terça-feira, 11 de março de 2014


DICA PARA VIVER BEM A QUARESMA: VENERAÇÃO DA VIRGEM MARIA.


Durante a Quaresma, Nossa Senhora é venerada especialmente pelo título de Nossa Senhora das Dores. Como durante todo o restante do ano, Maria Santíssima auxilia o cristão a viver o seu percurso de fé.

"Maria é sempre a Virgem fiel. Ela demonstra sua fidelidade aos pés da cruz (cf. Jo 19, 25-27), suporta tudo. Muitas vezes, Deus permite que passemos por tribulações para amadurecer nossa esperança. Temos que ser como Nossa Senhora, que guardava tudo em seu coração. Ela tem papel preponderante neste Tempo como a mulher que leva a refletir os verdadeiros valores do evangelho.

EU MINHA CASA SERVIREMOS A DEUS

Irmãos, nós estamos sendo arrastados pela onda de loucura do mundo. Nós queremos fazer como os artistas fazem, como as novelas fazem, e acabamos destruindo a nossa família. Isso é loucura! 

Muita gente de Igreja, de comunidade, de grupos estão caindo nessa armadilha. Eu tenho de lhes dizer, com franqueza, que isso é uma loucura, meu irmão. Cuidado com esse "vírus" que o mundo espalha em nossa vida! A nossa sociedade pegou uma "virose", o "vírus da rebeldia", e por causa dele as pessoas buscam a independência de Deus. 

Deixe-me dar-lhe um exemplo: esse "vírus" é como uma gripe. É uma doença chata, porque perdemos o paladar, a nossa comida perde o sabor e nós a deixamos de lado. A gripe nos derruba. Mas o que causa tudo isso? Um vírus bem pequeno". 

Se o "vírus da rebeldia" pegar você, sua família se tornará chata, seu casamento não prestará mais, não terá mais sabor. Mas, na verdade, não é o seu casamento que perdeu o sabor, é você quem pegou o tal "vírus". O seu casamento não é uma desgraça.

Crie juízo! Será preciso você pegar AIDS para entender o perigo? 

Não continue participando dessa loucura, dessa sociedade que pediu a independência de Deus. Meu filho, nós precisamos romper com esse círculo vicioso custe o que custar. 

"Eu e minha casa serviremos a Deus" (Js 24,15) 
Monsenhor Jonas Abib

A CARIDADE É O PRINCÍPIO E FIM DE TODAS AS COISAS

Precisamos abrir o coração para vivermos uma caridade verdadeiramente evangélica, profunda, séria e comprometida com os mais necessitados. 
”Pois eu estava com fome e não me destes de comer; eu estava com sede e não me destes de beber; eu era estrangeiro e não me recebestes em casa; eu estava nu e não me vestistes; eu estava doente e na prisão e não fostes me visitar” (Mt 25, 42).
Precisamos abrir o coração para vivermos uma caridade verdadeiramente evangélica, profunda, séria e comprometida com os mais necessitados. 
”Pois eu estava com fome e não me destes de comer; eu estava com sede e não me destes de beber; eu era estrangeiro e não me recebestes em casa; eu estava nu e não me vestistes; eu estava doente e na prisão e não fostes me visitar” (Mt 25, 42).
Padre Roger Araújo

