domingo, 7 de outubro de 2012

NOSSA SENHORA DO ROSÁRIO


Esta festa foi instituída pelo Papa Pio V em 1571, quando celebrou-se a vitória dos cristãos na batalha naval de Lepanto. Nesta batalha os cristãos católicos, em meio a recitação do Rosário, resistiram aos ataques dos turcos otomanos vencendo-os em combate.
A celebração de hoje convida-nos à meditação dos Mistérios de Cristo, os quais nos guiam à Encarnação, Paixão, Morte e Ressurreição do Filho de Deus. 
A origem do Rosário é muito antiga, pois conta-se que os monges anacoretas usavam pedrinhas para contar o número das orações vocais. Desta forma, nos conventos medievais, os irmãos leigos dispensados da recitação do Saltério (pela pouca familiaridade com o latim), completavam suas práticas de piedade com a recitação de Pai-Nossos e, para a contagem, o Doutor da Igreja São Beda, o Venerável (séc. VII-VIII), havia sugerido a adoção de vários grãos enfiados em um barbante.
Na história também encontramos Maria que apareceu a São Domingos e indicou-lhe o Rosário como potente arma para a conversão: "Quero que saiba que, a principal peça de combate, tem sido sempre o Saltério Angélico (Rosário) que é a pedra fundamental do Novo Testamento. Assim quero que alcances estas almas endurecidas e as conquiste para Deus, com a oração do meu Saltério". 
Essa devoção, propagada principalmente pelos filhos de São Domingos, recebe da Igreja a melhor aprovação e foi enriquecida por muitas indulgências. Essa grinalda de 200 rosas - por isso Rosário - é rezado praticamente em todas as línguas, e o saudoso Papa João Paulo II e tantos outros Papas que o precederam recomendaram esta singela e poderosa oração, com a qual, por intercessão da Virgem Maria, alcançamos muitas graças de Jesus, como nos ensina a própria Virgem Santíssima em todas as suas aparições. 
Nossa Senhora do Rosário, rogai por nós!

DOMINGO.VOTE CONSCIENTE



Neste domingo, 7, todos os brasileiros deverão participar das Eleições Municipais 2012 para escolher os prefeitos e vereadores das cidades brasileiras. De acordo com o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), o Brasil tem cerca de 140 milhões de eleitores.
Muitos cidadãos já escolheram seu candidato e tem outros que ainda estão em dúvida, mas é bom reforçar que o voto não é apenas uma obrigação é um ato de cidadania. Desta forma é preciso que cada indivíduo vote consciente e realmente escolha um candidato disposto a cumprir com os seus deveres e responsabilidades no poder público.
Pensando nisso, a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) lançou a campanha ‘Voto Consciente – Eleições 2012′, portanto este trabalho de informar os fiéis tem como objetivo auxiliar os católicos na hora do voto e na fiscalização do bem comum. É importante que cada eleitor na hora de ir às urnas pense em cinco modos de dar um voto consciente e contribuir com a construção da cidadania: agir coletivamente, participar do processo eleitoral, conscientizar para o voto cidadão, participar dos conselhos e fiscalizar e agir localmente, pensando globalmente.
Segundo o sacerdote o voto consciente para Igreja é uma atitude da vivência dos mandamentos de Jesus Cristo, pois hoje a CNBB tem incentivado os cidadãos primeiramente fazer uma análise dos candidatos
que estão disputando o processo eleitoral antes de votar.
“Nós estamos diante das eleições municipais que nos coloca bem próximos daqueles políticos que representam uma função importante na nossa cidade, sendo assim o eleitor tem um contato mais próximo com os candidatos a prefeito e vereador. É importante fazer um levantamento à respeito do candidato, e a Igreja também motivou aqui no Brasil a questão da ‘Ficha Limpa’, portanto nós temos condições de conhecer a pessoa que vamos votar”, ressaltou padre Wagner.
A democracia nos possibilita melhores condições de vida nas diversas áreas que precisamos como saúde, educação, transporte, habitação e entre outros, mas para que isso realmente aconteça precisamos ir às urnas conscientes. Padre Wagner reforçou que “o poder político esta nas mãos do povo e não dos políticos”, por isso cada eleitor tem neste domingo a autoridade para exercer sua cidadania.
“É na urna, na hora do nosso voto que direcionamos a vida política da nossa sociedade, por este motivo o voto consciente exige que nós não elejamos aqueles políticos que já tem a sua ficha suja”, disse o sacerdote.
Logo, no domingo, faça a sua contribuição com as melhorias do seu município. Não apenas vote, mas fiscalize!

SÓ ASSIM FAREMOS A DIFERENÇA

Se você quer ter casa para morar, a melhor roupa para vestir, queira isso para seu próximo também. Da mesma forma, se você quer e precisa de um trabalho honrado e um salário digno para sobreviver, se você quer um prato de comida em casa, uma cama para dormir, agasalhos para se proteger do frio, queira tudo isso também para seu próximo. Ame seu próximo como a si mesmo.

O mundo está como está porque chegou-se ao máximo da idolatria e do egocentrismo: o centro de todas as coisas somos nós mesmos. Na realidade há coisas e alimentos para todos, e muitas vezes, em alguns lugares eles estão até sobrando, só que há tanta miséria e tanta injustiça e desigualdade assim porque não sabemos dividir, porque não amamos de fato nossos próximos como deveríamos – como Deus quer que amemos. Quando Deus é que deveria ser o primeiro em tudo e o centro de nossas vidas. Quanto mais amamos ao Senhor, tanto mais nos capacitamos para amar o próximo. Só assim vamos mudar nossa existência, só assim vamos fazer a diferença no ambiente em que vivemos.

Monsenhor Jonas Abib
Fundador da Comunidade Canção Nova

VOCE PRECISA SER DIFERENTE

Você que tem caminhado numa vida no Espírito, que tem lido, meditado e lutado por viver a Palavra de Deus, tem falas e atitudes diferentes das outras pessoas. Imediatamente, elas começaram a achar que você não é deste mundo. Irão achá-lo estranho. Isso vai acontecer entre parentes e amigos. Quem sabe entre marido e mulher, quando um está seguindo o Senhor e o outro não. 
Aquele que não segue o Senhor logo nota que sua mulher ou seu marido está diferente. Essa é uma feliz realidade! Realmente você mudou, já não é a mesma pessoa. Você se tornou diferente. Isso é uma confirmação da Palavra do Senhor: "Se alguém está em Cristo, é uma nova criatura. O mundo antigo passou, eis que aí está uma realidade nova" (2 Cor 5,17).
Muitas vezes, você está caminhando bem, como o Senhor quer que caminhe, orientado pela vontade d'Ele e, justamente para não ser diferente, acaba retrocedendo. É uma pena! O sal deixou de ser sal, a luz deixou de ser luz.
Não estranhe, mas você precisa ser diferente! Não porque você quer, mas porque o cristão é realmente diferente. O sal é diferente do restante dos alimentos. A luz é diferente da escuridão. Jesus afirma claramente: "Eles não são do mundo, como eu não sou do mundo". Em Jo 17,14, o Senhor declara também: "Eu lhe dei a tua palavra, e o mundo os odiou, porque eles não são do mundo, como eu não sou do mundo. E não peço que os tirei do mundo".
Por quê?... Porque o mundo precisa de cristãos. Tenha certeza de que não é sendo igual a todo mundo que você vai salvar aqueles que precisam, mas justamente sendo diferente.
Monsenhor Jonas Abib
Fundador da Comunidade Canção Nova