segunda-feira, 29 de abril de 2013

SANTA CATARINA DE SENA

Neste dia, celebramos a vida de uma das mulheres que marcaram profundamente a história da Igreja: Santa Catarina de Sena. Reconhecida como Doutora da Igreja, era de uma enorme e pobre família de Sena, na Itália, onde nasceu em 1347. 

Voltada à oração, ao silêncio e à penitência, não se consagrou em uma congregação, mas continuou, no seu cotidiano dos serviços domésticos, a servir a Cristo e Sua Igreja, já que tudo o que fazia, oferecia pela salvação das almas. Através de cartas às autoridades, embora analfabeta e de frágil constituição física, conseguia mover homens para a reconciliação e paz como um gigante.

Dotada de dons místicos, recebeu espiritual e realmente as chagas do Cristo; além de manter uma profunda comunhão com Deus Pai, por meio da qual teve origem sua obra: “O Diálogo”. Comungando também com a situação dos seus, ajudou-o em muito, socorrendo o povo italiano, que sofria com uma peste mortífera e com igual amor socorreu a Igreja que, com dois Papas, sofria cisão, até que Catarina, santamente, movimentou os céus e a terra, conseguindo banir toda confusão. Morreu no ano de 1380, repetindo: "Se morrer, sabeis que morro de paixão pela Igreja".

Santa Catarina de Sena, rogai por nós!

ONDE DEPOSITAMOS NOSSA FÉ ?


Esta é a pergunta que Jesus fez aos seus discípulos que estavam temendo perecer durante uma tempestade. Em Lucas 8, 23b-24 lemos: A barca enchia-se de água, e eles se achavam em perigo. Aproximaram-se dele então e o despertaram com este grito: “Mestre, Mestre! Nós estamos perecendo!”.

Assim também somos nós, muitas vezes nos problemas da vida, somos tomados por medo e insegurança, deixando de lado a nossa fé. Foi exatamente isto que aconteceu com aqueles homens quando os ventos sopraram mais forte e o barco perdeu a estabilidade, ficaram apavorados se esquecendo do poder de quem estava com eles dentro da barca.

É em momentos de emergências que precisamos colocar a fé em prática. Jesus repreendeu aqueles homens não por eles não terem fé e sim por eles não colocarem a fé em ação.
Quem tem Jesus presente em sua vida, no lugar do pânico e da agitação deve se acalmar. Com Cristo no nosso barco da vida, ele jamais afundará.

Vejam, os discípulos já haviam presenciado em vários momentos exemplos do poder de Jesus. Eles viram Ele fazendo muitos milagres, curando inúmeros doentes. Era certo que eles confiassem que Jesus não os deixariam perecer.

Quando entendemos quem é Jesus e como ele é poderoso, temos fé para crer que Ele pode fazer muito mais em nossas vidas.
Como aquele vento que veio tão subitamente sobre eles no barco, teremos ventos soprando contra nós. A vida é uma sequência de inconstâncias, Deus permite o balançar do barco e as tempestades, isto certamente prova nossa fé.

Jesus nos convida a ter a fé sempre à mão, não escondida ou esquecida, mas uma fé prática que busca o Senhor e percebe a sua presença em todos os momentos.

Se você se encontra em um momento de provações e perturbações, considere isto como uma oportunidade maravilhosa de exercitar a sua fé. Lembrem-se, a palavra de Jesus é suficiente para acalmar o mar agitado da vida. No lugar do medo e do espanto é preciso confiar e esperar no Senhor independentemente das circunstâncias.

Meu bom Deus,
muito obrigado pela tua graça, não pagamos nada por ela,
é tudo dom gratuito de tua bondade.
Perdoa a nossa ingratidão e faz-nos sempre carentes de tua ajuda.
Muda a nossa maneira de ser,
reforma o nosso procedimento,
faz-nos instrumentos de tua paz e dá-nos o dom do equilíbrio.
Amém
Padre Alberto Gambarinni

PROFETA NÃO É AQUELE QUE ADVINHA O FUTURO

Profeta não é aquele que adivinha o futuro, e sim, aquele através de quem Deus fala. Somos os meios que Deus usa para falar. Justamente por causa disso, aqueles que não aceitam a Jesus e o Evangelho, acabam nos agredindo. Na verdade, eles investem contra Aquele que fala e faz em nós e através de nós. Mas somos nós que acabamos sendo atingidos. Deus nos usa como luz. Por isso incomodamos os que não são d'Ele. E por incomodarmos, eles vêm contra nós. Somos motivo de questionamento para as pessoas que não se importam com Deus. 

“Um leão rugiu, quem não ficaria com medo? O Senhor Deus falou, quem não profetizaria?” (Amós 3,8).

Profetizar, aqui, não se trata de revelar o futuro, mas de transmitir o que o Senhor nos fala. O profeta é um instrumento de Deus para falar aos homens. Nós somos esses profetas. Você é um profeta de Deus dentro da sua casa, na sua comunidade, porque eles precisam saber dessa “colheita” que se aproxima. Talvez na sua casa ou na sua comunidade você seja o único que esteja abrindo o coração ao Senhor. Não que você seja melhor que os outros, mas o Senhor fez de você sal para levar Jesus e o Espírito Santo a cada pessoa da sua família e comunidade. Essa é a receita para que você e sua casa sirvam ao Senhor: Pedir o Espírito Santo sobre todos da nossa casa, trabalho, grupo de oração, escola, país, mundo.

