domingo, 15 de dezembro de 2013


NOSSA MISSÃO É APONTAR QUE SÓ EXISTE UM SALVADOR

Que a nossa única missão seja esta: apontar para o mundo, para as pessoas, que só existe um Salvador, que só existe um Caminho e uma Vida.
“Em verdade vos digo, de todos os homens que já nasceram, nenhum é maior do que João Batista. No entanto, o menor no Reino dos Céus é maior do que ele” (Mt 11,11). 
Neste 3º Domingo do Advento, a Igreja nos apresenta a pessoa, a figura, a missão e o profetismo de João Batista. Não podemos falar do caminho do Messias, da presença de Jesus no meio de nós, sem dizermos – e apontarmos – o papel que teve João Batista para preparar o caminho do Senhor. 
João era um profeta. Foi o último dos profetas do Antigo Testamento e o profeta que abriu as portas para o tempo novo, o tempo da graça, o tempo da chegada do Messias. 
Nós sabemos, pelos relatos evangélicos, que João era um homem de vida ascética. Era um homem que vivia a disciplina, o rigor, se preparando espiritualmente para Aquele que viria. João foi santificado ainda no ventre de sua mãe, Isabel. O nascimento dele foi anunciado pelo Arcanjo Gabriel, o mesmo que anunciou a Maria que ela seria a Mãe do Salvador. 
João foi preparado para o Céu – desde o ventre da sua mãe – com uma missão muito específica: nos mostrar o caminho e a direção do Senhor. João não era a “Palavra”, mas era a “voz”, que nos mostra qual é a verdadeira Palavra de Deus. João não era o “Caminho”, mas era a “seta”, que nos mostra a direção do caminho do Senhor. 
Nós precisamos, nos dias de hoje, nas nossas casas, famílias, igrejas, nos grupos, na sociedade, de muitos homens como João Batista! Sim! Homens imbuídos desse espírito profético, que tenham a coragem e a audácia de não apontarem para si mesmos, mas apontarem para Jesus e dizer: “Convém que Ele cresça e que eu diminua” (Jo 3, 30). A Igreja, hoje, precisa de muitos homens como João Batista! Homens e mulheres que apontem quem é o Messias, quem é o Salvador. 
Nós não podemos tomar o lugar de Jesus. Nós não podemos ser o “salvador” e o “libertador”. Nós não podemos fazer de ninguém – padre, pastor, pregador, cantor – o Messias e o Salvador, porque nenhum de nós não é digno nem sequer de desatar as correias sandálias do Senhor! (cf. Jo 1, 27c). Nós somos apenas as “setas”, aqueles que devem mostrar ao mundo quem é Jesus. 
Que o Senhor tenha misericórdia e compaixão de nós por todas as vezes em que aparecemos mais do que Ele! Que a nossa única missão seja esta: apontar para o mundo, para as pessoas, que só existe um Salvador, que só existe um Caminho e uma Vida. 
A Vida, o Caminho, a Luz do Mundo é Jesus, nosso Senhor e Deus.
Padre Roger Araújo

AS PALAVRAS MOSTRAM O CORAÇÃO


É conhecida a estória daquela mulher que foi se confessar e disse ao padre que tinha difamado uma amiga, falando mal dela às outras. Após o perdão, o sacerdote deu-lhe como reparação dos pecados soltar do alto da torre da igreja um saco cheio de penas. Após cumprir a penitência, a mulher foi comunicar ao sacerdote, que lhe disse: "agora a senhora vai juntar todas as penas que o vento levou...”

Assim como é impossível juntar todas essas penas lançadas ao vento, é quase impossível restaurar os efeitos destruidores da calúnia, da maledicência, da fofoca e dos julgamentos indevidos.

Alguém disse que as palavras são mais poderosas que os canhões. As palavras geram a paz ou a guerra. Ela leva consigo o próprio espírito e poder da pessoa que a comunica. Jesus disse que: "A boca fala daquilo que está cheio o coração” (Lc 6,45). Se você só pensa em política, você fala de política. Se você só pensa em dinheiro e em negócios, você também só fala de dinheiro e de negócios. Se você pensa em Deus, gosta de falar de Deus... e assim por diante. Se o seu coração estiver em paz; vivendo na mansidão, na humildade, cheio de misericórdia, também as suas palavras transmitirão isso. Mas se o seu coração for exaltado, rebelde, violento, cheio de ódio... cuidado com as suas palavras, elas transmitirão o seu espírito. As palavras "mostram" o coração.

