreendemos, ficamos atribulados ou até nos irritamos com certas providências. Preferimos ficar atribulados, como Marta, a ouvir Jesus, como Maria.
Se estamos aos pés de Jesus, se fizemos conforme Ele nos disse, não devemos nos preocupar.
Não é à toa que Cristo é o nosso Mestre! Ele é a Sabedoria encarnada que deseja nos ensinar e nos dar a força do Seu Espírito. Na Sua escola as vagas não são limitadas, nem somos nós que nos matriculamos, é o próprio Professor que vem chamar os Seus.
"Tudo podemos naquele que nos fortalece" (Fl 4, 13).
Sandro Arquejada 
Missionário Canção Nova

MISSA , ENCONTRO COM NOSSO REDENTOR



O Papa João Paulo II, em um discurso aos jovens, disse a seguinte frase: "Ir à Missa quer dizer ir ao Calvário, para nos encontrarmos com Ele, o nosso Redentor".

Por causa da diferença de fuso horário entre os países, sempre há Missas sendo celebradas ao longo do dia em alguma parte do mundo. Pela graça de Deus, a Eucaristia nunca deixa de ser celebrada. Realiza-se aqui na Terra, oculto na pobreza do pão e vinho, aquilo que Jesus realiza no Céu.

Daí o valor maravilhoso da Eucaristia! Toda a nossa intercessão se une ao sacrifício de Nosso Senhor Jesus Cristo! Parte do sacrifício da Santa Missa e se abre em horizontes cada vez maiores para as nossas necessidades, para as nossas comunidades, paróquias, dioceses. Ela atinge todo o mundo, toda a Igreja e toda a humanidade.

É sempre bom nos lembrar de que não são apenas nossos cantos, nossos instrumentos, nossas procissões que dão valor à Celebração Eucarística. Sem dúvida, isso tudo nos ajuda a entrar no seu mistério, mas o que dá valor a essa celebração é a Eucaristia: é a renovação incruenta, isto é, sem derramamento de Sangue, do único sacrifício redentor, acontecido no Calvário naquela tarde de Sexta-feira.

Monsenhor Jonas Abib
Fundador da Comunidade Canção Nova