domingo, 9 de fevereiro de 2014

DESABAFO SANTA FAUSTINA



"Meu Jesus, como estes homens falam tão pouco de Vós. Falam de tudo, menos de Vós, Jesus. E, quando falam pouco, com certeza nem pensam; falam do mundo todo, mas a respeito de Vós, Criador, calam-se. Fico triste, Jesus, ao ver essa grande indiferença e ingratidão das criaturas. Ó meu Jesus, desejo amar-Vos por eles e desagravar-Vos com meu amor." (Diário, 804)

DESPERTA , TU QUE DORMES ! LEVANTA DENTRE OS MORTOS !

Sempre que o Espírito Santo age em nós é por uma causa. Deus tem um propósito, um plano para aquele dia e para aquela situação que estamos vivendo. O Senhor quer fazer-nos voltar ao primeiro amor e despertar a Sua Igreja da letargia. Ontem ouvimos a homilia do padre Roger Luís e uma pregação como aquela nos faz acordar, despertar. 

Mitas vezes, perdemos a visão espiritual e as coisas parecem estar muito fáceis. No Brasil, a nossa fé está sendo afrontada. E nós, muitas vezes, estamos fingindo que não estamos vendo. Estamos dormindo em pé com os olhos abertos.

Deus entra no 'cronos' para fazer o seu 'Kayros'. A glória de Deus é transmitida pelos meios de comunicação da Canção Nova e atinge você, que está em casa. Todos aqueles que se colocam na presença de Deus, com fé, são curados. Se você fizer um caminho de fé você será curado para fazer a diferença no mundo.

“Procurai o que é agradável ao Senhor, e não tenhais cumplicidade nas obras infrutíferas das trevas; pelo contrário, condenai-as abertamente. Porque as coisas que tais homens fazem ocultamente é vergonhoso até falar delas. Mas tudo isto, ao ser reprovado, torna-se manifesto pela luz. E tudo o que se manifesta deste modo torna-se luz. Por isto a Escritura diz: Desperta, tu que dormes! Levanta-te dentre os mortos e Cristo te iluminará. Vigiai, pois, com cuidado sobre a vossa conduta: que ela não seja conduta de insensatos, mas de sábios que aproveitam ciosamente o tempo, pois os dias são maus. Não sejais imprudentes, mas procurai compreender qual seja a vontade de Deus. Não vos embriagueis com vinho, que é uma fonte de devassidão, mas enchei-vos do Espírito. Recitai entre vós salmos, hinos e cânticos espirituais. Cantai e celebrai de todo o coração os louvores do Senhor. Rendei graças, sem cessar e por todas as coisas, a Deus Pai, em nome de nosso Senhor Jesus Cristo!” (Efésios 5,10–20). 

Em Éfeso havia uma Igreja muito forte e coesa, exemplo para outras Igrejas. Hoje o Senhor quer falar para a Sua Igreja. Tudo o que vou dizer não é para os pagãos, nem é para outras religiões. Não! A Palavra de Deus é dirigida para a Igreja, que somos eu e você.
Éfeso era tida como a cidade mais importante da região na época e ali Paulo começou a Igreja de Cristo. Era um povo que buscava a Deus constantemente. Também naquela cidade tinha muita coisa má, ocultismo, idolatria, bruxaria, feitiçaria, etc. Era terrível, inclusive existia ali o templo de uma deusa muito famosa: Diana. E naquela cidade estava a Igreja de Cristo, e a Palavra era dirigida para a Igreja. Essa Palavra é para nós, a Igreja de Cristo. 

Hoje estamos vivendo tempos difíceis. No capítulo 5 de Efésios, versículo 16, diz assim: “que aproveitam ciosamente o tempo, pois os dias são maus”. Dias maus quer dizer que são dias tomados e governados pelo mal, em que o mal impera e reina. Naquela época o apóstolo Paulo estava atento a todas essas influências más em que a Igreja se encontrava. Em meio a um turbilhão de coisas desse tipo estava a Igreja de Éfeso. 

