sexta-feira, 11 de março de 2011

COMO ENTRAR NO REINO DE DEUS

O que fazer para aguardar a vinda de Jesus? Não sabemos quando isso acontecerá, mas acontecerá um dia, pois é dogma da fé.
Jesus veio inaugurar o Reino de Deus na terra, quando Ele começa a pregar o Evangelho diz: “Chegou o reino de Deus, convertei e fazei penitência”. E “Chegou a hora, entrai no Reino de Deus”, e é esse Reino que o Senhor veio inaugurar. Cristo revela que o Reino de Deus está presente com muitos milagres, Ele dizia que é pelo dedo de Deus que expulsava os demônios, o que significa que chegou o Reino de Deus, pois neste o Senhor age.
E Jesus instaura o Reino de Deus no meio de nós, reino de amor, de paz. Primeiramente, Ele institui a Igreja por intermédio dos apóstolos, que levam a Boa Nova ao mundo inteiro. A Igreja é a semente do Reino de Deus.
Esse Reino começa com a Igreja. Não pode existir Reino de Deus sem a Igreja, pois não pode existir uma árvore sem sua semente. A Igreja não é algo mais ou menos importante, ela é fundamental. Sem Igreja não existe Reino de Deus!
"Na verdade, na verdade te digo que aquele que não nascer da água e do Espírito, não pode entrar no reino de Deus" (Jo 3,5). Pelo batismo morremos para o pecado e entramos no Reino de Deus, a partir da entrada na Igreja. O batismo nos insere na Igreja. Sem o batismo ninguém pode confessar, comungar, pois ainda não é membro da Igreja. É sacramento universal da salvação. Sem Igreja não há sacramento. O próprio Jesus a [Igreja] institui.
Jesus confiou o Reino de Deus aos apóstolos para a Boa Nova ser levada ao mundo inteiro; estes [apóstolos] hoje são os nossos bispos. Jesus disse para Pedro, quando o escolheu para ser a cabeça da Igreja: "Eu te darei as chaves do Reino dos Céus: tudo o que ligares na terra será ligado nos céus, e tudo o que desligares na terra será desligado nos céus" (Mt 16,19). Por isso o Papa não erra, pois Deus não erra. Quando o Papa fala de costumes, doutrinas, ele não pode errar. A Igreja não é uma democracia. Porque a Igreja não nasceu do povo, ela veio do céu, as nações nasceram do povo, por isso podem ser uma democracia. Cristo trouxe a Igreja do céu, e disse a Pedro: "Sobre ti eu edificarei a minha Igreja". O Pai enviou o Filho, o Filho enviou a Igreja.
Quando Jesus ressuscitou (Jo 20,22), quando Ele instituiu o sacramento da confissão, Ele estava ansioso para distribuir Seu perdão, que tinha alcançado pela Sua Morte na cruz. Por isso “Soprou sobre eles o Espírito Santo”, pois todo sacramento é ministrado pelo poder do Espírito Santo. “Assim como o Pai me enviou eu envio a vósO Reino de Deus acontece pela Igreja, “Quem vos ouve a vós, a mim me ouve; e quem vos rejeita a vós, a mim me rejeita; e quem a mim me rejeita, rejeita aquele que me enviou”.(Lc 10,16). Quem não obedece a Igreja, não obedece o Cristo, não obedece o Pai. Pois a Igreja é o corpo de Cristo, a Igreja e cristo não são realidades distintas.
Quando Jesus começou a pregar Ele falou muito do Reino de Deus. “não vos preocupeis com a vossa vida, com o que havereis de comer ou beber; nem com o vosso corpo, com o que havereis de vestir.”(Mt 6,25) “Pelo contrário, buscai em primeiro lugar o Reino de Deus e a sua justiça, e todas estas coisas vos serão dadas por acréscimo.” (Mt 6,33) Muitas vezes pensamos será que vale a pena trabalhar por esse reino de Deus, ser chamado de beato, carola? Jesus diz: vale, eu vou te dar 100 vezes mais nesta vida e no futuro a vida eterna.(Mc10). Eu mesmo sou um exemplo, eu nunca imaginei que eu viajaria tanto, e hoje conheço os 5 continentes, claro que não viajo para me deleitar, vou a serviço de Deus, mas nunca paguei um hotel, um almoço. Quando você entrega o seu coração Deus faz. Viva conforme a vontade de Deus. Buscar o Reino de Deus não é você deixar sua casa e sair pregando o evangelho, viver o reino de Deus é viver como Jesus ensinou.
Jesus deixou uma constituição do Reino de Deus em Mateus 5,6 e 7. Esses capítulos são como uma síntese do Evangelho, ali está o que precisamos viver para viver no Reino de Deus. O primeiro versículo, Jesus começa dizendo “Bem aventurado (Feliz), os pobres de Espírito pois é dele o Reino dos Céus”, aquele que não é orgulhoso, não é prepotente, sabe que não é nada e Deus é tudo. Esse é o pobre de Espírito. Aquele que se curva diante de Deus.