Sabendo que falta pouco tempo, você não pode brincar em serviço. Não podemos viver as atitudes e as práticas do “joio”, porque não fazemos parte dele. Os da sua casa também não o fazem. Deus quer salvar não só você, mas toda a sua casa! Você quer perder alguém dos seus? Quem você escolheria para ser jogado no fogo? Nem Deus deseja isso. Por isso, o Senhor faz revelações aos servos d’Ele. E, com a graça d'Ele, poderemos dizer: “Eu e minha casa serviremos ao Senhor”.

Não tema em pedir: Vem, Espírito Santo, vem Espírito Santo!
Padre Jonas Abib

O VALOR DO PERDÂO


Filhos e filhas, ser curado em Deus não há milagre maior. É o que mais Deus deseja é que sejamos libertados. E para ser liberto, é preciso perdoar.

“Revesti-vos, pois, como eleitos de Deus, santos e amados, de entranhas de misericórdia, de benignidade, humildade, mansidão, longanimidade; Suportando-vos uns aos outros, e perdoando-vos uns aos outros, se alguém tiver queixa contra outro; assim como Cristo vos perdoou, assim fazei vós também. E, sobre tudo isto, revesti-vos de amor, que é o vínculo da perfeição.” Colossenses 3:12-14


É preciso entregar a dor nas mãos de Jesus.


Um elemento importante para cura acontecer é o perdão. Só consegue perdoar quem tem compaixão, bondade, humildade, caso contrário não tem como perdoar. A vingança tem um sabor momentâneo de vitória.

Perdoar não é só sentimento, não é apenas uma questão emocional, mas questão de decisão, de vontade. Perdoar é libertação, mas não é mágico, é vontade e muita decisão. O perdão é gradativo.

Boa parte da nossa vida precisamos retomar as nossas feridas e pedir para Deus curar-me mais. Quanto tempo você passa para curar uma lesão? Quantas vezes machucamos varias vezes as vértebras no nosso casamento, nas amizades e queremos ser curado em um ida a um acampamento, ou a um grupo de oração.

Quantas vezes fica se programando,vai ter volta, vou revidar. Cuidado com o que você deseja. Perdoar não é esquecer, pelo contrario.

Curar parte de uma vontade cristão, que não parte da lógica humana, mas de filhos de Deus, como santos e amados.

Não minimize a dor, não adianta você querer amenizar a dor. Reconhecer que foi ferido, que foi machucado, mas ao mesmo tempo peguntar o que posso aprender com essa machucadura.

O primeiro sentimento que nos ajuda a ser curados é o sentimento de compaixão, é preciso nos colocar no lugar do outro. Compaixão é ter paciência com erro dos outro. Você não muda o passado, mas você pode escrever o presente.

Humildade é você reconhecer onde você foi frustrado. Olhe para trás e veja o que não está resolvida em Deus.

É difícil conviver com uma pessoa muita vingativa. Uma grande falta nossa é não perceber o pecado que há em nós e em nossa família. Se não temos consciência das nossas falhas, não vamos compreender a falha do outro. Se tenho consciência das minhas fraquezas, será mais fácil conviver com a fragilidade do outro.

ORAÇÃO CURA INTERIOR

Senhor, livrai-me de toda amargura e sentimento de rejeição que trago comigo. Curai-me, Senhor. Tocai meu coração com Vossa mão Misericordiosa e curai-o, Senhor. Sei que tais sentimentos de angústia, não vem de Vós: vem do inimigo que tenta me fazer infeliz, desanimada(o), porque me escolheste, assim como Vos escolhi, para servir e amar.Enviai-me, pois, Vossos santos anjos, para me libertar de toda angústia e sentimento de rejeição, assim como os enviastes, para libertar da prisão a Vossos apóstolos que, embora injustamente castigados, Vos louvavam e cantavam com alegria e destemor. Fazei-me também, assim, sempre alegre e grata(o), mesmo nas dificuldades de cada dia.Amém

PREPARAI O CAMINHO DO SENHOR

Preparai o caminho do Senhor”. Ele virá para instaurar céus novos e uma terra nova. E cada um daqueles sobre os quais você tem responsabilidade precisa estar nesse Reino. Há um lugar que é só seu na humanidade nova. E é por isso que todos nós precisamos nos irmanar.
Para preparar a primeira vinda de Jesus, Deus Pai enviou muitos profetas e apóstolos, dentre os quais: São João Batista. E, agora, para preparar a segunda, o Senhor está enviando um povo de profetas. Ele quer que façamos tudo isso com muita alegria. Muitos católicos, ao ouvirem falar da segunda vinda de Jesus, se aterrorizam, mas São Lucas diz: "Quando virdes essas coisas acontecerem, levantai a vossa cabeça a alegrai-vos, pois a vossa libertação se aproxima"(Lc 21,28).

