sábado, 28 de janeiro de 2012

A CURA DOS MALES HEREDITÁRIOS


Nós estamos aqui por uma causa muito maravilhosa, que é sermos tocados e curados por Deus em nossa árvore genealógica.

Vou explicar para você como se dá a cura da nossa árvore genealógica.

Primeiro precisamos entender o plano de Deus para nossa família: “A nossa família é a realização dos sonhos de Deus” foi Deus que a quis, por isso você não pode destruir nem rejeitar a sua família, ela existe para ser um reflexo do amor de Deus. A nossa árvore genealógica esta intimamente ligada com a sua familia e os seus antepassados, por isso precisamos ir na raiz de nossa árvore genealógica para identificarmos o que e como iremos rezar por ela.

Nós sabemos que o pecado original é fruto da desobediência humana, assim como a benção é fruto da obediência à Palavra de Deus.

A origem de todo mal nasceu do pecado original, e como consequência desse pecado, surgiram inúmeros males, que nos atingem e pode nos prejudicar de todos os meios, seja eles:
Por culpa dos outros: como a rejeição, a inferioridade, a baixa estima e maldições lançadas.
Pelos fenômenos naturais: isso é sem a culpa humana: enchentes, furações, desastre naturais, catástrofes.
Por culpa humana em si: abortos, suicídio, desobediência, roubos, blasfêmias, mentiras, murmuração e reclamação.
Pelas circunstancia da vida: como a perda de um entes queridos em acidentes ou por causa natural.

Uma das característica que nos ajudam a identificar a necessidade da cura dos males de nossa árvore genealógica é encontrar em nossa família pessoas que tiveram ou tem problemas mentais, problemas com alcoolismo, adultérios, abuso de menores ou pessoas que cometeram suicídios ou homicídios entre outros.Uma vez que identificamos isso, precisamos dar início ao processo de cura da árvore genealógica: 

O primeiro passo para dar íniciar a esse processo é a reconciliação com Deus através de uma boa confissão.
Nós sabemos que todos os pecados que foram profundamente arrependidos e confessados ao sacerdote, foram apagados e perdoados por Deus. Mas os pecados que não foram arrependido, muito menos confessados, geraram uma feridas abertas em nossa árvore genealógica que sangram constantemente, que deixou a família doente.
Quando eu falo de pecado não confessados eu falo de: abortos, sacrilégios, roubos, cometidos por algum membro de nossas famílias.

Outro ponto importante e que nos atrapalha muito é o envolvimentos com ocultismo, com a idolatrias e envolvimentos com outros deuses, pactos, consagrações, compromissos firmados com o maligno, em troca de algum ganho pessoas: dinheiro ou até mesmo a fama.
Nós sabemos que as maldições lançadas contra alguém, podem trazer sérios danos à nossa árvore genealógica, as vezes falamos coisas que até Deus duvida, mas esquecemos que as palavras tem poder, palavras são sementes. Nunca podemos nos esquecer de rezar pelos falecidos da família.

A cura da arvore genealógica, para melhor compreendermos é apenas um aspecto da cura que Deus quer fazer em nosso processo de cura e durante todo este acampamento você irá compreender e rezar pelo seu processo da cura da arvore genealógica.
Irmã Maria Eunice

O OLHAR FIXO EM JESUS É A CERTEZA DA VITÓRIA

O segredo da vida é caminhar sempre com o olhar fixo em Jesus. Seguramente, ao longo do dia, deparamos com muitas situações que nos fazem esquecer ou até mesmo não acreditar que Jesus está conosco em todos os momentos, por isso precisamos ter a sabedoria de fazer constantemente este exercício: Mesmo que eu não veja ou não sinta, sei que o Senhor está comigo, porque Ele mesmo disse: “Eis que estou convosco todos os dias, até o fim do mundo” (Mt 28,20).
Peçamos hoje ao Espírito Santo que nos ajude a mantermos o nosso olhar fixo em Jesus, para d’Ele receber misericórdia e sermos iluminados por Sua luz.
Jesus, eu confio em Vós!
Luzia Santiago

VIVER E ADMINISTRAR A DEPRESSÃO


Dr. Roque Savioli
Foto: Carlos Eduardo/CN
Todos que vivem a depressão perguntam: “Onde está Deus? Por que eu passo por um momento deste na minha vida?”

