sexta-feira, 7 de janeiro de 2011

COMO GERIR TENSÕES

                   Todo e qualquer e ser humano que, de fato, vive no século XXI, tem de a lidar com constantes e intensas tensões.
Estamos no século do estresse, das doenças psicossomáticas (depressão, etc.), dos gigantescos congestionamentos no trânsito, da competitividade elevadíssima no mercado de trabalho, entre outras cobranças do tempo.
É inevitável, a tudo isso temos que dar uma resposta todos os dias. Tais tensões se sobre nós, e tudo de maneira rápida e exigente demais para nos permitir pensar e refazer adequadamente nossas forças e esperanças.
Vivemos em um mundo de embates e cobranças, e isso em todas as circunstâncias e para todo gênero de pessoa. É comum que já nasçamos – de uma forma ou de outra – sendo exigidos pelas circunstâncias que configuram nossa realidade.
Diante de tal cenário não adianta nos escondermos buscando fugir da vida e dos desafios que ela comporta, ao contrário, faz-se necessário encontrar uma maneira sábia e encarnada para gerir as tensões que se lançam sobre nós.
Sempre enfrentaremos tensões – é ilusão crer no contrário –, contudo, é preciso aprender a conviver bem com essa companheira de nosso tempo, administrando coerentemente nossos excessos e ausências.
Há quem lide com suas tensões cotidianas desafogando-as em vícios, outros em uma vida promíscua e depravada (adultério, pornografia, etc.), alguns ainda em mentiras e fugas multiformes. Quem não fabrica um jeito sábio e correto – sob uma luz Maior – para gerir suas tensões, acabará por se tornar escravo destas, se escondendo em supostas "válvulas de escape" que lhe roubarão de sua verdade e liberdade.
Todos precisamos gerir/aliviar nossos desencantos e tensões, todavia, permanece sobre nós a possibilidade da escolha de como isso realizar. Se elegermos o erro – em linguagem teológica, o pecado – como via de gerência destes embates da vida, esse se tornará para nós um enorme laço que nos ocultará do que somos.
É necessário gerir as tensões com inteligência, descobrindo no bem, maneiras sadias de renovar as próprias energias e disposições.
Quem confia seus dissabores a uma Força que lhe supera e abarca, poderá com certeza, impulsionado por tal gerência, superar e administrar com excelência sua própria existência e as lutas nela contidas.
Como temos gerido nossas tensões? Que cada um se pergunte e, posteriormente, lute para fabricar a melhor forma de fazê-lo. Não permitamos que nossas tensões nos governem, mas aprendamos a geri-las com sabedoria e profundidade, descobrindo maneiras sadias para equilibrar nossas lutas e gastar nossas energias somente com aquilo que nos é essencial.
Gerir as próprias tensões com sabedoria é uma verdadeira exigência em nosso tempo. Busquemos empreender com perseverança e empenho tal realidade, para podermos saborear os belíssimos frutos de tal conquista.
Adriano Zandoná

