sexta-feira, 9 de agosto de 2013

NÃO FUJA DA SUA CRUZ,ABRACE=A

É quando a cruz pesa que o Senhor está conosco, está nos dando forças para carregá-la. Não fuja da sua cruz, abrace-a.
E Jesus disse aos apóstolos: “Se alguém quer me seguir, renuncie a si mesmo, tome sua cruz e me siga. Pois quem quiser salvar a sua vida vai perdê-la; e quem perder a sua vida por causa de mim, vai encontrá-la” (Mt 16,24-25).
Nós já ouvimos isso tantas vezes do coração de Jesus, mas cada vez que escutamos isso, precisa ser novo para nós, porque, muitas vezes, desanimamos com a nossa cruz e dizemos: “Senhor, a cruz é muito pesada e eu não vou dar conta”.
Até creio que, se for sozinho, você não dará conta. Creio que sozinho, muitas vezes, a cruz de cada um se torna pesada e insuportável, por isso temos vontade de abandoná-la, renunciá-la, correr dela, desprezá-la, mas é ela que nos salva.
Mas que cruz é essa? Ela não representa simplesmente as coisas ruins; ao contrário, a cruz é sinal de salvação, não de maldição; é sinal de bênção e significa abraçar as condições de vida que temos com todo amor do nosso coração.
Muitas vezes, para a mãe, para a família, para o marido, para os filhos ela se torna um peso – são as dificuldades de criar os filhos, a dificuldade de vê-los doentes, de ver um filho que nasceu com essa ou com aquela deficiência. Muitas vezes, são dolorosas as condições de vida que passamos, as dificuldades que enfrentamos, as aflições que nos visitam em cada situação. Quando vemos a cruz pesar, pensamos que Deus se esqueceu de nós, mas é quando a cruz pesa que o Senhor está conosco, está nos dando forças para carregá-la. Não fuja da sua cruz, abrace-a.
Quero orar com você, pedir que o Senhor lhe dê forças: “Dai forças a cada um de nós, meu Pai. Senhor nosso Deus, olhai para nossas fraquezas, olhai para as dificuldades que nós temos de suportar nas situações da vida. Sim, meu Pai, tenha misericórdia de nós, misericórdia de todas as vezes que ficamos impacientes, que perdemos as estribeiras, das vezes que perdemos até a nossa fé, porque não conseguimos ser firmes diante das situações contrárias que acontecem em nossa vida. Ajude-nos, Senhor, a não desanimar, a carregar, com mais firmeza e determinação, a nossa cruz de cada dia. Nós queremos segui-Lo, queremos renunciar o nosso ego, a nossa vontade própria para nos tornarmos, cada dia mais, Seus discípulos”.

Padre Roger Araújo


QUEM CONFIA NO SENHOR JAMAIS SERIA ABANDONADO

Aqueles que confiam no Senhor jamais serão abandonados, mas quem não sabe confiar em Deus O abandona por causa daquilo que lhe falta.
“Os filhos de Israel começaram a lamentar-se, dizendo: ‘Quem nos dará carne para comer?”’ (Nm 11,4b).
Meus irmãos, hoje, a liturgia nos chama a atenção para o Livro dos Números, no qual o povo de Deus se encontra reclamando, murmurando, porque está passando fome e não tem o que comer.
Deus sempre cuidou do Seu povo ao longo do caminho, mas eles preferiram se recordar das cebolas, das coisas que haviam no Egito. Agora, eles têm Deus, mas sentem, às vezes, a falta disso ou daquilo e começam, então, a murmurar.
Nós somos assim também. Muitas vezes, andamos longe de Deus, mas estamos cercados de coisas materiais, estamos com abundância disso ou daquilo. Aí nos vangloriamos! Sabe por quê? Porque a nossa visão é materialista, é carnal. O que importa para nós é ter as coisas. 
Quem é de Deus sabe agradecer e louvar, sabe que, no tempo certo, o Senhor há de prover o necessário. Aqueles que confiam no Senhor jamais serão abandonados, mas aqueles que não sabem, verdadeiramente, confiar no Pai, O abandonam por causa do que lhes falta.
Você pode estar passando por algum aperto, por alguma necessidade. Pode até ser que você se encontre desempregado e não consiga dar a seus filhos aquilo que deseja. Mas eu quero dizer a você, meu filho: “Aguente firme no Senhor!” Pode lhe faltar tudo, mas que nunca falte a sua fé e a confiança em Deus.
Não murmure, não reclame, não comece simplesmente a lamentar contra Deus, porque isso só vai tirar a paz do seu coração, só vai abalar a sua fé. Quando, na verdade, o que você precisa – mais do que nunca – é viver uma experiência de fé. Crescer na fé, na confiança, na convicção de que a Divina Providência do Senhor está do seu lado.
Quero, hoje, convidar você a não desanimar. Se você passa por alguma circunstância difícil na sua vida, por algum aperto, necessidade, coloque no Senhor a sua confiança e não desanime jamais.

