sábado, 26 de fevereiro de 2011

COMO SER SANTO?

Santidade não é fuga do mundo

Quer saber como ser santo? Faça bem todas as coisas. Leve Jesus para todos os lugares. Convide-O para estar em todos os lugares. Santidade não é fuga do mundo, mas transformação deste mundo. É saber que podemos curtir aqui, mas sem sermos "curtidos”. É saber que podemos deixar marcas de Céu na vida de todos aqueles que estão ao nosso redor. Isso é ser santo. Fazer bem todas as coisas e amar. Esse é o segredo da santidade, a verdade de uma humanidade que vive a si própria na plenitude. O amor é tudo o que as pessoas procuram.
Somos o que queremos ser. Somos, por assim dizer, obra de nossas mãos. Em cada escolha nossa, deixamos um rastro de nosso jeito de ser pessoa e, assim, deixamos um jeito de ser santo. O amanhã depende muito de como vivemos o hoje. Não deixe a vida o levar; leve a vida! Não a desperdice!
Vamos viver com entusiasmo, com alegria, mas, sobretudo, com senso de responsabilidade.
Existem muitas pessoas que pensam viver, mas, na verdade, estão fingindo. Ao mesmo tempo, muitos acreditam que, para ser santos, devam deixar de viver. Não é nada disso. A ordem é: Viva! Viva a vida! Deseje o Céu!
É hora de nos levantarmos e propormos uma santidade linda, apresentada pela Igreja Católica há mais de dois mil anos e que é possível. Vamos santificar nossos namoros, nosso trabalho, nossas amizades, nossas baladas. É possível! O mundo e Deus esperam isso de nós! A juventude é uma riqueza que nos leva à descoberta da vida como um dom e uma tarefa.
Você se lembra do jovem do Evangelho que era muito rico e um dia perguntou para Jesus o que era preciso para ganhar a vida eterna? Se quiser, confira essa passagem em Mateus (19, 16-22); ele percebeu a riqueza de sua juventude. Foi até Jesus, o Bom Mestre, para buscar uma orientação. Mas, no momento da grande decisão, não teve coragem de apostar tudo em Jesus Cristo. Saiu dali triste e abatido. Faltou-lhe a generosidade, o que impediu uma realização plena. O jovem fechou-se em sua riqueza, tornando-se egoísta.
Não podemos desperdiçar a nossa juventude. Devemos vivê-la intensamente, apostando tudo em Jesus e sendo gente, humanos. Sempre com a certeza de que é possível sermos santos de calça jeans.
(Trecho extraído do livro "Santos de Calça Jeans" de Adriano Gonçalves).
Adriano Gonçalves

É FELIZ A DEUS SE CONFIA

 "É feliz quem a Deus se confia" (Sl 1). Isso nos prova que não pode experimentar a verdadeira alegria quem se afasta do coração de Deus.
O Senhor não nos enviou à Terra para sermos tristes. Ele nos dá a oportunidade de sermos santos diante das dificuldades. Se não temos a força de Deus em nós, não conseguimos nos lançar contra o veneno da antiga serpente. Só se pode destruir o mal quem tem a alegria em seu coração. Os nossos santos sempre tinham um senso de humor. É pela alegria que destruímos a morte. É preciso que o nosso coração busque mais a Deus.
Precisamos nos decidir por Jesus, viver as coisas do Senhor. Muitos cristãos estão sempre cansados para ir à Missa, para rezar o terço... E deixam sempre as coisas de Deus para Deus. Mas é colocando as coisas do Senhor em primeiro lugar que vamos aprendendo as normas que Ele nos dá para que caminhemos na santidade.
A Palavra do Senhor nos coloca no caminho da santidade; não há outra via. Quem se decide por Deus não encontra outro caminho senão o da santidade. Muitas pessoas podem nos julgar como beatos, mas sabemos que quanto mais próximos de Cristo, mais próximos da santidade estamos.
Não temos de ser santos para que os irmãos venham nos pedir mais oração ou para sermos os “melhores”, mas porque Deus merece a nossa santidade. Queira ser uma notícia alegre para o coração do Senhor! Seja diferente!
Para sermos instrumentos do amor de Deus, precisamos trazer em nós o desprendimento.
Por que vivemos a angústia, a tristeza? Porque somos desobedientes. Quem se esforça para viver a justiça e o amor, não tem porque ser infeliz. Feliz quem não ouve os malvados, quem não se deixar comprar pelas ideias do mundo! Confie no Senhor, entregue-se a Ele de verdade, desprenda-se daquilo que passa e agarre-se àquilo que não passa.
Quem não se coloca a serviço de Deus não consegue chegar ao coração d'Ele. A nossa simplicidade faz nosso coração chegar ao céu.
Temos de diminuir para que o Cristo apareça em nós. Que bom poder ouvir: “Eu vejo Jesus no seu jeito de falar, de vestir, de tratar as pessoas”! Precisamos mostrar, com a nossa vida, esse Jesus que está em nós.
Para sermos alegres precisamos ser desprendidos, porque se nos prendermos às coisas e às pessoas, os nossos sentimentos mudarão. Precisamos ser de Deus agora, precisamos frequentar o coração d'Ele. Jesus quer frequência no seu coração. Como cristãos precisamos viver o que a Igreja nos pede, mas como amor, com seriedade, para que o Cristo se sinta bem conosco.
Padre Álvaro Mantovani


QUEM É PRESO NÃO PODE SER REALIZAR E SER FELIZ

 Há quem faça a pergunta: Mas o que é vocação cristã? Vocação é o relacionamento pessoal com Deus numa perspectiva de fé e de seguimento sincero às Suas leis:
- Escolher Jesus Cristo, não as riquezas;
- Seguir Jesus pobre e humilde.
Quem não souber aceitar a renúncia para acolher ao convite de Cristo, ficará triste como o jovem rico, que era exemplo em tudo, mas não foi capaz de se desapegar de suas ‘riquezas’: ”O jovem disse a Jesus: Tenho observado todas essas coisas. O que ainda me falta? Jesus respondeu: ”Se queres ser perfeito, vai, vende tudo o que tens, dá o dinheiro aos pobres e terás um tesouro no céu. Depois vem e segue-me. Quando ouviu isso, o jovem foi embora cheio de tristeza, porque era muito rico” (Mt 19,20-22).
As nossas tristezas vêm dos nossos apegos e ligações: quem é preso não pode ser realizado e feliz. É por isso que Jesus nos quer como crianças. Enquanto vão acontecendo em nós essas transformações, o Senhor nos olha com amor na espera do nosso “SIM” em doação ao Reino de Deus e aos nossos irmãos.
Dos humildes de espírito é o Reino dos Céus. Deixemos o Espírito Santo de Deus agir em nós! Vinde, Espírito Santo!
Jesus, eu confio em Vós!