Nós não existíamos, não éramos e Deus nos fez existir e apenas um toque, Deus pode nos fazer deixar de existir. São Paulo viu Cristo face a face, fazia milagres, e dizia que ele trazia tesouro em vaso de barro. E se indagava, por que Deus não colocava em aço inox? Mas para que não tenhamos dúvidas que é Ele que faz o milagres.
Se você recebeu tudo de Deus, por que você é arrogante, prepotente? Existe 7 pecados capitais, e a Igreja diz para ter cuidado com esses 7, pois dele geram muitos outros. Soberba, ganância, luxúria, preguiça, gula, ira e inveja.
Jesus coloca como porta para o Reino de Deus, a humildade. E Ele explica isso nos dizendo que temos que ser como crianças, pois é delas o Reino dos Céus, pois elas são humildes, não se acham melhor que os outros. A criança chega num ambiente, ela não conhece ninguém, não importa se é pobre ou rico, preto ou branco, ela começa a brincar com todo mundo.
A criança não se preocupa se amanhã vai ter almoço, ela preocupa com o hoje. Não é como nós que preocupamos com o amanhã. As crianças nos ensinam muito, a sua pureza, elas não tem o fogo sexual, ela é pura, casta. A criança tem seus defeitos pelo pecado original, ela morde a outra, quando pega seu brinquedo, mas ela tem muito a nos ensinar.Nós somos orgulhosos e precisamos pedir muito a Jesus, com a intercessão da Virgem Maria e de São José, a graça da humildade. Lúcifer se perdeu por causa do seu orgulho, ele viu como era belo e quis ser como Deus. Então ele voltou ao seu nada, pois ele rompeu com a fonte que lhe dava toda a beleza. O demônio não tentou Eva pela sexualidade, ele a tentou pela soberba, dizendo-lhe que, quando comesse da fruta, ela se tornaria como Deus, e Eva comeu e contou a Adão e este, bobo, também comeu. E o pecado entrou na humanidade por meio da soberba, por isso Jesus e Maria venceram o pecado pela humildade.
A Santíssima Virgem Maria disse em seu Magnificat: “Ele olhou para a humildade de sua serva”, Deus a escolheu, pois ela era a mais humilde das mulheres. Por que Jesus chegou à cruz? Ele, sendo Deus, não se orgulhou de ser Deus, mas se rebaixou, se fazendo homem. Deus se fazer homem é uma coisa humilhante, pois Ele se limita. Assim como não aceitaríamos se nos propusessem que nos tornássemos uma formiga. Jesus aceitou a se sujeitar ao tempo, à fome. Aceitou ser escravo e a morte, morte de cruz por obediência. Cristo sofreu tudo isso porque Ele precisava quebrar a soberba de Adão.
A porta da entrada no céu é a humildade. Não podemos ser soberbos, pois a nossa vitória não está nela; está na nossa fraqueza, pois é a na nossa fraqueza que podemos sentir o poder de Deus. Jesus nasceu numa gruta fria, pois não teve berço para nascer, Ele não tinha onde reclinar a cabeça, não teve nada d'Ele, tudo o que usou foi emprestado, quando entrou em Jerusalém pediu até mesmo um jumento emprestado. A única coisa que não foi emprestada e que, de fato, era d'Ele, era a cruz. Pois Ele sabia que era na cruz que nos libertaria do pecado e nos tiraria de toda soberba.
E no versículo 24, no capítulo 7, de Mateus está escrito: “Portanto, quem ouve estas minhas palavras e as põe em prática é como um homem sensato, que construiu sua casa sobre a rocha”. Aquele que ouviu ao sermão da montanha é semelhante ao homem que construiu a sua casa na rocha. E Jesus termina com uma frase muito triste: “Vai ser grande sua ruína”, pois existe muita gente com a vida arruinada, pois não acreditou em Deus, não construiu sua casa na rocha e pôs sua confiança em falsas doutrinas.
"Buscai primeiro o Reino de Deus e sua justiça" (Mateus, 6, 33). Viva de acordo com o Evangelho, não tenha medo de pautar sua vida em cima do sermão da montanha (Mateus 5,6 e 7). Aqui há um homem que fez isto: monsenhor Jonas Abib, um homem que, quando conheci há 40 anos, não tinha nenhuma máquina de escrever e, um dia, eu entrei na sua sala e ele estava com uma máquina de escrever e eu disse: "Padre, você comprou um máquina de escrever?!" E ele disse: "Sim, porque eu preciso dela para dar aula. Eu não tenho dinheiro, mas Deus vai pagá-la". E Deus pagou a máquina e esse Centro de Evangelização, que é o maior espaço aberto da América Latina!
Felipe Aquino

