sábado, 20 de abril de 2013



Uma das coisas mais difíceis para qualquer pessoa é manter viva no coração a esperança. Por vezes, somos submetidos as mais diferentes provações e pouco a pouco vamos deixando com que as influências negativas do mundo, tirem a nossa confiança nas coisas do alto.

Manter viva a esperança não é fingir que os problemas não existem, mas saber que são passageiros. Esperar é crer que o sofrimento chegará ao fim e que todas as dificuldades podem ser superadas. A fé nos faz entender que apesar dos problemas existirem, podemos enfrenta-los e superá-los.

A esperança é um dos principais ingredientes para não se deixar vencer pelos problemas. É certo que existem momentos em que parecem que vamos perder toda a nossa confiança. No Salmo 36,5 lemos: “Confia ao Senhor a tua sorte, espera nele, e ele agirá”.

Uma das coisas para não perdermos a esperança é não deixarmos escapar as nossas oportunidades, mas aproveitá-las em tempo próprio. Não se deixe abater, o Deus de amor esta com você, levante a sua cabeça e permita que a esperança lhe devolva a coragem diante da vida.

Meu bom Deus,
muito obrigado pela tua graça,
não pagamos nada por ela,
é tudo dom gratuito de tua bondade.
Perdoa a nossa ingratidão e
faz-nos sempre carentes de tua ajuda.
Muda a nossa maneira de ser,
reforma o nosso procedimento,
faz-nos instrumentos de tua paz e
dá-nos o dom do equilíbrio.
Amém!
Padre Alberto Gambarini

PRECISAMOS SER SANTOS

O Senhor pode enumerar tudo o que fez em nossas vidas, só o fato de existirmos já é uma graça. Também o fato de nos ter feito cristãos é uma prova das maravilhas do Senhor. Peçamos perdão a Deus por nosso relaxamento e mediocridade, não podemos ser assim, simplesmente pensar que o fato de sermos honestos, trabalhadores e de uma boa família é o suficiente.

"Perdão, Senhor, por sermos consagrados, participarmos de grupos de oração, mas a nossa vida não corresponder a tudo isso. Eu me arrependo, diante do Senhor, da minha mediocridade e do meu relaxamento". Este também é um ato de misericórdia.

Misericórdia não é só o Senhor nos pegar no colo, mas também falar firme conosco, colocar diante de nossos olhos as nossas fraquezas e mediocridades.

Precisamos saber que entre o céu e o inferno não há uma "coluna do meio". Muitos dirão: "Senhor, Senhor!" e Ele dirá: "Eu não te reconheço". Nós pregamos, fazemos milagres em nome de Jesus e temos os carismas, mas se a nossa vida não corresponder a tudo isso, iremos para o fogo do inferno, onde seremos queimados.

Peçamos que o Espírito Santo nos dê a graça de sermos verdadeiramente santos.

Monsenhor Jonas Abib
Fundador da Comunidade Canção Nova

NASCER DO ALTO

A vida vence a morte em cada gesto de amor
O nascimento é um momento marcante. No mundo, vamos descobrindo-nos como pessoas plenas de possibilidades. Algumas delas surgem naturalmente, no decorrer da vida, outras, após serem trabalhadas, associam-se ao que somos. Contudo, em nosso processo de crescimento interior carregamos conosco uma natureza frágil e pecadora. Com o passar do tempo, fazemos a descoberta de nossas limitações humanas e espirituais. Estas limitações, quando não trabalhadas, podem dar lugar a uma vida extremamente complexa, na qual o pecado nos arranca de nós mesmos e dos braços de Deus.
O tempo litúrgico da Páscoa é propício para vivermos, na vida, um tempo novo, onde os erros dão lugar às possibilidades adormecidas na alma. Recomeçar nem sempre é fácil. Exige muita força de vontade e uma capacidade interna de superação. Para nós cristãos, a mudança interior não acontece somente a partir de nossas próprias forças interiores, mas conta com o auxilio do Espírito Santo. Ele guia nossa alma pelos bons caminhos e faz de cada dia um tempo novo de ressurreição:
“Vós deveis nascer do alto. O vento sopra onde quer e tu podes ouvir o seu ruído, mas não sabes de onde vem, nem para onde vai. Assim acontece a todo aquele que nasceu do Espírito” (Jo 3,7b-8).

Um novo nascimento nos faz pessoas renovadas no amor em Cristo. É uma vivência nova a partir da experiência da fé na ressurreição que invade nosso coração e nos capacita a sermos testemunhas do Ressuscitado.

