terça-feira, 5 de novembro de 2013


O SENHOR NÃO OLHA TANTO A GRANDEZAS DE NOSSAS OBRAS



Em tudo aquilo que você fizer no dia de hoje, decida-se a colocar uma boa dose de amor. Isso fará toda a diferença! Do nascer ao anoitecer, que o seu dia seja tomado por gestos simples e marcantes de amor. A sua família merece! Os seus amigos também! E até os desconhecidos são merecedores do seu sorriso e da sua cordialidade. Enfim, todos aqueles que passarem - mesmo que rapidamente - pelo seu caminho, precisam ver em você alguém disposto e decidido a amar e a fazer a diferença entre as pessoas. Não deixe que o demônio tire a sua alegria e o seu entusiasmo. Não deixe que o mau humor dos outros afete a sua gentileza e simpatia. Não deixe que esse ambiente de violência e indiferença no qual nos encontramos, impeça você de agir como um autêntico cristão, ou seja, alguém que é portador da verdadeira paz: Jesus Cristo. O mundo carece dos nossos gestos de amor sincero e gratuito, meus irmãos! Quando praticamos o bem sem esperar nada em troca, percebemos que o nosso coração fica um pouco mais perto do Céu. Faça, hoje, essa experiência! Deus abençoe o seu dia e final de semana.
Alexandre Oliveira

A GRATUIDADE É A MARCA DO CORAÇÃO DE QUEM SERVE A DEUS

A gratuidade é a marca do coração daqueles que servem a Deus com pureza de coração. É fazer uma coisa sem esperar que, com isso, possa ter algo em troca.
“Pelo contrário, quando deres uma festa, convida os pobres, os aleijados, os coxos, os cegos. Então serás feliz! Porque eles não te podem retribuir” (Lc 14,13-14a).
A Palavra de Deus ao nosso coração é para refletirmos o sentido da gratuidade na vida de um cristão, na vida de um homem, de uma mulher que buscam viver a vontade do Senhor. A gratuidade é é viver e fazer as coisas sem esperar nada em troca: recompensa, elogio, reconhecimento, valorização. 
Meus irmãos, as relações que estabelecemos uns com os outros são marcadas por essa mentalidade mercantilista, capitalista, do “é dando que se recebe”, “eu faço isso para receber aquilo”. E a pergunta que alguém sempre lhe faz é: “O que eu ganho com isso? O que eu levo em troca?”.
Essa mentalidade nós levamos para nossa relação com Deus: “Eu faço isso, para Deus me dar aquilo”, “Eu vou fazer desta forma para receber o dobro do Senhor”. Às vezes, as pessoas querem fazer um negócio com Deus, querem ser reconhecidas, recompensadas pelas orações que fazem, pelos sacrifícios que fizeram, pelos esforços. “Deus tem que me recompensar! Deus tem que me dar o dobro!”.
Não, meus irmãos! A gratuidade é a marca do coração daqueles que servem o Senhor com pureza de coração. E na nossa relação uns com os outros precisamos aprender a fazer assim também! Não faça as coisas, não faça “banquetes” – no bom sentido da palavra! – para ser chamado e reconhecido pelos outros.
Busque fazer a sua caridade, busque viver com intensidade o seu gesto de amor para com o outro sem esperar nenhuma retribuição, sem aquele coração que, de repente, diz assim: “Eu só dei! E o que foi que recebi?”. Se você dá algo a alguém, se você quer fazer algo em favor de alguém, que nunca seja esperando algo em troca, porque senão você já perdeu todo o sentido da caridade, foi um comércio aquilo que você fez, um negócio.
Negócios são assim: você faz para receber. Amor não! Amor ao próximo, amor caridade, amor evangélico nós fazemos sem esperar nada em troca.
Padre Roger Araújo

NÃO TE DEXAREI E NEM DESAMPARAREI

Não duvidemos da presença do Senhor na nossa vida, mesmo quando parece que Ele esteja em silêncio. Na dor, no sofrimento, na alegria, Jesus está conosco. Se Ele fica em silêncio, ou se não o sentimos, não quer dizer que Ele não esteja conosco. Continue confiando e esperando!
Padre Roger Luis

É TEMPO DE PROCURAR O SENHOR

Quando Jesus fala a respeito de Sua vinda, Ele conta três parábolas: a Parábola das Dez Virgens, a dos Talentos e a terceira, narra que, na Sua segunda vinda, Ele vai separar diante d'Ele os bons e os maus.

Ele quer que estejamos todos do lado das ovelhas, por isso, agora é tempo de procurar o Senhor. O Senhor nos fala da Sua vinda gloriosa. Não para ficarmos com medo, mas para estarmos preparados.

Cristo virá uma segunda vez. Buscá-Lo é uma necessidade para nós. O Senhor não quer eliminar ninguém, nem quer condenar ninguém. É por isso que Ele fala isso agora, pois não quer nos condenar. 

Até mesmo dentro da nossa família, as pessoas se dividem entre os que estão com o Senhor e os que não querem saber d'Ele. E tanto como o Senhor não quer perder ninguém, você também não quer perder nenhum dos seus. Ele quer que nós que estejamos trilhando o Seu caminho, nos empenhemos em retirar os outros do caminho errado para trazê-los de volta; não os agredindo com palavras, mas sendo violentos na oração e na evangelização

A receita para nós e para esses que estão longe do Senhor é o Espírito Santo. Veja bem, não será pela nossa insistência em falar, mas pelo Espírito Santo; é Ele quem vai preparar a segunda vinda do Senhor.