Padre Roger Araújo

É DEUS QUEM PROVIDENCIA!


Se Deus nos deu a vida, que é o maior dom que recebemos, não vai dar o alimento para sustentá-la? Não vai dar a roupa para nos vestirmos? É claro que sim!

Se o Senhor cuida dos passarinhos, lhes dá alimento, ninho, filhotes, Ele não vai cuidar de nós? Somos muito mais do que passarinhos! E por que eles têm tudo isso? Porque os passarinhos seguem o sistema de Deus!

Confiar unicamente em Deus e na Divina Providência pode nos causar insegurança, pois no sistema do mundo aprendemos a confiar em dinheiro, trabalho, poupança, seguro, plano de saúde.

Por que os lírios do campo têm tudo? Porque eles também seguem o sistema de Deus! Se o Altíssimo cuida das flores, que um dia secarão e morrerão, quanto mais de nós, que somos filhos d'Ele. O que precisamos fazer é sair o mais depressa possível do sistema do mundo e mergulhar no sistema de Deus, que é a Providência Divina. É preciso fazer a experiência!

É Deus quem providencia! É o Senhor quem constrói a casa, quem guarda a cidade. Nós estamos aqui somente para colaborar, fazendo a parte que nos cabe. Os passarinhos têm de buscar o alimento todos os dias. A planta também trabalha sugando da terra o alimento de que precisa. Deus nos deu uma lei: “Comerás o teu pão com o suor do teu rosto” (cf. Gn 3,19a).

Por isso, temos de trabalhar! Essa é a parte que nos cabe! Porém, o segredo é entender que o resultado não está no nosso trabalho (e aí está a mentira que o príncipe deste mundo nos ensinou). O resultado está em Deus, que é nosso Pai. Nós fazemos nossa pequena parte; quem constrói, quem guarda e conduz é o Senhor.

(Trecho do livro "Considerai como crescem os lírios" de Monsenhor Jonas Abib)

Monsenhor Jonas Abib

NA VIDA AS COISAS ÁS VEZES ANDAM DEVAGAR

Na vida as coisas às vezes andam devagar, mas é importante continuar acreditando e não parar no meio do caminho. Mesmo um pequeno avanço na direção certa já é um progresso.

Todos nós somos capazes de realizar não pequenos, mas grandes progressos quando estamos alicerçados em Deus.

Se não lhe é possível fazer um coisa grandiosa hoje, faça ao menos algo pequeno. A nossa fé é fortalecida no meio da tempestade dos problemas de nossa vida. A fé é um dom gratuito de Deus, dado a toda e qualquer pessoa e a única condição é exercitá-la.

O que parecia fora de alcance nesta manhã, vai parecer um pouco mais próximo amanhã se você não se deixar vencer por tentação ou provação alguma e se confiar a tua cruz ao Senhor.

Em Mateus 10,38 lemos: “Quem não toma a sua cruz e não me segue, não é digno de mim”. A vida nem sempre é aquilo que gostaríamos que fosse, o correto, portanto, é tomar a nossa cruz, aceitar as dificuldades, confiando-a a Deus, conforme a recomendação bíblica e jamais reclamar.

