quarta-feira, 7 de setembro de 2011

A BÍBLIA FOI ESCRITA PARA VOCE E DEVE FAZER PARTE DO SEU DIA A DIA

"A Bíblia foi escrita para você usá-la", exorta monsenhor Jonas Abib

Hoje sei que preciso cada vez mais ser o padre Jonas da Bíblia. Preciso ler, conhecer, "ruminar", assimilar a Palavra, e mais que isso: preciso viver a Palavra de Deus. Mas o que aquelas pessoas intuíam é real. Não fui eu quem me fiz, foi Deus quem me tornou o "Padre Jonas da Bíblia". O testemunho que dou é d'Ele, daquilo que Ele fez em mim por meio de Sua Palavra. Testemunhando isso, não exalto a mim mesmo, mas a Deus porque é Ele quem está fazendo a obra em mim. E se faz a obra em mim, Ele também pode fazê-la em você. Eu sou testemunha da revolução que acontecia na vida dos jovens quando eles se encontravam com a Palavra. É essa a palavra que gosto de usar, uma verdadeira revolução, acontecia na vida daqueles jovens e cada vez mais eles queriam saber da Palavra, e o mais bonito: eles queriam viver aquela Palavra.
Mas isso que testemunho para você não é uma realidade distante e presa ao passado, pois a Palavra é sempre nova e se você se dispõe a buscá-la, abrindo-se à sua ação, também pode experimentar hoje uma revolução na sua vida a partir dela [Palavra de Deus]. Muitos ainda hoje têm a Sagrada Escritura num lugar de destaque em casa, em cima da mesa ou na estante da sala. Não tenho nada contra isso, pois a Palavra merece um lugar de destaque, sim, em nossas casas, porém, ela não pode ser reduzida a um objeto de decoração. A Bíblia foi escrita para você usá-la. E como se faz isso? Lendo-a e vivendo-a. Eu pessoalmente, e junto comigo toda a Canção Nova, leio a Bíblia com lápis e caneta na mão, destacando palavras e fazendo anotações nas páginas dela.
Convido você a fazer essa experiência com a Palavra, ela é sempre nova e nos faz crescer na realização da vontade de Deus para nós. Nossa missão na Canção Nova é levar a Palavra de Deus cada vez mais a mais pessoas, para que transformadas no poder da Palavra sejam Homens e Mulheres novos na construção de um Mundo Novo. Você, nosso sócio benfeitor, não pode ficar à margem dessa experiência, por isso quero lhe dar uma missão neste mês: junto com toda a Canção Nova ser muito íntimo da Palavra, essa experiência você não pode assistir de braços cruzados em frente da televisão, mas pode colocar a mão na massa, ou melhor, a mão na Bíblia, e junto conosco abraçar a missão de toda a obra Canção Nova: fazer Jesus conhecido e vivido por muito mais pessoas.
Conto com sua fidelidade. E não se esqueça desta verdade: a Bíblia foi escrita para você e deve fazer parte do seu dia a dia.
Monsenhor Jonas Abib
Fundador da Comunidade Canção Nova

PÁTRIA E A BÍBLIA

'Nunca teremos uma Pátria de irmãos se não contarmos com a Palavra...'O relacionamento fraterno constrói uma sociedade mais justa e saudável para todos. É a Palavra bíblica que educa as pessoas para o diálogo, para a relação fraterna e para uma Pátria verdadeiramente de paz. Não basta celebrar a Semana da Pátria e mês dedicado à Bíblia se não há comprometimento com a felicidade e a vida de todo o povo.
O Brasil tem experimentado diversos tipos de avanços. Em muitos deles não conseguimos sentir verdadeiros sinais de vida digna. O "Grito dos Excluídos" do Sete de Setembro ainda acontece de forma abafada, porque muita gente continua excluída, sem as condições reais de cidadania e de valores nos campos sociais, políticos e econômicos.
A Bíblia provoca atitudes de luta, de força em prol da justiça e de denúncia dos responsáveis pela prática das injustiças. Ela é como sentinela que aponta para direções justas. Seu objetivo é salvar a vida do povo. É a voz de Deus que vem importunar os mecanismos que favorecem determinados grupos privilegiados.
Almejamos uma Pátria de amor, porque onde há amor, não pode existir a prática do mal. É a justiça do Reino de Deus, no cumprimento e na fidelidade ao projeto querido por Deus. É o Reino do perdão, da acolhida e da reintegração das pessoas na comunidade. Faz pensar num pastor de ovelhas que, quando perde uma delas, vai à sua procura até encontrá-la.
Nunca teremos uma Pátria de irmãos se não contarmos com os ensinamentos da Bíblia. Ela é Palavra de Deus que anuncia princípios de fraternidade, de honestidade, de transparência e de tudo que leva à vivência do bem. O país precisa garantir e cultivar a justiça para que seu povo tenha vida e liberdade plena.
Corremos o perigo de uma religião fácil, sem compromisso com a criação e com os Mandamentos da Sagrada Escritura. Qualquer ofensa a alguém é romper com a vida de todos na comunidade. Por isso temos que lançar mão dos instrumentos que integram na prática da convivência e no valor da vida no país.
Dom Paulo Mendes Peixoto

CONFIEMOS AO CUIDADO DE DEUS

mensagem_liberdade4É diante de Deus que realizamos e devemos realizar sempre todas as nossas ações, porque Ele nos conhece, sabe quem somos e nada é oculto a Ele: “Nada de minha substância vos é oculto, quando fui formado ocultamente, quando fui tecido nas entranhas subterrâneas” (Sl 138,15).
Vamos hoje fazer um exercício, ao longo do dia, de tomar consciência da presença de Deus Pai em nossa vida a todo momento, mesmo quando não nos apercebemos. Peçamos ao nosso anjo da guarda que nos ajude a manter na nossa mente e no nosso coração a presença do Senhor, para que façamos tudo com Jesus.
Senhor, não permita que nos esqueçamos de Tua presença na nossa vida em nenhum momento ao longo do dia, e se viermos a esquecê-la, sinta-se livre para nos despertar novamente.
Jesus, eu confio em Vós!
Luzia Santiago