Monsenhor Jonas Abib
Fundador da Comunidade Canção Nova

QUE NÃO SEJA MUITO TARDE PARA PERCEBEMOS O QUANTO PERDEMOS TEMPO

Que não seja muito tarde para percebemos o quanto perdemos tempo nesta vida implicando com as pessoas sem necessidade e aplicando nossas energias em futilidades. Nós, perdemos nossa tempo falando sobre a vida alheia e não cuidando da nossa própria vida. Gastamos uma vida inteira alimentado intrigas, semeando fofocas e escutando coisas inúteis que não edificam o nosso viver. Desgastamos nossa saúde e nosso pobre coração com ressentimentos estéreis, magoas ultrapassadas e sentimentos deploráveis. 
Que o tempo que nos resta pela frente seja para saborear o doce sabor de viver. Para falarmos de coisas boas, úteis e agradáveis. Para sorrirmos e darmos gargalhadas de nossos próprios erros e bobices. Que aproveitemos nosso tempo para ouvi quem precisa de um ouvido amigo para falar de suas dores e sofrimentos. Que apliquemos nossas forças para semear sementes de bondade, de ternura e de gestos que parecem insignificantes, mas que são cheios de vida: o sorriso cativante, o abraço repleto de puro afeto ou um aperto de mão caloroso. Que possamos encontrar tempo para ligar para um velho amigo, que parece distante, mas que temos saudades, só para dizer o quanto ele faz falta. Que encontremos tempo para uma visita sem interesse, a tantas pessoas que vivem entre a solidão e a amargura e cuja uma presença amorosa pode fazer toda diferença. Que ainda possamos chorar, sorrir e brincar muito e acima de tudo agradecer imensamente a quem nos deu a oportunidade de viver.
Uma criança que vive alguns meses ou alguns a anos apenas, saboreia mais a vida do quem vive um século de existência e só olha a vida pelo prisma da tristeza ou do fracasso. A criança independente da condição social não materializa a maldade humana, coisa própria dos adultos que as vezes vive mais para o mal do que para o bem. Enfim, que ainda reste tempo para investirmos na generosidade, na solidariedade e não poupemos energia para construirmos pontes de amor de amizade entre as pessoas. Já tem muita gente construindo muros, barreiras e semeando inimizades. Que o tempo que nos resta seja para fazer a diferença! ( by RogerAraujo)

TODA DOR TEM UM FIM

Toda dor tem um fim, toda lágrima será enxugada, um dia, pelo próprio Deus que há de nos consolar.
“Irmãos, eu entendo que os sofrimentos do tempo presente nem merecem ser comparados com a glória que deve ser revelada em nós” (Rm 8,18).
Meus amados irmãos e irmãs, nós caminhamos neste mundo em um verdadeiro vale de lágrimas. É claro que a nossa vida não é feita só de sofrimentos, é claro que, aqui, também experimentamos momentos de muitas graças, de bênçãos, de comunhão, de muito amor entre nós. Momentos de alegria, de felicidade, de comemorações, mas nenhum de nós pode negar que já nascemos sofrendo, em meio à dor, e que a vida é cercada de sofrimentos e de momentos difíceis.
Algumas vezes, nós até nos perguntamos – “Por que tal pessoa sofre tanto? Será castigo, meu Deus do Céu?” É obvio que não, Deus não castiga ninguém! Existem diversas explicações para o sofrimento, a primeira é que muitos deles são consequência dos nossos pecados. Muitas vezes, padecemos devido à nossa natureza, que está sujeita a doenças, a enfermidades e a aflições. Outras vezes, sofremos porque outras pessoas nos causaram alguma dor; da mesma como nós também provocamos o sofrimento em outras pessoas.
O fato é que durante a nossa caminhada, em nossa peregrinação na Terra, nós passamos por contrariedades e dificuldades. Em certos momentos essas dificuldades são maiores; em outros são menores. Mas ninguém pode negar que o sofrimento não aconteça em nossa vida.
Há momentos em que estes infortúnios batem à nossa porta com uma doença mais grave, com a perda de um ente querido; com coisas que não dão certo para nós, com situações desagradáveis.
Mas, meus irmãos, nós não estamos aqui para lamentar os nossos flagelos, nós estamos aqui para encontrar e buscar, na Palavra de Deus, um sentido para aquilo que nós sofremos. A própria Palavra nos diz que os sofrimentos pelos quais passamos nesta vida, sejam eles quais forem, não têm proporção, não têm comparação, ou seja, não dá nem para medir qualquer sofrimento nessa Terra com a glória que nos espera no Céu.
Na verdade, quando passamos por um tormento, por um sofrimento grande que parece interminável, é apenas para nos lembrar de que toda dor tem um fim, que toda lágrima será enxugada, um dia, pelo próprio Deus que há de nos consolar. Nós só precisamos de uma coisa: sofrer com dignidade, sofrer com espírito de acolhimento, de luta, não de entrega nem de revolta. Qualquer revolta torna o nosso sofrimento ainda mais doloroso; pois, apenas por nos revoltarmos, já perdemos de vista o sentido salvífico que o sofrimento provoca em nós.
O que nós podemos fazer é olhar para os nossos sofrimentos e para os sofrimentos daqueles que estão ao nosso lado. Muitas vezes, achamos que passamos pela maior dor do mundo, no entanto, a dor de muitos irmãos é bem maior que a nossa dor. Há muita gente que aguenta firme, segue adiante, e nós, muitas vezes, não aguentamos nem um “pisão no calo” que sofremos na vida.
Por isso, meus irmãos, precisamos de fibra, precisamos “nos temperar” com os valores do Céu, para termos a convicção e a certeza de que o amor de Deus por nós é maior. Não se esqueça: qualquer sofrimento por que passemos nesta vida não tem proporção, não tem comparação, não tem qualquer semelhança com aquela glória, com aquele presente, com aquele bem que nos esperam no Céu.