Hoje em dia, no Congresso existem leis que vão contra tudo aquilo em que nós cristãos acreditamos. Existem muitas pessoas trabalhando com muita força, com muito dinheiro, para que, o que eu estou falando aqui, não seja dito. Se você não se sente chamado pela Igreja siga o seu rumo. É para essa Igreja, que está dormindo, que a Palavra está sendo proclamada. Essa Igreja que está dormindo em "berço esplêndido", mas berço demoníaco. O relativismo, do qual Bento XVI tratou em suas homilias e documentos e livros, foi uma das reflexões mais importantes dos últimos tempos. O relativismo e o secularismo são demônios como disse o Papa emérito e parte da Igreja não o ouviu. Estamos como que com uma capa de chuva em que a chuva vem e escorre, assim estamos impermeabilizados para a graça de Deus se realizar em nós. Ela vem e não a absorvemos. 

Cristão católico não precisa buscar horóscopo, leitura de mão, não precisamos buscar saber do nosso futuro, a garantia do nosso futuro está em Jesus Cristo. Muitas vezes, ficamos com um pé lá e outro cá. Buscar superstição não é para católico! Nós, Igreja de Cristo, não podemos nos deixar levar pelo relativismo. Justificando que essas coisas ligadas à superstição eram feitas pela nossa avó, pela nossa bisavó, entre outros. Não tem justificativa para superstição! Você precisa de oração? Vá ao grupo de oração, vá à casa daquelas senhorinhas que são movidas pelo poder do Espírito Santo de Deus e podem orar por você. Não vá a lugares não recomendados pela Igreja! 

Estou dizendo isso aos cristãos. Para o pagão tudo isso é bem diferente! É comum da prática deles, então que o façam! Mas nós cristãos não podemos fazer nada disso! Não faz parte da vida do cristão práticas ocultas. Existem muitas pessoas hoje em dia que querem se casar como pagãs, como muitos artistas fazem: colocam uma roupinha branca de linho, ficam descalças e "se casam" em praias paradisíacas ou em navios. Casam-se seis, sete vezes... Mas nós cristãos católicos nos preparamos para isso, existe um sacramento para isso. Uma pessoa de família católica que quer se casar na Igreja, como pagã, já está fadada ao fracasso! O demônio tem matado a família no ninho, no começo. 

“O Espírito diz expressamente que, nos tempos vindouros, alguns hão de apostatar da fé, dando ouvidos a espíritos embusteiros e a doutrinas diabólicas” (1 Timóteo 4,1). 

Quantos cristãos não saem de casa sem ler o horóscopo. E quando se pergunta o signo deles respondem: "Sou de touro, de peixes..." Que nada! Se você continuar assim você será do cão! 

Em Éfeso levantavam-se muitas idolatrias e hoje também estas se levantam. Idolatramos até músicos católicos, literaturas católicas, o clero. Fazemos como os efésios faziam, repetimos a mesma coisa, mas com a desculpa de que “simpatizo” com esse cantor católico, com esse escritor, com esse padre. 

Com tudo isso não estou endossando o que os pagãos fazem, dizendo que o que eles fazem é correto? Não. É preciso denunciar o erro. Para cristão católico não é prática comum o esoterismo, a feitiçaria, a idolatria. Isso não é para os batizados. 

Havia também em Éfeso muita corrupção e no meio de nós também há, desde quando os portugueses chegaram ao Brasil. A corrupção suga todo dinheiro da saúde e as pessoas morrem na porta dos hospitais; falta dinheiro na educação e muita criança que não tem para onde ir vai para as ruas e pode acabar se tornando um bandido. 
Não adianta ficar pensando que corrupção é só para os políticos e ir à padaria e a senhorinha do caixa lhe voltar dez centavos a mais e você o colocar no bolso e ir feliz para casa guardando o dinheiro para comprar uma balinha depois. Ou quando você estiver no trânsito a 140 km por hora, e o guarda o parar por excesso de velocidade e, junto com os documentos, você entregar a ele cinquenta reais para ele não o multar. Você é que precisa parar com a corrupção! 

