segunda-feira, 24 de setembro de 2012

MOVIDOS PELA FÉ

Você e eu, temos muito o que aprender, mas devemos ter um coração de criança. E no dia de hoje, precisamos crer de verdade no Senhor. Que tal começar novamente e do jeito certo? A nossa felicidade não reside aqui, mas no Céu. 
Fé não é um sentimento! Que esta certeza esteja encarnada em nós, porque somos infantis em nosso sentimento. Sabemos que a nossa vida é exigente, mas devemos ser movidos pela fé e fazermos a experiência de adesão profunda ao Senhor. A fé não tem nada a ver com o que nós sentimos, mas é uma adesão de alma. Eu, particularmente, não sinto Jesus, mas é muito mais que isso: eu sei que ele não me abandona. As minhas escolhas devem ser pelo Senhor e por isso a minha experiência de fé se dá numa decisão diária. O gráfico de nossa experiência com Jesus não deve ser a mercê dos sentimentos. Sabemos que temos os dias difíceis mas pela fé devemos nos agarrar ao Senhor. Se nós nos deixássemos nos levar pelos sentimentos, agiríamos de forma inadequada a nossa fé. A Igreja nos diz que todo homem tem direito de se encontrar com o Senhor. Que a nossa família sera a porta para chegar ao Céu, através de Jesus. 
É uma insensatez irmos a favor de tudo o que o mundo coloca contra a família. Nós somos cristãos, escolhamos o essencial! É urgente que você abandone todo o projeto de sua família que vai contra os princípios cristãos. A hora da misericórdia é agora, decida-se recomeçar! Coloque a sua reconciliação no lugar certo: o confessionário. Exerça a misericórdia com seus irmãos. 
É tempo de misericórdia, não existe outro tempo: Jesus, eu confio em Vós! Esse dizer não é mágico, nem um mantra, mas sim é um modo de viver, pois confiando em Jesus iremos amar sempre e não desistiremos das pessoas. 
Devemos viver movidos por essa confiança: de viver da fé. Saiamos da zona de conforto, demos passos na fé. Meu pai, suicidou-se a um tempo atrás, mas eu não duvido que meu pai alcançou a salvação, pois eu confio na misericórdia do Senhor! Minha família está em constante luta, mas precisamos ser fiéis, deixemos nos mover pela misericórdia. Adotemos o modo de viver com a expressão: Jesus, eu confio em Vós! 
Você não pode viver uma vida sem fé. Saiba que os passos precisam ser dados por você, e por isso que quem confia na misericórdia tudo o que pede, recebe. Tudo o que Jesus quer é a nossa salvação. Nos colocamos, muitas vezes, na presença do Senhor pedindo pelos outros, parecemos por vezes, dizendo a Jesus o que Ele precisa fazer, você precisa crer na Divina Providência, deixar que todo o mover da nosso vida seja de confiança em Nosso Senhor
Se você tem de fato a responsabilidade pelas pessoas, não deixe de apresentar Jesus para ela. O que eu e você precisamos fazer diariamente é agirmos como Santa Faustina na vida dos outros: não devemos desprezar a ninguém. A sua preocupação com as pessoas, tem levado a salvação a elas? Se você está preocupado com a salvação da sua casa, deixe-se agir com os passos de Jesus e isso se dá pelas pequenas obras. O nosso lar deve ser de respeito e de viver como o Senhor deseja.
A sua preocupação é agoniada ou é de fé? Em nossas casas deve se ter a imagem de Jesus Misericordioso, mas muito mais do que ter essa imagem, em nosso rosto e modo de agir devem ser os atos de Jesus. Sabemos que não é o caminho mais fácil, mas é o caminho da sua santificação.
Muitas vezes, nós esquecemos que Jesus está vivo e age em nós. Ele tem o peito aberto e é daí que jorram sangue é água para a nossa salvação. E essa dor que sentiu ao ser transpassado, foi por mim e por você. Sofremos muito, mas se temos a nossa confiança no Senhor, Ele sempre estará conosco. O caminho que Jesus nos convida é de caminharmos na fé. Que tudo isso entre em nós e crie raízes profundas em nosso ser. É tempo de amadurecer, mesmo que você não sinta nada, permaneça fiel, pois a fé, repito, não é sentimentalismo, é graça e certeza de que os raios da misericórdia são nossa fortaleza. Não tenha medo das suas dores e dos sofrimentos que batem em sua porta, pois essas situações podem ser transformadas em atos de misericórdia.

