segunda-feira, 15 de julho de 2013

GUIA-ME PROTEJA-ME DE TODO MAL !

Devemos render graças a Deus, por termos a sua presença constantemente em nossas vidas, nos consolando, e nos tirando do caminho das trevas e da sombra da morte, lemos isto no Salmo 22, 4 : “Ainda que eu atravesse o vale escuro, nada temerei, pois estais comigo. Vosso bordão e vosso báculo são o meu amparo.”

A palavra de Deus nos garante vitória sobre o mal, afirma ainda que teremos paz em Deus independentemente do que estamos passando ou do que ainda virá. E mesmo que tenhamos que passar pelo vale escuro, que podemos interpretar neste momento como tudo aquilo que nos leva ao pecado ou as nossas lutas diárias, problemas financeiros, familiares ou enfermidades,
sabemos que Deus está conosco.

Veja, “Tu estás comigo”, Deus está sempre conosco e nós devemos estar com Deus para termos sua proteção. É preciso que encaremos as realidades da vida, a vida não é fácil para ninguém, a angústia, a tristeza, o medo, os perigos, estão em todo lugar, percorrendo todos os caminhos, famílias e corações.

Aceitar as dificuldades é um passo importante para poder afirmar que, por mais difícil que seja o caminho a ser percorrido, temos a companhia de Deus e é Ele quem nos conduz, com o seu báculo, ao caminho do fortalecimento, da esperança, da realização.
É preciso que afirmemos sempre, eu estou contigo Senhor e Tu estás comigo!

Meu Senhor,
nós vos pedimos, que atendei as nossas súplicas.
Especialmente que neste momento afaste toda e qualquer angustia
que estiver presente em nossa vida, vem em nosso socorro,
apressa-te em nos defender e sê-nos favorável.
Abençoa-nos Senhor, e infunde em nós a tua graça.
Amém!
Padre Alberto Gambarini



VOCÊ PRECISA DE UM MILAGRE EM SUA VIDA PARA ALGO QUE PARECE IMPOSSÍVEL?


Então saiba que isso é possível porque cremos no Deus dos impossíveis. Ele tem o poder para abrir as portas que pareciam estar fechadas para sempre. Ele criou o mundo do nada, por isso também pode preencher o vazio da sua vida com uma nova alegria. Ele fez surgir a luz, por isso pode iluminar todas as suas trevas. Ele pode tornar realidade seus sonhos. E muito mais pode fazer, se você crer.

Aí esta a chave para liberar os milagres: crer em Deus. Crer em Deus significa também estar em sintonia com a Palavra. Esta foi a atitude da Virgem Maria por ocasião da visita do arcanjo Gabriel. Ela foi surpreendida por algo que parecia impossível: ser a mae do Filho de Deus.

Ela não entendeu tudo, mas soube confiar. As suas palavras refletem um dos mais belos atos de fé, como lemos em Lc 1,38: “Eis aqui a serva do Senhor. Faça-se em mim segundo a tua palavra.”

Quer milagres? Diga sim a Deus. Nao deixe a dúvida impedir você de receber aquilo que Deus tem de maravilhoso preparado para todos os que nele confiam.

Senhor Deus, nós esperamos em ti e sabemos que somente Tu tens palavras de vida eterna. Ensina-nos a aceitar a Vossa vontade para a nossa vida. Amém!

Padre Alberto Gambarini

O ANGELUS

O Ângelus é uma oração muito antiga que faz memória a Anunciação do Anjo Gabriel à Nossa Senhora. É costume rezá-lo às 6h, 12h e 18h. Quem não puder guardar este horário, pode rezá-lo ao levantar, na hora do almoço e ao deitar.

Rezemos juntos:

V. O Anjo do Senhor anunciou a Maria.
R. E Ela concebeu do Espírito Santo.
Reza-se: Ave Maria...

V. Eis a escrava do Senhor.
R. Faça-se em mim segundo a Vossa Palavra.
Reza-se: Ave Maria...

V. E o Verbo divino encarnou.
R. E habitou no meio de nós.
Reza-se: Ave Maria...

V. Rogai por nós Santa Mãe de Deus.
R. Para que sejamos dignos das promessas de Cristo.

Oremos:

Infundi, Senhor, em nossos corações, a Vossa Graça, Vo-lo suplicamos, a fim de que, tendo conhecido pela Anunciação do Anjo, a encarnação de Jesus Cristo, Vosso Filho, pelos merecimentos da Sua Paixão e Morte na Cruz, sejamos conduzidos à glória da Ressurreição. Isso Vos Pedimos Ó PAI, Por Jesus Cristo, Vosso Filho e nosso Senhor. Amém.

