quarta-feira, 17 de abril de 2013



Quando alguém o ofender, é preciso olhar em direção ao Cristo
e pedir um coração igual ao d'Ele. 
Isso, muitas vezes, significa que, 
mesmo diante de um desaforo, você deva se calar.
Quando alguém o ofender, peça a Deus essa graça. 
Assim, será mais fácil ser vizinho, amigo, colega, 
marido, esposa e filho. 
Não podemos viver na hipocrisia. 
Se alguém o maltrata, trate-o bem. 
Quem quer ter um coração misericordioso 
como o de Jesus, não paga com a mesma moeda. 
Se você não se sente acolhido, 
ofereça seu carinho e acolhimento. 
Seja cristão! 

* Pe. Fábio de Melo *
Quando alguém o ofender, é preciso olhar em direção ao Cristo
e pedir um coração igual ao d'Ele.
Isso, muitas vezes, significa que,
mesmo diante de um desaforo, você deva se calar.
Quando alguém o ofender, peça a Deus essa graça.
Assim, será mais fácil ser vizinho, amigo, colega,
marido, esposa e filho.
Não podemos viver na hipocrisia.
Se alguém o maltrata, trate-o bem.
Quem quer ter um coração misericordioso
como o de Jesus, não paga com a mesma moeda.
Se você não se sente acolhido,
ofereça seu carinho e acolhimento.
Seja cristão!

* Pe. Fábio de Melo *

EM QUE CONSISTE A NOSSA FELICIDADE


Somente quando estamos ancorados na vontade de Deus é que somos verdadeiramente felizes. Não é o quanto possuímos ou sabemos; os amigos que temos ou não temos que nos tornam mais ou menos felizes. É Jesus Cristo a fonte de felicidade.
É na vontade de Deus que encontramos a felicidade inesgotável, porque esta é uma fonte da qual jorra a alegria por toda vida até a eternidade.
Jesus, eu confio em Vós!
Luzia Santiago

CULTIVANDO A ALEGRIA

Seja um especialista em fazer o bem!
“A alegria do coração é a vida da pessoa, tesouro inexaurível de santidade, a alegria da pessoa prologa-lhe a vida. Tem compreensão contigo mesmo e consola teu coração; afugenta para longe de ti a tristeza. A tristeza matou a muitos e não traz proveito algum” (Eclo 30,23-25).

alegria é tão importante quanto o desenvolvimento da inteligência. É sábio dedicar-se ao cultivo da alegria. Como na agricultura, todo cultivo requer cuidado. Cultivar a alegria é coisa de gente inteligente, de gente esperta!
Existem momentos da nossa vida em que precisamos dar um ponto final na tristeza. Minha mãe foi uma dessas que optou pelo cultivo da alegria em seu coração. Ela sofreu demais com a morte do meu irmão mais velho e, durante muito tempo, a tristeza tomou conta de seu interior. Pense em uma mulher que, durante a vida inteira, foi gastando o seu coração para o bem dos outros, e somada a esse desgaste vem a perda de um filho num dia tão marcante! A tristeza havia habitado seu interior.

Um dia, cheguei para ela e disse: “Mãe, olha pra mim. O Mário se foi! Mas eu fiquei!”.

Ela precisava reagir mesmo sendo idosa. Por mais doloroso que fosse, ela optou por viver a alegria e a paz que só Jesus nos dá. Minha mãe teve que tirar os olhos do meu irmão e olhar para mim. Ela optou, naquela hora, em deixar a tristeza de lado e cultivar a alegria por mim!

Não sei a sua idade nem quais são as suas perdas. Só sei de uma coisa: é hora de reagir! Olhe para Jesus, pois Ele pode lhe dar a alegria completa. Seja alegre e gere alegria, assim você verá como isso é gratificante! Só conseguiremos contagiar uma sociedade com a “alegria completa” se estivermos ligados a Jesus. Ele é a verdadeira esperança, ele é a verdadeira alegria.

Faça uma radiografia da sua vida, olhe no espelho e pergunte: eu sou alegre? Eu sou feliz? Depois disso, continue a olhar para o espelho e imagine a próxima geração feliz e alegre. Isto é possível ou impossível?

Afirmar que o mundo necessita da sua alegria. Isso é impossível ou possível? Quando falamos em mundo estamos falando em sociedade, em pessoas, e isso precisa causar gratidão em cada um de nós. Este é o maior reconhecimento a que precisamos aspirar: “gerar alegria nos outros”. Nessa vida, podemos ser duas coisas: instrumento de vida ou instrumento de morte. De que lado você está? Seja um especialista em fazer o bem!