Pela palavra, Jesus curou cegos e leprosos, expulsou demônios, multiplicou pães, acalmou os ventos e o mar... ressuscitou mortos, amaldiçoou a figueira estéril (Mc 11,14). Também nossas palavras poderão fazer milagres de alegria ou de dor, conforme esteja o nosso coração. O Mestre divino disse: "É do interior do coração dos homens que procedem os maus pensamentos: devassidões, roubos, assassinatos, adultérios, cobiças, perversidades, fraude, desonestidade, inveja, difamação, orgulho e loucura” (Mc 7, 21). Por nossas palavras seremos julgados.

Não é à toa que São Paulo nos exortava: “Nenhuma palavra má saia de vossas bocas, mas só boas palavras que sirvam para edificação e que sejam benfazejas aos que a ouvem” (Ef 4,29).

Felipe Aquino

VOCE É CONVIDADO A ESTAR MAIS PRÓXIMO DO SENHOR

Nesse tempo do Advento, somos convidados a estar mais próximos do Senhor. Que nós não inventemos desculpas para segui-Lo.
“Veio João, que nem come e nem bebe, e dizem: ‘Ele está com um demônio’. Veio o Filho do Homem, que come e bebe e dizem: ‘É um comilão e beberrão, amigo de cobradores de impostos e de pecadores’” (Mt 11,18-19a). 
A geração da época de Jesus se comportou, muitas vezes, ou na maioria das vezes, numa total frieza ou indiferença com a mensagem do Evangelho. Não só foram frios ou indiferentes, como também, quando se sentiam questionados, perturbados ou inquietos com o Evangelho que os incomodava, arrumavam desculpas. Davam aquelas desculpas, as mais esfarrapadas possíveis [para não seguirem o Senhor]. 
Você se recorda de que primeiro veio João como precursor, como aquele que preparou os caminhos do Senhor, mas disseram: “Não! João, não! João está no meio de nós, mas ele não come, não bebe, deve estar endemoniado”. Mas aí veio o Filho do Homem, veio Jesus, que comia, bebia, sentava-se à mesa com os pecadores, cobradores de impostos, e diziam: “Tá vendo? É um comilão, um beberrão e ainda se assenta com pecadores!”
Enfim, meus irmãos, Jesus não agradou nem satisfez. Na verdade, aquelas pessoas  O ignoraram, se portaram com indiferença ou arrumaram desculpas para não seguir Jesus. 
Nesse tempo do Advento, somos convidados a estar mais próximos do Senhor. Que nós não inventemos desculpas, não nos comportemos com frieza ou indiferença para com Aquele que veio ser o nosso Salvador. 
Se Maria e José não encontraram lugar, para esse Menino nascer, é porque não havia portas abertas nos corações humanos. Hoje, as pessoas ainda continuam com pouco tempo para Deus. Não são todas as famílias que têm tempo para fazer a novena de Natal, não são poucas as pessoas que não têm tempo para se confessar, não são poucas as pessoas que estão com a vida muito corrida e não podem se preparar para celebrar dignamente o Natal do Senhor. 
É verdade que não lhes falta tempo para outras coisas: para as compras, para os enfeites, para as festas… A realidade é que nós arrumamos muitas desculpas para não deixarmos o Evangelho de Deus entrar em nós. 
Que nós não façamos parte da geração fria e indiferente, da geração que arruma muitas desculpas e rejeita o Senhor!
Padre Roger Luis

EU SOU CONVOSCO

Foi isso que Jesus disse aos Seus apóstolos naquela noite de tempestade. O vento estava impetuoso, as ondas do mar da Galileia estavam revoltas, o barco estava prestes a afundar. Jesus vinha caminhando sobre as águas, mas eles pensavam que era um fantasma, então se apavoraram ainda mais.
Para acalmá-los, Jesus lhes grita no meio do pavor daquela tempestade: 'Coragem, sou eu. Não temais.'"
 (Mt 14,27)

Esta é a palavra de ordem do Senhor para nós nestes tempos. Estamos enfrentando uma dura "tempestade" no mundo todo. As águas estão agitadas, todos temem ver o barco afundar, mas, no meio da tempestade, ressoa a voz de Jesus gritando para o mundo inteiro: "Coragem, sou eu. Não temais!".