A VIDA SEM ORAÇÃO É UMA VIDA DESPROTEGIDA

Muitas vezes, pensamos que Jesus não nos atende, porque não sabemos rezar, não sabemos pedir nem agradecer... Deus não conhece apenas as palavras da sua boca, mas os desejos do seu coração! O Senhor não recusa um coração que tem o desejo de começar um vida nova.
Quando você se cansa do mal e tem o desejo de virar a página, você pode ter certeza de que, antes desse desejo ser seu, Deus quis isso para você. Por isso, nós O louvamos de todo o coração. O Senhor cumpre as promessas d'Ele em nossa vida. O que nós prometemos são palavras, mas tudo o que Deus promete corresponde à realidade.
O Senhor olha para o humilde. A atenção do Pai está voltada para os mais frágeis, para os que se sentem mais perdidos e discriminados. É para eles que os olhos de Deus estão voltados, para aqueles que descobriram os seus pecados e estão tristes com as próprias falhas.
Se, no seu coração, aparecem como saída apenas atitudes escandalosas, que são o mal contra você mesmo, o Senhor sustenta você porque Ele o ama e cuida da sua vida. Ainda que existam pessoas que queriam o seu mal, a mão de Deus o conforta e o protege.
A boca fala do que o coração está cheio, ensina a Sagrada Escritura. Quando nós descobrimos o segredo da oração, começamos a rezar louvando a Deus e terminamos dando ações de graças. Louvar a Deus é reconhecer quem Ele é. Quem é o Senhor na sua vida? Para uns, Ele se manifesta como amigo; para outros, como pai ou mãe. Alguns O chamam de Príncipe da paz, Consolador. E para você? Como Ele se manisfestou? Jesus é o Salvador da sua vida, não se esqueça disso.
Quando você estiver perdido, peça que o Senhor acenda a luz no seu coração. Muitas vezes, não aparece um amigo do nada que nos ajuda nos momentos difíceis? Essa é a presença de Jesus manifestada nas pessoas que estão ao nosso lado.
No momento em que nós reconhecemos Deus, o Espírito Santo entra no nosso coração e transforma as nossas vidas. Não há como não ser outra pessoa depois de viver uma experiência com Deus Pai. Todas as vezes em que nós invocamos Jesus, Ele alarga os nossos horizontes, desperta em nós as energias do Espírito.
Tudo que nós vamos fazer, precisamos fazer com o poder divino, como se fosse para o próprio Deus. Assim, nossa vida será melhor. Por vezes, nossos problemas nascem a partir de algumas atitudes impensadas, porque nós deixamos de ser vigilantes e vacilamos na oração.
E quando deixamos de lado a oração, a tentação vem e nós não estamos preparados para combatê-la sozinhos. Se você não tem forças, é porque você não pede ajuda ao Senhor. Se caímos em tentação por causa da falta de força é porque não oramos como deveríamos. A vida sem oração é uma vida desprotegida!
Precisamos deixar Deus se aproximar de nós. Jesus tem nas mãos tudo de bom para você, basta você deixá-Lo entrar.

Márcio Mendes
Missionário da Comunidade Canção Nova

QUANTO MAIS PRATICAR O BEM, MAIS A PESSOA SE TORNA LIVRE

050111“Deus criou o homem dotado de razão e lhe conferiu a dignidade de uma pessoa agraciada com a iniciativa e domínio de seus atos. ‘Deus abandonou o homem nas mãos de sua própria decisão’” (cf. Eclo 15,14) para que pudesse ele mesmo procurar seu Criador e, aderindo livremente a Ele, chegar à plena e feliz perfeição.
A liberdade é o poder – baseado na razão e na vontade – de agir ou não, de fazer isso ou aquilo, portanto, de praticar atos deliberados. Pelo livre arbítrio cada qual dispõe sobre si mesmo. A liberdade é no homem uma força de crescimento e amadurecimento na verdade e na bondade. A liberdade alcança sua “perfeição quando está ordenada para Deus, nossa bem-aventurança. Ela caracteriza os atos propriamente humanos. Torna-se fonte de louvor ou repreensão, de mérito ou demérito.
Quanto mais praticar o bem, mais a pessoa se torna livre. Não há verdadeira liberdade a não ser a serviço do bem e da justiça. A escolha da desobediência e do mal é um abuso de liberdade e conduz à escravidão do pecado” (Catecismo da Igreja Católica, n. 1731,1732).
Diante de tudo isso, pergunto-lhe: Você é verdadeiramente livre? A liberdade o tem conduzido ao louvor a Deus?
Senhor, conceda-nos um coração livre e manso, para que possamos experimentar a verdadeira liberdade dos filhos de Deus.
Jesus, eu confio em Vós!  Luzia Santiago