A RAIZ DE TODO SOFRIMENTO

O pecado é  causador das misérias humanas
A Revelação de Deus por meio da Bíblia e da Tradição da Igreja, nos ensina que por causa do pecado da desobediência ao Criador, nossos primeiros pais perderam a “graça santificante” que lhes dava uma comunhão íntima com Deus, e perderam também o estado de “justiça original” que garantia a harmonia do homem com Deus, com a mulher, consigo mesmo e com a natureza. Se se mantivesse fiel a Deus e ao modo de vida proposto por Deus (simbolizado pela proibição da fruta da árvore da ciência do bem e do mal, cf. Gn 2,16s) ele não perderia esses dons.
Mas, o homem não quis obedecer a Deus e, por autossuficiência  recusou o seu modelo de vida. Pecaram por soberba e desobediência, disseram NÃO a Deus, e sim ao Tentador. Por isso, perdeu o controle de si mesmo e ficou sujeito às suas paixões desordenadas; e o mundo que, por dom de Deus, estava harmoniosamente sujeito ao homem, já não era mais; rompeu-se a serventia das criaturas irracionais ao homem; agora estas o maltratam e esmagam, negam-lhe os frutos da terra e, às vezes até as condições de sobrevivência.A terra passou, então, a produzir espinhos e abrolhos e agora o homem terá de tirar dela, com o seu suor, o seu sustento. A mulher, por sua vez, dará a luz em dores de parto. O sofrimento entrou no mundo com o pecado.
“Multiplicarei os sofrimentos de teu parto; darás à luz com dores, teus desejos te impelirão para o teu marido e tu estarás sob o seu domínio.”
“Porque ouviste a voz de tua mulher e comeste do fruto da árvore que eu te havia proibido comer, maldita seja a terra por tua causa. Tirarás dela com trabalhos penosos o teu sustento todos os dias de tua vida. Ela te produzirá espinhos e abrolhos, e tu comerás a erva da terra. Comerás o teu pão com o suor do teu rosto, até que voltes à terra de que foste tirado; porque és pó, e pó te hás de tornar…
O Senhor Deus expulsou-o do jardim do Éden, para que ele cultivasse a terra donde tinha sido tirado…” (Gn 3,17-23).
Nas origens da história humana há um Pecado que é responsável pela miséria física e moral que o homem sofre através dos séculos. Como ensina São Paulo:
“Por isso, como por um só homem entrou o pecado no mundo, e pelo pecado a morte, assim a morte passou a todo o gênero humano…” (Rm 5,12).
O Papa João Paulo II afirma sem hesitação que:
“Não se pode renunciar ao critério segundo o qual, na base dos sofrimentos humanos, existem implicações múltiplas com o pecado”.
“O mal, de fato, permanece ligado ao pecado e à morte. E, ainda que se deva ter muita cautela em considerar o sofrimento do homem como consequência de pecados concretos (como mostra precisamente o exemplo do justo Jó), ele não pode, contudo, ser separado do pecado das origens, daquilo que em São João é chamado “o pecado do mundo” (Jo 1,29)” (SD, nº 15).
Assim, conforme a Sagrada Escritura e a doutrina da fé, a origem do mal no mundo está no pecado, no plano moral. E isto fez surgir o mal físico (doenças, mortes, catástrofes, calamidades…).
Para explicar todo o sofrimento que há no mundo São Paulo disse que:  “O salário do pecado é a morte” (Rm 6,23).
É pelo pecado, tanto o original quanto os pessoais, que o demônio escraviza a humanidade e a afasta de Deus, fazendo-a sofrer. É por isso que Jesus veio, se encarnou, para “tirar o pecado do mundo” (Jo 1,19). Não foi para outra coisa. Ele aceitou derramar todo o Seu Sangue e sofrer tudo o que sofreu para arrancar do mundo a raiz de todo mal: o pecado.
Prof. Felipe Aquino

O HOMEM NOVO SABE QUAL É O CANTO NOVO



Se a sua vocação é salvar, Deus vai te cobrar isso! É bonito e até romântico falar que o nosso ministério é uma vocação; mas ultrapassa isso, você tem um chamado, um desígnio para salvar as almas. Um dia você prestará conta ao Senhor. Um dia você vai morrer - tem gente que nem gosta de falar isso - mas é necessário. Qual vai ser seu canto no dia da morte? Será que vai ser como o de Jesus que cantou na Cruz “tudo está consumando”? Ou será que você vai dizer, “eu perdi meu tempo!”.
 Feliz aquele músico que descobriu que, mais do que um trabalho, é uma vocação!O senhor nos convocou nesse acampamento com uma palavra forte, a uma união de corações, para uma harmonia do coração. Ele quer fazer de mim e de você um homem novo, que sabe o que é um canto novo. E o que é o homem novo? O Homem novo e a uma mulher nova é aquele que é batizado no Espírito Santo, cheio do Espírito Santo. E daí o canto novo brota naturalmente.