Embora não pareça à primeira vista, a expressão mais forte nessa Palavra é: "Sou eu!". Ela nos garante que o próprio Senhor nos assegura: "Eu sou convosco". Muito mais do que estar, Ele é conosco.

Jesus nos acompanha no meio da tempestade, não nos abandona em momento nenhum. Ele está conosco no mesmo barco. Aconteça o que acontecer, Ele é um conosco! Por isso, não temais! Apesar do vento, das ondas encapeladas, do ruído aterrador, não devemos temer, porque Jesus está conosco! Ele tem o controle de tudo, também da tempestade. Na hora em que quiser, Ele dará ordens às ondas e ao vento, e toda tempestade vai se desfazer. 

"Por isso, eu vos digo: 'Coragem! Eu venci a tempestade, o vendaval, a fúria das ondas! Eu venci o mundo! Eu venci a morte! E se eu estou convosco, quem estará contra vós? Por isso, enquanto durar a tempestade, coragem!"

Meus filhos, vamos aguentar firmes! O Senhor está conosco no mesmo barco. Não nos desesperemos, não soltemos os remos. Ele caminha sobre as águas. Coragem!

Estamos caminhando rapidamente para o fim do ano. É, justamente neste mês, que o Senhor vem nos dizer: "Coragem, sou eu! Não temais! Família Canção Nova, coragem! Eu sou convosco na tempestade! Não temais!".
Monsenhor Jonas Abibi

COM CONFIANÇA, APROXIMEMO-NOS DE JESUS.


Todos nós temos necessidade de ter alguém que se comprometa conosco e abrace a nossa causa, defendendo-nos, ajudando-nos e cuidando de nós. Temos necessidade de sermos amados e acolhidos, principalmente nos momentos de dificuldade. Precisamos tomar consciência de que não estamos sozinhos, porque o próprio Senhor nos prometeu que estará conosco todos os dias da nossa vida. Por isso, enviou-nos Seu Espírito Santo!É a Cristo que devemos recorrer sempre, porque Ele nos chama e nos consola: “Vinde a mim vós todos que estais aflitos sob o fardo, e eu vos aliviarei. Tomai meu jugo sobre vós e recebei minha doutrina, porque eu sou manso e humilde de coração e achareis o repouso para as vossas almas. Porque meu jugo é suave e meu peso é leve” (Mateus 11, 28-30). Descansemos em Jesus e deixemo-nos cuidar por Ele. Façamos um ato de entrega de todas as nossas preocupações e inquietações a Ele, porque o Senhor sabe como fazer e como resolver todas as situações. Com confiança, aproximemo-nos de Nosso Senhor Jesus Cristo e oremos incessantemente ao longo deste dia:Jesus, eu confio em Vós!

NÃO TEMAS !

O medo paralisa a pessoa e a implode interiormente. Talvez seja ele uma das piores realidades de nossos dias.

À luz da fé, é necessário e urgente vencê-lo, sob pena de sermos destruídos por ele. Jesus combatia o medo que as pessoas apresentavam, sejam elas os Apóstolos ou as pessoas do povo.

Já no Antigo Testamento era comum essa ordem de Deus ao povo: “Não temas!”. Quer dizer, Deus não admite que a fé Nele seja menor que o medo das circunstâncias e problemas da vida. Ele quer que, a todo instante, a confiança e o “abandono” em suas mãos, supere todo medo que nos invade, e que, na maior parte das vezes, não é lógico, e se constitui mais numa tentação.

O Tentador sabe que uma alma amedrontada, perturbada, é alvo fácil de sua maldade; e é, para muitos, o meio que ele usa para afastar a pessoa de Deus, da oração, da eucaristia, etc. É , principalmente, pela nossa fantasia, que o demônio nos amedronta. Ele é perito nesta arte.