A DIFERENÇA ENTRE AMAR E ESTAR APEGADO

Tomar consciência de quem se é, é um processo de maturidade 


Na Carta de São Paulo aos Gálatas, capítulo 4, versículos 1 a 20, é apresentado o princípio fundamental de tudo aquilo que Jesus anunciou no Seu tempo. Para ser de Deus é preciso ser livre, é preciso estar livre de todas as amarras que nos aprisionam. São Paulo percebeu que os gálatas, em vez de caminharem no processo de liberdade, estavam voltando às amarras das idolatrias do passado. Eles tinham a ideia equivocada de que o cumprimento da lei era o mais importante para a salvação, no entanto, o Senhor nos diz que a lei pode nos escravizar. A primeira cura que Jesus proporcionava não era física, mas mental, pois é nossa mentalidade que precisa ser transformada primeiro.
Jesus foi tomando consciência de quem Ele era e é bonito perceber que todas as pessoas que estavam ao redor d'Ele O foram ajudando a reconhecer quem Ele era.
Tomar consciência de quem se é, é um processo de maturidade. A psicologia humana, por exemplo, nos ensinava que uma criança só poderia ir à escola a partir dos 7 anos, pois somente nesse estágio de maturidade cerebral é que ela poderia aprender. Por isso não adianta falarmos com criança do mesmo jeito que falamos com adultos, pois elas não compreendem nossa conversa [como eles].
Muitas vezes, na evangelização, nós precisamos usar desses métodos para que todos compreendam. É como um médico que vai dizer um diagnóstico ao paciente e tem que usar de linguagem simples, pois senão a pessoa não entende. Da mesma forma, nós evangelizadores temos que nos fazer entender para que possamos entrar no universo do outro. Muitas vezes, nós estamos surdos e não compreendemos o que Deus nos fala porque falta abrir nossa mentalidade para Ele.
Há muito tempo, eu vivi um processo de dependência afetiva e aquilo me fazia mal, pois por causa da pessoa de quem eu tinha essa dependência, eu era menos eu. Um padre rezou por mim e disse sentir que havia uma pessoa que fazia muito mal para mim e me pediu que eu apenas rezasse por ela e não ficasse próximo dela. Muitas vezes, nós dizemos que esta ou aquela pessoa precisa de nós e, na verdade, somos nós que precisamos dela.
Ser gente dá trabalho, ser gente significa você estar comprometido com seu processo humano e com o processo de quem está ao seu redor e se você for gente você será um problema a menos na vida dos outros. Quantas vezes na vida uma família vira um inferno porque alguém lá dentro decidiu ser um molambo e não faz esforço nenhum para ser gente, nem aproveita a liberdade. Quantas vezes nós sofremos demais por situações que não são nossas.
Nós não podemos viver uma pobreza espiritual a vida inteira, sem ter alguém com quem contar, porque o outro resolveu ser um molambo.
O processo da imaturidade pode se estender pela vida inteira, quando eu olho para o mundo e me vejo como um coitado, isso não é maturidade, é um infantilismo que não nos leva a nada. A criança, por exemplo, passa por um processo egoístico e se nós não ensinarmos que ela tem de dividir o que tem, ela não aprenderá; se não dermos as regras à medida que ela consegue compreender, estaremos criando um monstro em casa. Se não as ensinarmos como lidar com a vida, a vida será duas vezes pior para elas e para nós também. O casal que educa o filho a partir dos ensinamentos divinos, vai dar ao mundo uma pessoa mais preparada.
Há uma grande diferença entre amar e estar apegado: o amor nos dá aquele sentimento de liberdade, enquanto que o apego nos aprisiona e pensamos que as pessoas devem agir da forma que queremos. O amor é livre! Quando estou apegado a alguém ou a alguma realidade, eu faço do outro meu escravo.
Se eu uso minha presença e minha autoridade para pôr medo no outro, eu não vivo em liberdade. Há momentos em que precisamos reconhecer que não estamos sendo livres; e se não estamos sendo livres não fazemos os outros livres também. Por essa razão, precisamos ter a consciência de que forma escravizamos o outro e de que forma somos escravizados para que possamos caminhar no processo de amadurecimento de nossas vidas.
Eu tenho certeza de que você precisa romper com os apegos, pois apegado ninguém vai a lugar nenhum; para ter liberdade você precisa se livrar dos apegos interiores. Quantos casais vivem essa realidade [apego] e não têm coragem de olhar nos olhos um do outro e acertar os pontos para que sejam livres e vivam bem seu relacionamento. Entregue nas mãos do Senhor todas as situações e coisas que o aprisionam!
Padre Fábio de Melo