quinta-feira, 4 de outubro de 2012


ORAÇÃO SÃO FRANCISCO DE ASSIS (oração da Paz)


Senhor, Fazei-me instrumento de vossa paz.
Onde houver ódio, que eu leve o amor;
Onde houver ofensa, que eu leve o perdão;
Onde houver discórdia, que eu leve a união;
Onde houver duvida, que leve a fé;
Onde houver erro, que eu leve a verdade;
Onde houver desespero, que eu leve a esperança;
Onde houver tristeza, que eu leve a alegria;
Onde houver trevas, que eu leve a luz.
Ó Mestre,
Fazei que procure mais consolar, que ser consolado;
compreender que ser compreendido;amar, que ser amado.
Pois é dando que se recebe, é perdoando que se é perdoado,e é morrendo que vive para a vida eterna. Amém!

SÃO FRANCISCO

Francisco nasceu em Assis, na Úmbria (Itália) em 1182. Jovem orgulhoso, vaidoso e rico, que se tornou o mais italiano dos santos e o mais santo dos italianos.

Com 24 anos, renunciou a toda riqueza para desposar a "Senhora Pobreza". Aconteceu que Francisco foi para a guerra como cavaleiro, mas doente ouviu e obedeceu a voz do Patrão que lhe dizia: "Francisco, a quem é melhor servir, ao amo ou ao criado?". Ele respondeu que ao amo. "Porque, então, transformas o amo em criado?", replicou a voz. No início de sua conversão, foi como peregrino a Roma, vivendo como eremita e na solidão, quando recebeu a ordem do Santo Cristo na igrejinha de São Damião:"Vai restaurar minha igreja, que está em ruínas".

Partindo em missão de paz e bem, seguiu com perfeita alegria o Cristo pobre, casto e obediente. No campo de Assis havia uma ermida de Nossa Senhora chamada Porciúncula. Este foi o lugar predileto de Francisco e dos seus companheiros, pois na Primavera do ano de 1200 já não estava só; tinham-se unido a ele alguns valentes que pediam também esmola, trabalhavam no campo, pregavam, visitavam e consolavam os doentes. 

A partir daí, Francisco dedica-se a viagens missionárias: Roma, Chipre, Egito, Síria... Peregrinando até aos Lugares Santos. Quando voltou à Itália, em 1220, encontrou a Fraternidade dividida. Parte dos Frades não compreendia a simplicidade do Evangelho. Em 1223, foi a Roma e obteve a aprovação mais solene da Regra, como ato culminante da sua vida.

Na última etapa de sua vida, recebeu no Monte Alverne os estigmas de Cristo, em 1224. Já enfraquecido por tanta penitência e cego por chorar pelo amor que não é amado, São Francisco de Assis, na igreja de São Damião, encontra-se rodeado pelos seus filhos espirituais e assim, recita ao mundo o cântico das criaturas. 

O seráfico pai, São Francisco de Assis, retira-se então para a Porciúncula, onde morre deitado nas humildes cinzas a 3 de outubro de 1226. Passados dois anos incompletos, a 16 de julho de 1228, o Pobrezinho de Assis era canonizado por Gregório IX.


São Francisco de Assis, rogai por nós!

COMO VIVER A FELICIDADE ?

Você já parou para pensar sobre o que é realmente a felicidade? Para alguns é somente uma questão de correr atrás de dinheiro, sucesso, admiração, poder e prazer... Quando uma pessoa é dependende destas coisas, nunca encontrará a felicidade
autêntica. Terá sempre o gostinho de estar faltando algo. As coisas hoje as temos, e daí a pouco podemos perdê-las. As pessoas partem ou se afastam. É o ciclo da vida. Somente Deus é capaz de renovar as nossas forças, devolver a esperança, dar coragem para não desistir, e operar milagres. Ele é a fonte da felicidade. As coisas podem não estar dando certo agora, mas com Deus você sempre poderá reagir. "mas aqueles que contam com o Senhor renovam suas forças; ele dá-lhes asas de águia. Correm sem se cansar, vão para a frente sem se fatigar." (Isaías 40,31)

Senhor,
muitas vezes tenho me decepcionado comigo,
e também com pessoas.
Nem sempre tenho alcançado meus sonhos.
E assim fica o gosto amargo da decepção.
Enche-me com o Espírito Santo,
para que saiba reconhecer a necessidade
de estar sempre em comunhão contigo.
Ensina-me a construir a verdadeira felicidade. Amém
Alberto Gambarini

ORAÇÃO DA SERENIDADE


Concede-me, Senhor, a serenidade necessária para aceitar as coisas que não posso modificar.
Coragem para modificar as que posso e sabedoria para distinguir a diferença.
Vivendo um dia de cada vez. Desfrutando um momento de cada vez.
Aceitando as dificuldades como um caminho para alcançar a paz.
Aceitando, como Ele fez, o mundo pecador tal como é, e não como gostaria que fosse.
Confiando que Deus fará bem todas as coisas se eu me render à Sua vontade.
Para que eu possa ser moderadamente feliz nesta vida e supremamente feliz com Ele para sempre na próxima. Amém.

 Márcio Mendes