Nasce do Alto quem olha para o passado e, nele, faz um firme propósito de construir o presente a partir dos aprendizados de outrora. Nasce do Alto quem deixa o amor e a esperança ocuparem o lugar antes concedido ao egoísmo e falta de fé.

A fé na ressurreição marca, definitivamente, a história de toda pessoa que se deixa inundar pelo Espírito Santo. Não há como nascer se não houver fecundação. E a experiência pascal de nossa caminhada cristã é fecundada pela ressurreição de Cristo, que nos faz seres humanos novos para um tempo novo.

Nasce do Alto e do Espírito quem faz, no amor de Cristo, a experiência de deixar-se amar verdadeiramente por um Deus que, a cada dia, nos dá a alegre notícia: A vida vence a morte em cada gesto de amor!
Padre Flávio Sobreiro

EU PRECISO DE CURA INTERIOR ?

Primeiro passo: Saber o que está acontecendo com você. Isso se chama observação! Olhar os sintomas e anotar. Observar tudo: sintomas físicos, doenças que você traz e que se passam por você. Tomar nota de tudo o que acontece no seu corpo.

Fazer muitas perguntas a si mesmo, anotar cada detalhe, enfim, tomar nota dos sintomas físicos; é preciso fazer bem feito.

Depois de anotar todos os sintomas emocionais, eles são o espelho do que acontece você vive interiormente(exemplo: quando você está sozinho, o que você sente?). Ficar atento aos sentimentos. Ainda: tomar nota das atitudes de vida, elas são reflexo do que você vive interiormente. Como você se comporta?(exemplo: dizer uma mentira é sintoma de um problema muito mais profundo). Não podemos rezar somente pelos sintomas, pois assim a cura não acontece. Segundo passo: Descobrir a doença, dar nome ao seu diagnóstico. Orar pela cura profunda. Quais são os problemas emocionais profundos? O Padre Huffus, quando esteve aqui na Canção Nova, ensinou que são quatro as feridas profundas que nos atinge:
1) Rejeição: Como ela vem? Quando não me sinto amado e querido pelas pessoas que me são importantes e próximas. Não que elas não me amem, eu sinto assim. (Sentimentos que podem existir: raiva, amargura, tristeza, ódio, inveja dos amigos, suspeita, falta de confiança nas pessoas.) É a mais importante ferida emocional. A grande dor que Jesus sentiu foi a rejeição.

2) Sentimento de culpa: Ele acontece quando se é criado em uma família muito religiosa, em que alguns conceitos são passados de maneira errada (exemplo: “Papai do céu vai te castigar”; “Papai do céu está vendo tudo que você está fazendo de errado”). A culpa saudável nos leva à conversão; a culpa errada nos leva a ter medo de Deus, medo do castigo eterno e a fazer coisas com medo de Deus.

3) Sentimento de inferioridade: Quando a criança nasce, ela está cheia de sentimentos de superioridade, todos olham para ela, torna-se o centro das atenções, porém, quando a criança cresce, as pessoas se cansam dela, ela deixa de ser o centro. Talvez até escute dos pais expressões como: “Você é ruim”, “Você é mal...”, formando uma imagem pobre de si mesma, vinda de palavras negativas que chegam a ela. Nasce com isso o sentimento de autopiedade, o ódio de si mesma e depois a autodestruição, chegando muitas vezes ao suicídio.

4) Medos: Não são os medos pequenos, são os que paralisam a pessoa, fechando-a em si mesma, como medo da morte, medo de ficar sozinha, medo do diabo, medo do escuro etc... 

Terceiro passo: É o mais importante. Encontrar as causas profundas pelos quais você tem esses problemas profundos das pessoas. Como está escrito no início, não basta rezar pelos sintomas, é preciso rezar pelas causas.

Atitude prática: Orar ao Espírito Santo e refletir sobre a sua visa passada. A Adoração ao Santíssimo é fonte de cura e libertação. 
Fale para Jesus concretamente aquilo que aconteceu com você. Se você tem facilidade, escreva e leia para Jesus. Ele nos lava e purifica de tudo o que foi deformado a imagem de Deus em nós. O que você pode escrever?
Seu nome (muitas vezes as causas do problema está relacionado com o nome);
Seu sexo (Muitas vezes o problema está relacionado ao sexo);
Idade (dia do aniversário, anos do nascimento);

Ocupação (quais os cursos que você fez, o que faz agora); Coisas da família (seus pais, seu relacionamento com eles, seus irmãos, onde você está na sua família, se teve alguma morte, sua situação financeira, sua história, sua raça, tudo que você achar que é importante);
Seus ancestrais (alguém que precisa de oração, os pecados que você conhece dos seus antepassados; é importante saber se há algum problema na sua árvore genealógica);
O que você fez de errado? (para Deus, para si mesmo, para os outros) – isto é matéria de confissão. O Sacramento da Reconciliação é fonte de cura e libertação; 
O que fizeram de errado para você? (causa de aconselhamento, buscar ajuda, alguém que possa rezar pela sua cura interior).