“Ao anjo da igreja de Éfeso, escreve: Eis o que diz aquele que segura as sete estrelas na sua mão direita, aquele que anda pelo meio dos sete candelabros de ouro. Conheço tuas obras, teu trabalho e tua paciência: não podes suportar os maus, puseste à prova os que se dizem apóstolos e não o são e os achaste mentirosos. Tens perseverança, sofreste pelo meu nome e não desanimaste. Mas tenho contra ti que arrefeceste o teu primeiro amor. Lembra-te, pois, donde caíste. Arrepende-te e retorna às tuas primeiras obras.”(Apocalipse 2, 6-10) 

A Igreja de Éfeso era ativa e trabalhava para que o paganismo e o ocultismo não se instaurassem no meio dela [Igreja]. Nosso trabalho também é de anunciar e denunciar. Mas o perigo é nos distanciarmos do primeiro amor, quanto mais vamos esfriando tanto mais vamos nos afastando de Deus. E é isso que o demônio quer: nos afastar do amor de Deus e nos aproximar do coração podre do mundo. 

Sim, sim. Não, não. O que é de Deus é de Deus, o que é do mundo é do mundo! Não podemos arrefecer. Não podemos ficar com meias palavras! Há muita mentalidade de autoajuda no Brasil em que tudo você pode. Só com Deus é que você pode, sem Deus você é nada! 

Não dê muitas rédeas para seus filhos, você os cria e depois eles vêm com um "canudo" [diploma] e dizem que sua fé não vale nada, que é besteira acreditar em imagem e na Eucaristia. Diga a eles: “Coloquem-se no seu lugar!”. A Igreja nunca disse para espancar os filhos, nenhuma instituição ajuda mais a criança do que a Igreja Católica, mas uma palmadinha e uma bronca não fazem mal a ninguém. Não estou falando de crime, pois espancar e matar criança é crime e esses criminosos devem ir para a cadeia! 

“Finalmente, irmãos, fortalecei-vos no Senhor, pelo seu soberano poder. Revesti-vos da armadura de Deus, para que possais resistir às ciladas do demônio. Pois não é contra homens de carne e sangue que temos de lutar, mas contra os principados e potestades, contra os príncipes deste mundo tenebroso, contra as forças espirituais do mal espalhadas nos ares. Tomai, por tanto, a armadura de Deus, para que possais resistir nos dias maus e manter-vos inabaláveis no cumprimento do vosso dever. Ficai alerta, à cintura cingidos com a verdade, o corpo vestido com a couraça da justiça, e os pés calçados de prontidão para anunciar o Evangelho da paz. Sobretudo, embraçai o escudo da fé, com que possais apagar todos os dardos inflamados do Maligno. Tomai, enfim, o capacete da salvação e a espada do Espírito, isto é, a palavra de Deus. Intensificai as vossas invocações e súplicas. Orai em toda circunstância, pelo Espírito, no qual perseverai em intensa vigília de súplica por todos os cristãos.”

 
A Palavra de Deus é para a Igreja de Deus em primeiro lugar. Essa Palavra é para nós e temos que nos fortalecer usando essas armas.
Flavinho 
Missionário, cantor e compositor

AS PROVAÇÕES SÃO PERMITIDAS POR DEUS ?


Aprendi que nem mesmo uma folha cai de uma árvore sem a permissão divina. Isso significa que, seja como for, Deus tem o controle de tudo, também sobre o mal.

Assim compreendo que toda provação deve nos tornar melhores e, sinceramente, penso que é um especial instrumento do qual devemos nos valer para sermos melhores.

Na verdade, nem me importo muito em descobrir se o que me prova, agora, vem de Deus ou não. Entendi que, enquanto meus problemas e minhas dores não fizerem de mim uma pessoa melhor, eles vão apenas aumentar e retirar o sentido de minha vida.

Ricardo Sá

O VALOR DA SANTA MISSA

Na Missa, Jesus vem e nos fecunda com a Sua redenção. As pessoas que apresentamos a Ele, os problemas e as situações que vivemos, tudo isso é assumido por Cristo no Seu sacrifício redentor. Para isso é preciso que nós católicos entendamos o valor da Santa Missa.

O inimigo de Deus tem consciência da importância da Santa Missa, por isso, faz questão de obscurecer o nosso entendimento. Ele trabalha a nossa mente para não darmos a devida importância a ela. Distrai-nos com tudo o que está acontecendo à nossa volta no momento da Celebração Eucarística, como as músicas, os instrumentos e as palmas. Passamos a ficar preocupados com a procissão de entrada e do ofertório, com os que vão fazer as leituras e a coleta. E assim, ocupados e distraídos com tantas coisas, ficamos alheios ao sacrifício da Cruz, a grande realidade invisível naquele momento.

