quinta-feira, 24 de abril de 2014

A IMPERIOSA NECESSIDADE DA EUCARISTIA


A Escritura não mente. Disse Deus no Antigo testamento: "Colocarei minha morada entre vós" (Levítico 26, 11). E depois de ressuscitar, quando dispunha-se a subir aos céus, Cristo ratificou: "Estarei convosco todos os dias até o fim do mundo" (Mateus 28, 20).

E eu como posso chegar a subestimar, ou pior, a ignorar a Deus realmente presente na Eucaristia, e não dar-lhe o culto devido? Por acaso, não é a Eucaristia uma Páscoa eterna?

EVITE SER CRISTÃOS MORCEGOS

Francisco destacou que os cristãos não podem ter medo da alegria da Ressurreição, mas sim manter um diálogo contínuo com Deus

homilia papaHá cristãos que têm medo da alegria da Ressurreição que Jesus quer doar, e a vida deles parece um funeral. Mas Cristo ressuscitou e está sempre presente! Esta foi a reflexão central do Papa Francisco, na Missa celebrada, 
Evangelho de hoje conta a aparição de Cristo ressuscitado aos discípulos. Francisco explicou que Jesus queria conduzi-los à alegria da Ressurreição, mas os discípulos não acreditavam, porque estavam chocados e cheios de medo, pensando terem visto um fantasma.
“Esta é uma doença dos cristãos. Temos medo da alegria. É melhor pensar: ‘sim, sim, Deus existe, mas está lá; Jesus ressuscitado está lá’. Um pouco de distância. Temos medo da proximidade de Jesus, porque isso nos dá alegria. E assim se explicam tantos cristãos de funerais, não? A vida deles parece um funeral contínuo”.
Segundo o Papa, essas pessoas preferem a tristeza, não a alegria. Deixam-se conduzir melhor nas sombras e não na luz. Nesse sentido, ele comparou esse tipo de cristãos aos morcegos. “Como aqueles animais que somente conseguem sair à noite, mas à luz do dia não, não veem nada. Com um pouco de senso de humor, podemos dizer que há cristãos morcegos, que preferem as sombras à luz da presença do Senhor”.
O Papa destacou que Cristo, com Sua Ressurreição, traz a alegria de ser cristão, de segui-Lo, de andar pelos caminhos das bem-aventuranças. Muitas vezes, ressaltou Francisco, tem-se medo dessa alegria, há cristãos que foram derrotados na cruz, mas a vida cristã deve ser um diálogo com Jesus.

“Peçamos ao Senhor que faça com todos nós aquilo que fez com os discípulos, que tinham medo da alegria: abra a nossa mente e nos faça entender que Ele é uma realidade viva, Ele tem corpo e Ele está conosco. Deus nos acompanha. Ele venceu. Peçamos ao Senhor a graça de não ter medo da alegria”.

Dai graças ao Senhor, porque ele é bom! Este é o dia que o Senhor fez para nós: alegremo-nos e nele exultemos!Eterna é a sua misericórdia!

O DIABO EXISTE TEMBEM NO SECULO XXI

O diabo existe também no século XXI. Aprendamos do Evangelho a combatê-lo"

“Também nós somos tentados, também nós somos objeto do ataque do demônio, porque o espírito do Mal não quer a nossa santidade, não quer o testemunho cristão, não quer que sejamos discípulos de Jesus. E como faz o espírito do Mal para nos afastar da estrada de Jesus com a sua tentação? A tentação do demônio tem três características e nós devemos conhecê-las para não cair nas ciladas. A tentação começa levemente, mas cresce: cresce sempre. Depois, cresce e contagia outra pessoa, passa a outro, tenta ser comunitária. E, no final, para tranquilizar a alma, se justifica. Cresce, contagia e se justifica”.

“Temos uma tentação que cresce: cresce e contagia os outros. Pensemos numa intriga, por exemplo: sinto inveja de uma pessoa. Primeiro é um sentimento pessoal, mas depois tenho que compartilhá-lo com o outro. Cresce e vai contagiando… Mas este é o mecanismo das intrigas e todos nós somos tentados a fazê-las! Talvez alguns de vocês não, se são santos, mas também eu sinto esta tentação! É uma tentação cotidiana. Mas começa assim, suavemente. Depois cresce e, no fim, se justifica”.

“Todos somos tentados, porque a lei da vida espiritual, a nossa vida cristã, é uma luta: uma luta. Porque o príncipe deste mundo – o diabo – não quer a nossa santidade, não quer que sigamos Cristo. Alguém de vocês, talvez, poderá dizer: ‘Mas, Padre, como o senhor é antigo, falar do diabo no século XXI!’. Mas, olhem que o diabo existe. Existe. Inclusive no século XXI! E não devemos ser ingênuos, eh? Devemos aprender do Evangelho como se faz a luta contra ele”.