DEUS QUEM REGE MINHAS VIDAS

Digamos que haja um assunto sobre o qual eu esteja inquirindo a Deus há bastante tempo. Às vezes, parece que é naquela direção, e depois vejo que não. E continuo, aguardando e perguntando, deixando que o Senhor me dê a resposta.. E quando Ele não a dá, continuo meu caminho, consciente de que Ele é o meu Senhor e eu sou servo. Muitas vezes, nos esquecemos de que somos servos, de que Ele é o Senhor e queremos resolver as coisas por nós mesmos. 

Mas quando alimentamos a consciência de que somos servos e de que Deus rege a nossa vida, não adianta querer por nós mesmos reger a nossa vida porque basta o Senhor fazer uma pequena mudança e toda a situação muda, muda muito. Daqui a pouco você fica doente e é obrigado a ficar de cama. Muda tudo. Você tinha mil planos, mas uma doencinha qualquer, uma gripe, uma dor de cabeça, uma febre de cair na cama mudam todos os seus planos.

Muitas vezes, não pensamos nisto: é Deus quem rege as nossas vidas; temos de esperar como bons servos. Por isso o aconselho a fazer todos os processos na oração e, principalmente depois, na hora da execução, a fazer aquilo que o Senhor lhe mostrou na oração. Porque aí vem o difícil e o bonito ao mesmo tempo: a obediência àquilo que Deus nos mostra vai nos fazendo alcançar a sabedoria.

Monsenhor Jonas Abib
Fundador da Comunidade Canção Nova

RECADO PARA QUEM QUER SER FELIZ


Recado para quem quer ser feliz

Jesus diz em Lc 12,49: “Eu vim trazer fogo à terra...” Você quer este fogo? Então olhe para a cruz, você foi amado de um modo tão intenso, ao ponto do Filho de Deus morrer para que você fosse salvo. Ser salvo é ser tirado do fundo do poço do pecado, vícios...também significa receber a verdadeira alegria diante da vida. Quando o fogo de Jesus entra no coração de uma pessoa somos incendiados pelo amor de Deus. Descobrimos que não podemos amar a Deus sem amar o próximo. Podemos ser cristãos ou somente parecer cristãos. Anunciamos Jesus pelo testemunho de vida. O sorriso, a gentileza, o fazer o bem sem esperar retribuição, perdoar, vencer o ciúme...são gestos para mostrar a presença de Jesus ressuscitado. Neste dia viva a alegria de levar Jesus junto de você a todos os lugares. Faça agora esta oração: 

“Jesus misericordioso acende o fogo do Teu amor em meu coração, renova-me com a fé confiante, cura-me para que eu possa levar a Tua alegria a quem eu encontrar neste dia. Amém. 

Agora, alimente a sua fé com o evangelho do dia www.encontrocomcristo.org.br  

Tenha um dia feliz, cheio do amor de Jesus!

Jesus diz em Lc 12,49: “Eu vim trazer fogo à terra...” Você quer este fogo? Então olhe para a cruz, você foi amado de um modo tão intenso, ao ponto do Filho de Deus morrer para que você fosse salvo. Ser salvo é ser tirado do fundo do poço do pecado, vícios...também significa receber a verdadeira alegria diante da vida. Quando o fogo de Jesus entra no coração de uma pessoa somos incendiados pelo amor de Deus. Descobrimos que não podemos amar a Deus sem amar o próximo. Podemos ser cristãos ou somente parecer cristãos. Anunciamos Jesus pelo testemunho de vida. O sorriso, a gentileza, o fazer o bem sem esperar retribuição, perdoar, vencer o ciúme...são gestos para mostrar a presença de Jesus ressuscitado. Neste dia viva a alegria de levar Jesus junto de você a todos os lugares. Faça agora esta oração:

“Jesus misericordioso acende o fogo do Teu amor em meu coração, renova-me com a fé confiante, cura-me para que eu possa levar a Tua alegria a quem eu encontrar neste dia. Amém.

Tenha um dia feliz, cheio do amor de Jesus!