Não podemos nos deixar enganar! Precisamos ter uma liturgia bem preparada, com procissões, leituras, músicas, mas tudo deve estar centrado na renovação do sacrifício de Nosso Senhor Jesus Cristo, o sacrifício do calvário. Quando descobrirmos o valor da intercessão de Jesus na Santa Missa, encontraremos um grande tesouro. 

Monsenhor Jonas Abib
Fundador da Comunidade Canção Nova

PAPA FRANCISCO DECLAROU BEATO JOÃO PAULO II COMO PATRONO DAS JORNADAS MUNDIAIS DA JUVENTUDE

Papa Francisco declarou Beato João Paulo II como Patrono das Jornadas Mundiais da Juventude. 

Os Santos são quem mais nos podem ajudar a compreender o significado profundo das Bem-aventuranças. Neste sentido, a canonização de João Paulo II, no segundo domingo de Páscoa, é um acontecimento que enche o nosso coração de alegria. Ele será o grande patrono das Jornadas Mundiais da Juventude, de que foi o iniciador e impulsionador. E, na comunhão dos Santos, continuará a ser, para todos vós, um pai e um amigo.

No próximo mês de Abril, tem lugar também o trigésimo aniversário da entrega aos jovens da Cruz do Jubileu da Redenção. Foi precisamente a partir daquele acto simbólico de João Paulo II que principiou a grande peregrinação juvenil que, desde então, continua a atravessar os cinco continentes. Muitos recordam as palavras com que, no domingo de Páscoa do ano 1984, o Papa acompanhou o seu gesto: «Caríssimos jovens, no termo do Ano Santo, confio-vos o próprio sinal deste Ano Jubilar: a Cruz de Cristo! Levai-a ao mundo como sinal do amor do Senhor Jesus pela humanidade, e anunciai a todos que só em Cristo morto e ressuscitado há salvação e redenção»

HÁBITO

Hábito" ou veste religiosa,que foi usado por S.Teresinha,e seu calçado.Vemos no Museu do Carmelo,em LISIEUX.Senti uma emoção muito grande ao vê-los...
Estes calçados foram guardados,mas teve um que nossa santa usou e "remendou" muitas vezes,costurando em muitos pontos para aproveita-lo ao máximo,porque ela pensava no voto de pobreza que fizera;mas uma das freiras os jogou fora dizendo que "aquilo não passava de um traste",e depois se arrependeu e deu este testemunho no Processo de Canonização,pois estes calçados mostravam tão bem como a santa levava a sério a pobreza

EUCARISTIA,O CAMINHO PARA VITÓRIA

Eu repreendo e educo os que eu amo. Esforça-te, pois, e converte-te. Eis que estou à porta e bato; se alguém ouvir minha voz e abrir a porta, eu entrarei na sua casa e tomaremos a refeição, eu com ele e ele comigo. Ao vencedor farei sentar-se comigo no meu trono, como também eu venci e estou sentado com meu Pai no seu trono" (Ap 3,19-21).

Estamos a caminho dessa vitória. Queremos estar com Jesus na glória, sentar-nos com Ele, como Ele está assentado com o Pai no Céu. Mas o próprio Jesus nos diz que para isso há uma condição:

"Se não comerdes a carne do Filho do Homem e não beberdes o seu sangue, não tereis a vida em vós. Quem se alimenta com a minha carne e bebe o meu sangue tem a vida eterna, e eu o ressuscitarei no último dia" (Jo 6,53-55).

Se queremos ter a vida em nós mesmos, vida plena e vida eterna, precisamos da Eucaristia: comungar frequentemente e adorar a Jesus no Santíssimo Sacramento, para vencer com Ele e ressuscitar no último dia. Ao participarmos vivamente do sacrifício da Santa Missa, quando comungamos com o Corpo e o Sangue de Cristo, Ele renova para nós o mesmo sacrifício do calvário. 

Monsenhor Jonas Abib
Fundador da Comunidade Canção Nova

ONDE ESTÁ O FELIZES PARA SEMPRE ?

 “E eles foram felizes para sempre…” Para muitas pessoas, a primeira ideia sobre a felicidade veio alicerçada nessa frase. Desde então, almejamos uma vida perfeita, sem problemas, sem medo, sem sofrimento. Sinto muito lhe dizer, mas isso é uma mentira! Sim, uma mentira! Não nos é possível, enquanto vivermos neste mundo, afastarmos de nós sentimentos e situações difíceis. Para ser mais sincero ainda, só é possível sentir a felicidade com tanta intensidade depois de passarmos por dificuldades.