Papa Francisco

SÓ HOJE TENHO PARA FAZER O BEM

A misericórdia de Deus nos salvou para que a bondade d’Ele se manifestasse em nossas obras: ”Estejam prontos para qualquer boa obra. Não injuriem a ninguém, sejam pacíficos, afáveis, e deem prova de mansidão para com todos os homens” (Tito 3,1-2).
Peçamos ao Senhor a graça da mansidão e da bondade em tudo o que fizermos neste dia. Com coragem, lancemos fora todo egoísmo, que quer nos impedir de construirmos a paz.
Quando fazemos o bem com sinceridade de coração, por mais simples que seja o nosso gesto, significa que o nosso coração está unido ao de Jesus, porque Ele é a fonte de todo o bem e toda a graça. Aprendemos a amar e a fazer o bem com o Senhor, visto que por nós mesmos não somos capazes de uma boa ação. Por isso, o convite para nós neste dia é: “Confia no Senhor e faze o bem, e sobre a terra habitarás em segurança. Coloca no Senhor tua alegria, e Ele dará o que pedir teu coração” (Salmo 36, 3).
Ao praticarmos o bem estamos afirmando que sabemos a quem pertencemos, de onde viemos e para onde vamos.
Rezemos ao longo deste dia: Jesus, manso e humilde de coração, fazei o nosso coração semelhante ao Vosso; fazei-nos viver o amor e a reconciliação.
Jesus, eu confio em Vós!
Luizia Santiago

PRECISAMOS TOMAR POSSE DA POSSE DA PRESENÇA DE JESUS NO MEIO DE NÓS

Nós precisamos tomar posse desta verdade: da presença de Jesus no meio de nós. Tudo que as pessoas e o mundo de hoje precisam é se encontrarem com Jesus! 
”Pedro então lhe disse: ‘Não tenho ouro nem prata, mas o que tenho eu te dou: em nome de Jesus Cristo, o Nazareno, levanta-te e anda!”’ (Apóstolos 3,6).
Estamos, hoje, contemplando os apóstolos de Jesus, atemorizados e tristes porque tinham perdido o Senhor, os quais, ao se encontrarem com Jesus vivo e ressuscitado, foram tomados de um novo vigor e de um novo ânimo. Estavam anunciando nas sinagogas, estavam anunciando por todos os lados que Jesus estava vivo e mais do que isso: estavam levando a presença de Jesus por onde andavam.
Pedro e João encontram, então, no pórtico do templo, por volta das três da tarde, aquele homem coxo, que estava ali implorando que fizessem algo por ele. “Os dois olharam bem para ele e Pedro disse: ‘Olha para nós!’ O homem fitou neles o olhar, esperando receber alguma coisa. Pedro então lhe disse: “Não tenho ouro nem prata, mas o que tenho eu te dou: em nome de Jesus Cristo, o Nazareno, levanta-te e anda!’” (Apóstolos 3, 4-6).
O que eles tinham? A fé em Jesus, eles tinham a convicção em Jesus, eles tinham Jesus como o tesouro da vida deles, por isso dizeram ao homem: “Em nome de Jesus Cristo, o Nazareno, levanta-te e anda!” (cf. Apóstolos 3, 6). E pegando-lhe a mão direita, daquela hora em diante, aquele homem ficou com os tornozelos firmes e pôde andar de um lado para o outro, dando pulos de alegria, de ânimo, porque tinha acabado de ser curado.
Nós precisamos tomar posse dessa verdade, nós precisamos tomar posse de Jesus vivo, nós precisamos tomar posse da presença de Jesus no meio de nós e agir em nome d’Ele. Sabem, meus irmãos, a nossa autoridade não deve se basear naquilo que nós temos, naquilo que somos, nos cargos que nós ocupamos, nas coisas que fazemos por Deus ou na Igreja. Não, nada disso! Pois, muitas vezes, nós nos prostramos diante das autoridades – ter respeito por elas, tudo bem! Mas, não existe autoridade maior do que a autoridade de Nosso Senhor Jesus Cristo, a autoridade do nome d’Ele, falar em nome d’Ele, agir em nome d’Ele.
Mas não se pode fazer mau uso desse nome. Quando nós agimos em Jesus, nós levamos a vida em nome d’Ele; quando a nossa vida corresponde àquilo que Jesus pregou, quando a nossa vida corresponde à fé nesse mesmo Jesus vivo e Ressuscitado, nós temos autoridade para agir no nome d’Ele.
Deixe-me dizer uma coisa a você: Tudo que as pessoas e o mundo de hoje precisam é se encontrarem com Jesus, é ter um encontro vivo e pessoal com Ele! E para que isso aconteça, os discípulos d’Ele, aqueles que creem n’Ele, precisam levá-Lo às pessoas! Que nós sejamos testemunhas vivas de que Jesus está no meio de nós!
Padre Roger Araújo