Quando Josué enfrentava todos os reis que se juntaram contra ele, Deus lhe disse: “Não os temas, porque amanhã, a essa mesma hora, eu os lançarei ofegantes diante de Israel” (Jos 11,6). Quando o povo de Israel amedrontava-se perante o gigante filisteu, Golias, o pequeno Davi expulsava o medo dizendo: “Ninguém desanime por causa desse filisteu! Teu servo irá combatê-lo” (I Sam 17,32). E disse ao gigante: “Tu vens a mim, com espada, lança e escudo; eu porém vou a ti em nome do Senhor dos exércitos... Toda a terra saberá que há um Deus em Israel e toda essa multidão saberá que não é com a espada e nem com a lança que o Senhor triunfa, pois a batalha é do Senhor, e ele vos entregou em nossas mãos” (I Sam 17,45-47).

É essa certeza de Davi - “a batalha é do Senhor” - que afasta o medo do perigo. Diante do temor da batalha, Deus disse ao rei Josafá: “Não temais, não vos deixeis atemorizar diante desta multidão imensa, pois a guerra não compete a vós, mas a Deus” (II Crônicas 20,15).
Aos Apóstolos, apavorados perante a tempestade, Jesus diz: “Porque este medo, gente pobre de fé?” (Mt 8,26). “Onde está a vossa fé ?”( Lc 8,25).

Esta pergunta o Senhor faz também a cada um de nós, nos momentos em que deixamos a nossa alma entrar em agitação e ficar sem condições de rezar ou de trabalhar. 

Felipe Aquino

TEM PIEDADDE DE NÓS FILHO DE DAVI !





Trata-se de uma expressão carregada de sentimento, de dor, de angústia, mas, também, de confiança sem limites n’Aquele que tinha, efetivamente, o poder para mudar substancialmente a vida. A condição para que o milagre acontecesse era crer, ou seja, ter fé. Aquele que crê de verdade permite que Deus entre em sua intimidade.

Quem crê de verdade, consegue colocar-se no caminho de Jesus e com Jesus.
E quem se coloca no caminho com Jesus, quem se abre ao seguimento, acaba por ver a partir da ótica de Jesus.
“Quem me segue, não andará nas trevas, mas terá a luz da vida”. (Jo 8,9)
Aí tudo começa a ficar diferente. Jesus dá sentido novo a todas as coisas.
Só o fato de encontrar a Jesus e estar com Ele, já é uma superação da cegueira, das trevas e do obscurantismo...
Uma das missões de Jesus, biblicamente falando, era abrir os olhos aos cegos, para que estes pudessem ver novas todas as coisas, a partir do olhar de Jesus.

AMAR A DEUS AMANDO O PRÓXIMO

O mandamento pede para amar a Deus amando o próximo. Amar a Deus sobre todas as coisas expressando o seu amor ao próximo é a melhor forma de agradecer o imenso amor que Deus tem por cada um de nós.

Você quer ficar perto de Deus? Então, aproxime-se do seu semelhante. Quando você se afasta de Deus, também se afasta do próximo. Mas, se ama verdadeiramente a Deus estará mais unido ainda àquele que precisa.

Em Lucas 10, 27 lemos: “Amarás o Senhor, teu Deus, de todo o teu coração, de toda a tua alma, de todas as tuas forças e de todo teu pensamento e a teu próximo como a ti mesmo”.

Jesus está aí do seu lado. Olhe para as pessoas que estão a sua volta, em sua casa, deixe o Espírito Santo derrubar as barreiras e acender o fogo do amor de Deus em seu coração. Peça a Deus que Ele lhe conceda um coração generoso, capaz de perdoar e aceitar o outro como ele é. Peça, meu querido e minha querida, que Ele fortaleça a sua fé e esperança Naquele que doou a vida para a nossa salvação.

Meu bom Deus,
muito obrigado pelos bens que nos destes.
Perdoa-nos por não enxergarmos as Suas maravilhas,
abrandai o nosso coração e
fazei-nos enxergar as suas bênçãos sempre abundantes.
Amém!

Padre Alberto Gambarini