Imagine um atleta correndo a São Silvestre. Ao chegar ao local, vê que não há concorrentes, os quenianos não vieram este ano, não há com quem concorrer. Por falta de competidores, ele recebe o troféu de primeiro lugar. Seja sincero, onde estaria a graça de ganhar assim? Podemos ainda imaginar que alguém tenha lhe dito, antes de a corrida começar, que ele venceria de qualquer jeito. Será que ele se esforçaria? Será que treinaria o ano todo para tentar a vitória? Certamente não.

A vida é uma grande corrida e a felicidade é o nosso prêmio. As dificuldades e as lágrimas são nossos adversários tentando roubar nosso prêmio. Para alcançar a felicidade, precisamos dar o melhor de nós para vencer os obstáculos. Precisamos treinar nosso espírito por meio da oração e da comunhão, treinar o emocional pelo caminho da cura interior e da maturidade, ou seja, precisamos fazer com que a vitória vá, aos poucos, se tornando possível e, assim, eu tenha a chance de alcançar a felicidade.

“só é possível sentir a felicidade com tanta intensidade depois de passarmos por momentos de dificuldades” 
A alegria de receber o troféu não está em subir no pódio, mas em saber que conseguimos chegar até o fim e vencer. O troféu é apenas um sinal para lembrá-lo da conquista. Mas, diferente do corredor, existe algo essencial para nossa vitória sobre o mal, sobre a tristeza e os sentimentos que nos jogam para baixo: a graça de Deus! Sem ela é impossível vencermos, pois ela é a água que nos nutre e renova nossas forças, ela é o fôlego que tomamos para continuar a correr.

Portanto, podemos concluir que a felicidade é fruto de uma conquista e não de um “passe de mágica”, de “uma varinha de condão” ou de um “estalar de dedos” de um gênio ou fada madrinha.
 Precisamos deixar de lado o conto de fadas e sermos cristãos. A exemplo de Cristo, enfrentarmos o calvário que nos leva à ressurreição a cada luta do dia a dia. Ele é o Cireneu que nos ajuda no caminhar, em cada passo.

O impossível para Deus é muito fácil, no entanto, Ele não quer fazer sem nós. Junto d’Ele faremos maravilhas e encontraremos sentido e felicidade em cada dia de nossa vida; enfim, o verdadeiro “felizes para sempre”, isto é, a vida eterna, o céu. Onde não haverá mais pranto nem dor; nem tristeza ou derrota


RESISTI AO MAL, APEGAI-VOS AO BEM

Agora, leiamos juntos Efésios, 6,10-20: “Revesti-vos da armadura de Deus, para que possais resistir às ciladas do demônio”. Amados, em quem estamos colocando a nossa confiança?  Em quem nós temos acreditado? Nós somos cristãos e devemos agir como cristãos! E nossas casas também devem ser lares cristãos e não o que o mundo os tem levado a ser: um lixão. 

A sua casa tem sido a Casa de Deus? Estamos sendo esmagados pelas forças satânicas que têm agido por intermédio das novelas, músicas e de comerciais que levam o mal para dentro de nossas casas. Estamos acomodados, pois temos permitido que o demônio entre em nossas casas por meio dessas ciladas, que, costumeiramente, têm entrado em nossos lares. 

Assim como uma garrafa que, para estar cheia, precisa antes estar vazia e aberta, também nós precisamos nos esvaziar das coisas mundanas e nos abrir para que a graça de Deus chegue até o nosso coração. Uma mente vazia, que não se ocupa com as coisas de Deus, com o tempo vai se enchendo com as coisas do mundo. Ocupe sua cabeça com as coisas de Deus, senão o inimigo vai entrar em sua vida e arrasá-la! 
Um cristão que não se ocupa com uma vida de oração é um cristão que será usado pelo demônio. Mesmo que você me diga que não vive uma vida de pecado, sem vícios, fique atento, pois o demônio pode querer usar do seu orgulho para roubá-lo! 

Não seja um cristão "meia-boca", que um dia vai à igreja, e que no outro também frequenta outros lugares, como centros de macumba, etc. Seja um cristão por inteiro! 