O livro dos Tessalonicenses (1Ts 5,16-24) já fala da segunda vinda do Senhor. Nele está escrito, para nós, hoje: "Estai sempre alegres!" (id.ib.16) E afirma também: "Afastai-vos de toda espécie de maldade!” (id.ib.22)
“Que o Deus da paz vos conceda santidade perfeita. Que todo o vosso ser, espírito, alma, corpo, seja conservado irrepreensível para a vinda de nosso Senhor Jesus Cristo! Fiel é aquele que vos chama, e o cumprirá” (I Tes 5, 23-24).
Ele nos chamou para essa humanidade nova. Você foi chamado, você é um eleito, um escolhido. “Fiel é aquele que vos chama, e o cumprirá”. 

Meu irmão, minha irmã, é assim: O grande dom que o Senhor está dando a nós para que sejamos santificados inteiramente e preparados para a sua segunda vinda é um grande derramamento do Espírito Santo

Monsenhor Jonas Abib
Fundador da Comunidade Canção Nova

O QUE DEUS TEM PARA MIM HOJE?


Precisamos fazer a experiência do hoje em nossa vida. Muitas vezes, ficamos presos ao passado ou sonhando com o futuro, e nos esquecemos de viver o momento presente. Jesus, no Evangelho, disse-nos que não devemos nos preocupar com o dia de amanhã e nos ensinou a rezar assim: “O pão nosso de cada dia nos dai hoje”.
A cada dia, o Senhor tem graças próprias para a nossa vida e nós precisamos nos apropriar delas. Em muitos momentos, encontramo-nos em situações com as quais não sabemos como proceder. Nessa hora, precisamos suplicar a graça própria para o momento. São Paulo passou por uma grande tribulação: um espinho na carne. Ele rogou ao Senhor que apartasse dele o espinho, mas Deus lhe respondeu: “Basta-te a minha graça, porque é na fraqueza que se revela totalmente a minha força” (II Cor 12,9).
Rezemos ao longo de todo este dia: “Senhor, dá-me a Tua graça para que eu possa prosseguir”.
Jesus, eu confio em Vós!
Luzia Santiago

A VIDA DE TODAS AS PESSOAS ESTÁ SUJEITA A TODO TIPO DE PROBLEMAS


A vida de todas as pessoas está sujeita a todo tipo de problemas. Nestas horas todos desejam coragem para reagir, consolo e proteção. A Palavra de Deus nos diz que tudo isso está à nossa disposição.

Infelizmente, desperdiçamos muito tempo lamentando o lado ruim da vida e não nos apropriamos da bênção colocada à nossa disposição.

No Salmo 45,2 lemos: “Deus é nosso refúgio e nossa força, mostrou-se nosso amparo nas tribulações”. Aí está o segredo para enfrentar, sair delas ou não se deixar abater pelas tempestades da vida. Guarde com carinho no coração estas palavras. Na hora de alguma tribulação lembre-se delas. Repita as palavras deste versículo. Você sentirá que não está sozinho, Deus nunca nos abandona.

Esta atitude trará força para reagir. A sua mente será inundada pela confiança e pela esperança. Se você caiu se levantará, porque sentirá Deus impulsionando a sua vontade. Se for necessário recomeçar, Deus dará a coragem. Não se deixe vencer por nenhuma dificuldade, porque com Deus você pode reagir.

Ó Deus , aceita o meu clamor. Aceita os pedidos da minha alma que sofre.
Não consigo te dizer em palavras o que me acontece,
só quero me deixar amar por ti.
Os meus problemas me consomem ,mas o seu amor por mim é muito maior,
Eu confio e espero em vós.
Amém !
A vida de todas as pessoas está sujeita a todo tipo de problemas. Nestas horas todos desejam coragem para reagir, consolo e proteção. A Palavra de Deus nos diz que tudo isso está à nossa disposição.

Infelizmente, desperdiçamos muito tempo lamentando o lado ruim da vida e não nos apropriamos da bênção colocada à nossa disposição.

No Salmo 45,2 lemos: “Deus é nosso refúgio e nossa força, mostrou-se nosso amparo nas tribulações”. Aí está o segredo para enfrentar, sair delas ou não se deixar abater pelas tempestades da vida. Guarde com carinho no coração estas palavras. Na hora de alguma tribulação lembre-se delas. Repita as palavras deste versículo. Você sentirá que não está sozinho, Deus nunca nos abandona.

Esta atitude trará força para reagir. A sua mente será inundada pela confiança e pela esperança. Se você caiu se levantará, porque sentirá Deus impulsionando a sua vontade. Se for necessário recomeçar, Deus dará a coragem. Não se deixe vencer por nenhuma dificuldade, porque com Deus você pode reagir.

Ó Deus , aceita o meu clamor. Aceita os pedidos da minha alma que sofre.
Não consigo te dizer em palavras o que me acontece,
só quero me deixar amar por ti.
Os meus problemas me consomem ,mas o seu amor por mim é muito maior,
Eu confio e espero em vós.
Amém !
Padre Alberto Gambarini