ALEGRE-SE O CORAÇÃO DOS QUE BUSCAM NO SENHOR

Aplainem, aplainem! Abram um caminho! Arranquem as pedras do caminho do meu povo! Pois assim diz aquele que está no alto, lá em cima, aquele que mora na eternidade e que tem um nome santo: Eu moro na altura santa, mas estou com os oprimidos e humilhados, para reanimar o espírito dos humilhados e reanimar o coração dos oprimidos.

Eu não vou ficar demandando eternamente, não vou ficar irado o tempo todo, senão a vida humana evaporaria na minha presença e seria destruído tudo aquilo que eu criei. Eu estava indignado com a injustiça de suas ganâncias e, de tocaia, eu o feri com todo o meu furor. Ele ia seguindo rebelde o caminho que bem queria; eu vi o seu caminho, mas vou curá-lo, guiá-lo e oferecer-lhe consolação.

E aos que fazem luto por meu povo, farei brotar de seus lábios este canto: 'Paz e felicidade para quem está longe e para quem está perto: eu o curarei, diz Javé'. Os ímpios, porém, parecem mar agitado que nunca pode acalmar-se, e as águas que eles agitam é lama e lodo. Para os ímpios não existe paz, diz o meu Deus.” (Isaías 57, 14-21)
 

Eu creio que há um anjo de Deus neste lugar ordenando a sua vida. Se você está aqui de coração fechado o Senhor vem em seu auxílio. “Em lugar Santo eu moro”, diz o Senhor. Este lugar santo é você tambem que está massacrado, humilhado. “Indignei-me quando você se perdeu, vi onde este caminho ia te levar. Mas eu vou curar-te, animar-te, restabelecer-te“. E o Senhor o fará não só a você, assim como a toda sua família. 

É a promessa de Deus: “Eu vou curar você”! Ninguém veio aqui para fazer um curso de cura interior, mas para experimentar em si a cura que Deus quer realizar. 

O que atraiu sua atenção para a reflexão dessa Palavra não foram os testemunhos que você ouviu, as propagandas que você viu ou a pessoa que lhe indicou, mas foi Nosso Senhor Jesus Cristo. E neste dia você está sendo tocado por Deus de forma pessoal, porque Deus se interessou por você, pelas suas necessidades e, em resposta à sua oração, atraiu você para a reflexão dessa Palavra. 

Até poderíamos pensar que estamos fazendo algo por Deus quando nos colocamos em oração, mas é o contrário, é o Senhor quem nos faz o favor de nos chamar para realizar o que prometeu na Palavra. O Senhor vai curar, fortalecer a você e sua família. 

A cura não acontece por intermédio de um discurso bonito, de palavras agradáveis, isso apenas massageia nossa sensibilidade. Cura interior é uma experiência de graça, da presença de Deus na pessoa faz com que esta veja a vida de outra forma. A pessoa fica mais bonita, porque Deus está com ela de uma maneira diferente. 

A cura interior é a cura da nossa mente, dos nossos sentimentos machucados devido a muitos acontecimentos desagradáveis pelos quais passamos. A cura, para muitos, pode ser o processo de libertação dos sonhos perturbadores. Quem quer ser curado precisa orar. Deus quer levá-lo a isso. 

Através da oração somos libertos dos sentimentos de rejeição, ódio, depressão, sentimentos de inferioridade, tristeza, etc. O que Deus vai dar a cada um de nós ultrapassa e muito tudo o que podemos imaginar. 

Você não tem ideia do que Deus preparou para você! O Senhor não está desconsiderando o que você precisa, mas Ele quer lhe dar muito mais do que aquilo que você pensa que seja essencial para você. 
A Palavra de Deus não é teoria, ela é infalível. As promessas do Senhor se realizam. Precisamos rezar e confiar, confiar e rezar. E esteja certo de que, ao rezar, você sentirá um novo sabor pela vida. 

Quando nos dispomos a rezar a tentação começa a vir à nossa cabeça: “Você viveu a vida inteira de modo errado e agora começa a rezar achando que é simples?”. Temos a tendência a complicar e a querer aquilo que é complicado. Mas é simples! As coisas de Deus são simples, não são complicadas.

