quarta-feira, 5 de dezembro de 2012

PREPARAR O NATAL


Advento é o tempo para prepararmos a espera do Senhor

No primeiro domingo do Advento, inicia-se mais um Ano Litúrgico, no qual relembramos e revivemos os mistérios da História da Salvação. A Igreja nos põe de sobreaviso com quatro semanas de antecedência, a fim de que nos preparemos para celebrar, de novo, o Natal e, ao mesmo tempo, para que, com a lembrança da primeira vinda de Deus feito Homem ao mundo, estejamos atentos a essas outras vindas do Senhor: no fim da vida de cada um e no fim dos tempos. Por isso o Advento é o tempo de preparação e de esperança.
A palavra 'Advento' significa 'vinda', 'chegada' e nos faz relembrar e reviver as primeiras etapas da História da Salvação, quando os homens se preparam para a vinda do Salvador, a fim de que também nós possamos preparar, hoje, em nossa vida, a vinda de Cristo por ocasião do Natal.

O profeta Isaías fala com ênfase da era messiânica, quando todos os povos se hão de reunir em Jerusalém para adorarem o único Deus. Jerusalém é figura da Igreja, constituída por Deus “sacramento universal de salvação” (LG 48), que abre os seus braços a todos os homens para os conduzir a Cristo e para que, seguindo os seus ensinamentos, vivam como irmãos na concórdia e na paz. Cada cristão deve ser uma voz a chamar os homens, com a veemência de Isaías, à fé verdadeira e ao amor fraterno. Convida Isaías: “Vinde e deixemo-nos guiar pela luz do Senhor” (Is 2,5).


O Evangelho deste primeiro domingo (Lc 21, 25-28. 34-36) mostra os últimos dias da vida terrena de Jesus. Ele anuncia tempos difíceis de sofrimento e perseguição. Em linguagem apocalíptica, fala da segunda vinda de Cristo.
 Os “sinais” catastróficos apresentados não são um quadro do “fim do mundo”; são imagens utilizadas pelos profetas para falar do “Dia do Senhor”, quando Ele vai intervir na história para libertar o Seu povo.
O quadro visa reavivar a Esperança pelo novo dia que surgirá e motivar a vigilância para reconhecer e acolher o Senhor que vem. O Evangelho ensina a não esperar passivamente a vinda do Filho do Homem. É preciso “estar atento” a essa salvação que nos é oferecida e aceitá-la.
É preciso ter a vontade e a liberdade de acolher o dom de Jesus, deixar que Ele nos transforme o coração e se faça vida em nossos gestos e palavras. Preparemos o caminho para o Senhor que chegará em breve; e se notarmos que a nossa visão está embaçada e não distinguirmos com clareza essa luz que procede de Belém, é o momento de afastar os obstáculos. É tempo de fazer com especial delicadeza o exame de consciência e de melhorar a nossa pureza interior para receber a Deus.
É o momento de discernir as coisas que nos separam do Senhor e de lançá-las para longe de nós. Um bom exame de consciência deve ir até as raízes dos nossos atos, até os motivos que inspiram as nossas ações. E logo buscar o remédio noSacramento da Penitência (Confissão)! “Vigiai, não sabeis em que dia o Senhor virá”. Não se trata apenas da “parusia”, mas também da vinda do Senhor para cada homem no fim da sua vida, quando se encontrar face a face com o seu Salvador; e será esse o dia mais belo, o princípio da vida eterna!

Toda a existência do homem é uma constante preparação para ver o Senhor, que cada vez está mais perto; mas o Advento a Igreja ajuda-nos a pedir de um modo especial: “Senhor, mostrai-me os vossos caminhos e ensinai-me as vossas veredas. Dirigi-me na vossa verdade, porque sois o meu Salvador” (Sl 24).


Para manter este estado de vigília, é necessário lutar, porque a tendência de todo homem é viver de olhos cravados nas coisas da terra. Fiquemos alertas! Assim será se cuidarmos com atenção da oração pessoal, que evita a tibieza e, com ela, a morte dos desejos de santidade; estaremos vigilantes se não abandonarmos os pequenos sacrifícios, os quais nos mantêm despertos para as coisas de Deus. 


Diz-nos São Bernardo: “Irmãos, a vós, como às crianças, Deus revela o que ocultou aos sábios e entendidos: os autênticos caminhos da salvação. Aprofundai no sentido deste Advento, sobretudo, observai quem é Aquele que vem, de onde vem e para onde vem; para quê, quando e por onde vem. É uma curiosidade boa. A Igreja não celebraria com tanta devoção esteAdvento se não contivesse algum grande mistério”.
Procuremos afastar os motivos que impedem a acolhida do Senhor:

– os prazeres da vida: a pessoa mergulhada nos prazeres fica alienada… No domingo, dorme, passeia, pratica esportes, mas não sobra tempo para a Missa.