Diga ao Senhor que deseja ser revestido por Ele! Toda a tentação tem um tentador, mas convido você a jogá-lo aos pés da cruz de Cristo, pois lá é o lugar dele. O Pai ama, o Filho é o amado e o Espírito Santo é o amor. Se você não morre para si mesmo e para suas vontades, você não se ama de verdade. 
Ironi Spuldaro 
Membro do Conselho Nacional da RCC/Brasil

COM CERTEZA ,O SENHOR ESTÁ CONTIGO


De dia e de noite, deitados ou andando, nas alegrias ou nos desencontros da vida, rezemos com o salmista: “Com certeza, o Senhor está comigo” (Sl 55,10). Rezemos esta palavra, insistentemente, ao longo deste dia e nos deixemos conduzir por ela.
O Senhor está conosco sempre e devemos nos alegrar, porque Ele é o nosso verdadeiro amigo e com Ele podemos contar sempre.
Obrigada, Senhor, porque podemos confiar sempre em Ti e jamais seremos decepcionados ou confundidos. Bendito seja o Teu santo nome
Luzia SANTIAGO

JESUS É O REFERENCIAL DA NOSSA VDA !

Eu e você precisamos ser luz, precisamos iluminar o mundo, precisamos ser referencial no mundo onde as pessoas caminham na escuridão, nas trevas, sem sentido para a sua vida.
”Reparte o pão com o faminto, acolhe em casa os pobres e peregrinos. Quando encontrares um nu, cobre-o, e não desprezes a tua carne” (Is 58, 7 ).
Meus queridos irmãos e irmãs, neste 5º Domingo do Tempo Comum, nós começamos a refletir, na Palavra de Deus, o Sermão da Montanha, por meio do qual o Senhor nos diz que nós precisamos ser sal da terra e luz do mundo. Você sabe que uma comida sem sal, sem tempero, se torna insossa, sem sabor, sem gosto; e não há nada mais sem graça do que um alimento sem gosto, sem sabor.
Imaginem uma vida sem graça, sem sabor, sem sentido… Nós precisamos dar sentido à vida uns dos outros, nós precisamos temperar o ambiente em que nós estamos com a presença de Deus, com a alegria de Deus. Não dá para um ambiente, onde há um cristão, um homem de Deus, uma mulher de Deus, ser um ambiente triste, azedo, depressivo, para baixo. Não, o homem de Deus e a mulher de Deus fazem a diferença onde estão presentes! Não é você se tornar melhor do que ninguém, não é chamar a atenção para si, mas a sua vida, por si mesma, releva que você tem um tempero diferente.
As pessoas têm que perguntar para você: ”Qual é o seu segredo?”. Muitas vezes, o segredo de um ou do outro é simplesmente a sensualidade, a beleza deste mundo; mas os cristãos têm um segredo, o segredo evangélico, o tempero evangélico, que se chama: a presença de Jesus em nós.
Se você ainda não consegue revelar a presença de Jesus em você onde está, peça hoje que Jesus venha temperar o seu coração; tirar o azedume, tirar aquelas coisas negativas que não lhe permitem testemunhar a presença d’Ele onde quer que você esteja.
Eu e você precisamos ser luz, precisamos iluminar o mundo, precisamos ser referencial no mundo onde as pessoas caminham na escuridão, nas trevas e sem sentido para a sua vida. Nós precisamos ser a luz que aponte a direção e, uma maneira muito prática de ser luz, segundo a Primeira Leitura da Missa de hoje, é sabermos cuidar dos necessitados.
O Papa Francisco tem nos chamado a irmos às periferias da vida, às periferias da nossa própria existência, onde existe tanta tristeza, desconsolo, onde existem pessoas oprimidas e sermos uma presença de Deus na vida delas. Pois existem pessoas vivendo uma verdadeira pobreza, seja espiritual seja material. Cuidemos dos pobres, dos famintos, dos necessitados e nunca desprezemos um pobre; sejamos para ele um referencial da presença de Deus, porque a carne do pobre é a carne de Cristo para nós
Quem está nu, demos a veste; quem está com fome, demos o pão; quem está sem referencial, mostremos o Senhor, o referencial da vida!
Padre Roger Araújo
Padre Roger Araújo