PRATICAS DE JEJUM

Todos podem fazer jejum. Sejam idosos ou estejam cansados ou doentes; sejam gestantes, mães que amamentam, jovens ou adultos. Todos podem jejuar sem que isso lhe faça mal, mas, pelo contrário, lhes faça bem.
Muitas pessoas não jejuam porque não sabem fazê-lo. Imaginam que jejuar seja uma coisa muito difícil e dolorosa que elas não vão conseguir fazer.
Abordamos aqui o aspecto prático do jejum. Existem várias modalidades de jejum, trataremos, no entanto, somente de quatro tipos que poderão ser de grande proveito para você.

Jejum da Igreja

Assim é chamado o tipo de jejum prescrito para toda a Igreja e que, por isso, é extremamente simples, podendo ser feito por qualquer pessoa.
Alguém poderia pensar que esse seja um jejum relaxado ou que nem seja realmente jejum, porque ele é muito fácil. Mas não é bem assim...
                                                             ... Jejum a pão e águaNesse segundo tipo de jejum, deve-se comer pão quando se tem fome e beber água quando se tem sede.
Não se trata de comer pão e beber água ao mesmo tempo. Pelo contrato: é preciso evitar isso. Nosso tipo de pão, quando comido com água, geralmente fermenta no estômago, provocando dor de cabeça.

Jejum à base de líquidos

O terceiro tipo de jejum requer que você passe o dia sem comer nada, limitando-se a tomar líquidos. Ou seja, durante todo o seu dia de jejum, você se alimenta somente com líquidos. Essa é uma modalidade muito boa de jejum, que refreia a nossa gula e garante a nossa disciplina
                                                               .
                                                                Jejum completo                        
Nesse quarto tipo de jejum, não se come coisa alguma e só se bebe água.

No jejum completo, é fundamental beber várias vezes ao dia. Não é bom fazer jejum a seco, isto é, sem tomar água, especialmente quando não se tem um bom treinamento...