– trabalho excessivo: a pessoa obcecada pelo trabalho esquece o resto: Deus, a família, os amigos, a própria saúde. 
Como desejo me preparar para o Natal desse ano? Apenas programando festas, presentes, enfeites, músicas?
Preparemos, numa atitude de humildade e vigilância, a chegada de Cristo que vem. Procuremos remover de nossa vida toda bagagem inútil que possa impedir os nossos passos para Cristo.Escutemos São Paulo: “Fazei progressos ainda maiores! “ (1Ts 4, 1).
Mons. José Maria Pereira

NOSSA SENHORA E O REINO DE DEUS

A Virgem Maria é a mediadora entre nós e Jesus Cristo

“Isto diz o Senhor dos exércitos, Deus de Israel: Melhorai vossa conduta e vossas obras, que eu vos farei habitar neste lugar” (Jr 7, 3).

O Senhor disse ao seu povo, por intermédio de Jeremias, que se convertesse de seu mau caminho, que melhorasse a sua conduta, pois muitos do povo, afastando-se de suas tradições e esquecendo-se da Lei dada a Moisés, estavam pecando contra a caridade, afastando-se de Deus e praticando a idolatria. Além disso, aumentavam as pessoas que praticavam a injustiça, a fraude, a mentira (cf. Jr 7,4-5).

Hoje, o Senhor também nos chama à conversão, à mudança de vida. Deus nos convida a olhar para o nosso interior e identificar quais as áreas que precisam ser tocadas por Ele, pois, sem a Sua ação, não somos capazes da verdadeira conversão. Precisamos nos colocar diante de Deus com muita coragem e assumir, em nós, as áreas que precisam de cura, de restauração, de mudança interior, de mentalidade e conduta.

Deus nos quer para Si, caminhando pelas estradas da verdade e do amor, não por mero capricho de Sua parte. O Senhor nos quer para Si, trilhando no caminho da santidade, pois, somente assim vamos habitar na morada que Ele nos prometeu. Esta vida é uma preparação para quando chegarmos à Terra Prometida, à salvação, à vida eterna junto d'Ele no Reino dos CéusNeste caminho para chegar até o Pai, não estamos sós, pois Ele está conosco no Filho, pelo Espírito Santo. Jesus Cristo se faz presente, de maneira singular, na Eucaristia, a qual é para nós sustento e remédio para as nossas fraquezas. Deus se faz presente em todo o tempo e lugar, Ele está conosco e nos acompanha como a nuvem que acompanhava o povo de Deus enquanto caminhava pelo deserto.

Deus se faz presente em nossas vidas por meio dos anjos e dos santos, os quais são para nós um auxílio, principalmente em nossas fraquezas e tribulações. Dentre os santos, a Virgem Maria tem um papel fundamental, pois ela é a medianeira de todas as graças. Por meio dela recebemos a graça de Jesus Cristo, o Espírito de Deus em nossas vidas. Por isso, em nosso processo de conversão, não há como perseverar sem o auxílio de Nossa Senhora.

A Virgem Maria é a mediadora entre nós e Jesus Cristo (cf. TVD 83), que está à direita do Pai intercedendo por nós. Por isso, ao nos aproximar da Virgem Santíssima, mais nos aproximamos do Senhor. Não tenhamos medo de invocar sempre a intercessão, o cuidado, o auxílio de Nossa Senhora em nossas necessidades. Peçamos a ela que nos conceda as graças necessárias para vencer nossas fraquezas e perseverar no Caminho que conduz à Terra Prometida (cf. Jr 7, 3), ao Reino dos Céus
Natalino Ueda - Comunidade Canção Nova
.

UMA BOA PALAVRA FAZ TODA DIFERENÇA EM NOSSA VIDA

Ouvir uma boa palavra faz toda diferença na nossa vida, pois nos sentimos encorajados, alegres, entusiasmados e dispostos. Mas quando o contrário acontece, a palavra gera em nós um estrago. Por isso dos nossos lábios precisam brotar sempre boas palavras, capazes de edificar quem as ouve.
O Evangelho narra que um centurião romano tinha um servo doente e que sofria muito, por isso foi ao encontro de Jesus para Lhe pedir que curasse seu servo. Quando Jesus disse que iria até a casa dele para curá-lo, o oficial exclamou: “Senhor, eu não sou digno de que entres em minha casa. Dize uma só palavra e o meu empregado ficará curado” (Mt 8,8).
Uma só palavra de Jesus foi suficiente para salvar da morte o servo do centurião. A nossa palavra, na vida das pessoas, deve gerar vida, ressurreição, cura e libertação a exemplo do nosso Senhor e Mestre Jesus Cristo.
Obrigada, Senhor, porque tens palavras de vida eterna.
Jesus, eu confio em Vós!
Luzia Santiago