Veja, se você para completamente é muito mais difícil começar tudo de novo, por isto continue caminhando, não desperdice a sua fé em coisas vãs, fique sempre ao lado do único que pode te ajudar a suportar o peso de tua cruz, Jesus!


Senhor,
dá-nos forças para a caminhada,
alivia a nossa carga, cura-nos e tem piedade de nós.
Envia-nos o teu Santo Espírito, para que ele nos ilumine,
nos aqueça e nos fortifique.
Amém!
Padre Alberto Gambarini


ACEITAI MINHAS PALAVRAS E OS PENSAMENTOS DO MEU CORAÇÃO

Guardo, no fundo do coração, a vossa palavra” (Salmo 118,11). Deus tem palavra de vida eterna, quer sempre falar ao nosso coração. 

Vamos refletir sobre o chamado do Senhor na nossa vida. Às vezes, acomodamo-nos com as coisas de Deus, mas para que isso não aconteça, é preciso sair e refletir.

É impossível ser seguidor do Senhor sem deixar algo para trás, para isso precisamos nos desprender das coisas. A experiência de deixar algo não é fácil; às vezes, há pessoas que não são inteiramente de Deus, porque não tem coragem de deixar algo para segui-Lo. Somente Ele pode nos fazer instrumentos de bênçãos. É necessário deixar terra, casa, família para seguir o Senhor, mas, muitas vezes, não temos coragem de fazer isso, porque não temos confiança. No entanto, isso é preciso para que possamos segui-Lo.

Deus não conta com os preguiçosos nem com os acomodados. O Senhor sabe com quem pode contar, por isso temos que estar dispostos a Ele.

É necessário ser corajoso, pois Deus sempre nos chama para uma missão nada fácil. Mas, nos dias de hoje, estamos vivendo em um tempo de comodismo.

Deus age por meio da nossa história, da nossa realidade; Ele age na nossa casa, principalmente em nossas dores. Quando deixamos Jesus Cristo nos conduzir, mesmo em meio ao sofrimento, Ele tira um grande bem dessa situação. O Senhor nos escolhe no meio do nosso sofrimento e nos capacita.

Toda pessoa que está a serviço de Deus não pode esquecer estas palavras: “Eu estarei contigo”. Nós, que somos da Igreja, sempre teremos desafios nas paroquiais, mas é preciso ter a certeza de que não estamos sós, mas que o Senhor está ao nosso lado. Sempre que nos esquecemos de Jesus e começamos a olhar nossas fraquezas e debilidades, corremos o risco de ficar em depressão.

Muitas vezes, Deus está nos chamando, mas ficamos, de várias formas, tentando arrumar desculpas para não fazer a vontade d'Ele. Queremos fazer as coisas do nosso interesse, por isso entramos em crise.
Às vezes, por medo, não respondemos à vontade do Senhor. Ficamos pensando o que os outros vão pensar de nós. O chamado é pessoal; em particular, cada um precisa responder ao Pai. Mesmo com tantos filhos, este chamado é seu; então, não podemos questionar, mas cuidar, responder aquele chamado que Jesus tem colocado na nossa vida.

Meus irmãos, o Senhor nos chamou para servi-Lo. Ele conta conosco! Devemos anunciá-Lo com alegria e sem reclamações, assim a missão não se torna um fardo.

Trabalho e missão Deus dá a cada um. Temos que nos deixar moldar para que possamos ser instrumentos do Senhor. Deus não nos pede missão impossível, pois Ele conhece cada um e sabe do que cada um é capaz.

Há muitas pessoas da Igreja que se esquecem que o Senhor é o dono do trabalho, querem tomar conta e mandar em tudo, e com isso vem o fracasso. O Senhor nos chamou para ser Seu instrumento, por isso temos de, antes de fazer qualquer coisa, entregar tudo a Ele, pois o Santo Pai nunca nos abandona e conduz nossos caminhos, mesmo diante das dificuldades.

Temos que ser firmes e corajosos em Cristo!
Padre Jorge Bispo 
Paróquia Nossa Senhora da Conceição (RJ)