"E o que estava assentado sobre o trono disse: Eis que faço novas todas as coisas. E disse-me: Escreve; porque estas palavras são verdadeiras e fiéis". (Apocalipse 21:5) 
As coisas do mal são repetitivas, a causa das quedas são quase as mesmas coisas, e por isso o Espírito está nos chamando para sermos novos.

E quero dar uma palavra para aqueles que estão começando: “Bem vindo! Avance para águas mais profundas. Mas também encontramos pessoas que já estão caminhando mais ou menos há 10 anos no ministério de música, à você a palavra é “aguenta firme”, até aqui o Senhor te ajudou! E para aqueles de mais de dez anos, o que importa é proseguir decididamente, não pendure o microofone! Até o fim se Deus quiser! O Senhor também tem uma palavra para aqueles que estão cansados, sobrecarregados no seu ministério: Tomai ânimo! Não tenhais medo, Deus está nos meios de nós! Os jovens se cansam, cambaleiam, mas o Senhor renova as suas forças. E para isso o Senhor nos dá a graça do batismo no Espírito.

Mas também tenho um recado para aqueles que estão no pecado, na lama: Não tenha medo, Deus está aberto para te perdoar. Os braços do Senhor jamais estão apontados para você dizendo: 'Culpado!' Não são os curados que precisa de cura, mas os enfermos. Levante! Deus é misericordioso.

E tenho uma palavra, para aqueles que estão no ano dourado do seu minísterio, de que uma certa forma estão fazendo “fama”: até agora não fizemos nada. Ainda que eu cante na língua dos homens e dos anjos se eu não tiver amor de nada adianta. Quem perseverar até o fim será salvo.

Exatamente por causa do nosso chamado, Deus quer nos renovar. A igreja diz: “Primeiro o homem, depois o santo”. Muitos pessoas que se encontram com Deus já querem caminhar nos altares da santidade, mas primeiro precisa trabalhar a humanidade. Não queira começar pelo telhado, é preciso começar pela base. E ao longo do tempo o Espírito Santo quer nos modelar. 

Esse ano eu completo 13 anos de sacerdote, e até hoje eu olho para minha vida e vejo o quanto o Senhor precisou trabalhar; e isso às vezes doí, mas quem acaba fugindo da dor, acaba ficando pior. Primeiro Deus precisa trabalhar o homem, depois você se tornará um grande santo.

Vamos trabalhar nesse acampamento com “Evangelli Gaudium” três passos para sermos batizados no Espírito: 'A igreja nos transmite o Evangelho, e nos envia a pregar a sua riqueza plena que envolve acadêmicos, empresários e artistas, encorpora todas as realidades,e a alegria de uma pai é de não perder nenhum dos seu pequeninos[...]enquanto não fecundar e curar e unir todos os homens.'

Essa palavra se encaixa perfeitamente no acampamento para músicos. O evangelho nos cura. Primeira coisa que Deus quer nos ensinar: quem canta, toca e se envolve em outras artes, tem um ministério. Deus quando te criou, te fez com uma trilha sonora, você não nasceu desprovido das graças do Espírito Santo. Você precisa tomar posse do seu ministério. 

O nosso ministério começa por um chamado. Qual é o primeiro passo? Encarar o nosso ministério. Abandone a você mesmo e assuma a Cruz! Um dia o Senhor te chamou, talves através de uma música. O seu ministério é uma vocação. Quando eu declaro meu ministério, eu não para nas aptidões humanas. Se o seu ministério é uma vocação, Deus jamais voltará atrás; é irrevogável, sua vocação é dotada para salvar as pessoas. É preciso assumir o nosso ministério como uma vocação!

Segundo passo do batismo no Espírito: “Deixar-se fecundar pela unção do outro", cita no Evangelli Gaudium. E não é só você que é ministro da arte! Você não é possuidor de missão, Deus colocou também unção no outro, e a unção do outro nos faz ter unção. Um ministro de música que não consegue se emocionar com o ministério do outro, está se fechando, só consegue olhar para seu próprio umbigo.