A TOLICE DE CÉDER AO PECADO

Assim como acolhestes o Cristo Jesus, o Senhor, assim continuai caminhando com ele. Continuai enraizados nele, edificados sobre ele, firmes na fé tal qual vos foi ensinada, transbordando em ação de graças. Que ninguém vos faça prisioneiros de teorias e conversas sem fundamento, conforme tradições humanas, segundo os elementos do cosmo, e não segundo Cristo. Pois nele habita corporalmente toda a plenitude da divindade. E nele participais da plenitude, nele que é a cabeça de todo principado e potestade. Nele também fostes circuncidados, não por mãos humanas, mas na circuncisão de Cristo, pelo despojamento do corpo carnal. No batismo, fostes sepultados com ele, com ele também fostes ressuscitados, pela fé na força de Deus que o ressuscitou dentre os mortos. E a vós que estáveis mortos por causa de vossas faltas e da incircuncisão de vossa carne, Deus vos deu a vida com ele, quando ele nos perdoou todas as nossas faltas. Deus anulou o documento que, por suas prescrições, nos era contrário e o eliminou, cravando-o na cruz; despojou os principados e as potestades e os deu publicamente em espetáculo, arrastando-os no seu cortejo triunfal" (Colossenses 2,6-15).

Nós, que já conhecemos o Senhor, precisamos valorizar aquilo que Ele fez por nós. A nossa salvação não foi qualquer coisa; nós estaríamos condenados se Deus não interviesse por nós. Ele quer que valorizemos o que Ele fez por nós.

Ore comigo: "Obrigado, Senhor, porque entrou na minha vida, levantou-me e ressuscitou-me. Eu estava errado, no caminho do pecado e o inimigo estava condenando-me diante do Senhor, mas a sua misericórdia comigo deu-me vida nova e ressuscitou-me. Muito obrigado, Senhor!"

A Carta aos Colossenses nos diz que existia contra nós um documento e que satanás o trazia para Deus. O Senhor pegou este documento, pregou-o na cruz com Ele e Seu Sangue foi apagando. Somos tolos quando cedemos ao pecado, depois que Deus tirou as nossas “vestes sujas”. É uma loucura e uma terrível ingratidão para com Ele. Hoje, a Palavra de Deus está nos alertando e é por isso que nós dizemos: "Por Hoje Não (PHN), por hoje não vou mais pecar!"
Quando a tentação vier, não olhemos apenas os grandes pecados, pois é também pelos pequenos que ela entra em nossas vidas. Precisamos dizer que o demônio não tem mais vez na nossa vida, porque já rompemos com eles [pecados]. Olhe para os tempos em que você viveu longe do Senhor e veja o que aconteceu, por graça, quando você rompeu com o pecado. 
O Senhor nosso Deus "despojou os principados e as potestades e os deu publicamente em espetáculo, arrastando-os no seu cortejo triunfal" (Cl 2,15).
São Paulo está usando de um acontecimento que aquele povo costumava ver com frequência. Quando um general vencia uma batalha, ele pegava o vencido, fazia um cortejo e o humilhava. O general e o rei colocavam os vencidos nas situações mais ridículas e, naquele cortejo triunfal, onde, muitas vezes, o vencedor também ia, humilhavam-nos e expunham-nos às situações mais ridículas. O vencedor ia, no seu carro, com o pé no pescoço do vencido. Para este era a maior humilhação, pois o povo aplaudia o vencedor. 
Deus é o vencedor e Ele pôs o pé na nuca do inimigo e o humilhou. Aí está a razão pela qual o Senhor está nos convidando a romper com o pecado e voltarmos inteiramente para Ele, uma vez que Ele nos dá a graça de sermos seus apóstolos, missionários e dedicarmos nossa vida a ajudar os outros na salvação. É algo muito sério, pois o Senhor merece que nós invistemos a nossa vida na salvação. Precisamos gastar nossa vida para a salvação de outros, porque fomos resgatados por Ele.

Monsenhor Jonas Abib
Fundador da Comunidade Canção Nova

DEUS DÁ VIDA NOVA AQUELES QUE SE ENCONTRAM COM ELE


A ordem que o Senhor nos dá é de nos alegrarmos nele, pois ele não nos abandona na derrota. Sabe que passamos por dificuldades e por isso não nos condena a permanecer nessa experiência. A partir do momento que o Senhor passou pelo sofrimento, Ele santificou-o e o sofrimento tornou-se para nós instrumento de redenção e santificação, por isso Ele 
diz “Por tua causa ele está contente e alegre, apaixonado de amor por ti, por tua causa está saltando de alegria,” Sf 3,17 Todo o pecado que nos afasta de Deus é maldição. Ele não amaldiçoa ninguém, é você quem faz a escolha de viver longe do pecado, pois o Senhor aboliu toda a sentença que tínhamos sobre nós. Destruindo todo mal que existe, até mesmo das coisas que se viveu no pecado. O Senhor recolhe nossos sofrimentos. Toda a maldição é sinal de ex-comunhão, pois nos “corta” de sermos próximos e íntimos a Deus. O Senhor aboliu a sentença contra você e afastou os teus inimigos. Tome posse dessa Palavra no dia de hoje!