A depressão é um mal do século; Deus não manda doença para ninguém. Nós somos responsáveis por nossas doenças.
10% das mulheres podem ter depressão, e 5% dos homens podem tê-la também. Isso geralmente acontece quando a mulher chega à fase dos 40, na fase da menopausa.
A depressão é uma enfermidade pessoal, muitos ainda não acreditam que é doença. Eu sou cardiologista, e recebemos pessoas com depressão, e essa enfermidade leva muitas pessoas ao infarto, por isso, eu atendo muitas pessoas com depressão, preciso estudar e entender esse assunto. E muitas mulheres chegam ao consultório e seus esposos não acreditam que elas tenham essa enfermidade; muitos dizem que é frescura.
Existem famílias que são depressivas, pois depressão também é algo genético. Muitos podem não ter depressão, mas podem ter a tendência a tê-la. O homem tem que entender muito isso, que não é frescura da mulher. É doença mesmo.
A tristeza é diferente da depressão. A tristeza faz parte da nossa vida, não existe ninguém que é 100% feliz. A tristeza vem depois de uma perda, isso é normal, o anormal é ficar triste para o resto da vida.
Alguns dos sintomas da depressão são: não ter gosto para nada, perda total do interesse de viver, muito sono ou sono nenhum. Ou a pessoa come muito ou ela não come nada. Tem um outro sintoma: a mulher fica somente querendo dormir ou quer somente comer massa e doce. Mas saibam que tem saída e a saída é Jesus.
Uma das grandes causas de suicídio é devido à depressão. Muitos dizem que quando a pessoa avisa que vai se matar, ela não tem coragem. Não caiam nessa, nesses momentos vocês têm que correr e levar essa pessoa a uma psiquiatra. As pessoas que falam que vão se suicidar, elas arquitetam tudo. Isso acontece. Muitas vezes, a depressão faz parte de outras doenças, muitos têm problemas de tireoide e depressão e só cuidam da depressão. Trate da tireoide que a depressão melhora.
Por que eu tenho depressão? Quais as causas? Existe a causa biológica, genes depressivos. Mas não é porque a sua família tem depressão que você vai ter, pode ser que ela não venha se manifestar em você. Em nosso cérebro existem os neurotransmissores, que nos fazem pensar, ter vontade de rezar, de chorar, etc., e eles precisam ter um equilíbrio. Quando eles não estão em sintonia acontecem a depressão. Existe tratamento com remédios para a depressão.
O cristão que não toma remédio está indo contra o ensinamento da Bíblia, pois está escrito na Palavra de Deus Eclesiástico 38, versículo 1: "Honra o médico por causa da necessidade, pois foi o Altíssimo quem o criou".
Na ocasião dessa enfermidade, reze ao Senhor e depois vá ao médico, pois você nunca irá melhorar se não tomar remédio! Se você tomar o medicamento adequado [receitado pelo médico], este vai minimizar o sintoma e você poderá viver normalmente. Não tenha medo de tomá-lo [remédio].
Existem pessoas que não querem ficar dependentes de remédio e ficam dependentes da doença.
E há gente também que sofre desse mal pela perda de sentido de vida. Hoje há um exagero no materialismo, fazendo com que a pessoa perca o foco do essencial, que é a vida eterna. Isso faz com que as pessoas percam o sentido da vida.
Em nossa vida há muitas perdas, e se você está focado somente no material, isso pode levá-lo a uma depressão.
É normal querer possuir bens materiais, querer crescer, ter coisas melhores, mas desde que usemos isso como graça. Se Deus me deu tudo que tenho, por que eu não usaria? Mas isso deve ser feito sabendo que tudo é graça, que tudo veio de Deus.
O importante é termos na nossa vida um sentido elevado. Ter um lado espiritual desenvolvido. Se temos algo mais elevado na nossa vida, conseguimos superar todas as coisas na nossa história. Eu acompanhei o padre Léo durante toda a sua doença, o sofrimento é um processo de purificação e de santificação, mas você tem que colocar um sentido nessa hora de dor. Ele nunca se queixou de nada, ele tinha muitas dores, sim, mas nunca reclamou.
A depressão também tem um componente espiritual, pois além de atingir nosso corpo e nosso psicológico, ela atinge nosso espírito também. É só olharmos como Jesus agia.
Depressão tem alguns sintomas básicos, como a melancolia, a ansiedade, o medo do futuro e o sentimento de culpa. Para a ansiedade existem remédios que os médicos podem oferecer para o paciente, para a tristeza também existem vários medicamentos para o humor, mas para o sentimento de culpa não existe remédio. A pessoa assim se sente culpada até por estar doente, por algo que ela fez e sente como se fosse culpada pelo mundo. A culpa é a pior coisa que existe para a pessoa deprimida: "Por que eu casei?" "Por que eu não casei?". Culpa-se por coisas passadas. O problema da ansiedade resolvemos com a ajuda da Palavra que diz: "Não vos inquieteis por coisa alguma!” (Filipenses 4,6). Devemos entregar nossos problemas a Deus, Ele não é um mágico que resolverá tudo, mas nós precisamos confiar n'Ele. E para curar a tristeza devemos nos apegar e viver a Palavra que diz: "Alegrai-vos no Senhor" (Filipenses 4,4]. Mas a culpa é o grande problema, não tem remédio para esse mal, a única solução é Jesus, a qual está também em Filipenses 3, 13b, que diz que nos esquecendo do que fica para trás, devemos nos lançar para a frente.
Não reviva coisas ruins! Só viva as coisas boas! 
Dr Roque Savioli