SENHOR , AUMENTAI A MINHA FÉ

Deus quer levar a cada um de nós a um propósito: fazer a nossa fé renascer! Estamos celebrando o martírio de São Tomé, e é somente através do Espírito Santo que esta fé irá renascer e assim chegará um momento que assim como este santo iremos dizer: “meu Senhor e meu Deus, eu creio mais aumentai a minha fé”. 

Precisamos desejar um coração ardoroso em seguir a Jesus Cristo. Independente da idade que tenhamos, precisa ter essa coragem e a consciência de que o estamos em um milênio de mártires, onde os cristãos são chamados a dar a vida por Jesus Cristo. No ano de 2012, mais de 200 mil cristãos foram martirizados, irmãos, isso é atual. Ontem, por exemplo, um sacerdote na Síria, foi decapitado por ser cristão e amar a Jesus Cristo, ele estava num convento escondido e os rebeldes sírios o encontraram o mataram-no. 

O amor a Jesus Cristo se dá num total atitude de entrega. Por vezes nós questionamos a Deus, sendo infiéis ao seu amor. Estamos dando brechas para a ação do inimigo em nossas vidas, enquanto há no mundo cristãos que estão dando suas vidas em favor de Cristo.

O primeiro país que Tomé evangelizou foi a Síria, justamente o país que este padre foi decapitado. Foi lá que o povo ensinou pelas palavras de Tomé a amar e dar a vida pelos outros, no entanto, este mesmo povo se esqueceu disso. 

No capítulo do evangelho de São João, Jesus, sabia que iria morrer, mas por amor e sabendo do projeto do Pai, foi até Bethânia encontrar-se com Maria e Marta irmãs de Lázaro. A atitude de Pedro, quando Jesus revela que ele deveria ir a Jerusalém, sofre, ser morto e ressuscitar, Pedro diz: “longe do Senhor isso”, mas o Senhor diz: “Longe de mim Satanás”. Agora, perceba a atitude de Tomé: "Vamos nós também para morrermos com ele," Jo 11,16. 

A coisa mais importante para nós e que precisamos tomar no dia de hoje é de jamais nos separar de Jesus Cristo. Esta foi a decisão de Tomé: ir e se precisasse, morrer com o Mestre. Isto é questão de decisão. Ou seja, onde Ele for nós devemos ir, isso é a vida cristã, numa total dependência de Cristo. Nossa vida deve ser vivida com Jesus, como diz o papa emérito Bento XVI. 

O Senhor nos chama a avaliar a nossa vida e se temos seguido a Ele ou segui-lo por interesse, pelo que Ele pode me dar, pois se for assim eu não ser capaz de ir até ao fim. Há uma decisão na vida de Tomé, e nós devemos imitá-lo. 

"Não fique perturbado o coração de vocês. Acreditem em Deus e acreditem também em mim. Existem muitas moradas na casa de meu Pai. Se não fosse assim, eu lhes teria dito, porque vou preparar um lugar para vocês. E quando eu for e lhes tiver preparado um lugar, voltarei e levarei vocês comigo, para que onde eu estiver, estejam vocês também. E para onde eu vou, vocês já conhecem o caminho." Tomé disse a Jesus: "Senhor, nós não sabemos para onde vais; como podemos conhecer o caminho?" Jo14, 1-4.
Tomé se esvaziar, pois ele não quer encontrar respostas em si mesmo, mas quer encontrar no Senhor a resposta, que é: "Eu sou o Caminho, a Verdade e a Vida. Ninguém vai ao Pai senão por mim.” É uma decisão radical aceitar percorrer este caminho que o Senhor nos indica.

Devemos pensar nas decisões que estamos tomando, para que ela esteja na vontade de Deus. Como manter viva no coração a chama da esperança ao ponto de abraçar a cruz e seguir a Jesus. Tenhamos a coragem de Tomé, ter o sonho de seguir o seu Mestre. Jovens, quais são os seus sonhos? Irmãos tudo passa, não existe vida sem Jesus, tudo o que se vive fora dele, é passageiro. Tenha coragem de se arriscar.

Que tipo de opção você tem feito? Qual o sentido da sua vida? Você está atrás apenas de ter poder, de ser reconhecido pelos homens? Como você tem vivido o hoje que terá o amanhã como consequência. Jesus é o caminho a verdade e a vida.
Padre Roger Luís 

SANTIDADE

Santo é quem deixa Deus conduzir a sua vida
“A vontade de Deus é que sejais santos” (1Ts 4,3).