Eu inicie minha vida na igreja como coroinha, e sempre fui muito tímido. Quando chegava visita em casa eu escondia debaixo da calma. Quando Deus me revelou a música eu recebi muito cura, cura afetiva, e fui batizado no Espírito. E quando entrei no seminário meu bispo disse que eu estudaria fora, e eu já cantava com unção. E eu pensei, “eu não posso esfriar na unção”, e lembrei do Eugênio que cantava muito bem, então escrevi uma carta para ele: “Eu sou um seminarista pobre, não tenho dinheiro, e estou indo para o estrangeiro, e sei que você tem muita coisa de carismático. O quê você poderia me dar?” Ele me deu uma caixinha de cassete da missão "Mensagem 2000"; e quantas vezes - e quantos anos - essa musicalidade alimentou meu ministério. Com exemplo dele, hoje eu consigo me emocionar e vibrar com meus irmãos. É preciso deixar-se batizar pela música do outro. E Deus quer realizar uma obra nova.

Terceiro passo do batismo: “Decidir- se pela converssão”. Não adie sua converssão pessoal, o Senhor te quer santo agora, nesse momento. Cuidado para não construir a sua casa sobre a areia. Cuidado com o ministro da música que não respeita a visão do outro. Quem sobe na vida pisando nos outros, vai encontra-los quando cair. Na nossa missão existe armadilhas que querem seduzir nossa afetividade, seduzir nossa visão. Não manche o seu ministério, não deixe que o inimigo roube o seu ministério! 

Deixe-se guiar pela Igreja, se você soubesse o batismo no Espírito que acontece depois de uma confissão... Confessar bem, comungar bem! Busque um bom diretor espiritual, especialmente os coordenadores. Não continue seu ministério sem um diretor espiritual. Para encontrar um bom diretor tem que dobrar o joelho no chão. O ministro que não se deixa guiar, que não obedece, é incapaz de ter seu ministério ungido!
De que adianta um ministro tecnicamente bem, com seu espírito quebrado, sem unção! Tenha bons amigos, você não é obrigado a ser amigo íntimo de todos, mas com os poucos, seja íntimo, a palavra diz que um amigo fiel é remédio, é vitalidade. Se você se senti ferido na sua afetividade, deixa Deus te curar, e curar através dos amigos. Deus nos deu uma alma artística, as pessoas com esse dom tem seus afetos vividos de uma forma mais intensa, junto com a capacidade artística, junto com isso o Senhor ativou a sensibilidade sexual. Nós ministros da música precisamos trabalhar muito a parte humana, e para fazermos isso eu me submeto a alguém, que tem autoridade sobre mim. Em nome do Senhor, nossa maturidade vai sendo modelada. A terapia pode nos ajudar muito, mas nada se compara com a ação do Espirito Santo. E isso só acontece quando eu me submeto a alguém, a um diretor, um acompanhador.
Padre Delton Filho 
Sacerdote diocesano, cantor, compositor e fundador da Comunidade Coração Fiel.
"O Rosário é a minha oração predileta. Oração maravilhosa! Maravilhosa na simplicidade e profundidade". João Paulo II
Você também reza? 
"O Rosário é a minha oração predileta. Oração maravilhosa! Maravilhosa na simplicidade e profundidade". João Paulo II
Você também reza? Então #Compartilhe

Curtir ·  · 

RENUNCIE Á IMPIEDADE E ÁS PAIXÕES MUNDANAS

Nós estamos sendo oprimidos, mas o Senhor quer nos libertar e colocar sobre nós uma capa de proteção. Jesus veio para nos ensinar a renunciar à impiedade e às paixões mundanas. 

Rezemos: "Liberta-me, Senhor! Eu eu não quero viver de paixões mundanas, não quero que ela me dominem. Senhor, venha dominar toda a minha mente, toda o meu ser, todo o meu corpo, todos os meus sentimentos e as minhas emoções. Liberta-me de toda impiedade, Jesus".

Não podemos nos deixar dominar pelo maligno. Somos templos de Deus, independente de nossos pecados, de nossos sentimentos. Pelo batismo somos templo do Deus vivo.

Para expulsar o inimigo com o poder do batismo, precisamos fazer sempre o sinal da cruz, que é um sinal de exorcismo. O inimigo semeia e atiça as paixões mundanas. Precisamos ter a proteção de Deus em nossa vida. Clame o nome de Jesus, peça-Lhe que a sua vontade esteja de acordo com a d'Ele.

Monsenhor Jonas Abib