A depressão é um momento em que você sente que não tem nada, só tem a si mesmo, e você precisa aproveitar esse momento de olhar para dentro de si e fazer uma confissão. Eu sei que alguém nessa condição não tem vontade de fazer nada, mas faça uma revisão de vida, se confesse. Olhe para dentro de si e veja onde está a sua limitação.

A depressão também é um momento bom, precisamos ser amigos dessa enfermidade, pois se temos um gene depressivo, precisamos tirar o lado bom dele. Você tem que conviver com isso toda a sua vida, por isso, se decida a aprender conviver com ela. Se você vai à igreja e lá você acha que tem muita gente, fique na porta. E não deixe de tomar remédio.

Depressão é doença e precisa ser vista como doença. Não a negue jamais, entenda-a e aprenda a conviver com ela. 

Algumas pessoas falam que o religioso não pode ter depressão. Claro que pode! Muitos santos já tiveram depressão, João da Cruz por exemplo, e Deus tira proveito desse momento de escuridão para que o enfermo possa experimentar a Luz, que é Ele. 

Você que tem depressão reze antes de tomar seu remédio. Faça sua terapia e se trate com um profissional de saúde. Pois ela é tratada por um profissional de saúde e supervisionada por Deus.

E você que tem algum parente depressivo não insista para que ele saia, pois ele não fica na cama porque ele é quer. Ele não tem força para isso.

Depressão é doença, tem que ser tratada com remédio, por profissionais da saúde, mas também tem que ser tratada por Deus.

O PODER DE DEUS É SOBERANO SOBRE A NOSSA VIDA



O Senhor quer nos ensinar que para acontecer o “Eu e minha casa serviremos ao Senhor” é preciso, de nossa parte, uma contínua ação de “reagir” ao pecado, à tentação, às forças do mal. Talvez pensemos que a nossa posição seja defensiva, mas o Senhor vem nos ensinar o contrário. Nossa atitude deve ser de reação, precisamos reagir firmes, reagir na fé. São Pedro nos exorta:

“Sede sóbrios, vigiai! Vosso adversário, o diabo, como um leão que ruge, ronda, procurando a quem devorar. RESISTI-LHE, FIRMES NA FÉ” (1Pd 5,8-9a).

Vencemos o demônio resistindo-lhe firmes na fé. “Firmes na fé” significa acreditar na vitória do Senhor em nós. Sabemos da nossa fraqueza, de nossos pecados e da facilidade com que erramos. Pecamos. Resvalamos. Mas o Senhor é fiel e poderoso. O poder de Deus é soberano sobre nós, sobre a nossa vida.

Monsenhor Jonas Abib
Fundador da Comunidade Canção Nova