Num determinado tempo litúrgico, a Igreja celebra a Solenidade de Todos os Santos. Celebramos os santos canonizados e os não canonizados, todos os que estão na glória de Deus, ou seja, os que fizeram o bem, os que colocaram em prática os ensinamentos de Jesus.

Santos são modelos para nós, são homens e mulheres que assumiram o Evangelho e souberam amar Cristo; hoje, desfrutam a alegria de ver Deus. Mas a santidade não é só para os que já morreram. Todos somos chamados a vivê-la: “A vontade de Deus é que sejais santos” (1Ts 4,3). Ela não é fruto do esforço humano, que procura alcançar Deus com suas forças e até com heroísmo. É um dom do amor de Deus acompanhado da resposta do homem, que acolhe o dom, pois Cristo deu a sua vida pela nossa santificação (cf. Ef 5,25-26). 

Deus, na Sua infinita Misericórdia, chama-nos à santidade. Jesus nos ensina que o homem que se reconhece pecador e sabe que só Deus salva está no caminho da santidade (cf. Lc 18, 9-14). Deus ama o pecador, mas não ama o pecado. O Amor de Deus é sem limites, não conhece restrição, envolve tudo, é maior que qualquer pecado:“Onde, porém, se multiplicou o pecado, a graça transbordou” (Rm 5,20).
Deste modo, a santidade não é fruto de um esforço de fazer perder o fôlego, mas a capacidade de ultrapassar nossas próprias condenações, de nos olharmos com o olhar de amor e ternura com que Deus nos olha e continuarmos a fazer o bem no meio de nossa fraqueza. É descer até as profundezas da humildade, reconhecendo a própria fraqueza e pedindo a Deus a graça da santificação: “Basta-te a minha graça, pois é na fraqueza que a força se realiza plenamente” (2Cor 12,9).

A força da santidade vem na medida em que nos esvaziamos e damos espaço para o Espírito Santo de Deus agir e nos santificar, pois santo é quem, ao saber que é acolhido incondicionalmente por Deus, aceita sua fraqueza e se deixa levar por Aquele que o ama, isto é, santo é quem deixa Deus conduzir a sua vida! Sabemos que a esperança não decepciona, por isso nós nos alegramos na esperança da glória de Deus.

Nesta terra, somos peregrinos, somos caminheiros da esperança, caminhamos para o Céu, nossa pátria definitiva.

Não existe vida cristã nem santidade sem vida de oração. A oração tanto pessoal como comunitária é lugar no qual o cristão cultiva sua amizade com Cristo, alimentado pela Palavra e a Eucaristia. A oração diária é sinal do primado da graça no caminho do discípulo missionário. Por isso é necessário aprender a orar.

Vamos rezar pela multidão de santos e santas anônimos, que, na rotina de seu cotidiano, constroem o Reino de Deus. Vamos pedir a Ele a graça de, em meio as nossas fraquezas e pecados, sermos capazes de, cada vez mais, testemunhar a santidade em nosso mundo.

Dunga 
Comunidade Canção Nova

VIGIAI É UM DESAFIO

Não é muito inteligente guardar tão bem o que é perecível e deixar de zelar pela vida e pela alma. É inteligente aquele que se mantém vigilante nas coisas espirituais se preparando para a segunda vinda de Jesus.

Todos nós nos interessamos em saber sobre esta vinda, como será, o que acontecerá, quando acontecerá, mas esquecemos da mensagem principal, que diz em 1 CO 16,13 “Vigiai! Sede firmes na fé! Sede fortes!”

Vigiar é mais que um desafio, é um grande privilegio para nós cristãos e deve ser feito com alegria. A nossa maior motivação para vigiar, está na importância do que se espera, é saber que a recompensa de quem espera vigilante é de estar cada dia mais perto do Senhor.

Às vezes pensamos que tudo que temos é resultado das nossas próprias capacidades, e esquecemos de agradecer e praticar o bem comum. Infelizmente a tendência é buscar a independência e não a dependência de Deus, deixando de buscá-lo, de cumprir sua palavra e de louvá-lo por suas obras.

Deus não pede nada além do que ele merece, ou seja, a nossa eterna gratidão. Precisamos reconhecer que sem Ele não somos nada, e tudo o que temos vem Dele. Ele não espera que façamos coisas para ele, mas que entreguemos nossa vida, para que ele a use como quiser.

Meu bom Jesus,
nós vos pedimos,
que atendei as nossas suplicas.
Especialmente que neste momento
afaste toda e qualquer angustia que estiver presente em nossa vida,
vem em nosso socorro, apressa-te em nos defender e sê-nos favorável.
Abençoa-nos Senhor, e infunde em nós a tua graça.
Amém!
Padre Alberto Gambarini