Somos profetas e reis com Nosso Senhor Jesus Cristo, por isso temos o mal aos nossos pés. O Senhor quer lhe dar um coração curado, liberto, restaurado para uma vida cheia de ânimo, coragem e felicidade. Esta promessa é de Deus, Todo-poderoso, rico em amor e fidelidade. 

O Senhor quer aliviar o seu coração descrente, cansado, fatigado. Por isso se achegue ao Senhor com fé e você será curado. Mesmo que você esteja machucado e triste, alegre-se, porque a tristeza fecha o coração; enquanto a alegria nos abre para aquilo que Deus quer fazer e nosso interior. 

Deus está com você. Somos tentados a pensar: “Será que Deus está comigo?”, você que já pecou tanto, já fez tantas barbaridades, o Senhor não deixa de chamar a cada um e procurar aqueles que Ele ama, para que encontrem a felicidade. Deus quer você feliz. Por isso ele brada na Palavra “Aplainem, aplainem! Abram um caminho!” 

São Bento precisou expandir o mosteiro, havia uma pedra do lado de fora que precisava ser retirada. Juntaram-se em torno 30 pessoas para retirar aquela pedra e não conseguiram. São Bento ficou observando, depois, de joelhos, rezou. Deus lhe mostrou um demônio sentado sobre a rocha, por isso ela não saía. O santo rezou a oração da Santa Cruz e, em seguida, três homens a retiraram. Depois que o demônio se senta sobre uma situação só Deus para tirá-lo. Cuidado com as oportunidades de ódio, rancor e falta de perdão que você tem dado para o demônio se sentar. 

É a vontade de Deus que seja retirado do seu caminho tudo o que o oprime. E isso só podemos fazer pela oração. O que tem oprimido você? A mágoa, as pessoas que você ama e não o reconhecem, uma pessoa a quem você se dedicou a vida inteira e hoje ela lhe vira as costas? 

Há pessoas que se sentem oprimidas pelo maligno, sentem que o mal as perseguem por onde vão. O Senhor afirma na Palavra: “Vou retirar as pedras do seu caminho.” O Senhor quer nos livrar dos obstáculos que nos oprimem e causam tristeza. 

Outras pessoas vivem situações de opressão. Duvidam se se casaram com a pessoa certa, se mudam ou se ficam, se avançam no relacionamento ou param. Quantos pais e mães carregam no coração o peso de ter rejeitado a criança no ventre, por terem tentado abortá-la e tantas outras situações pelas quais as pessoas carregam a culpa. A culpa, a dúvida, a mágoa, a tristeza podem ser ferramentas nas mãos do demônio contra você. É preciso rezar pedindo ao Senhor que o liberte. 

A vida passa e desperdiçamos nosso tempo com coisas que não precisam da nossa atenção, do nosso carinho. Seja o que for que o esteja barrando hoje, ouça a Palavra de Deus que ordena: “Rasgai o caminho” e deixe o meu filho passar. A nossa confiança não está em nós. Não pense: “Eu fiz, eu mereço, Deus vai me dar”. Não!Você não fez, não merece, mas Deus vai lhe dar porque o ama. Acabou o tempo de você viver sozinho, de não se sentir amado, o Senhor vai fazer em você. 

O Senhor está ao lado daquele que se foi, que está humilhado. “Vou levantar o ânimo daquele que está abatido”, diz o Senhor. Mas você pode estar perguntando: “Se Deus esteve comigo no tempo em que estive massacrado, por que eu não senti?” Perceba o que diz a Palavra de Deus: “Eu estava indignado com a injustiça de suas ganâncias e, de tocaia, e o feri me escondendo de ti”. Deus estava escondido para que você sentindo a falta d'Ele e voltasse. Ele o estava protegendo, cuidando de você, mas escondido para não nos encorajar em nosso pecado, na nossa loucura. Em vez de retomarmos o caminho de Deus, muitas vezes, continuamos no caminho errado que queremos. “Ele ia seguindo rebelde o caminho que bem queria”. 

Deus nunca despregou os olhos de você, em nenhum momento! Nem no pior momento da sua vida, mais ainda agora que você decidiu voltar para Ele. O Senhor nos liberta de todo mal que nos ataca. Algumas vezes parece que o demônio fala ao coração, mas somente o Espírito Santo pode falar ao nosso coração. Creia e aceite essa Palavra de Deus para você hoje. 

A cura nasce de um profundo encontro com Deus. Deixe o Senhor encontrá-lo agora.
Márcio Mendes