Quem não quer ter a alegria no coração? Você conhece pessoas que são inteligentes e sábias, mas tristes? O que você tem cultivado no coração? Tudo que você é e faz tem sido o suficiente para causar alegria?
Cultivar a tristeza é pecado grave. Um fruto que cada um precisa dar é o fruto da alegria, um inesgotável tesouro de santidade!

Cleto Coelho – Comunidade Canção Nova

NÃO ENTREGUE SUA ALMA TRISTEZA

Nós, brasileiros, somos muito afetivos, sentimentais, e conseqüentemente gostamos de "curtir" a tristeza. Podemos constatar isso na nossa música raiz que cultiva tristeza, saudade, traição... Acabamos entregando nossa alma à tristeza muito facilmente e por qualquer motivo. O Senhor sabe que tivemos e teremos tristezas. Assim como Jesus disse: "pobres, vós sempre os tereis", Ele poderia dizer: "tristezas, vós sempre as tereis".

O próprio Jesus passou por muitas tristezas. Mas há uma total diferença entre ter tristeza e "se entregar à tristeza". Deixar-se ser tomado pela tristeza: pressionado, atormentado, escravizado mesmo pela tristeza.
Temos o vício de ficar recordando o que nos causou mágoas. Basta uma pessoa dizer algo que nos ofenda, já ficamos ruminando, e aquilo cresce, se avoluma dentro de nós. É como as claras em neve: de tanto "bater", recordando, recordando... o sentimento cria volume dentro de nós. De repente, aquilo nos toma totalmente e nem conseguimos mais respirar.
Precisamos ser firmes. Não podemos acumular sentimentos ruins em nosso interior. Todas as situações dolorosas que vivemos já são mais que suficientes. Então, para que guardar e ruminar situações que nos fazem sofrer?
Seu filho vive lhe causando um enorme desgosto com a bebedeira, ao se drogar, vivendo a vida na prostituição? Seu marido lhe causa desgosto com a bebida, com jogo, e vive causando problemas? Isto já é mais que suficiente. Você não precisa, além disso ficar ruminando sofrimento. 

É como o povo diz: "curtindo fossa". Basta o sofrimento nosso de cada dia!
O que não pode acontecer é ficarmos recordando a situação, remoendo-nos em nossos sentimentos, cultivando e curtindo ressentimentos. Isto se torna um verdadeiro tormento. É suicídio porque "a tristeza matou a muitos".

Entregue ao Senhor todas as situações de tristeza e faça uma verdadeira renúncia:
Senhor, renuncio ao mau hábito de ficar ruminando a tristeza. Renuncio a todos esses pensamentos diante de Ti e da Tua palavra. Retira de mim, Senhor toda mágoa, todo ressentimento e todo gosto de ficar curtindo tristezas e decepções. Cura e transforma a minha mente, Senhor. Dá uma guinada na minha vida. Se aconteceu algo ruim, já é passado: não preciso mais ficar cultivando. Não quero, Senhor, e renuncio. Obrigado, Jesus, porque me libertas e afastas de mim toda escravidão.

Monsenhor Jonas Abib
Fundador da Comunidade Canção Nova

QUEM AMA DÁ VIDA PELOS SEUS IRMÃOS


Quem ama dá a vida pelos seus irmãos! O primeiro a dar esta prova de amor a todos nós
foi Jesus. Essa atitude de dar a vida, que Jesus nos pede, se realiza no dia-a-dia, por meio dos pequenos gestos, procurando nos colocar a serviço dos irmãos.
A grande iniciativa está no exemplo que Jesus nos dá na Última Ceia, na qual lavou os pés dos discípulos "para que, como eu vos fiz, também vós façais".
Servir significa tornar-se "Eucaristia" para os outros, partilhar de suas alegrias, sonhos, dores e tristezas. É colocar em prática a Palavra de Romanos 12,15. "Alegrai-vos com os que se alegram; chorai com os que choram".
Dar a vida pelo outro é buscar fazer a todos aquilo que gostaria que fizessem a mim. Assim, estaremos realizando o Evangelho de Jesus em nossa vida. Deus abençoe,
Monsenhor Jonas Abib
Fundador da Comunidade Canção Nova