Ricardo Sá 
Consagrado da Comunidade Canção Nova, cantor e compositor.

ORAÇÃO VENERÁVEL E VIVIFICANTE CRUZ (de uma antiga tradição litúrgica oriental Católica)


"Exaltai ao Senhor, nosso Deus e prostrai-vos ante o escabelo de seus pés, porque Ele é Santo.
Salva-nos, ó Filho de Deus, Tu que foste crucificado na carne, a nós, que a Ti cantamos: aleluia!
Salva, Senhor, o teu povo e abençoa a tua herança.
Concede à tua Igreja a vitória sobre o mal e guarda o teu rebanho pela tua Cruz.
Tu, ó Cristo Deus, que, voluntariamente, foste erguido na Cruz, tem compaixão do povo que traz o teu Nome.
Alegra, pelo teu poder, a tua santa Igreja e concede-lhe a vitória sobre o mal.
Que tua aliança seja para nós uma arma de paz e um troféu de vitória!
Diante da tua Cruz † (sinal da cruz), ó Mestre, nos prostramos e glorificamos a tua santa Ressurreição. (3 vezes).
E glorificamos a tua santa Ressurreição.
Diante da tua Cruz †, ó Mestre, nos prostramos e glorificamos a tua santa Ressurreição.
Exaltai ao Senhor, nosso Deus e prostrai-vos ante o escabelo de seus pés porque ele é Santo.
O Senhor reina, alegrem-se os povos; seu trono está sobre os Querubins, vacila a terra.
TODOS: Aleluia, aleluia, aleluia!
Lembra-te do teu povo que elegeste há tanto tempo; recuperaste o cetro de tua herança.
TODOS: Aleluia, aleluia, aleluia!
Deus, que é nosso Rei antes dos séculos, operou a salvação no meio da terra.
TODOS: Aleluia, aleluia, aleluia!
Ó Mãe de Deus, tu és o paraíso místico, pois sem ser cultivada, produziste Cristo, que plantou a árvore da Cruz.
Por isso, agora O adoramos crucificado e a ti exaltamos.
Gravada está sobre nós, Senhor, a luz da tua face.
TODOS: Aleluia, aleluia, aleluia!
Ó Cristo Deus, que voluntariamente foste suspenso à Cruz, tem compaixão do povo que traz o teu nome.
Alegra, pelo teu poder, a tua santa Igreja dando-lhe a vitória sobre o mal.
Que tua aliança seja para nós uma arma de paz e um troféu de vitória.
Cumprida, Senhor foi a palavra de teu profeta Moisés: "Vereis vossa Vida suspensa a vossos olhos".
Hoje, a Cruz é exaltada e o mundo se liberta do erro.
Hoje, renova-se a ressurreição de Cristo; regozijam-se os confins da terra, e, com hinos e salmos, como outrora Davi, exclamam: "Realizaste hoje, a salvação do mundo, passando pela Cruz e a Ressurreição, pelas quais nos libertaste, Senhor Nosso Deus!".
Ó Tu, que amas a humanidade (Ágape), Senhor, glória a Ti!

Padre Marcelo Rossi

COMO AGRADECER E LOUVAR O TEMPO DE DEUS ?

São Basílio Magno ensinava: "Pedes e não recebes, porque a tua oração foi malfeita ou sem fé, sem devoção ou desejo, ou porque pediste coisa que não se referia à tua salvação eterna, ou pediste sem perseverança". 
Temos a necessidade de adorar a Deus durante as vinte e quatro horas do dia. Jesus disse que é preciso orar sem cessar, sem nunca deixar de fazê-lo. Mas como podemos ficar pedindo o tempo todo? Como podemos agradecer e louvar o tempo todo? Nossos lábios iriam se cansar. Sim, podemos adorar o tempo todo porque é o nosso coração e espírito que estão sintonizados com Deus. 
Nosso lugar é com Deus! Vivemos uma vida infeliz porque vivemos fora do nosso lugar, do nosso "habitat" que é Deus. Podemos perder a nossa vida apostólica e religiosa se deixarmos o Senhor, nosso "habitat" natural. Nosso lugar é Deus, por isso o nosso lugar é na adoração. Adorar é ficar em Deus! Permanecer unido ao Coração d'Ele durante todo o dia. Você pode adorar até mesmo deitado no sofá. Mesmo que esteja esgotado não se deite ali somente para descansar. Descanse em Deus porque isso já é adoração. Na adoração não precisamos de palavras, mas se as temos, isso é um acréscimo. No amor não são necessárias palavras e os melhores momentos de amor acontecem no silêncio, no qual não há necessidade de se dizer nada. 
Não queira ficar falando muito, pois Deus sabe de tudo. É claro que há momentos nos quais precisamos louvar e agradecer a Deus, assim como há outros momentos em que é preciso fazer pedidos a Deus, mas há aqueles nos quais precisamos simplesmente estar em Deus como o peixe está na água
Monsenhor Jonas Abib
Fundador da Comunidade Canção Nova

A QUEM VOCÊ QUER SERVIR ?

Agora é o momento da escolha, da opção. Diga comigo: "É o momento da minha escolha entre um lado e outro. Dá-me, Maria, a graça de optar bem". 
Deus, por intermédio de Moisés, preparou Josué. Este era jovem e já estava na condução do povo de Deus. Moisés disse a ele: "Foi Deus quem te escolheu, Josué". Diga comigo: "Foi Deus quem me escolheu. Eu tenho um povo para o qual Deus já me escolheu. Não sou um qualquer. É a minha missão". Josué atravessou o Rio Jordão miraculosamente e quando chegou do lado de lá, viu que a terra estava toda habitada, tinha donos, tinha reis. Deus mostrou-lhe que vida de escravidão produz vícios, pecados, erros e dependência. Foram 400 anos de escravidão do povo hebreu, que vivia a idolatria e os costumes dos povos escravizadores. Tudo aquilo tinha de mudar. O Senhor tinha de obter deles uma escolha. Movido por Deus, Josué é muito franco com eles exortando-os: "Escolhei hoje a quem quereis servir".
Hoje, eu também preciso dizer a você: "A quem você quer servir? Qual é a sua escolha, qual a sua opção?" O Senhor está dizendo que tudo precisa mudar, porque você é um escolhido, um eleito. 
Josué disse: "Quanto a mim, eu e minha casa serviremos ao Senhor". O líder estava resolvido. Eu dou o testemunho de minha opção, como Josué fez, pois o importante para Deus e para o povo, para o qual você é chamado, é a sua opção. Responda do fundo do seu coração. Graças a Deus, aquele povo respondeu com firmeza: "Longe de nós abandonarmos o Senhor". Atrás daqueles ídolos e imagens de ídolos se escondiam o demônio. As coisas que os pagãos sacrificam aos ídolos, na verdade, eles sacrificam-nas aos demônios. E São Paulo diz: "Eu não posso permitir que vocês tenham comunhão com o demônio". Sabe por que, meus irmãos? Esses ídolos são produtores de pecados, de vícios. E como Jesus disse: "Vós não podeis servir a dois senhores". "Eu sou o único", diz o Senhor. Irmãos, como sempre afirmo, não há "coluna do meio". 
Infelizmente, muitos estão servindo a outro senhor, que é um produtor em alta escala de pecados na área da sexualidade, gerando corrupção, contestação quanto aos valores cristãos e contra os pais, insatisfação, falta de sentido para a vida, e tudo isso gera muita revolta em nosso interior. Tudo isso é subproduto do maligno e a mídia mostra, incentiva e aplaude tudo isso. Eles estão fazendo tudo isso, não para servir a Deus, mas para servir ao demônio. 
Deus não quer que nós tenhamos comunhão com os demônios! Se você vive mal seu namoro, seu casamento, seu trabalho, se vive o orgulho, o adultério, a corrupção, a hipocrisia... Pecado é pecado! E não dá para medi-lo, assim como nós não brincamos com nódulos, que podem ou não ser cancerígenos, não podemos brincar com o pecado e manter comunhão com ele; mesmo que este pareça insignificante. Como disse: pecado é pecado!
Monsenhor Jonas Abib
Fundador da Comunidade Canção Nova